SóProvas


ID
5392396
Banca
FGV
Órgão
TCE-AM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão desta prova se relaciona a fatos da cultura popular brasileira; o texto foi particularmente aproveitado para questão de compreensão e interpretação de texto e para a verificação da competência de escrita culta em nossa língua.

Texto 1

Machado de Assis, em Diálogos e reflexões de um relojoeiro, alude ao Carnaval na seguinte frase: “Carnaval à porta. Já lhe ouço os guisos e tambores. Aí vem o carro das ideias... felizes ideias que durante três dias andais de carro! O resto do ano ides a pé, ao sol ou à chuva, ou ficais no tinteiro, que é ainda o melhor dos abrigos”.

Esse trecho do texto 1 pode ser dividido em dois segmentos, divisão marcada pelas reticências; o segundo segmento mostra a seguinte mudança em relação ao primeiro:

Alternativas
Comentários
  • Em ambos os segmentos podemos perceber a presença de linguagem figurada: "Carnaval à porta", por exemplo. Creio que o que a questão pede é a linguagem predominante.
  • Quem diria, eu corrigindo o Português de Machado de Assis.

  • Pra mim não faz sentido...

    Ainda se fosse: "da linguagem figurada para a lógica"...

  • Na verdade é a FGV distorcendo o raciocínio de Machado de Assis...

  • Eu marquei a E. Não entendi, se referir à transição de "linguagem lógica", quando o trecho "carro das ideias" está antes das reticências. Digo, "carro das ideias" está no sentido figurado, não?

  • Eu pensei o seguinte. O texto está dividido em 2 e a divisão é feita pelas reticências. Acho que o que muita gente confundiu por achar que a parte 2 começava na reticências. E não foi isso que o enunciado trouxe.

    Primeira parte: Machado de Assis, em Diálogos e reflexões de um relojoeiro, alude ao Carnaval na seguinte frase (Sentido lógico)

    Segunda parte : “Carnaval à porta ... (Sentido figurado)

  • carnvala à porta , carro das ideias ???? linguagem lógica??? FGV é complicada demais não é possivel que essa questão não seja anulada

  • "Carro de ideias"= sentido lógico? Como disse um outro aluno, a FGV tem uma gramática própria. Só temos que saber em que lugar se encontra essa.

  • Marquei letra E pq sim, pra mim tem uma linguagem de otimismo pelo carnaval estar chegando e depois das reticências mostra um certo pessimismo. Sinceramente, não entendi a letra B ser a resposta. Carnaval à porta é linguagem figurada pelo amor ...

  •  ''carnaval à porta ''  e "carro das ideias" , não há uma linguagem lógico nisso, observa-se o uso de ideias com sentido figurado, como em todo o texto.

    Esse gabarito é questionável, assim como quase tudo na FGV quando se trata de prova de português.

  • qual o erro da E pelo amor de Deussssssssssssss

  • Essa deveria ter o gabarito mudado!!

  • GABARITO: B

    "Misericórdia..."

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • CARROS DAS IDEIAS É SENTIDO LITERAL, MEU DEUS DO CÉU??????
  • Que cachaça é essa meu compadre, poh me convida.

    carnaval a porta, carro das ideias- figuração raiz.

    A melhor opção seria a letra E

  • A FGV interpreta coisas nas quais eu tenho certeza que nem o próprio Machado pensou.

  • Isso jamais testa conhecimento, pois na literalidade abre margens para diversos pensamentos.

  • Lembrando que esta questão ainda está com Gabarito preliminar

    pode ser que anulem!

  • Maconha!

  • "Carnaval à porta. Já lhe ouço os guisos e tambores - LINGUAGEM LÓGICA ( ouvir o som do CARNAVAL )

    "Aí vem o carro das ideias... felizes ideias que durante três dias andais de carro! O resto do ano ides a pé, ao sol ou à chuva, ou ficais no tinteiro" SENTIDO FIGURADO ( andais, ides, ficais - REFERENTE A IDEIAS)

  • CARA AGORA ENTENDI A MALANDRAGEM DA QUESTÃO

    SEQUENCIA NO TEXTO = LÓGICA PARA A FIGURADA

    Machado de Assis, em Diálogos e reflexões de um relojoeiro, alude ao Carnaval na seguinte frase = ATÉ AQUI É LOGICA

     “Carnaval à porta. Já lhe ouço os guisos e tambores. Aí vem o carro das ideias... felizes ideias que durante três dias andais de carro! O resto do ano ides a pé, ao sol ou à chuva, ou ficais no tinteiro, que é ainda o melhor dos abrigos”. = PARTE FIGURADA

    A PERGUNTA RELACIONOU DE FORMA INVERTIDA

    segundo segmento mostra a seguinte mudança em relação ao primeiro:

    A OPÇAO ESTÁ NA ORDEM DIRETA

    da linguagem lógica para a figurada;

    APESAR DE PARECER FICAR CONFUSA EM TERMOS DE LÓGICA ESTA CORRETA

    "A ORDEM DOS PRODUTOS NÃO ALTERA O RESULTADO"

  • A questão avalia a interpretação textual e mobiliza conhecimentos sobre o uso da pontuação, especificamente, sobre o uso das reticências. As reticências são empregadas para marcar uma suspensão da frase. Dentre diversos casos do emprego das reticências, elas são mobilizadas para demarcar que o narrador ou o personagem interrompeu uma ideia que começou a desenvolver e passou a fazer considerações secundárias.

    No trecho citado, temos, portanto, dois segmentos diferentes:

    1º segmento: “Carnaval à porta. Já lhe ouço os guisos e tambores. Aí vem o carro das ideias… [...]" 2º segmento: “[...] felizes ideias que durante três dias andais de carro! O resto do ano ides a pé, ao sol ou à chuva, ou ficais no tinteiro, que é ainda o melhor dos abrigos."

    A) do passado para o presente; 
    Incorreto. Não há ideia de passado no texto, mas presente e futuro. O primeiro segmento aborda o estado presente. O segundo trecho é uma projeção sobre os três dias futuros e sobre o restante do ano. Sendo assim, não há representação de ações passadas, como alude a alternativa.

    B) da linguagem lógica para a figurada; 
    Correta. No primeiro segmento, a linguagem é empregada com o seu sentido lógico, isto é, no seu sentido literal, dicionarizado. Ao afirmar que o Carnaval estava à porta, o narrador está fazendo uma menção ao festejo que ocorria no espaço público e, portanto, poderia compreender a porta da sua casa. A evocação dos sons reforça a ideia de uma proximidade física da festa carnavalesca. Adicionalmente, o “carro das ideias" mantém a conexão com os elementos carnavalescos apresentados. Embora remeta aparentemente a algo metafórico, “carro das ideias" ou “carro de críticas" era a denominação utilizada no final do século XIX para se referir ao que deu origem ao carro alegórico atualmente. Logo, a linguagem empregada é a linguagem lógica nesse segmento do texto.

    O segundo segmento, por outro lado, apresenta linguagem figurada. Quando o narrador afirma que as “felizes ideias" vão andar de carro três dias, há personificação, já que há atribuição de uma ação humana (andar de carro) a um substantivo abstrato (ideias). Além disso, o termo “tinteiro" é empregado com sentido metafórico. Tinteiro significa “recipiente utilizado para colocar a tinta de escrever" em seu sentido literal. Por ser um objeto que está intimamente ligado ao ato de escrever na época, o tinteiro é evocado, no texto, como fonte e abrigo de ideias.

    C) do texto descritivo para o narrativo; 
    Incorreto. O primeiro segmento não é uma descrição, visto que há uma antecipação do que vai ocorrer, uma ação futura, envolvendo personagens, espaço e a transformação de um estado. A descrição é caracterizada por ser algo estático.

    D) da visão geral para a individual; 
    Incorreto. Ainda que a ideia de Carnaval remeta a uma coletividade, a visão dessa festa é mobilizada pelo narrador como algo também individual ("já lhe ouço") no trecho. Por essa razão, não há uma mudança de uma perspectiva generalizante para a individual no trecho.

    E) do otimismo para o pessimismo. 
    Incorreto. O segundo trecho alude inicialmente a alguns aspectos negativos (andar a pé, ao sol ou à chuva são ações pouco confortáveis comparadas a andar de carro). No entanto, a parte final do segmento apresenta uma solução ainda melhor do que todas as opções mencionadas até então: ficar no tinteiro, ou seja, permanecer como abrigo das ideias. Segundo o narrador, essa seria a posição mais confortável de todas. Há, portanto, algo otimista também no segundo segmento, o que inviabiliza essa alternativa como a resposta correta.  


    Gabarito da Professora: Letra B
  • Acerto a questão e fico feliz achando que entendi. Quando vou refazê-la, outro dia, erro, e percebo que não entendi foi nada. Ai ai FGV.

  • Gente, quem elabora essas questões da FGV? Entendo que prova de concurso não é prova de escolinha infantil. Mas essas questões de português da FGV são totalmente sem setindo, não testa o candidato em nada.

  • Acertei essa questão no dia da prova e errei aqui, acertei por pura sorte mesmo.

  • QUE ABSURDO! Esses caras tão de sacanagem, não é possível!

  • Onde está a lógica em "carros de ideias"...?"

  • Eu acertei, mas que questão difícil. Fiquei em dúvida em 3opções. Nivel Hard. Vem PMCE2021

  • Com estudo não dá , fgv em português é tezar para acertar o mínimo

  • Galera, solicitem o comentário do professor!!

  • o elaborador é usuário dumas paradas pesadas

  • gabarito comentado não tem lógica nenhuma

    coloquem um negativo ali

  • Já é a segunda vez q faço essa questão e me pergunto: pq não é a E?

  •  "o segundo segmento mostra a seguinte mudança em relação ao primeiro".

    O segundo segmento vem primeiro na alternativa. A linguagem lógica.

  • "Carro das ideias" ISSO É UMA LINGUAGEM LÓGICA ONDE, MEU DEUS?

    --- o segundo segmento mostra a seguinte mudança em relação ao primeiro!!!!!

    O segundo em relação ao primeiro, e não o primeiro em relação ao segundo galera!

    • Está correto.
  • O bagulho é pesado...kkkk

  • Há alternância clara entre otimismo em relação ao carnaval e pessimismo em relação a vida. Como dito acima, até Machado erraria.

  • A

    do passado para o presente;

    Não do presente para o Passado.

    B

    da linguagem lógica para a figurada;

    Correta: "...à Porta" real, data próxima. "...ou ficais no tinteiro, que é ainda o melhor dos abrigos”. Linguagem figurada. na lembrança, para escrever sobre.

    C

    do texto descritivo para o narrativo;

    D

    da visão geral para a individual;

    E

    do otimismo para o pessimismo.

  • Nunca mais crítico o CESPE

  • Acho que essas questões de interpretação de texto da FGV passam pelo crivo da Dilma Rousseff. kkk

  • tambem marquei a E

  • Concurseiros, a relação é da primeira parte para segunda, em dois seguimentos.

    Primeiro seguimento: (Machado de Assis, em Diálogos e reflexões de um relojoeiro, alude ao Carnaval na seguinte frase:)

    Linguagem lógica.

    Segundo seguimento: (“Carnaval à porta. Já lhe ouço os guisos e tambores. Aí vem o carro das ideias... felizes ideias que durante três dias andais de carro! O resto do ano ides a pé, ao sol ou à chuva, ou ficais no tinteiro, que é ainda o melhor dos abrigos”.)

    Linguagem figurada.

  • Errei na prova, e errei aqui. Droga!

  • que lógica jesus? que lógica ???

  • Segundo a professora do qconcursos, a expressão "carro das ideias" era utilizada no século XIX para descrever "carro alegórico". Portanto, há linguagem lógica
  • banca do capeta! Prefiro a CESPE para Português

  • Eu marquei a letra E, mas vendo melhor a questão, "carnaval à porta..." significa que o carnaval está chegando, por isso o sentido figurado. Pelo menos é assim que entendi
  • Uma questão dessa até quem elaborou erra!

  • "Vem ai...." Não seria uma relação de passado para presente?

    Qual o fundamento para linguagem figurada?

    Arbitrariedade extrapolação da FGV.

  • Meu Deus!

  • Explicação do professor:

    “carro das ideias" mantém a conexão com os elementos carnavalescos apresentados. Embora remeta aparentemente a algo metafórico, “carro das ideias" ou “carro de críticas" era a denominação utilizada no final do século XIX para se referir ao que deu origem ao carro alegórico atualmente. Logo, a linguagem empregada é a linguagem lógica nesse segmento do texto.

    A não ser que "conhecimentos gerais sobre carnaval de rua" tenha constado neste edital, me parece que cobrar isso numa prova chega a ser perversidade com os candidatos... enfim, continuemos

  • Mas quem é o imb€cil que tá fazendo essas questões? Desonesto fdp! Vai pro diab0 que te carregue!

  • Essa eu tinha certeza que seria a letra B . Se não fosse a letra B , eu iria pedir carona para uma ideia .

  • Acertei graças ao eterno pai! Que alívio kkk

  • Perda de tempo se aborrecer com essa banca e essas questões......na moral!!!

  • Sinceramento Sinceramente. O que tens contra concurseiros?

  • Acertar essas questões de português da FGV é como acertar na loteria.
  • queria entender o q passa na cabeça do examinador...

  • eu entendi dois segmentos a partir daqui: "Aí vem o carro das ideias... felizes ideias que durante três dias andais de carro! O resto do ano ides a pé, ao sol ou à chuva, ou ficais no tinteiro, que é ainda o melhor dos abrigos”. O primeiro segmento seria o lógico e DEPOIS/SEPARADO por reticências vem o segundo segmento que é o figurado. Não sei se está certo mas acertei a questão

  • Ma + conha = maconha

  • O ENGRACADO E O PROFESSOR DO QCONCURSOS PASSANDO PANO PRA BANCA. COMENTARIO TOTALMENTE SUBJETIVO.

  • Em 02/01/22 às 08:02, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 08/11/21 às 16:29, você respondeu a opção E. Você errou!

    seguimos...

  • quem aqui nao aguentar mas essa questões com tanta extrapolação.. estou respondendo na força do odio. eu sou é guerreira e vou pra cima dessa banca..

  • "B) da linguagem lógica para a figurada; 

    Correta. No primeiro segmento, a linguagem é empregada com o seu sentido lógico, isto é, no seu sentido literal, dicionarizado. Ao afirmar que o Carnaval estava à porta, o narrador está fazendo uma menção ao festejo"

    Como uma PROFESSORA tem coragem de tentar defender que uma menção figurada é uma linguagem lógica???

  • Jesussssssssssssssssssssss, venha nos ajudarrrrrrrrrr... tá brabo com a FGV............. ela é terriveeellll.... Volta cespe! eu prometo q nao reclamo mais nada

    Vida que segue, uma dia de cada vez!!!!!!!!!!!!!

  • Eu consegui acertar a questão. Quando analisamos a segunda proposição em relação a primeira, não existe carros de ideias ( sentido conotativo). Após as reticências, percebi que ele explica esse carro de ideias com um sentido mais lógico(denotativo). As outras alternativas não conseguimos encontrar pistas no texto.

  • Altas viagens da FGV! Eu sinceramente não sei se isso mede conhecimento. Precisarei desses trecos aí para exercer meu cargo no serviço público. Talvez no manicômio sim!

  • Altas viagens da FGV! Eu sinceramente não sei se isso mede conhecimento. Precisarei desses trecos aí para exercer meu cargo no serviço público. Talvez no manicômio sim!

  • Convicto na alternativa E e errei que doideira !

    Errando e aprendendo...

  • Certeza que o Machado ia responder a letra E.

  • Depressão

  • o segundo segmento mostra a seguinte mudança em relação ao primeiro:

    qual foi a mudança?

    da linguagem lógica (Carnaval à porta. Já lhe ouço os guisos e tambores. Aí vem o carro das ideias...) para a figurada (felizes ideias que durante três dias andais de carro! O resto do ano ides a pé, ao sol ou à chuva, ou ficais no tinteiro, que é ainda o melhor dos abrigos).

    a banca nao te perguntou em qual ordem ocorreu. só perguntou qual foi a mudança.

  • O mais engraçado é ver os professores forçando a barra para dizer que a E está errada.

  • Em que planeta "carro das ideias" é linguagem lógica? E está antes das reticências..

  • Ao que parece vou ter que ir ébrio fazer a prova da FGV em maio pra ver se tenho alguma chance

  • "Não acho que quem ganhar, nem quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder."

  • Só acertou essa quem sabia que "carro das ideias" era o nome do "carro alegórico" na época de Machado de Assis.

  • Repitam comigo:

    Eu nunca mais reclamo do português do Cespe!

  • Desde quando : "carro das ideias" é uma linguagem lógica?! O gabarito é a letra E

  • Segundo a resposta da professora: "Embora remeta aparentemente a algo metafórico, “carro das ideias" ou “carro de críticas" era a denominação utilizada no final do século XIX para se referir ao que deu origem ao carro alegórico atualmente." O examinador queria que a gente soubesse que carro alegórico era carro das ideias LÁ PRA 1880/1890, é completamente desumano.

  • Marquei E....

    As ideias passariam a ir a pé, no sol, na chuva ou seriam guardadas... Triste.... Antes estavam de carro,...

    Agora na B, dizer que Carro das Ideias não tem sentido figurado, que é linguagem lógica, é beber muita cachaça!!!!!

    Deus que me ajude na prova!!!!!!

  • Machado de assis ta p da vida agora c esse gabarito

  • Para ajudar a clarear: “Carnaval à porta. Já lhe ouço os guisos e tambores. Aí vem o carro das ideias... felizes ideias que durante três dias andais de carro! O resto do ano ides a pé....

    Observem que o comando pede para observar a mudança que há entre os dois trechos separados pela reticência.

    Parte I: "Aí vem o carro das ideias" --- é uma referência a algo racional, lógico: um carro alegórico em um carnaval é perfeitamente normal; LÓGICO;

    Parte II: Felizes ideias (...) O resto do ano ides a pé. Ideias não são personificadas, não ficam felizes etc. É uma Prosopopeia = atribuir características humanas a coisas; FIGURADO.

    GABARITO B: da linguagem lógica para a figurada

    Espero ter ajudado!

    Deus nos abençoe!

  • Pessoal, mesmo quem sabia que carros das ideias era o que hoje é o carro alegórico, não poderia considerar que dizer "carnaval à porta" é uma linguagem literal, lógica. Vejam, utilizou um termo genérico (carnaval) para designar determinado carro de ideais que representa esse carnaval, notadamente uma figura de linguagem... Não consigo corroborar com o comentário do professor.

  • Marquei a letra B por achar essa a menos errada. Se o pessoal estivesse alegando que não há gabarito, até entenderia, mas tentar justificar gabarito na E é forçar a barra com força forçada

    Onde que há pessimismo ai?

  • Caros, colegas eu me sentia assim há uns 10 meses, quando resolvia as questões de português da FGV, não via lógica. Desde então, percebi que deveria fazer algo de diferente, só fazer o básico não estava funcionando. Então, conversando com um amigo que quase fechava as provas de português da FGV, disse-me para fazer um caderno de predileção de assuntos mais cobrados pela banca, colocando a questão do assunto com a explicação e um bizú ou outra sobre a forma de cobrar determinado assunto, tendências etc... e

    E assim e o fiz durante esses 10 meses. Advinha? Hoje, estou indo muito bem nas provas de português, acertando em média 85% da matéria. Nem acredito as vezes, no começo parecia impossível!

    E, recentemente, fui aprovado na PM-AM e estou entre os 250 primeiros colocados em um concurso que contou com mais de 88 mil candidatos. A banca foi a FGV, e mais uma vez fiz 90% da prova de português, e foi o que melhorou muito minha colocação em relação aos demais concorrentes. ESTOU REALIZANDO UM SONHO!

    ALGUMAS OBSERVAÇÕES QUE VOCÊ PRECISA SABER:

    1º Raramente você conseguirá gabaritar uma prova de português da FGV, de um total de 20, acertar 18, 17 você já estará na frente de muitos candidatos, e outra, não precisa gabaritar a prova para passar, mas tirar mais pontos que seu concorrente.

    2º A FGV tem um entendimento de português só dela, aceite!

    3º Para você ir bem, agora é minha opinião, você deve ter uma base na matéria, mas 80% é resolução de questões da banca no nível do seu concurso, superior, médio ou fundamental, acredite faz diferença.

    4º Não precisa ser um gênio em português, eu mesmo cheio de erros nesse post não sou, mas melhorei bastante!

    Por fim, estarei disponibilizando esse caderno: Contato Whats (69 99308-7327)

    Acredite, vale muito a pena, nesse caderno há bizús, assuntos mais cobrados, questões autoexplicativas juntadas ao longo de 10 meses de resoluções de questões específicas da FGV na matéria de português.

    ACREDITE NOS SEUS SONHOS!

    Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e seus planos serão bem-sucedidos.

    | provérbios 16: 3 |