SóProvas


ID
5393674
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Tupãssi - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão


Slow fashion, uma tendência de moda sustentável – e

de empreendedorismo

A indústria fashion é a segunda que mais polui o meio ambiente.

Por isso, surge um movimento que prega o consumo

consciente de roupas e acessórios

Por Fernanda Colavitti  


        Quando criaram a marca Coletivo de Dois, em 2014, os estilistas Hugo Mor, de 33 anos, de Goiás, e o paulistano Daniel Barranco, de 42, queriam fazer roupas diferentes das que existiam no mercado. A ideia da dupla era criar usando materiais baratos, como sobras e tiras de tecido.

        Com isso na cabeça, eles juntaram 500 reais em retalhos e uma máquina de costura e criaram a primeira coleção, com 127 peças. “Enchemos uma mala e nos mudamos de Goiânia para São Paulo para participar de feiras e eventos”, afirma Hugo

       Na época, ambos sequer tinham ouvido falar na expressão slow fashion — tendência que aplica os conceitos de sustentabilidade e reutilização de materiais no mundo da moda. “Foi apenas quando aparecemos em uma reportagem sobre o movimento que percebemos que a marca se encaixava”, afirma Daniel.

        De lá para cá, o Coletivo de Dois abriu uma loja no centro de São Paulo e já produziu mais de 3.000 peças, reaproveitando, por ano, 150 quilos de tecido. Segundo os empresários, quase 1 tonelada de sobras deixou de ser descartada.

        O slow fashion (ou “moda lenta”, numa tradução literal) não é uma tendência exatamente nova. A expressão surgiu ainda na década de 1990, na Itália, e deriva de outro movimento, o slow food, que propõe uma forma mais consciente de se alimentar. Assim como o irmão da culinária, o slow fashion está atrelado a hábitos de consumo responsáveis, valorização de produtores locais e produção de itens com mais qualidade e durabilidade. “A tendência é um contraponto ao conceito de fast fashion, que dominou as décadas anteriores e consiste em grandes lojas de departamento produzindo coleções novas a cada semana”, diz José Luís de Andrade, professor de moda no Centro Universitário Senac, em São Paulo.

[...]

Disponível em https://vocesa.abril.com.br/empreendedorismo/slow-fashion-uma-tendencia-de-moda-sustentavel-e-de-empreendedorismo/

Assinale a alternativa que apresenta uma oração adverbial comparativa.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva B

    oração adverbial comparativa. = Assim como o irmão da culinária, o slow fashion está atrelado a hábitos de consumo responsáveis”

  • Gabarito na alternativa B

    Solicita-se indicação do período composto por oração subordinada adverbial comparativa:

    A) “Com isso na cabeça, eles juntaram 500 reais em retalhos e uma máquina de costura e criaram a primeira coleção”

    Incorreta. Temos período composto por duas orações coordenadas aditivas.

    B) “Assim como o irmão da culinária, o slow fashion está atrelado a hábitos de consumo responsáveis”

    Correta. Embora a construção demarcada, em um primeiro momento, não apresente forma verbal, é possível retomá-la subentendida na construção, evitando a repetição de termos que prejudicariam a fluidez do período.

    "O slow fashion está atrelado a hábitos de consumo responsáveis assim como o irmão da culinária está.

    C) “o Coletivo de Dois abriu uma loja no centro de São Paulo e já produziu mais de 3.000 peças”

    Incorreta. Temos período composto por duas orações coordenadas aditivas.

    D) “diz José Luís de Andrade, professor de moda no Centro Universitário Senac, em São Paulo”

    Incorreta. Temos período simples composto por oração absoluta. O verbo dicendi que a introduz é seguido de sujeito, aposto explicativo e adjunto adverbial.

  • GABARITO - B

    Oração comparativa:

    As comparativas usam : como, assim como, tal como, tanto como, tanto quanto, como se, do que, quanto, tal, qual, tal qual, que nem, que (combinado com menos ou mais).

    Fonte: Toda Matéria.com

  • GABARITO B

    Conjunção SUBORDINADA Comparativa: como, tal como, tão como, tanto quanto, mais...(do) que, menos...(do) que, assim como.

    bons estudos

  • procure uma conjunção comparativa e catapimba