A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição Estadual do Rio Grande do Sul dispõe sobre diversos temas.
A- Incorreta. Os índices oficiais são os aplicados para revisão geral da remuneração dos servidores. Art. 36 da Constituição Estadual: "As obrigações pecuniárias dos órgãos da administração direta e indireta para com os seus servidores ativos e inativos ou pensionistas não cumpridas até o último dia do mês da aquisição do direito deverão ser liquidadas com valores atualizados pelos índices aplicados para a revisão geral da remuneração dos servidores públicos do Estado".
B- Incorreta. Não há menção à proporcionalidade. Art. 19 da Constituição Estadual: "A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes do Estado e dos municípios, visando à promoção do bem público e à prestação de serviços à comunidade e aos indivíduos que a compõem, observará os princípios da legalidade, da moralidade, da impessoalidade, da publicidade, da legitimidade, da participação, da razoabilidade, da economicidade, da motivação, da transparência e o seguinte: (...)".
C- Correta. É o que dispõe a Constituição Estadual em seu art. 24: "Será publicado no Diário Oficial do Estado, em observância aos princípios estabelecidos no art. 19, além de outros atos, o seguinte: I - as conclusões de todas as sindicâncias e auditorias instaladas em órgãos da administração direta e indireta; (...)".
D- Incorreta. A Constituição fala em desembargadores e juízes de 2º grau. Art. 20, § 5º, Constituição Estadual: " Os cargos em comissão não podem ser ocupados por cônjuges ou companheiros e parentes, consangüíneos, afins ou por adoção, até o segundo grau: (...) II - dos Desembargadores e Juízes de 2.º grau, no âmbito do Poder Judiciário; (...)".
E- Incorreta. Há outro caso elencados pela Constituição. Art. 22, Constituição Estadual: " Dependem de lei específica, mediante aprovação por maioria absoluta dos membros da Assembléia Legislativa: I - a criação, extinção, fusão, incorporação ou cisão de qualquer entidade da administração indireta; II - a alienação do controle acionário de sociedade de economia mista".
O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.
Gabarito C - constituição estadual do RS
A) art. 36. As obrigações pecuniárias dos órgãos da administração direta e indireta para com os seus servidores ativos e inativos ou pensionistas não cumpridas até o último dia do mês da aquisição do direito deverão ser liquidadas com valores atualizados pelos índices aplicados para a revisão geral da remuneração dos servidores públicos do Estado.
B) art. 19. (...) observará os princípios da legalidade, da moralidade, da impessoalidade, da publicidade, da legitimidade, da participação, da razoabilidade, da economicidade, da motivação, da transparência.
C) gabarito - art. 24, I
D) art. 20, §5º, II. Desembargadores e Juízes de 2.º grau, no âmbito do Poder Judiciário;
E) art. 22 - não menciona a palavra "exclusivamente" - apenas que depende de lei específica.