SóProvas


ID
5410906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    No contexto da Independência do Brasil (1822), importantes personalidades, como José Bonifácio e Hipólito da Costa, já defendiam a transferência da capital para o interior do país. Na República, as Constituições de 1891, 1934 e 1946 tratavam do tema. Todavia, só na segunda metade dos anos 50 as obras da nova sede político-administrativa do Brasil foram implementadas no Planalto Central. A inauguração de Brasília se deu em 21 de abril de 1960.

Considerando aspectos marcantes do processo de transferência da capital brasileira para o interior do país e de sua consolidação como sede dos Poderes da República, ao longo de seis décadas, julgue o item seguinte.

A inexistência de conflitos e de eventuais confrontos entre os trabalhadores, principalmente os operários — conhecidos como candangos —, e as forças de segurança foi nota de destaque ao longo dos trabalhos de construção da nova capital.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Com o quadro de penúria dos candangos nos primeiros anos da construção descritos acima [longas jornadas de trabalho; falta de segurança nos locais de trabalho; péssima qualidade da alimentação, conclui-se que a insatisfação era total, o que devia se refletir em bruscas reclamações, quebra-quebras e até mesmo greves.

    No entanto, qualquer tentativa espontânea de reivindicar direitos era barrada em seu nascedouro pelos grupos de segurança dos acampamentos ou da GEB, através da repressão intimidatória ou violenta” (Teixeira,1996)

    A GEB foi um organismo de segurança criado no período da construção, inicialmente comandado por um general reformado e alguns oficiais militares. Tinha em seu quadro “toda espécie de gente”. A função da GEB era, de fato, impedir protestos, greves e reivindicações, pois era importante manter a ordem para garantir o ritmo acelerado da obra e o lucro das construtoras. Para tanto, a disciplina era mantida a ferro e a fogo, com atos caracterizados pela violência contra os trabalhadores, abuso de autoridade, extorsões, subornos, espancamentos, sequestros, assassinatos e massacres.

    Fonte: História e Geografia do Distrito Federal; J Urani e R. Veras

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Errado

    Candango é uma expressão de origem africana que significa “vilão, ruim, ordinário”. A palavra ressurgiu durante a construção de Brasília como uma espécie de apelido coletivo para rebaixar os trabalhadores humildes e sem estudo, pois eram, em sua grande maioria, analfabetos.

    Na construção de Brasília predominaram os trabalhadores oriundos da região Nordeste.

    O choque e confrontos aconteceram em bom número, um dos quais ficou conhecido como massacre.

  • A EXISTEEEENCIA

  • A inexistência de conflitos e de eventuais confrontos entre os trabalhadores, principalmente os operários — conhecidos como candangos —, e as forças de segurança foi nota de destaque ao longo dos trabalhos de construção da nova capital.

  • BRASIL E INEXISTÊNCIA DE CONFLITO ?

  • Um dos motivos da mudança da capital para o interior, eram os conflitos existentes. A capital no RJ era um alvo fácil para bombardeios vindos do mar e uma grande quantidade da população.

  • No Brasil sempre haverá conflitos!

    Dificilmente uma questão que nega isso está certa, bons estudos .

  • A transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília foi um dos acontecimentos mais importantes da História do Brasil na segunda metade do século XX. Sobre este assunto julgamos o item a seguir. 

    Análise do item:

    O local escolhido para a construção de Brasília era pouco povoado, contava com pouca infraestrutura de serviços e comodidades para os trabalhadores e as condições climáticas eram hostis. Para além disso, o prazo extremamente apertado para a entrega das obras era frequente motivo de conflitos entre os trabalhadores, seus superiores e as forças de segurança. Tudo isso somado levou a um quadro de conflitos que eventualmente tornavam-se confrontos que precisaram ser contidos com uso de força de forma a manter os prazos em dia e proporcionar a inauguração da nova capital dentro do previsto. 

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO