SóProvas


ID
5392417
Banca
FGV
Órgão
TCE-AM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão desta prova se relaciona a fatos da cultura popular brasileira; o texto foi particularmente aproveitado para questão de compreensão e interpretação de texto e para a verificação da competência de escrita culta em nossa língua.


Texto 2 – Voz do Povo, Voz de Deus

O vox populi, vox Dei parece referir-se à opinião pública, ao consenso da cidade, unânime ou em matéria decisiva num determinado julgamento. Vale a sentença ditada pela coletividade.

Creio tratar-se de outra origem, mais diretamente ligada a um processo de consulta divina sendo o povo o oráculo, a pítia da transmissão.

Hermes, o Mercúrio de Roma, possuía em Acaia, ao norte do Peloponeso, um templo onde se manifestava, respondendo as consultas dos devotos pela singular e sugestiva fórmula das vozes anônimas. Purificado o consulente, dizia em sussurro ao ouvido do ídolo o seu desejo secreto, formulando a súplica angustiada. Erguia-se, tapando as orelhas com as mãos, e vinha até o átrio do templo, onde arredava os dedos, esperando ouvir as primeiras palavras dos transeuntes.

Essas palavras eram a resposta do oráculo, a decisão do deus. Vox populi, vox Dei, na sua expressiva legitimidade.” (Coisas que o povo diz, Luís da Câmara Cascudo)

“Purificado o consulente, dizia em sussurro ao ouvido do ídolo o seu desejo secreto, formulando a súplica angustiada.”
Como o gerúndio é empregado predominantemente com valor adverbial, o valor dessa forma verbal, nesse exemplo, é o de:

Alternativas
Comentários
  • "Purificado o consulente, dizia em sussurro ao ouvido do ídolo o seu desejo secreto, formulando a súplica angustiada.”

    De que jeito, de que forma de que modo ele fazia o tal sussurro ?? Ah, ele fazia FORMULANDO...

    GAB: E

  • Gabarito na alternativa E

    A banca solicita classificação da oração gerundiva introduzida pela forma verbal demarcada em:

    “Purificado o consulente, dizia em sussurro ao ouvido do ídolo o seu desejo secreto, formulando a súplica angustiada.” 

    Embora o tema "orações gerundivas" não receba grande atenção por boa parte das gramáticas nacionais, é recorrente dentre autores portugueses e assemelha-se ao instituto das orações reduzidas que conhecemos. As orações gerundivas, no entanto, possuem um valor mais adverbial, assemelhando-se mais a um adjunto adverbial do que propriamente uma oração subordinada adverbial reduzida, embora muitas vezes, principalmente no português brasileiro, com ela se confunda.

    "Dizendo isto, abandonou a reunião." - Oração gerundiva temporal.

    "Gemendo, o rapaz chegou ao hospital." - Oração gerundiva modal.

    "Lutando muito, consegui realizar meu sonho." - Oração gerundiva causal.

    "Chovendo, não iremos à praia." - Oração gerundiva condicional.

    ---

    Dito isso, na oração em comento possuímos duas orações reduzidas de gerúndio, ou orações gerundivas. A primeira, que encabeça a passagem, é classificada como temporal, ao passo que a segunda introduz circunstância modal à construção.

     

  • Queria saber em qual gramática tem isso.

  • Eles colocaram "modal" pra dificultar, é o mesmo que "de modo".

  • Cérebro até esquentou pra resolver essa. Acertei!! ufaa

    Gab: E

  • Acrescentando outro detalhe já cobrado pela banca:

    Ano: 2020 Banca: FGV Órgão: IBGE Provas: FGV - 2020 - IBGE - Coordenador Censitário Subárea - Reaplicação

    A frase em que o emprego do gerúndio mostra adequação é:

    A Entrou na sala, sentando-se na primeira fila;

    BNasceu em Curitiba, sendo filho de imigrantes;

    CRepreendeu a torcida, condenando as ofensas;

    DDesceu as escadas, chegando rapidamente ao térreo;

    ESaiu da festa, pegando um táxi na porta

    " O Gerúndio serve para indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala."

    C) Repreendeu a torcida, condenando as ofensas;

    Ele repreendeu e condenou no mesmo Hiato de tempo...

  • fiquei entre modo e tempo ,e acabei errando. Entendi que o tempo era a questão , ele ainda estava formulando sua suplica antes de professa-la.

  • De modo a formular...

  • O gerúndio constitui uma oração subordinada de caráter adverbial e, de certo modo, também possui uma função adjetiva.

    O bom emprego do gerúndio traz significados distintos.

    • Gerúndio modal: Chegou cantando.
    • Gerúndio temporal: Indica contemporaneidade entre a ação expressa pelo verbo principal e o gerúndio: Vi João passeando.
    • Gerúndio durativo: Ficou escrevendo sua redação.
    • Gerúndio cuja ação é imediatamente anterior à do verbo principal: Levantando o peso, deixou-o cair sobre o pé.
    • Gerúndio condicional: Tendo sido publicada a lei, obedeça-se!
    • Gerúndio causal: Conhecendo sua maneira de agir, não acreditei no que me disseram.
    • Gerúndio concessivo: Nevando muito, não iria à festa.
    • Gerúndio explicativo: Vendo que o leme não funcionava, o comandante chamou o mecânico.

    Só um acréscimo para o conhecimento dos colegas...

  • (E)

    dizia em sussurro ao ouvido do ídolo o seu desejo secreto, formulando a súplica angustiada.”

     FORMULANDO A SÚPLICA angustiada ERA O MODO COMO DIZIA (...)

  • Essa é uma questão que mobiliza conhecimentos sobre a forma nominal do verbo, especificamente, sobre o uso do gerúndio. O gerúndio pode assumir diferentes funções dentro da frase relacionadas, geralmente, ao advérbio e ao adjetivo. 

    Sobre a forma verbal destacada, o valor expresso é o de:

    A) gerúndio temporal;
    Incorreto. O valor de temporalidade não é expresso na forma verbal. Não há uma marcação de anterioridade, posterioridade e simultaneidade em relação à outra ação. Em geral, quando o gerúndio expressa valor temporal, ele se apresenta anteposto à oração principal. Passando (quando passei) hoje pela praça, avistei um amigo de longa data.

    B) gerúndio condicional;
    Incorreto. Uma forma de verificar se a forma verbal expressa um valor de condição é substituir pela conjunção condicional se. Nesse caso, a frase não mantém o mesmo sentido anterior: Purificado o consulente, dizia em sussurro ao ouvido do ídolo o seu desejo secreto, se formulasse a súplica angustiada. Um exemplo de gerúndio condicional é Chovendo (se chover), não vamos à praça. 

    C) gerúndio concessivo; 
    Incorreto. A concessão pode ser verificada por meio da substituição por uma conjunção concessiva como embora e ainda que. Não há valor concessivo expresso pelo gerúndio. Um gerúndio concessivo ocorre na seguinte frase: Mesmo chovendo (embora chovesse), as crianças queriam ir à praça.

    D) gerúndio explicativo;
    Incorreto. O valor de explicação também não está presente na forma verbal empregada. Um exemplo de gerúndio explicativo é Sabendo (porque sabia) que ia chover, resolveu sair antes de casa.

    E) gerúndio modal.
    Correto. O verbo no gerúndio expressa o modo como a ação anterior foi realizada. Por essa razão, classifica-se como gerúndio modal. Como ele dizia? Ele dizia formulando a súplica angustiada. 

    Gabarito da Professora: Letra E.
  • Valores semânticos circunstâncias adverbiais do gerúndio

    • Varrendo o quarto , não encontrou nada ( tempo )
    • Mesmo sendo esperto , não conseguiu enganar a todos ( concessão )
    • Você , querendo , chegará lá ( condição )
    • Tendo perdido o trem , não chegarei na hora certa ( causa )
    • As alunas entraram na sala rindo ( modo )

    fonte : A gramática para concursos públicos

  • Aquele chute no ângulo, sem pegar muita distância... golaço!

  • comentário da.professora Essa é uma questão que mobiliza conhecimentos sobre a forma nominal do verbo, especificamente, sobre o uso do gerúndio. O gerúndio pode assumir diferentes funções dentro da frase relacionadas, geralmente, ao advérbio e ao adjetivo.  Sobre a forma verbal destacada, o valor expresso é o de: A) gerúndio temporal; Incorreto. O valor de temporalidade não é expresso na forma verbal. Não há uma marcação de anterioridade, posterioridade e simultaneidade em relação à outra ação. Em geral, quando o gerúndio expressa valor temporal, ele se apresenta anteposto à oração principal. Passando (quando passei) hoje pela praça, avistei um amigo de longa data. B) gerúndio condicional; Incorreto. Uma forma de verificar se a forma verbal expressa um valor de condição é substituir pela conjunção condicional se. Nesse caso, a frase não mantém o mesmo sentido anterior: Purificado o consulente, dizia em sussurro ao ouvido do ídolo o seu desejo secreto, se formulasse a súplica angustiada. Um exemplo de gerúndio condicional é Chovendo (se chover), não vamos à praça.  C) gerúndio concessivo;  Incorreto. A concessão pode ser verificada por meio da substituição por uma conjunção concessiva como embora e ainda que. Não há valor concessivo expresso pelo gerúndio. Um gerúndio concessivo ocorre na seguinte frase: Mesmo chovendo (embora chovesse), as crianças queriam ir à praça. D) gerúndio explicativo; Incorreto. O valor de explicação também não está presente na forma verbal empregada. Um exemplo de gerúndio explicativo é Sabendo (porque sabia) que ia chover, resolveu sair antes de casa. E) gerúndio modal. Correto. O verbo no gerúndio expressa o modo como a ação anterior foi realizada. Por essa razão, classifica-se como gerúndio modal. Como ele dizia? Ele dizia formulando a súplica angustiada.  Gabarito da Professora: Letra E.
  • Pablo Jamilk, tem sua assinatura.

  • E) gerúndio modal.

    Correto. O verbo no gerúndio expressa o modo como a ação anterior foi realizada. Por essa razão, classifica-se como gerúndio modal. Como ele dizia? Ele dizia formulando a súplica angustiada. 

  • O enunciado nos diz o que fazer. Ao considerar a oração reduzida de gerúndio “formulando a súplica angustiada” como de natureza adverbial, resta-nos identificar qual circunstância verbal melhor se encaixa no contexto. Note que a ideia de modo é a mais condizente: a oração explicita a maneira de dizer.