SóProvas


ID
540829
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A equação de Bernoulli é usada para calcular a queda de pressão de um fluido incompressível que escoa em regime permanente em uma tubulação horizontal de diâmetro uniforme.
Se representarmos por Δp5 e Δp10  as quedas de pressão previstas para, respectivamente, 5 m e 10 m de tubulação, então, Δp5 será igual a

Alternativas
Comentários
  • A Equação de Bernoulli é aplicada se, e somente se, as condições forem satisfeitas:

     - Escoamento permanente

     - Escoamento imcompressível

     - Escoamento sobre uma linha de corrente

     - Escoamento INVÍSCIDO.

     

    Se, na tubulação, a perda de carga é calculada com a equação de Bernoulli (segundo o enunciado), significa que o escoamento satisfaz essas restrições. Além disso, para um escoamento INVÍSCIDO, não há viscosidade, portanto não há atrito. Sendo assim, a perda de carga é nula.

  • Caro, Silvio Domingos,

     

    Eu respondi a questão adequadamente utilizando as informações que redigi em meu comentário. O enunciado informou (timidamente, mas informou) o tipo do escoamento (sob hipóteses de Bernoulli). Dessa forma, é possível resolver a questão.

     

    Apenas acrescentando, eu não sou funcionário da Qconcursos, portanto, não tenho a intenção de postar a resolução das questões. As informações colocadas nos comentários, muitas vezes, são complementares ou suplementares.

     

    Bons estudos!

  • O enunciado diz que a tubulação é horizontal, logo não apresenta variação de altura (pode "cortar" as alturas da Eq. Bernoulli), o enunciado informa que o diâmetro da tubulação é uniforme, logo, já que a vazão é constante, sem variação de diâmetro a velocidade também é constante (pode "cortar" as velocidades da Eq. Bernoulli). Com isso, resta apenas na queação que P1/rô.g = P2/rô.g. Logo não há queda de pressão, a pressão é constante!