SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2021 - PG-DF - Analista Jurídico - Analista de Sistema - Desenvolvimento de Sistema


ID
5410885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que diz respeito ao espaço urbano do Distrito Federal (DF) e à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), julgue o item a seguir.

No que tange ao uso de serviços de saúde, local de estudo e trabalho, a evidente polarização observada entre o Plano Piloto e as regiões administrativas do DF é igualmente presente entre Brasília e todos os municípios da RIDE, devido a sua dependência econômica em relação à capital, de modo que eles mantêm o perfil de cidades-dormitórios.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA. ERRADO. Segundo estudos da polarização da RIDE, verifica-se que a polarização é menos elevada entre determinados municípios da RIDE e Brasília, considerada média em Valparaíso de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Padre Bernardo, e baixa em Formosa, Cristalina, Luziânia, Alexânia e Cocalzinho de Goiás. A polarização é mais elevada em Águas Lindas de Goiás, Novo Gama e Cidade Ocidental.

    —————————————————————————————————————————————————————

    (BLOCO 350 Questões Inéditas de Conhecimentos sobre o DF).

    Questão 16. O Plano Piloto, no contexto de segregação socioespacial, concentra empregos e serviços de maior complexidade.

    Justificativa. A principal particularidade refere-se à difícil interação dentro da malha urbana, descontínua. O Plano Piloto constitui o centro metropolitano, concentrando empregos e serviços de maior complexidade, mas está a dezenas de quilômetros das periferias mais distantes e populosas, em corredores parcialmente expressos, contudo não suficientemente densos para viabilizar o transporte público. Correta.

    Fonte: Brasília, uma cidade centenária — Codeplan — 2016. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Errado

    Acresce:

    A RIDE abrange: DF; Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa (todos esses 19 municípios de GO); e Unaí, Buritis e Cabeceira Grande (MG). O único município mineiro que faz fronteira com o DF é Cabeceira Grande.

  • GABARITO: ERRADO

    De acordo com a CODEPLAN (2003, p. 11), há três níveis de polarização entre os municípios da RIDE e Brasília, e não somente uma polarização uniformemente distribuída entre todos os componentes dessa região integrada:

    1) ALTA POLARIZAÇÃO: Águas Lindas, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás;

    2) MÉDIA POLARIZAÇÃO: Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa e Planaltina de Goiás;

    3) BAIXA POLARIZAÇÃO: Água Fria de Goiás, Buritis, Cabeceira Grande, Cabeceiras, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Pirenópolis, Unaí e Vila Boa.

    Fonte: Brasília e sua Região Polarizada - Perfil Socioeconômico e Demográfico da População e suas Relações com o Entorno (2003)

  • Gab.: Errado!

    O erro da questão está ao afirmar que polarização observada é igualmente presente entre Brasília e as demais regiões... Bem pelo contrário... Se torna ainda mais contraditório quando relata que a dependência dos municípios. Se há dependência, então não tem como ser igualitário!

  • Segundo estudos da polarização da RIDE, verifica-se que a polarização é menos elevada entre determinados municípios da RIDE e Brasília, considerada média em Valparaíso de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Padre Bernardo, e baixa em Formosa, Cristalina, Luziânia, Alexânia e Cocalzinho de Goiás. A polarização é mais elevada em Águas Lindas de Goiás, Novo Gama e Cidade Ocidental.

    A ligação casa-trabalho e casa-escola são atividades básicas da população, pois por intermédio desse deslocamento é que a população pode participar tanto do mercado de trabalho como dos meios de qualificação. Por definição, o deslocamento diário (casa-trabalho, casa-escola e vice-versa) recebe a denominação de Movimento Pendular, pois este tem feição característica semelhante à oscilação de um pêndulo, ou seja, um movimento de vaivém (; ; ). O movimento pendular também está ligado à expansão de uma determinada região e suas aglomerações que exercem influência em termos de polaridade, em boa parte das vezes, no mercado de trabalho ().

    Por mais curta que seja a distância entre um deslocamento intramunicipal ou intermunicipal, as pessoas tendem a percorrer essas distâncias rotineiramente, principalmente nas denominadas horas do rush, em que é frequente o congestionamento de alguns meios de transporte. Este é apenas um dos problemas urbanos que tendem a se agravar frente ao movimento pendular da população, em especial em espaços urbanos e regionais com ausência de planejamento. Tendo em vista esta assertiva, o objetivo deste artigo é realizar uma discussão teórica do movimento pendular sob a ótica da teoria da polarização. O estudo da teoria dos polos e da mobilidade da população nos auxilia na compreensão das transformações do espaço econômico, pois entre os efeitos dinâmicos causados pelas unidades motrizes localizadas nos polos estão os efeitos demográficos das dinâmicas populacionais acarretados pelas atratividades das aglomerações polarizadoras. Neste contexto, como o movimento pendular pode ser relacionado aos principais conceitos referentes à teoria da polarização? Além disso, mesmo com poucas discussões específicas sobre a polarização, a teoria dos polos ainda fornece elementos essenciais para se compreender a dinâmica do espaço econômico e explicações para a mobilidade populacional.

  • A questão erra ao dizer: "igualmente presente entre Brasília e todos os municípios da RIDE" visto que de acordo com a CODEPLAN (2003, p. 11), há três níveis de polarização entre os municípios da RIDE e Brasília:

    • ALTA POLARIZAÇÃO: Águas Lindas, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás;
    • MÉDIA POLARIZAÇÃO: Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa e Planaltina de Goiás;
    • BAIXA POLARIZAÇÃO: Água Fria de Goiás, Buritis, Cabeceira Grande, Cabeceiras, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Pirenópolis, Unaí e Vila Boa.


ID
5410888
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que diz respeito ao espaço urbano do Distrito Federal (DF) e à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), julgue o item a seguir.


Com o plano urbanístico de Brasília, Lúcio Costa pretendia que as superquadras fossem lugares livres dos preconceitos sociais que normalmente existem na classe média das cidades brasileiras, contudo, na prática, a formação espacial de Brasília contém os mesmos traços característicos dos processos sociais que evidenciam o caráter desigual e excludente das formações dominadas por relações capitalistas de trabalho em outras grandes cidades brasileiras.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Na literatura existente sobre RIDE e regiões metropolitanas no Brasil, destacam-se os seguintes estudos. Caiado (2005) avalia as alterações na distribuição e mobilidade espacial da população que podem ser associadas ao processo de urbanização e estruturação intraurbana na RIDE-DF, a qual apresenta especificidades relacionadas ao processo de desenvolvimento econômico, à ocupação territorial e à gestão urbana, que a diferenciam das demais aglomerações urbanas e regiões metropolitanas nacionais. Essas especificidades, no entanto, não foram capazes de promover a apropriação igualitária das vantagens locacionais do espaço urbano, fazendo com que a configuração socioespacial da região se assemelhasse às encontradas nas demais aglomerações urbanas e metrópoles nacionais, principalmente no que diz respeito às desigualdades no processo de distribuição socioespacial da população.

    Fonte: Brasília: transformações na ordem urbana [recurso eletrônico] / organização Rômulo José da Costa Ribeiro, Gabriela de Souza Tenório, Frederico de Holanda; coordenação Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015.

    —————————————————————————————————————————————————————

    (BLOCO 350 Questões Inéditas de Conhecimentos sobre o DF).

    Questão 4. A elevada valorização da terra e dos imóveis na área central e a grande disparidade na distribuição de renda são fatores para uma organização espacial polinucleada de Brasília.

    Justificativa. Justificativa. Em um contexto de elevada valorização da terra e dos imóveis na área central e de grande disparidade na distribuição de renda, estabeleceu-se, a partir da construção da cidade, uma organização espacial polinucleada. Na fase atual, em que diferenças ocupacionais e de renda acentuam as desigualdades e a segregação socioespacial, intensifica-se uma expansão urbana dispersa. Correta.

    Fonte: Reestruturação produtiva, produção de subcentros e desigualdades socioespaciais na ride-DF; Sérgio Magno Carvalho de Souza; tese de doutorado. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Certo

    JUSTIFICATIVA: Apesar do planejamento urbanístico para B rasília e do discurso desenvolvimentista da época, na prática a cidade apresenta as mesmas contradições das outras grandes cidades brasileiras, tais como formação de área metropolitana com periferias empobrecidas e seletividade espacial, ou seja, segregação das classes sociais.

    O projeto urbanístico de Brasília é de autoria de Lúcio Costa. Oscar Niemeyer foi responsável pelos projetos arquitetônicos de Brasília. O projeto de Lúcio Costa previa que Brasília abrigaria de 500 a 700 mil habitantes e, ao ultrapassar esse limite, seriam criadas as cidades satélites. A população da nova capital e do DF cresceu bem mais rápido do que foi pensado e, em 1958, quando Brasília ainda estava em construção, foi implantada a cidade-satélite de Taguatinga.

    · Projeto Urbanístico: LÚCIO COSTA - dois eixos que se cruzam (eixo monumental e residencial)

    · Projeto Arquitetônico: Oscar Niemeyer, prédios do governo e monumentos. (Catedral, Congresso Nacional, Torre Tv Digital)

    · Paisagismo: Roberto Burle Marx

    · Lago Paranoá: francês Auguste Marie François Glaziou (membro da Missão Cruls). 

    · Ponte JK: arquitetos Alexandre Chan, Mário Vila Verde (não foi Oscar Niemeyer)

    · Memorial Darcy Ribeiro: foi projetado pelo arquiteto João Filgueiras Lima;

    O idealista do Lago Paranoá foi o engenheiro e paisagista francês Auguste Marie François Glaziou ele era membro da Comissão Exploradora do Planalto Central a "Missão Cruls".

  • Gab.: Certo!

    Justificativa da banca:

    Apesar do planejamento urbanístico para Brasília e do discurso desenvolvimentista da época, na prática a cidade apresenta as mesmas contradições das outras grandes cidades brasileiras, tais como formação de área metropolitana com periferias empobrecidas e seletividade espacial, ou seja, segregação das classes sociais.

  • GABARITO: CERTO

    SUPERQUADRAS: Realizadas por Lúcio Costa, consistem em espécies de "quarteirões" de lados idênticos com aproximadamente 280m. Estão dispostas ao longo do Eixo Rodoviário, na Asa Norte e na Asa Sul, sendo, respectivamente, chamadas Superquadra Norte (SQN) e Superquadra Sul (SQS). Estão divididas entre si pelas entrequadras, espaços verdes que não podem receber edificações (com exceção dos clubes de vizinhança).

    IDEALMENTE... A intenção de Lúcio Costa era de que as superquadras se tornassem moradia para a nova classe trabalhadora, apresentando um projeto modernista com um ar bucólico e um isolamento dos centros de poder. Pela disposição dos eixos (Monumental e Rodoviário), imaginava o urbanista uma espécie de igualdade entre a elite e o povo.

    A REALIDADE... Fato é que a classe média que ali fora habitando não era bem a classe trabalhadora da cidade. Em sua maioria, eram funcionários públicos recém-chegados do Rio de Janeiro. Enquanto isso, a massa operária - que sequer ascendeu à classe média - foi ocupando as cidades-satélite e, mais tarde, também os municípios goianos mais afastados, estes sem quaisquer formas de planejamento urbano (ou formas muito rudimentares). Quebrantava-se, assim, a intenção de superar a desigualdade por meio do desenho urbano.

    FONTE: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/especial/fj2104201011.htm; https://pt.wikipedia.org/wiki/Superquadra

  • Se a ideia era criar uma região livre de preconceitos, por que os candangos, que ajudaram na construção de Brasília, foram "expulsos" quando externaram o desejo de ficar?


ID
5410891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que diz respeito ao espaço urbano do Distrito Federal (DF) e à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), julgue o item a seguir.


O espaço urbano do DF acumulou, nas últimas décadas deste século, um déficit habitacional principalmente entre as classes de baixa renda e, para atender a demanda dessas famílias, tem adotado programas habitacionais, sendo exemplo disso o empreendimento Jardins Mangueiral, desenvolvido por parceria público-privada na região administrativa de São Sebastião como modelo de atendimento para a classe de menor rendimento da Unidade de Planejamento Territorial Leste (UPT).

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. O empreendimento Jardins Mangueiral privilegiou o atendimento para as classes de rendimento mediano e de menor déficit habitacional. Visou os não residentes das RA empobrecidas da UPT Leste. O projeto foi voltado à realização de habitação de mercado.

  • déficit habitacional. Oii???

  • GABARITO: ERRADO

    1) DEFICIT HABITACIONAL: Indica a necessidade de novas moradias em função da sua precariedade e das inadequações das condições atuais de moradia.

    2) PANORAMA DO DEFICIT HABITACIONAL NO DF: O deficit habitacional urbano do DF, projetado para o período entre 2020 e 2025, está estimado em 13, 26%. De acordo com pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o DF é o segundo no ranking do Centro-Oeste a apresentar maior deficit habitacional, com um total de 136.393 moradias, sendo que 99,6% do total do deficit estão concentrados na faixa de renda familiar de até 5 salários mínimos.

    A maior parte do deficit habitacional concentra-se nos grupos de Regiões Administrativas (RAs) de menor renda, correspondendo ao grupo 4 (BAIXA RENDA), como: FERCAL, ITAPOÃ, PARANOÁ, RECANTO DAS EMAS, SCIA-ESTRUTURAL E VARJÃO) e ao grupo 3 (MÉDIA-BAIXA RENDA), como: BRAZLÂNDIA, CEILÂNDIA, PLANALTINA, RIACHO FUNDO, RIACHO FUNDO II, SIA, SAMAMBAIA, SANTA MARIA E SÃO SEBASTIÃO.

    3) UNIDADE DE PLANEJAMENTO TERRITORIAL (UPT): Constituem subdivisões territoriais que agregam RAs contíguas. A divisão de cada uma das UPTs está prevista no Plano de Ordenamento Territorial do DF. A UPT Leste é composta pelas RAs do PARANOÁ, ITAPOÃ, JARDIM BOTÂNICO E SÃO SEBASTIÃO.

    4) JARDINS MANGUEIRAL: Localizado em São Sebastião, o Setor Habitacional Jardins Mangueiral ocupa uma área de 200 hectares, sendo fruto da primeira experiência de Parceria Público-Privada (PPP) habitacional do país. A princípio, as casas e apartamentos do Jardins Mangueiral são destinados a quem têm renda de 4 a 12 salários mínimos.(baixa a média renda)

    Fontes: https://www.seduh.df.gov.br/jardins-mangueiral/; https://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/Caracteriza%C3%A7%C3%A3o-Urbana-e-Ambiental-da-UPT-Leste-2018.pdf; https://mistobrasilia.com/2020/12/21/deficit-habitacional-no-distrito-federal-e-de-1363-mil-moradias/#:~:text=O%20Distrito%20Federal%20%C3%A9%20o,est%C3%A1%20concentrado%20nesse%20extrato%20econ%C3%B4mico.

  • Gab.: Errado!

    Bem pelo contrário... nas classes de baixa renda é onde possui o maior crescimento populacional, e não déficit populacional, como afirma a questão!

  • para a classe de menor rendimento da Unidade de Planejamento Territorial Leste (UPT).

    O Jardim Mangueiral não tem nada de baixa renda. rsrsrsrs

  • Gabarito errado

    Classe de menor rendimento está no Paranoá Parque

  • Questão maldosa, Cespe foi bairrista


ID
5410894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que diz respeito ao espaço urbano do Distrito Federal (DF) e à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), julgue o item a seguir.


O tombamento de Brasília foi concedido em 1987 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), tornando-se a capital federal detentora da maior área tombada do mundo e único bem contemporâneo a receber tal distinção. Para a preservação desse bem, existe o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), que define, além dos planos de desenvolvimento local, diversos planos de desenvolvimento e de uso e ocupação do solo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Preliminar: Correta | Gab. Definitivo:

    RECURSO. Embora o trecho "a Brasília detém a maior área tombada do mundo e único bem contemporâneo a receber tal distinção" esteja em consonância à matéria de 2012 (https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2012/12/07/brasilia-comemora-25-anos-como-patrimonio-cultural-da-humanidade/), que diz "A inscrição de Brasília na Unesco ocorreu em 7 de dezembro de 1987. Desde então, a capital federal detém a maior área tombada do mundo (112,5 km²) e é o único bem contemporâneo a receber a distinção. A cidade foi o primeiro monumento moderno inscrito na lista de patrimônios", a informação é anacrônica, pois, em 2016, a título de exemplo, o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte, foi inscrito nos patrimônios mundiais da UNESCO. Ou seja, atualmente, Brasília "não é o único bem contemporâneo a receber tal distinção".

    O Professor Leandro Signori, Estratégia Concursos, apresentando recurso nessa mesma tendência, assinala ainda outros bens contemporâneos tombados e inscritos como patrimônios culturais da humanidade pela UNESCO: “a arquitetura do século 20 de Frank Lloyd Wright – Estados Unidos” (link: https://whc.unesco.org/en/list/1496) e 17 obras de Le Corbusier. Link: https://www.archdaily.com.br/br/791619/17-obras-de-le-corbusier-sao-incluidas-na-lista-do-patrimonio-mundial-da-humanidade-da-unesco.

    Diante do exposto, solicita-se alteração do gabarito para "Errada".

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Brasília foi o primeiro bem contemporâneo inscrito pela UNESCO na Lista do Patrimônio Cultural da Humanidade, em dezembro de 1987, possuindo a maior área tombada do mundo. O objetivo: preservar as características essenciais que caracterizam o projeto urbanístico.

    O título de Patrimônio Cultural da Humanidade é concedido pela Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (UNESCO) a monumentos, edifícios, trechos urbanos e até ambientes naturais de importância paisagística que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. Com isso, a UNESCO busca não apenas catalogar, mas ajudar na identificação, na proteção e na preservação de bens culturais considerados especialmente valiosos para a humanidade.

    JUSTIFICATIVA: CERTO. O tombamento de Brasília, concedido pela UNESCO em 1987, prevê a preservação do conjunto urbanístico de Brasília, único bem contemporâneo tombado no mundo. Para sua preservação, foi necessária a definição territorial da área tombada, conforme o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB ).

  • Questão bonita, questão bem feita

  • O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • Aguardando o Gabarito definitivo, pois Brasília não é o único bem contemporâneo a receber esse título, como o nosso amigo Pedro bem colocou!

  • Marco da arquitetura e urbanismo modernos, Brasília é detentora da maior área tombada do mundo – 112,25 km² – e foi inscrita pela UNESCO na lista de bens do Patrimônio Mundial em 7 de dezembro de 1987, sendo o único bem contemporâneo a merecer essa distinção.

    FONTE: http://www4.planalto.gov.br/restauracao/brasilia-patrimonio-cultural-da-humanidade

  • CERTO

    Brasilia foi tombada e inscrita na UNESCO em 7 de dezembro de 1987.

    Brasília é considerada um patrimônio cultural da humanidade. A característica essencial para essa conquista foi a “monumentalidade, determinada por suas quatro escalas: monumental, residencial, bucólica e gregária e por sua arquitetura inovadora”, conforme informa o site oficial do instituto. Brasília é a maior área tombada do mundo.

  • Cabível de recurso, pois Brasília não pode ser tombada pela UNESCO e sim pelo IPHAN. Outro erro é que Brasília não é a única a receber esse título. Não sei qual foi o critério que o examinador usou para considerar este item correto.

  • Mas o tombamento não é apenas do Plano Piloto?

  • Sempre ouvi os professores distinguirem tombamento (IPHAN) de inscrição (UNESCO).

    Cara Cespe, tá ficando difícil mesmo a convivência...


ID
5410897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

    No contexto da Independência do Brasil (1822), importantes personalidades, como José Bonifácio e Hipólito da Costa, já defendiam a transferência da capital para o interior do país. Na República, as Constituições de 1891, 1934 e 1946 tratavam do tema. Todavia, só na segunda metade dos anos 50 as obras da nova sede político-administrativa do Brasil foram implementadas no Planalto Central. A inauguração de Brasília se deu em 21 de abril de 1960.

Considerando aspectos marcantes do processo de transferência da capital brasileira para o interior do país e de sua consolidação como sede dos Poderes da República, ao longo de seis décadas, julgue o item seguinte.

Historicamente, dois argumentos foram utilizados para justificar a necessidade de transferência da capital brasileira do litoral para o interior do país: inicialmente, o da defesa, pois isso a tornaria menos suscetível a ataques pelo mar; mais tarde, a possibilidade de promover a interiorização do desenvolvimento nacional pela ocupação de áreas do vasto território até então negligenciadas.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    (BLOCO - 350 questões inéditas de Conhecimentos sobre o Distrito Federal)

    Questão 204. Promover a integração do território, levar desenvolvimento ao interior e proteger a sede do poder de ataques nos litorais e ocupar o amplo território na região central eram os principais objetivos de se levar a capital para o centro do Brasil.

    Justificativa. O DF surgiu em virtude da transição da capital do País para a Região Centro-Oeste. Os principais objetivos de se levar a capital para o centro do Brasil eram: promover a integração do território, levar desenvolvimento ao interior, proteger a sede do poder de ataques nos litorais e ocupar o amplo território livre na região central.

    Fonte: Atlas do Distrito Federal; 2020 – HISTÓRICO DE OCUPAÇÃO. Correta.

    Questão 125. A interiorização do Brasil no período colonial deveu-se às bandeiras em busca de riquezas minerais, em detrimento da integração econômica e social da colônia.

    Justificativa. Contudo, as condições da colônia não permitiam transferência imediata da capital para seu interior, que era uma região propositalmente isolada do resto do mundo, cabendo à metrópole portuguesa e seus autorizados sua exclusiva exploração(...)

    A região austral da colônia, atualmente identificada como centro-sul, teve marco comum nas bandeiras que partiram principalmente da província de São Vicente. As bandeiras desbravaram parte do território nacional em busca de riquezas minerais e terras férteis, encontrando na mineração a condição para o início do povoamento europeu no interior do Brasil.

    Fonte: Brasília, uma cidade centenária — Codeplan — 2016. Correta.

    (BLOCO 350 Questões Inéditas de Conhecimentos sobre o DF).

    Questão 123. Por ser aventada em diferentes momentos históricos, a ideia de mudança da Capital do Brasil é difícil de ser conduzida de forma linear, mas, em geral, os planos da mudança giraram em torno de segurança da capital, integração nacional e desenvolvimento econômico do interior do território.

    Justificativa. A historiografia sobre a origem de Brasília é controversa e difícil de ser conduzida de forma linear. (...) Em geral, os planos giraram em torno de segurança da capital, integração nacional e desenvolvimento econômico do interior do território.

    Fonte: Brasília, uma cidade centenária — Codeplan — 2016. Correta. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Certo

    A proposta de transferência da capital do Brasil para o Planalto Central tinha como objetivos a defesa nacional e o desenvolvimento do interior, em face de a grande maioria da população brasileira e as atividades econômicas estarem concentradas nas regiões próximas ao litoral.

    No contexto da Independência do Brasil, personalidades como José Bonifácio (o "patriarca") e Hipólito da Costa (criador do Correio Braziliense, em Londres) defendiam a tese mencionada no item. JK incorporou a construção de Brasília ao seu Plano de Metas, vendo na nova capital importante elemento para a interiorização do desenvolvimento de um país que, desde o início da colonização, estava praticamente adstrito à faixa litorânea.

    A transferência da capital brasileira para o interior, realizada por JK, sofreu oposição. Vários segmentos políticos colocaram-se contra a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília. A União Democrática Nacional (UDN), por exemplo, atuou para obstruir a transferência e articulou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades na construção de Brasília, em 1958. Essa CPI foi protelada até a inauguração da nova capital, em 21 de abril de 1960.

    A transferência da nova capital para o interior do Brasil teve como uma de suas justificativas promover a interiorização do desenvolvimento. Historicamente, a população brasileira se concentrou, de norte a sul, na faixa litorânea, ficando o interior pouco povoado e desenvolvido, uma área esquecida. A transferência da capital para o interior forçaria o deslocamento de um contingente populacional e a abertura de rodovias, ligando a capital às diversas regiões do país, o que levaria a uma maior integração econômica. A construção das rodovias Belém/Brasília, Acre/Brasília, Fortaleza/Brasília, Belo Horizonte/Brasília e Goiânia/Brasília, mencionadas pelo texto, mostram a efetiva consolidação das redes rodoviárias ligando o interior às diferentes regiões do país.

    JUSTIFICATIVA: CERTO . A ideia da mudança da capital é tão antiga quanto a existência do B rasil independente. As justificativas variavam com o tempo, mas ganhou força o papel de indutor da interiorização do desenvolvimento a partir da Era Vargas (“M archa para o O este”).

  • JK buscava um lugar afastado do Rio de Janeiro e no meio do deserto por motivos geopolíticos:

    • a capital não estaria tão vulnerável em caso de guerra,
    • a pressão popular sobre o governo seria menor,
    • a nova capital iria contribuir para a ocupação do interior brasileiro

    CERTA

  • O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • O tema da transferência da capital do Brasil para o interior do território é mais antigo do que normalmente se acredita. Há historiadores que acreditam ter D. João VI , entre 1808 e 1821, já enunciado a questão, apesar de ter claramente investido em melhorias da cidade no Rio de Janeiro de forma a compatibilizar o espaço urbano com seu novo status de capital do Brasil e, sede do Império Português à época.

    A geografia da cidade foi, muitas vezes, considerada inadequada à organização de defesa contra um ataque naval. A preocupação não existiu apenas em função da possibilidade de pirataria – nos tempos coloniais – mas aflorou em momentos históricos como o da expansão napoleônica no século XIX e na época da Guerra Fria, após a segunda grande guerra. Ou seja, após 1945. No momento da guerra fria, aliás, havia realmente a preocupação com a possibilidade de ataque da marinha da então União Soviética. 

    Esta questão da defesa sempre esteve em pauta quando da discussão acerca da transferência da capital. E, nas décadas de 1940 e 1950, entra em pauta o projeto de uma capital no interior como elemento fundamental para o maior povoamento da região Centro Oeste e do interior do NE, o que diminuiria o fluxo de migrantes em direção ao Rio de Janeiro e São Paulo. 

    Estas razões são corretamente apresentadas na questão. Mas , há ainda estudiosos que defendem a tese de que a transferência da capital para longe das áreas mais populosas e economicamente ativas também diminuiria a pressão popular sobre o governo federal , o que, na verdade, não ocorreu. 

    A bibliografia para trabalhar o tema não é de difícil acesso. Novas publicações sobre História do Brasil, como as de Bóris Fausto, Lilia Moritz Schwarcz e Heloísa Starling tratam da questão . A afirmativa está correta. 

    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
5410900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

    No contexto da Independência do Brasil (1822), importantes personalidades, como José Bonifácio e Hipólito da Costa, já defendiam a transferência da capital para o interior do país. Na República, as Constituições de 1891, 1934 e 1946 tratavam do tema. Todavia, só na segunda metade dos anos 50 as obras da nova sede político-administrativa do Brasil foram implementadas no Planalto Central. A inauguração de Brasília se deu em 21 de abril de 1960.

Considerando aspectos marcantes do processo de transferência da capital brasileira para o interior do país e de sua consolidação como sede dos Poderes da República, ao longo de seis décadas, julgue o item seguinte.

A construção de Brasília, no governo Juscelino Kubistchek de Oliveira, não ficou imune à ação oposicionista, tendo a oposição à mudança da capital sido liderada pela seção goiana da União Democrática Nacional (UDN), contrária à cessão de parte do território de Goiás para o novo Distrito Federal.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. Na UDN, a seção do Partido em Goiás foi exceção ao apoiar entusiasticamente a decisão de JK (que era do PSD) de transferir a capital para o coração do País. 

  • Errado

    Não somente quando do encaminhamento do projeto, mas também durante o período de construção, JK enfrentou muitas resistências políticas diante do grandioso objetivo de transferir a capital do país, construindo uma nova. Vários segmentos políticos colocaram-se contra a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília.

    A transferência da capital brasileira para o interior, realizada por JK, sofreu oposição. Vários segmentos políticos colocaram-se contra a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília. A União Democrática Nacional (UDN), por exemplo, atuou para obstruir a transferência e articulou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades na construção de Brasília, em 1958. Essa CPI foi protelada até a inauguração da nova capital, em 21 de abril de 1960.

    Brasília foi inaugurada inacabada, ainda em construção, já que se temia que, se a capital não fosse transferida no governo de JK, isso poderia ser suspenso no próximo governo, dependendo de quem chegasse ao poder.

  • GABARITO: ERRADO

    De fato, está correta a primeira parte da questão, que afirma: "A construção de Brasília, no governo Juscelino Kubistchek de Oliveira, não ficou imune à ação oposicionista (...)". Contudo, encontra-se incorreta a parte remanescente, uma vez que era do interesse do próprio estado de Goiás a transferência da capital.

    Tal inclinação favorável à ideia mudancista foi encabeçada pelo Deputado goiano Emival Ramos Caiado que, apesar de ser filiado à União Democrática Nacional (UDN), apresentara, em 27 de agosto de 1956, o Projeto de Lei que fixara a data de 21 de abril de 1960 para a mudança da então capital para Brasília, sendo aprovado pela Câmara dos Deputados, em 19 de setembro de 1957.

    Tamanho era o empenho do Deputado em fazer-se concretizar a mudança da capital que, no dia 8 de abril de 1959, lançou, sob sua presidência, o Bloco Parlamentar Mudancista, cujo objetivo era a "dinamização da luta pela interiorização da capital da república".

    Conquanto a UDN constituísse oposição ao governo JK, a exemplo das ferinas críticas do Deputado carioca Carlos Lacerda, o partido votou coeso favoravelmente àquele projeto que fixava a data de mudança da capital.

    Fonte: Revista da Câmara dos Deputados - 50 anos de Brasília (2010); http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/uniao-democratica-nacional-udn; http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/emival-ramos-caiado

  • Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.

  • A construção de Brasília, no governo Juscelino Kubistchek de Oliveira, não ficou imune à ação oposicionista, tendo a oposição à mudança da capital sido liderada pela seção goiana da União Democrática Nacional (UDN), contrária à cessão de parte do território de Goiás para o novo Distrito Federal.

    Teve varias oposições, mas a UDN não foi essa oposição, é só pensar um pouco, vocês acham que a mudança de capital para o DF não iria beneficiar o entorno economicamente, a saúde ''melhoraria" etc.?

  • E no meu material teórico tá assim:

    A construção de Brasília enfrentou muitas resistências políticas. Vários segmentos políticos colocaram-se

    contra a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília. A União Democrática Nacional (UDN), por

    exemplo, foi contra a transferência da capital e convocou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para

    investigar irregularidades na construção de Brasília, em 1958. Essa CPI foi protelada até a inauguração da

    nova capital, em 21 de abril de 1960.

    Analisando a questão eu entendi que APENAS SEÇÃO DE GOIÁS que não foi contra a mudança. O restante foi contra.

  • A UDN GOIANA APOIOU!

    a UDN, a seção do Partido em Goiás foi exceção ao apoiar entusiasticamente a decisão de JK (que era do PSD) de transferir a capital para o coração do País. 

  • A UDN GOIANA APOIOU!

    a UDN, a seção do Partido em Goiás foi exceção ao apoiar entusiasticamente a decisão de JK (que era do PSD) de transferir a capital para o coração do País. 

  • A União Democrática Nacional (UDN) foi contra a transferência da capital, proposta por JK. Porém, como exceção, figura-se a UDN goiana. A seção da UDN em Goiás apoiou entusiasticamente a decisão de JK.

  • Já errei questões parecidas com essa várias vezes, então esse comentário é para mim mesmo:

    • UDN fazia sim oposição
    • UDN votou favoravelmente a interiorização da capital
    • Emival, apesar de ser da UDN não mediu esforços para que o projeto se concretizasse
    • JK teve sim vários opositores
    • Essa bendita banca diz sempre que a UDN atrapalhou e NÃO É VERDADE, ela era oposição, mas nesse projeto ela ajudou. (PONTO)

ID
5410903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

    No contexto da Independência do Brasil (1822), importantes personalidades, como José Bonifácio e Hipólito da Costa, já defendiam a transferência da capital para o interior do país. Na República, as Constituições de 1891, 1934 e 1946 tratavam do tema. Todavia, só na segunda metade dos anos 50 as obras da nova sede político-administrativa do Brasil foram implementadas no Planalto Central. A inauguração de Brasília se deu em 21 de abril de 1960.

Considerando aspectos marcantes do processo de transferência da capital brasileira para o interior do país e de sua consolidação como sede dos Poderes da República, ao longo de seis décadas, julgue o item seguinte.

Tendo por objetivo a articulação da ação administrativa da União, dos estados de Goiás e Minas Gerais e do Distrito Federal, Lei Complementar de 1998 criou a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), acompanhada do Programa Especial de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal.

Alternativas
Comentários
  • (CESPE/2021/PC-DF) A RIDE foi criada com a finalidade de solucionar os problemas advindos do crescimento desordenado de Brasília e seu entorno. Gabarito: certo

  • Certo

    LC94

    Art. 1º É o Poder Executivo autorizado a criar, para efeitos de articulação da ação administrativa da União, dos Estados de Goiás e Minas Gerais e do Distrito Federal, conforme previsto nos e a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - RIDE.

  • Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam

  • (CESPE/2021/PC-DF) A RIDE foi criada com a finalidade de solucionar os problemas advindos do crescimento desordenado de Brasília e seu entorno. Gabaritocerto

    Questões bem tranquilas !!! agora PCDF ??? Concurso mais sem noção que fiz

  • Gabarito CERTO

  • O item está perfeito. Foi a Lei Complementar 94 de 1998 que criou a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE). Este mesmo normativo, em seu artigo 4º, dispõe sobre o Programa citado no enunciado da questão:

    Art. 4º É o Poder Executivo autorizado a instituir o Programa Especial de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal.

    Resposta: C


ID
5410906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    No contexto da Independência do Brasil (1822), importantes personalidades, como José Bonifácio e Hipólito da Costa, já defendiam a transferência da capital para o interior do país. Na República, as Constituições de 1891, 1934 e 1946 tratavam do tema. Todavia, só na segunda metade dos anos 50 as obras da nova sede político-administrativa do Brasil foram implementadas no Planalto Central. A inauguração de Brasília se deu em 21 de abril de 1960.

Considerando aspectos marcantes do processo de transferência da capital brasileira para o interior do país e de sua consolidação como sede dos Poderes da República, ao longo de seis décadas, julgue o item seguinte.

A inexistência de conflitos e de eventuais confrontos entre os trabalhadores, principalmente os operários — conhecidos como candangos —, e as forças de segurança foi nota de destaque ao longo dos trabalhos de construção da nova capital.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Com o quadro de penúria dos candangos nos primeiros anos da construção descritos acima [longas jornadas de trabalho; falta de segurança nos locais de trabalho; péssima qualidade da alimentação, conclui-se que a insatisfação era total, o que devia se refletir em bruscas reclamações, quebra-quebras e até mesmo greves.

    No entanto, qualquer tentativa espontânea de reivindicar direitos era barrada em seu nascedouro pelos grupos de segurança dos acampamentos ou da GEB, através da repressão intimidatória ou violenta” (Teixeira,1996)

    A GEB foi um organismo de segurança criado no período da construção, inicialmente comandado por um general reformado e alguns oficiais militares. Tinha em seu quadro “toda espécie de gente”. A função da GEB era, de fato, impedir protestos, greves e reivindicações, pois era importante manter a ordem para garantir o ritmo acelerado da obra e o lucro das construtoras. Para tanto, a disciplina era mantida a ferro e a fogo, com atos caracterizados pela violência contra os trabalhadores, abuso de autoridade, extorsões, subornos, espancamentos, sequestros, assassinatos e massacres.

    Fonte: História e Geografia do Distrito Federal; J Urani e R. Veras

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Errado

    Candango é uma expressão de origem africana que significa “vilão, ruim, ordinário”. A palavra ressurgiu durante a construção de Brasília como uma espécie de apelido coletivo para rebaixar os trabalhadores humildes e sem estudo, pois eram, em sua grande maioria, analfabetos.

    Na construção de Brasília predominaram os trabalhadores oriundos da região Nordeste.

    O choque e confrontos aconteceram em bom número, um dos quais ficou conhecido como massacre.

  • A EXISTEEEENCIA

  • A inexistência de conflitos e de eventuais confrontos entre os trabalhadores, principalmente os operários — conhecidos como candangos —, e as forças de segurança foi nota de destaque ao longo dos trabalhos de construção da nova capital.

  • BRASIL E INEXISTÊNCIA DE CONFLITO ?

  • Um dos motivos da mudança da capital para o interior, eram os conflitos existentes. A capital no RJ era um alvo fácil para bombardeios vindos do mar e uma grande quantidade da população.

  • No Brasil sempre haverá conflitos!

    Dificilmente uma questão que nega isso está certa, bons estudos .

  • A transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília foi um dos acontecimentos mais importantes da História do Brasil na segunda metade do século XX. Sobre este assunto julgamos o item a seguir. 

    Análise do item:

    O local escolhido para a construção de Brasília era pouco povoado, contava com pouca infraestrutura de serviços e comodidades para os trabalhadores e as condições climáticas eram hostis. Para além disso, o prazo extremamente apertado para a entrega das obras era frequente motivo de conflitos entre os trabalhadores, seus superiores e as forças de segurança. Tudo isso somado levou a um quadro de conflitos que eventualmente tornavam-se confrontos que precisaram ser contidos com uso de força de forma a manter os prazos em dia e proporcionar a inauguração da nova capital dentro do previsto. 

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO   

ID
5410909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, julgue o item a seguir.


Servidor público aposentado no ano de 2015 pode ser revertido, voluntariamente, ao serviço público até o ano de 2020, desde que haja cargo vago e interesse da administração manifestado expressamente em edital.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Art. 34. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    (...) III – voluntariamente, desde que, cumulativamente:

    a) haja manifesto interesse da administração, expresso em edital que fixe os critérios de reversão voluntária aos interessados que estejam em igual situação;

    b) tenham decorrido menos de cinco anos da data de aposentadoria;

    c) haja cargo vago.

    ————————————————————————————————————————————————————

    (BLOCO de 250 Questões Inéditas, LC 840/11)

    QUESTÃO 100. Por haver a exigência de cargo vago para a reversão voluntária de servidor aposentado, o revertido não exerce seu exercício como excedente.

    Justificativa. Art. 35. A reversão deve ser feita no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformação.

    Paragrafo único. Nas hipóteses do art. 34, I e II, encontrando-se provido o cargo, o servidor deve exercer suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.

    Art. 34. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    I – por invalidez, quando, por junta médica oficial, ficar comprovada a sua reabilitação;

    II – quando constatada, administrativa ou judicialmente, a insubsistência dos fundamentos de concessão da aposentadoria;

    III – voluntariamente, desde que, cumulativamente:

    a) haja manifesto interesse da administração, expresso em edital que fixe os critérios de reversão voluntária aos interessados que estejam em igual situação;

    b) tenham decorrido menos de cinco anos da data de aposentadoria;

    c) haja cargo vago. Correta.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Certo

    A reversão pode ocorrer voluntariamente, se houver interesse da administração e cargo vago, quando decorridos menos de cinco anos da aposentadoria.

    Lei Complementar distrital n.º 840/2011:

    “Art. 34. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: (...)

    III – voluntariamente, desde que, cumulativamente:

    a) haja manifesto interesse da administração, expresso em edital que fixe os critérios de reversão voluntária aos interessados que estejam em igual situação;

    b) tenham decorrido menos de cinco anos da data de aposentadoria;

    c) haja cargo vago.”

  • menos de 5 anos= 5 anos? que babaquice é essa?

  • Gab.: Certo!

    Justificativa da banca:

    A reversão pode ocorrer voluntariamente, se houver interesse da administração e cargo vago, quando decorridos menos de cinco anos da aposentadoria.

    Lei Complementar distrital n.º 840/2011: “Art. 34. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: (...)

    III – voluntariamente, desde que, cumulativamente:

    a) haja manifesto interesse da administração, expresso em edital que fixe os critérios de reversão voluntária aos interessados que estejam em igual situação;

    b) tenham decorrido menos de cinco anos da data de aposentadoria;

    c) haja cargo vago.”

  • Expresso em edital...

  • Não falou nada sobre a idade do aposentado, se tivesse mais de 70 anos não poderia ser revertido... passível de anulação?


ID
5410912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, julgue o item a seguir.


Servidor público que acumule dois cargos em comissão — um deles interinamente — e que venha a exercer cumulativamente as atribuições de ambos fará jus ao acúmulo remuneratório dos cargos, mesmo no período da interinidade.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Art. 15. O servidor ocupante de cargo em comissão pode ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo em comissão, hipótese em que deve:

    I – acumular as atribuições de ambos os cargos;

    II – optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

    (BLOCO de 250 Questões Inéditas, LC 840/11)

    QUESTÃO 85. O servidor ocupante de cargo em comissão pode ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo em comissão, hipótese em que deve acumular atribuições e, facultativamente, a remuneração de um deles.

    Justificativa. Art. 15. O servidor ocupante de cargo em comissão pode ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo em comissão, hipótese em que deve:

    I – acumular as atribuições de ambos os cargos;

    II – optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade. Errada.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Errado

    No período do exercício dos dois cargos, o servidor deverá optar pela remuneração de um deles.

  • Gab.: Errado!

    O erro da questão está ao afirmar que haverá acúmulo remuneratório, pois conforme a lei 840/2011, em seu artigo 15, inciso II - afirma que o servidor deverá optar pela remuneração de apenas um deles...

  • GABARITO: ERRADO

    Outra para ajudar:

    Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: FUB

    O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial pode ser nomeado para exercer, interinamente, outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do cargo que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.(C)

  • Lei 8.112/90

     Art. 9  A nomeação far-se-á:

           I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

           II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.

           Parágrafo único.  O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.   

  • ART. 9 DA LEI 8112-90: Parágrafo único.  O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.   

  • GAB. ERRADO

    8112 Art. 9

    Parágrafo único.  O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade. 

  • O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial pode ser nomeado para exercer, interinamente, outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do cargo que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

  • Gab: ERRADO

    • A questão está errada porque o servidor DEVERÁ OPTAR pela remuneração e NÃO ACUMULÁ-LA como cita a questão. Nesse sentido, gabarito errado!

    FONTE: Art. 15 da Lei840/11.

    ------

    OBS: Vendo meus resumos. Acesse: Linktr.ee/soresumo e baixe sua amostra!

  • A presente questão está relacionada com acumulação de cargos públicos.

     

    Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do artigo 9° da Lei n. 8.112/90, confira-se:

     

    “Art. 9  A nomeação far-se-á:

    I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

    II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.

    Parágrafo único.  O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.”   

     

    Do exposto, está incorreta a presente assertiva, pois, o servidor público que acumule dois cargos em comissão - um deles interinamente -, deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

     




    Gabarito da banca e do professor: ERRADO


ID
5410915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, julgue o item a seguir.


Servidor público que acumular ilegalmente cargos públicos, mesmo que de boa-fé, estará sujeito à sanção de demissão.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA. ERRADO. A sanção de demissão é prevista para servidor público que tenha agido com má-fé comprovada. Em caso de boa-fé, a sanção cabível é a exoneração.

    LC 840/11. Art. 48. Verificada, a qualquer tempo, a acumulação ilegal de cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, o servidor deve ser notificado para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência da notificação.

    (...) § 6 Caracterizada no processo disciplinar a o acumulação ilegal, a administração pública deve observar o seguinte:

    I – reconhecida a boa-fé, exonerar o servidor do cargo vinculado ao órgão, autarquia ou fundação onde o processo foi instaurado;

    II – provada a má-fé, aplicar a sanção de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos ou empregos em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação devem ser comunicados.

    ————————————————————————————————————————————————————

    (BLOCO de 250 Questões Inéditas, LC 840/11)

    Questão 246. Abandono de cargo, inassiduidade habitual e acumulação ilegal de cargos são infrações graves do grupo I.

    Justificativa. Art. 193. São infrações graves do grupo I:

    I – incorrer na hipótese de:

    a) abandono de cargo;

    b) inassiduidade habitual;

    II – acumular ilegalmente cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, salvo se for feita a opção na forma desta Lei Complementar. Correta.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Gabarito Errado

    É parecido com a famosa lei 8.112/90

    Lei 8.112/90

    Acumulação ilegal de cargo ~> Notificado para fazer a opção em 10 dias

                                        

    *Fica omisso ~> Configura Má-fé ~> Demitido de todos os cargos

    *Faz a opção ~> Configura Boa-Fé ~> Exonerado automaticamente do outro

    Bons Estudos!

    ''Confie no senhor de todo o seu coração.'' Provérbios 3:5

  • GABARITO: ERRADO

    Na hipótese de acumulação de cargos, se consignada a efetiva prestação de serviço público, o valor irrisório da contraprestação paga ao profissional e a boa-fé do contratado, há de se afastar a violação do art. 11 da Lei n. 8.429/1992. Isso se dá sobretudo quando as premissas fáticas do acórdão recorrido evidenciam a ocorrência de simples irregularidade e inexistência de desvio ético ou inabilitação moral para o exercício do múnus público.

    (Precedente: REsp 996.791/PR, Rel. Min. Herman Benjamin, Segunda Turma, julgado em 8.6.2010, DJe 27.4.2011.)

  • L 8112/90 - Art. 133. Detectada a qualquer tempo a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, a autoridade a que se refere o art. 143 notificará o servidor, por intermédio de sua chefia imediata, para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência e, na hipótese de omissão, adotará procedimento sumário para a sua apuração e regularização imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolverá nas seguintes fases:

    I - instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão, a ser composta por dois servidores estáveis, e simultaneamente indicar a autoria e a materialidade da transgressão objeto da apuração;

    II - instrução sumária, que compreende indiciação, defesa e relatório;

    III - julgamento.  

    § 6  Caracterizada a acumulação ilegal e provada a má-fé, aplicar-se-á a pena de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos, empregos ou funções públicas em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação serão comunicados.

    LC 840/11. Art. 48. Verificada, a qualquer tempo, a acumulação ilegal de cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, o servidor deve ser notificado para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência da notificação.

    § 6º Caracterizada no processo disciplinar a acumulação ilegal, a administração pública deve observar o seguinte:

    I – reconhecida a boa-fé, exonerar o servidor do cargo vinculado ao órgão, autarquia ou fundação onde o processo foi instaurado;

    II – provada a má-fé, aplicar a sanção de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos ou empregos em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação devem ser comunicados.

    Sou novato nessa brincadeira e não entendo muito de direito, mas fico meio pistola do PORQUE esse inciso II não foi incluído no CARA*** da 8112. Fica aqui a minha indignação e dúvida também, se alguém souber, me ilumine por favor!

  • A sanção de demissão é prevista para servidor público que tenha agido com má-fé comprovada. Em caso de boa-fé, a sanção cabível é a exoneração.

    LC 840/11. Art. 48. Verificada, a qualquer tempo, a acumulação ilegal de cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, o servidor deve ser notificado para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência da notificação.

    (...) § 6 Caracterizada no processo disciplinar a o acumulação ilegal, a administração pública deve observar o seguinte:

    I – reconhecida a boa-féexonerar o servidor do cargo vinculado ao órgão, autarquia ou fundação onde o processo foi instaurado;

    II – provada a má-féaplicar a sanção de demissãodestituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos ou empregos em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação devem ser comunicados.

  • o cara é notificado

    se ele escolher o cargo, configura BOA FÉ---EXONERADO APENAS DE UM

    se ele se omitir, fingir que nada esta acontecendo-- DEMITIDO DOS DOIS CARGO. LASCA PARA ELE

  • Gabarito: Errado.

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO  --> DEMISSÃO/DESTITUIÇÃO/CASSAÇÃO - MÁ-FÉ

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO --> EXONERAÇÃO - BOA-FÉ

  • Até hoje tentando entender o motivo de ter discussões em órgãos importantes sobre isso , não consigo imaginar uma pessoa que passa em dois concursos não saber disso ou o próprio processo seletivo do segundo concurso que ela vai tomar posse não identificar

  • COPIADO DA COLEGA ABAIXO

    PARA FINS DE REVISÃO

    Gabarito: Errado.

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO  --> DEMISSÃO/DESTITUIÇÃO/CASSAÇÃO - MÁ-FÉ

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO --> EXONERAÇÃO - BOA-FÉ

    Gostei

    (34)

    Respostas

    (1)

    Reportar abuso

  • COPIADO DA COLEGA ABAIXO

    PARA FINS DE REVISÃO

    Gabarito: Errado.

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO  --> DEMISSÃO/DESTITUIÇÃO/CASSAÇÃO - MÁ-FÉ

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO --> EXONERAÇÃO - BOA-FÉ

  • Boa-fé é exonerado

  • A presente questão está relacionada com acumulação de cargos públicos.

     

    Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, confira-se:

     

    “Art. 48 da LC 840/11. Verificada, a qualquer tempo, a acumulação ilegal de cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, o servidor deve ser notificado para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência da notificação.

    § 1º Em decorrência da opção, o servidor deve ser exonerado do cargo, emprego ou função por que não mais tenha interesse.

    § 2º Com a opção pela renúncia aos proventos de aposentadoria, o seu pagamento cessa imediatamente.

    § 3º Se o servidor não fizer a opção no prazo deste artigo, o setor de pessoal da repartição deve solicitar à autoridade competente a instauração de processo disciplinar para apuração e regularização imediata.

    § 4º Instaurado o processo disciplinar, se o servidor, até o último dia de prazo para defesa escrita, fizer a opção de que trata este artigo, o processo deve ser arquivado, sem julgamento do mérito.

    § 5º O disposto no § 4º não se aplica se houver declaração falsa feita pelo servidor sobre acumulação de cargos.

    § 6 Caracterizada no processo disciplinar a o acumulação ilegal, a administração pública deve observar o seguinte:

    I – reconhecida a boa-fé, exonerar o servidor do cargo vinculado ao órgão, autarquia ou fundação onde o processo foi instaurado;

    II – provada a má-fé, aplicar a sanção de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos ou empregos em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação devem ser comunicados."

     

    Logo, a sanção de demissão é prevista para servidor público que tenha agido com má-fé comprovada. Já no caso de boa-fé, a sanção cabível é a exoneração.

     







    Gabarito da banca e do professor: ERRADO

     
  • PAD Sumário:

    Art. 133.  Detectada a qualquer tempo a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, a autoridade a que se refere o art. 143 notificará o servidor, por intermédio de sua chefia imediata, para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência e, na hipótese de omissão, adotará procedimento sumário para a sua apuração e regularização imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolverá nas seguintes fases: 

    I - instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão, a ser composta por dois servidores estáveis, e simultaneamente indicar a autoria e a materialidade da transgressão objeto da apuração                 

    II - instrução sumária, que compreende indiciação, defesa e relatório;                

    III - julgamento.  

    § 2   A comissão lavrará, até três dias após a publicação do ato que a constituiu, termo de indiciação em que serão transcritas as informações de que trata o parágrafo anterior, bem como promoverá a citação pessoal do servidor indiciado, ou por intermédio de sua chefia imediata, para, no prazo de cinco dias, apresentar defesa escrita, assegurando-se-lhe vista do processo na repartição, observado o disposto nos arts. 163 e 164.   

    § 5   A opção pelo servidor até o último dia de prazo para defesa configurará sua boa-fé, hipótese em que se converterá automaticamente em pedido de exoneração do outro cargo.

    § 6   Caracterizada a acumulação ilegal e provada a má-fé, aplicar-se-á a pena de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos, empregos ou funções públicas em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação serão comunicados.     

    Ou seja, o servidor possui 2(duas) oportunidades para fazer a "opção" por 1 dos cargos. Inicialmente 10 (dez) dias e depois até o último dia do prazo da defesa (5 dias).

  • GAB. ERRADO

    Acumulação ilegal de cargo ~> Notificado para fazer a opção em 10 dias.

                                        

    *Fica omisso ~> Configura Má-fé ~> Demitido de todos os cargos

    *Faz a opção ~> Configura Boa-Fé ~> Exonerado automaticamente do outro

  • A questão não fala sobre opção de escolha ou prazo

  • Art. 48 da LC 840/11. Verificada, a qualquer tempo, a acumulação ilegal de cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, o servidor deve ser notificado para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência da notificação.

    § 1º Em decorrência da opção, o servidor deve ser exonerado do cargo, emprego ou função por que não mais tenha interesse.

    § 2º Com a opção pela renúncia aos proventos de aposentadoria, o seu pagamento cessa imediatamente.

    § 3º Se o servidor não fizer a opção no prazo deste artigo, o setor de pessoal da repartição deve solicitar à autoridade competente a instauração de processo disciplinar para apuração e regularização imediata.

    § 4º Instaurado o processo disciplinar, se o servidor, até o último dia de prazo para defesa escrita, fizer a opção de que trata este artigo, o processo deve ser arquivado, sem julgamento do mérito.

    § 5º O disposto no § 4º não se aplica se houver declaração falsa feita pelo servidor sobre acumulação de cargos.

    § 6 Caracterizada no processo disciplinar a o acumulação ilegal, a administração pública deve observar o seguinte:

    I – reconhecida a boa-fé, exonerar o servidor do cargo vinculado ao órgão, autarquia ou fundação onde o processo foi instaurado;

    II – provada a má-fé, aplicar a sanção de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos ou empregos em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação devem ser comunicados.


ID
5410918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, julgue o item a seguir.


Servidor público ocupante de cargo efetivo faz jus a três meses de licença-servidor a cada cinco anos de efetivo serviço; porém, se o servidor faltar por mais de trinta dias durante o período aquisitivo, sem apresentar justificativa, a contagem do prazo para aquisição é interrompida, retardando-se a concessão do benefício na proporção de um dia para cada falta que exceder a esse período.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Errada. Art. 139. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor ocupante de cargo efetivo faz jus a 3 meses de licença-servidor, sem prejuízo de sua remuneração, inclusive da retribuição do cargo em comissão, função de confiança ou função gratificada escolar (FGE) que eventualmente exerça.

    Art. 140. [...] Parágrafo único. As faltas injustificadas ao serviço retardam a concessão da licença prevista neste artigo, na proporção de um mês para cada falta.

    ————————————————————————————————————————————————————

    (250 Questões Inéditas, LC 840/11)

    Questão 117. Após a cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor ocupante de cargo efetivo faz jus a três meses de licença servidor, sem prejuízo de sua remuneração, podendo convertê-la em pecúnia.

    Justificativa. Art. 139. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor ocupante de cargo efetivo faz jus a 3 meses de licença-servidor, sem prejuízo de sua remuneração, inclusive da retribuição do cargo em comissão, função de confiança ou função gratificada escolar - FGE que eventualmente exerça.

    § 1º Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis, sendo vedada sua conversão em pecúnia, ressalvados os direitos adquiridos e as hipóteses do art. 142. Errada. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. A contagem do prazo é interrompida na proporção de um mês para cada falta injustificada que o servidor tiver durante o período aquisitivo. Lei Complementar distrital n.º 840/2011: “Art. 139. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor ocupante de cargo efetivo faz jus a 3 meses de licença-servidor, sem prejuízo de sua remuneração, inclusive da retribuição do cargo em comissão, função de confiança ou função gratificada escolar (FGE) que eventualmente exerça. Art. 140. A contagem do prazo para aquisição da licença-servidor é interrompida quando o servidor, durante o período aquisitivo: I – sofrer sanção disciplinar de suspensão; II – licenciar-se ou afastar-se do cargo sem remuneração. Parágrafo único. As faltas injustificadas ao serviço retardam a concessão da licença prevista neste artigo, na proporção de um mês para cada falta.”

  • Art. 139. Após cada quinquênio (5 anos) de efetivo exercício, o servidor ocupante de cargo efetivo faz jus a 3 meses de licença-servidor, sem prejuízo de sua remuneração, inclusive da retribuição do cargo em comissão, função de confiança ou função gratificada escolar - FGE que eventualmente exerça.

    Art. 140. A contagem do prazo para aquisição da licença-servidor é interrompida quando o servidor, durante o período aquisitivo:

    I – sofrer sanção disciplinar de suspensão;

    II – licenciar-se ou afastar-se do cargo sem remuneração.

    Parágrafo único. As faltas injustificadas ao serviço retardam a concessão da licença prevista neste artigo, na proporção de 1 mês para cada falta.

  • A CADA QUINQUÊNIO O SERVIDOR FAZ JUS A 3 MESES; A LEI NÃO FALA QUE SE ELE FALTAR POR MAIS DE 30, 40...OU SEI LÁ QUANTOS DIAS, SO FALA QUE " AS FALTAS INJUSTIFICADAS AO SERVIÇO RETARDAM A CONCESSÃO DA LICENÇA, NA PROPORÇÃO DE 1 MÊS PARA CADA FALTA. A QUESTÃO TENTOU LEVAR O CANDIDATO AO ERRO AO DIZER QUE RETARDAM EM UM DIA PRA CADA FALTA INJUSTIFICADA. QUEM DERA!

  • Gab: ERRADO

    • A questão está errada porque as faltas INJUSTIFICADAS retardam a concessão na proporção de 1 mês por cada falta e não se ele(a) faltar +30 dias e já ser interrompida. Além disso, a contagem do prazo para adquirir a licença só é INTERROMPIDO quando o servidor sofrer SANÇÃO disciplinar, tirar licença ou se afastar do cargo SEM remuneração. Aí sim há interrupção, no outro caso há apenas o retardamento!

    FONTE: Art. 140 da Lei 840/11.

    ------

    OBS: Vendo meus resumos, interessamos, acessem: Linktr.ee/soresumo e baixem suas amostras!

  • NA PROPORÇÃO DE UM MES PARA CADA FALTA...


ID
5410921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, julgue o item a seguir.

Servidor público cujo local de trabalho habitual seja insalubre e lhe gere risco de vida faz jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade, porém deve optar por apenas um deles, já que são benefícios inacumuláveis.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    LC 840/11. Art. 79. O servidor que trabalha com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida faz jus a um adicional de insalubridade ou de periculosidade.

    § 1 O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e o de periculosidade tem de optar por um deles.”

    ————————————————————————————————————————————————————

    (Bloco de 250 Questões Inéditas, LC 840/11)

    QUESTÃO 178. O adicional de insalubridade deve ser concedido nos percentuais de cinco, dez ou vinte por cento, a depender do grau de insalubridade.

    Justificativa. Art. 83. O adicional de insalubridade ou de periculosidade é devido nos termos das normas legais e regulamentares pertinentes aos trabalhadores em geral, observados os percentuais seguintes, incidentes sobre o vencimento básico:

    I – cinco, dez, ou vinte por cento, no caso de insalubridade nos graus mínimo, médio ou máximo, respectivamente. Correta.

    QUESTÃO 177. O adicional de periculosidade da carreira de Execução Penal é de 10%, o qual é devido nos termos das normas legais e regulamentares pertentes aos trabalhadores em geral.       

    Justificativa. Art. 83. O adicional de insalubridade ou de periculosidade é devido nos termos das normas legais e regulamentares pertinentes aos trabalhadores em geral, observados os percentuais seguintes, incidentes sobre o vencimento básico:

    II - 10%, no caso de periculosidade, salvo no caso da carreira de Execução Penal, disciplinada pela Lei nº 3.669, de 13 de setembro de 2005, que é de 20%. Errada. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Gabarito Certo

    Insalubridade - substâncias tóxicas ou radioativas;

    Periculosidade - risco de vida;

    Penosidade - zona de fronteira ou em locais justifiquem.

    *O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.

    PENOSA+ PERICULOSIDADE. 

    PENOSA + INSALUBRIDADE. ¶

    P̶E̶R̶I̶C̶U̶L̶O̶S̶I̶D̶A̶D̶E̶ ̶+̶ ̶I̶N̶S̶A̶L̶U̶B̶R̶I̶D̶A̶D̶E̶.      NÃO

    Bons Estudos!

    “Quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem”. Salmos 138:3

  • Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.

  • Gab: CERTO

    É o que diz o Art. 79, §1° da Lei 840/11: O servidor que fizer jus aos adicionais de Insalubridade e de periculosidade tem de optar POR UM deles.

    1. Além disso, quando cessarem os riscos de insalubridade e periculosidade, cessará também o direito ao adicional.

    • Insalubridade: exposição a agentes físicos, químicos ou biológicos capazes de causar danos à saúde.
    •  Periculosidade: risco de  morte..

    ----------------

    Acesse: Linktr.ee/soresumo


ID
5410924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base na Lei Orgânica do Distrito Federal e no Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo, julgue o item seguinte.


A criação de região administrativa por lei aprovada pela maioria absoluta dos deputados distritais dispensa a aprovação de nova lei para criação de conselho tutelar dessa mesma região.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA: CERTO. A criação de região administrativa por lei aprovada pela maioria absoluta dos deputados distritais cria automaticamente o conselho tutelar para a respectiva região. Lei Orgânica do Distrito Federal: “Art. 13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais.

    Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa, fica criado, automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região. (Parágrafo acrescido pela Emenda à Lei Orgânica n.º 83, de 2014)”

    (Bloco de 250 Questões Inéditas, LODF)

    —————————————————————————————————————————————————————

    63. Os Conselhos de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizatórias, serão criados automaticamente, quando da instituição de novas regiões administrativas.

    Justificativa. Art. 13. [...] Parágrafo único. Com a criação de nova região administrativa, fica criado, automaticamente, conselho tutelar para a respectiva região. Errada.

    64. Cada Região Administrativa terá um conselho tutelar, com funções consultivas e fiscalizatórias.

    Justificativa. Art. 12. Cada Região Administrativa do Distrito Federal terá um Conselho de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei. Parágrafo único. Com a criação de nova região administrativa, fica criado, automaticamente, conselho tutelar para a respectiva região. Errada.

    66. Os Conselhos de Representantes Comunitários possuem funções consultivas e fiscalizatórias.

    Justificativa. Art. 12. Cada Região Administrativa do Distrito Federal terá um Conselho de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei. Correta.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Art.13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais. Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa,fica criado automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região. Parágrafo acrescido pela Emenda a Lei Orgânica n° 83, de 2014

  • CI FUDE (Criação; Incorporação; FUsão; Desmembramento e Extinção) SEMPRE LEI maioria absoluta Deputados Distritais.

    Art. 13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais.

    (CESPE 2019) No DF, a criação de uma região administrativa se dá mediante decreto do governador, enquanto a extinção de região administrativa deverá ser estabelecida por lei aprovada pela maioria absoluta dos deputados distritais. (ERRADO)

    Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa, fica criado, automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região

    (CESPE 2017) No caso de criação de região administrativa, a criação do respectivo conselho tutelar dependerá de edição de lei distrital. (ERRADO)

    (CESPE 2013) A criação ou extinção de regiões administrativas no DF somente ocorre por lei aprovada pela maioria absoluta dos deputados distritais, devendo cada região ter um conselho de representantes com funções tanto consultivas, quanto fiscalizadoras, na forma da lei. (CERTO)

    Funções do conselho de representantes

    • Consultivas
    • Fiscalizadoras

    (CESPE 2021) Os conselhos de representantes comunitários das Regiões Administrativas do Distrito Federal exercerão funções consultivas, deliberativas e fiscalizadoras, na forma do decreto do governador que os criar e os regulamentar. (ERRADO)

    (CESPE 2017) Os conselhos de representantes comunitários das regiões administrativas do DF têm funções consultivas, fiscalizadoras e normativas. (ERRADO)

  • CERTO

    A criação de Conselho tutelar é automática.

    (Art. 13, § único - LODF)

  • Com a criação de nova região administrativa, fica criado, automaticamente, um conselho tutelar para a respectiva região.

    CERTO

  • CERTO.

    Art. 13 A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais.

    Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa, fica criado, automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região. (Parágrafo acrescido pela Emenda à Lei Orgânica nº 83, de 2014.)

    MAIS DE UM CONSELHO TUTELAR - PRECISA DE PROJETO DE LEI

  • Criação e extinção de RA --> somente por Lei --> aprovada por maioria absoluta dos Dep. Distritais.

    • Ao criar uma RA automaticamente é criado o Conselho Tutelar.
  • Minha contribuição.

    LODF

    DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DO DISTRITO FEDERAL

    Art. 10. O Distrito Federal organiza-se em Regiões Administrativas, com vistas à descentralização administrativaà utilização racional de recursos para o desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida.

    § 1° A lei disporá sobre a participação popular no processo de escolha do Administrador Regional.

    § 2° A remuneração dos Administradores Regionais não poderá ser superior à fixada para os Secretários de Estado do Distrito Federal. (Parágrafo com a redação da Emenda à Lei Orgânica n° 44, de 2005.)

    § 3° A proibição de que trata o art. 19, § 8°, aplica-se à nomeação de Administrador Regional. (Parágrafo acrescido pela Emenda à Lei Orgânica n° 60, de 2011.)

    Art. 11. As Administrações Regionais integram a estrutura administrativa do Distrito Federal.

    Art. 12. Cada Região Administrativa do Distrito Federal terá um Conselho de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei.

    Art. 13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais.

    Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa, fica criado, automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região. (Parágrafo acrescido pela Emenda à Lei Orgânica n° 83, de 2014.)

    Abraço!!!


ID
5410927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base na Lei Orgânica do Distrito Federal e no Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo, julgue o item seguinte.

Secretário executivo de secretaria de estado do Distrito Federal pode exercer, de forma não remunerada, encargo de mandatário, desde que isso não implique a prática de atos empresariais.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: CERTO. O exercício não remunerado de secretário executivo de encargo de mandatário pode ocorrer, desde que não implique a prática de atos empresariais.

    Decreto n.º 37.297/2016:

    “ANEXO I Art. 1º Fica instituído o Código de Conduta da Alta Administração Pública Direta e Indireta do Distrito Federal, cujas normas aplicam-se às seguintes autoridades: I – Secretários de Estado, Secretários de Estado Adjuntos, Secretários Executivos e Subsecretários, bem como cargos de natureza equivalente;

    (...)

    Art. 17. É permitido à autoridade pública o exercício não remunerado de encargo de mandatário, desde que não implique a prática de atos empresariais ou outros incompatíveis com o exercício do seu cargo ou função.”.


ID
5410930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base na Lei Orgânica do Distrito Federal e no Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo, julgue o item seguinte.


Servidor público da Procuradoria-Geral do Distrito Federal que, no exercício da sua função, deixar de tratar com urbanidade e cordialidade cidadão que procurar o órgão para apresentar requerimento administrativo estará sujeito a responder pela sua conduta perante a comissão de ética do órgão, que poderá aplicar-lhe a penalidade de censura ética ou suspensão do cargo.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. A penalidade prevista no Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo é de censura ética, não estando prevista a suspensão do cargo público. Decreto n.º 37.297/2016: “ANEXO II (...) Art. 6º É dever do servidor ou empregado público: I – agir com cordialidade, urbanidade, disponibilidade e atenção com todos os usuários do serviço público; (...) Art. 12. A violação aos dispositivos estabelecidos no presente Código enseja ao servidor ou empregado público infrator a aplicação de censura ética.”

  • Como o servidor está no exercício da função, a penalidade seria CENSURA ÉTICA , estando a questão ERRADA, independente das outras alegações .


ID
5410933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base no disposto no Decreto distrital n.º 36.756/2015 que dispõe sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), julgue o item a seguir.

A fim de evitar o vazamento de informações sigilosas, o SEI contempla, entre os seus objetivos, o de limitar o acesso à informação.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA: ERRADO. O inciso IV do art. 2.º do Decreto distrital n.º 36.756/2015 apresenta como um dos objetivos do SEI a facilitação do acesso à informação.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Art. 2º São objetivos do SEI:

    I – aumentar a produtividade e a celeridade na tramitação de documentos e processos;

    II – aprimorar a segurança e a confiabilidade dos dados e das informações;

    III – criar condições mais adequadas para a produção e utilização de informações;

    IV – facilitar o acesso às informações; e

    V – reduzir o uso de papel, os custos operacionais e de armazenamento da documentação.


ID
5410936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base no disposto no Decreto distrital n.º 36.756/2015 que dispõe sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), julgue o item a seguir.

O órgão gestor do SEI é a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, a quem cabe garantir recursos de tecnologia da informação, equipe técnica especializada, recursos materiais e estrutura de gestão para a manutenção e a sustentação do sistema.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C (desatualizada)

    Art. 3º-A. Integram a estrutura de gestão do SEI-GDF: 

    I - Órgão Gestor: Secretaria de Estado de Economia (SEEC), por meio da(alterado(a) pelo(a) Decreto 40803 de 21/05/2020)

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!


ID
5410939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base no disposto no Decreto distrital n.º 36.756/2015 que dispõe sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), julgue o item a seguir.

O SEI é o sistema oficial de gestão de documentos e processos administrativos eletrônicos e digitais no âmbito dos órgãos e das entidades do Distrito Federal, sendo vedada qualquer iniciativa de implantação de sistema semelhante e com o mesmo propósito.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Art. 1º Fica estabelecido o Sistema Eletrônico de Informações - SEI-GDF como sistema oficial de gestão de documentos e processos administrativos eletrônicos e digitais, no âmbito dos órgãos e das entidades do Distrito Federal

    § 1º Ficam vedadas iniciativas para implantar sistema semelhante e com o mesmo propósito.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  •  Decreto distrital n.º 36.756/2015

    Art. 1º Fica estabelecido o Sistema Eletrônico de Informações - SEI-GDF como sistema oficial de gestão de documentos e processos administrativos eletrônicos e digitais, no âmbito dos órgãos e das entidades do Distrito Federal. 

    § 1º Ficam vedadas iniciativas para implantar sistema semelhante e com o mesmo propósito.


ID
5410942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação das Procuradorias Gerais dos Estados - PGE's
Assuntos

À luz da Lei Complementar n.º 395/2001 que trata da organização da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, julgue o item subsequente.


A lei prevê que a Procuradoria-Geral do Distrito Federal seja chefiada pelo procurador-geral, que é escolhido pelo governador do Distrito Federal, dentre os procuradores do Distrito Federal em atividade, devendo ser aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    (BLOCO de 250 questões inéditas, LC 395/01)

    Questão 93. O Procurador-Geral será escolhido dentre os Procuradores do Distrito Federal em atividade, competindo, privativamente, à Câmera Legislativa do Distrito Federal, aprovar previamente a indicação do Procurador-Geral do Distrito Federal do Governador do Distrito Federal.

    Justificativa. LODF. Art. 60. Compete, privativamente, à Câmara Legislativa do Distrito Federal:

    XX - aprovar previamente a indicação ou destituição do Procurador-Geral do Distrito Federal;

    Art. 100. Compete privativamente ao Governador do Distrito Federal:

    XIII - nomear e destituir o Procurador-Geral do Distrito Federal, na forma da lei;

    Art. 5 [...] § 2º O Procurador-Geral será escolhido dentre os Procuradores do Distrito Federal em atividade, observado o disposto nos arts. 60, inciso XX, e 100, inciso XIII, da Lei Orgânica do Distrito Federal. Correta. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!


ID
5410945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação das Procuradorias Gerais dos Estados - PGE's
Assuntos

À luz da Lei Complementar n.º 395/2001 que trata da organização da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, julgue o item subsequente.


O procurador-corregedor será eleito em escrutínio secreto dentre os membros da carreira de procurador do Distrito Federal e nomeado pelo governador do Distrito Federal para mandato de dois anos, permitida a recondução por um único período.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA: ERRADO. Consoante dispõe o art. 8.º da Lei Complementar n. º 395 /2001, o procurador-corregedor será nomeado pelo governador do Distrito Federal, por indicação do procurador-geral do Distrito Federal.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • O procurador-corregedor será eleito em escrutínio secreto dentre os membros da carreira de procurador do Distrito Federal e nomeado pelo governador do Distrito Federal para mandato de dois anos, permitida a recondução por um único período.

    JUSTIFICATIVA: ERRADO. Consoante dispõe o art. 8.º d a L e i C o m p l e m e n t a r n . º 3 9 5 / 2 0 0 1 , o procurador-corregedor será nomeado pelo governador do Distrito Federal, por indicação do procurador-geral do Distrito Federal.

  • Lei complementar 395/2001:

    Art. 10. O Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Distrito Federal compõe-se do Procurador-Geral, que o preside, e: 

     

    I - de 5 membros titulares e 5 suplentes escolhidos pelo Procurador-Geral dentre os ocupantes de cargos em comissão ou de natureza especial privativos de membros da carreira de Procurador do Distrito Federal e de Procurador de que trata a Lei Complementar nº 914, de 2 de setembro de 2016, para mandato de 2 anos, permitida a recondução; 

     

    II - de 5 membros titulares e 5 suplentes eleitos em escrutínio secreto dentre os membros da carreira de Procurador do Distrito Federal e de Procurador de que trata a Lei Complementar nº 914, de 2016, para mandato de 2 anos, permitida 1 reeleição. 


ID
5410948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação das Procuradorias Gerais dos Estados - PGE's
Assuntos

À luz da Lei Complementar n.º 395/2001 que trata da organização da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, julgue o item subsequente.


O Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Distrito Federal é composto pelo procurador-geral, que o preside, e por dez membros titulares e dez suplentes.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Art. 10. O Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Distrito Federal compõe-se do Procurador-Geral, que o preside, e: 

    I - de 5 membros titulares e 5 suplentes escolhidos pelo Procurador-Geral dentre os ocupantes de cargos em comissão ou de natureza especial privativos de membros da carreira de Procurador do Distrito Federal e de Procurador de que trata a Lei Complementar nº 914, de 2 de setembro de 2016, para mandato de 2 anos, permitida a recondução; 

    II - de 5 membros titulares e 5 suplentes eleitos em escrutínio secreto dentre os membros da carreira de Procurador do Distrito Federal e de Procurador de que trata a Lei Complementar nº 914, de 2016, para mandato de 2 anos, permitida 1 reeleição.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!


ID
5410951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação das Procuradorias Gerais dos Estados - PGE's
Assuntos

À luz da Lei Complementar n.º 395/2001 que trata da organização da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, julgue o item subsequente.

O titular da Procuradoria-Geral do Distrito Federal possui as mesmas prerrogativas, direitos e vantagens dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Art. 3º A Procuradoria-Geral do Distrito Federal é equiparada, para todos os efeitos, às secretarias de estado e seu titular tem as prerrogativas, direitos e vantagens de secretário de estado.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!


ID
5443384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Considerando as normas que regulam a segurança da informação e o sistema de gestão de segurança da informação (SGSI), julgue o próximo item.


Ao estabelecer o SGSI, a organização deve selecionar e implementar objetivos de controle para atender aos requisitos identificados durante as etapas de análise e avaliação de riscos e de processo de tratamento de riscos.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA CEBRASPE: CERTO.

    Segundo a NBR ISO/IEC n.º 27001, ao estabelecer o SGSI, objetivos de controle deve ser selecionados e implementados pela organização, para atender aos requisitos identificados pelos responsáveis pelas etapas de análise e avaliação de riscos e de processo de tratamento de riscos.

    FONTE: https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_gabarito/83437/cespe-cebraspe-2021-pg-df-analista-juridico-analista-de-sistema-desenvolvimento-de-sistema-gabarito.pdf?_ga=2.268934641.1676441036.1634834989-804191472.1621542668&_gac=1.148266309.1636415885.Cj0KCQiAsqOMBhDFARIsAFBTN3fprraZgGJbpWTl4j2E5X2D_hkvsouR-BFLacSnDATQFiS2gsajuTQaAq_tEALw_wcB

  • A assertiva em análise refere-se ao item 6.1 da norma 27001, não faria sentido a organização selecionar controles se não fossem realizados os processos de análise e avaliação de riscos e de processo de tratamento de riscos.

    Gab: Certo.

    Foco!


ID
5443387
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Considerando as normas que regulam a segurança da informação e o sistema de gestão de segurança da informação (SGSI), julgue o próximo item.


De acordo com a ISO/IEC 27005, os responsáveis pela estimativa de riscos devem entregar uma lista de riscos na qual constem níveis de valores designados com base nos cenários de incidentes e nas consequências deles para os ativos e o negócio.

Alternativas
Comentários
  • A organização deve definir e aplicar um processo de avaliação de riscos de Sistema de Informação que:

    • estabeleça e mantenha os critérios de aceitação do risco e de desempenho das avaliações dos riscos de SI;

    • assegure que as contínuas avaliações de riscos de SI produzam resultados comparáveis, válidos e consistentes;

    identifique os riscos de SI e seus responsáveis;

    • analise os riscos de SI, avaliando suas consequências potenciais, a probabilidade realística de ocorrência e os níveis de risco;

    avalie os riscos de SI, comparando os resultados da análise dos riscos com os critérios de riscos estabelecidos e priorizando os riscos analisados para o tratamento do risco.

  • JUSTIFICATIVA CEBRASPE: CERTO. Segundo a NBR ISO/IEC n.º 27005, a etapa de estimativa de riscos é realizada logo após a identificação de riscos, quando já estão levantados e identificados, dentro do escopo acordado, os ativos, as ameaças, as vulnerabilidades e suas consequências para os ativos e negócios.

    FONTE: https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_gabarito/83437/cespe-cebraspe-2021-pg-df-analista-juridico-analista-de-sistema-desenvolvimento-de-sistema-gabarito.pdf?_ga=2.38811299.1676441036.1634834989-804191472.1621542668&_gac=1.190217433.1636415885.Cj0KCQiAsqOMBhDFARIsAFBTN3fprraZgGJbpWTl4j2E5X2D_hkvsouR-BFLacSnDATQFiS2gsajuTQaAq_tEALw_wcB

  • Para mim, mero mortal, as ISO's são os assuntos mais chatos no estudos =D


ID
5443390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue o seguinte item, com base no PMBOK, 5.ª edição.


Um escritório de gerenciamento de projetos efetua a ligação entre os portfólios e o balanced scorecard.

Alternativas
Comentários
  • Isso ocorre principalmente no EGP diretivo, uma vez que o EGP é a ligação natural entre portfólios, programas e projetos. Já o BSC é um modelo de gestão estratégica com o objetivo de mensurar o desempenho e o progresso de uma empresa.

    O egp cuida também da estratégia das empresas é natural essa ligação nas organizações por meio dele.

    O examinador trabalhou aqui.

    Gab: Certo.

    Foco!


ID
5443393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue o seguinte item, com base no PMBOK, 5.ª edição.


No processo determinar o orçamento, as técnicas de estimativa análoga e de estimativa paramétrica são utilizadas para se avaliarem os custos de atividades individuais exigidos para a conclusão dos trabalhos do projeto.

Alternativas
Comentários
  • Processo que agrega os custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada.

    As técnicas de estimativas conforme PMBOK 6, aplicáveis ao processo de Estimar os Custos, são as seguintes:

    • Análoga – A estimativa análoga de custos usa valores ou atributos de um projeto anterior semelhantes ao projeto atual. Os valores e os atributos dos projetos podem incluir escopo, custo, orçamento, duração e medidas de escala. A comparação destes valores ou atributos do projeto torna-se a base para estimar o mesmo parâmetro ou medida do projeto atual.
    • Paramétrica – A estimativa paramétrica utiliza um relacionamento estatístico entre dados históricos relevantes e outras variáveis (por exemplo, pontos de função, para desenvolvimento de software) para calcular uma estimativa de custos para o trabalho do projeto. Esta técnica pode produzir altos níveis de exatidão, dependendo da sofisticação e dos dados básicos colocados no modelo. Estimativas paramétricas de custos podem ser aplicadas a um projeto inteiro ou aos seus segmentos, em conjunto com outros métodos de estimativa.
    • Bottom-up – A estimativa bottom-up é um método para estimar um componente do trabalho. O custo de cada pacote de trabalho da EAP ou de atividades é estimado com o maior nível de detalhes especificados. O custo detalhado é então sumarizado ou agregado para níveis mais altos da EAP, para ser utilizado em subsequentes relatórios e rastreamento. O custo e a exatidão da estimativa de custos bottom-up geralmente são influenciados pelo tamanho ou outros atributos de cada atividade ou pacote de trabalho.
    • Três pontos (PERT) – A exatidão da estimativa pontual de custos de uma atividade pode ser aperfeiçoada considerando-se a incerteza e o risco nas estimativas e usando três estimativas para definir uma faixa aproximada do custo de uma atividade:
    • Mais provável (cM). O custo da atividade, baseado num esforço de avaliação realista para o trabalho exigido e quaisquer outros gastos previstos.
    • Otimista (cO). O custo com base na análise do cenário de melhor caso da atividade.
    • Pessimista (cP). O custo com base na análise do cenário de pior caso da atividade.
    • Dependendo dos valores de distribuição assumidos na faixa das três estimativas, o custo esperado, cE, pode ser calculado usando uma fórmula. Duas fórmulas comumente usadas (e cobradas) são as distribuições beta e triangular.
    • Distribuição triangular. cE = (cO + cM + cP) / 3
    • Distribuição beta. cE = (cO + 4cM + cP) / 6

    Fonte Grancursosonline

  • Cruzes

  • Vamos lá.

    De acordo com o guia PMBOK 6 a definição do orçamento são usadas as seguintes ferramentas técnicas:

    • 7.3.2.1 OPINIÃO ESPECIALIZADA
    • 7.3.2.2 AGREGAÇÃO DE CUSTOS
    • 7.3.2.3 ANÁLISE DE DADOS
    • 7.3.2.4 REVISÃO DE INFORMAÇÕES HISTÓRICAS
    • 7.3.2.5 RECONCILIAÇÃO DOS LIMITES DE RECURSOS FINANCEIROS
    • 7.3.2.6 FINANCIAMENTO

    Fonte: Usei a v5 do guia.

    Logo, o descrito na questão em tela faz referência a estimativa de custos, conforme a colega já detalhou.

    Foco!


ID
5443396
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca do gerenciamento de serviços, com base na ITIL v3, julgue o item subsecutivo.


Há um processo específico para gerenciar a continuidade de serviço da TI, o qual possui como objetivo o planejamento da recuperação dos serviços de TI.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Desenho de Serviço

    Processo: Gerenciamento da Continuidade do Serviço de TI


ID
5443399
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca do gerenciamento de serviços, com base na ITIL v3, julgue o item subsecutivo.


A central de serviço da ITIL v3 é um processo que visa ser o ponto principal de contato entre o provedor de serviço e os gerentes de TI.

Alternativas
Comentários
  • Central de Serviços de TI serve como ponto primário de envolvimento entre os usuários e um departamento de TI

  • GABARITO ERRADO

    Central de Serviço: Provê um único ponto de contato para os clientes e usuários para gerenciar a resolução de incidentes e assuntos relacionados ao suporte;

    FONTE: ITIL v3

  • Não é um processo, é uma função da Operação de Serviços

  • Central de Serviço não é um Processo e sim uma Função.

    Fonte: Dominando TI - Gledson Pompeu.

  • Central de Serviço não é um Processo e sim uma Função.

    Fonte: Dominando TI - Gledson Pompeu.


ID
5443402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca do gerenciamento de serviços, com base na ITIL v3, julgue o item subsecutivo.


Há gerenciamento de incidentes na ITIL v3, mas não há processo específico para o gerenciamento de problemas cujo objetivo seja realizar a prevenção proativa da ocorrência de incidentes.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO

    Operação de Serviço: Envolve a descrição de práticas de gerenciamento de serviços em operação. Provê o direcionamento para entregar e suportar serviços, considerando os serviços, os processos de gerenciamento de serviços, a tecnologia e as pessoas.

    Processos:

    • Gerenciamento de eventos;
    • Gerenciamento de incidentes;
    • Execução de requisição;
    • Gerenciamento de acesso;
    • Gerenciamento de problema;

    FONTE: ITIL v3


ID
5443405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca do gerenciamento de serviços, com base na ITIL v3, julgue o item subsecutivo.


Na ITIL v3, os processos são separados em cinco publicações voltadas à execução e ao monitoramento dos serviços de TI: uma para os processos de governança e quatro para os processos de gestão.

Alternativas
Comentários
  • Na ITIL v3, os processos são separados em cinco publicações voltadas à execução e ao monitoramento dos serviços de TI:

    De fato, esta afirmação está correta, a ITIL possui cinco publicações.

    Uma para os processos de governança e quatro para os processos de gestão.

    Errado, não há essa distinção entre as publicações, todas elas possuem orientações sobre as melhores práticas relacionadas aos serviços de TI.

  • Uma para os processos de governança e quatro para os processos de gestão.

    Essa parte está direcionada para o COBIT.


ID
5443408
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considerando o COBIT 5, julgue o item a seguir.


É um framework completo, que se alinha aos padrões ITIL e MPS.BR para definir a estratégia, melhorar os processos e os resultados da área de TI de uma empresa, integrando conteúdos do Val IT e Risk IT.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    Vamos ao item por partes. O COBIT é um modelo único e integrado que cobre a organização de ponta a ponta.

    O COBIT

    Conecta-se e, quando pertinente, alinha-se a outros importantes padrões e modelos do mercado, tais como:

    • Information Technology Infrastructure Library (ITIL®)
    • The Open Group Architecture Framework (TOGAF®)
    • Project Management Body of Knowledge (PMBOK®)
    • PRojects IN Controlled Environments 2 (PRINCE2®)
    • Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO) e
    • International Organization for Standardization (ISO).

    Isto ajudará as Partes Interessadas a entender como os diversos modelos, boas práticas e padrões se inter-relacionam e como elas podem ser usadas em conjunto.

    O COBIT também

    Integra-se a todos os principais modelos e orientações da ISACA, com o foco principal no COBIT, Val IT e Risk IT, mas considerando também o Modelo de Negócios para Segurança da Informação (BMIS), o Modelo de Garantia de TI (ITAF), a publicação intitulada Board Briefing on IT Governance, e o recurso Taking Governance Forward (TGF), de tal forma que o COBIT 5 cubra toda a organização e forneça uma base para integrar estes outros modelos outros modelos, padrões e práticas como um modelo único.

    Vimos com quem o COBIT se alinha e a quem se integra e em momento algum encontramos alinhamento entre COBIT e MPS.BR.


ID
5443411
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considerando o COBIT 5, julgue o item a seguir.


Alinhamento estratégico, escopo da governança, indicadores de desempenho e estrutura organizacional são os componentes formadores de um sistema de governança.

Alternativas
Comentários
    • Governança de TI possui cinco focos principais:
    • Alinhamento Estratégic: busca integrar TI e negócios.
    • Agregação de Valor: busca alcançar benefícios com custos otimizados.
    • Gerenciamento de Recursos: busca otimizar os investimentos em recursos de TI, bem como a utilização desses recursos.
    • Gerenciamento de Riscos: busca incorporar à TI análise e resposta aos riscos, bem como conformidade de processos.
    • Mensuração de Desempenho: busca avaliar e divulgar o desempenho dos aspectos tratados pela TI.

    https://www.devmedia.com.br/governanca-de-tecnologia-da-informacao/13826

  • O Sistema de Governança é formado por:

    • Objetivo;
    • Habilitadores;
    • Escopo;
    • Funções, atividades e relacionamentos.
  • Alinhamento estratégico, escopo da governança, indicadores de desempenho e estrutura organizacional são os componentes formadores de um sistema de governança.

    Faz parte da gestão - MAA - Monitorar, Avaliar e Analisar.


ID
5443414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considerando o COBIT 5, julgue o item a seguir.


Portfólio de produtos e serviços competitivos é um dos objetivos corporativos do framework e está enquadrado na perspectiva financeira do balanced scorecard, ao passo que prestação de serviços de TI, em consonância com os requisitos de negócio, é um dos objetivos de TI e está enquadrado na perspectiva cliente do balanced scorecard.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode comentar?
  • Objetivos Corporativos

    Dimensão Financeira possui os seguintes objetivos:

     

    1. Valor dos investimentos da organização percebidos pelas partes interessadas

    2. Portfólio de produtos e serviços competitivos 

    3. Gestão do risco do negócio (salvaguarda de ativos)

    4. Conformidade com as leis e regulamentos externos 

    5. Transparência financeira

    Objetivos de TI

    Dimensão Cliente possui os seguintes objetivos:

     

    07 Prestação de serviços de TI em consonância com os requisitos de negócio

    08 Uso adequado de aplicativos, informações e soluções tecnológicas

    Portanto, está correto.


ID
5443417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considerando o COBIT 5, julgue o item a seguir.


A abordagem da capacidade de processo no framework pode atingir seis níveis, quais sejam: 0 – processo inexistente; 1 – processo executado; 2 – processo estabelecido; 3 – processo gerenciado; 4 – processo em otimização; e 5 – processo otimizado.

Alternativas
Comentários
  • Nível 0 – Processo Incompleto: o processo não foi implementado ou não atingiu seu objetivo.

    Nível 1 – Processo Executado: o processo está implementado e atinge seu objetivo.

    Nível 2 – Processo Gerenciado: o processo realizado anteriormente descrito é implementado de forma gerenciada (planejado, monitorado e ajustado) e seus produtos de trabalho estão devidamente estabelecidos, controlados e mantidos.

    Nível 3 – Processo Estabelecido: o processo gerenciado anteriormente descrito é implementado usando um processo definido que é capaz de alcançar os seus resultados de processo.

    Nível 4 – Processo Previsível: o processo estabelecido anteriormente descrito opera dentro de limites definidos para alcançar seus resultados de processo.

    Nível 5 – Processo Otimizado: o processo previsível anteriormente descrito é continuamente melhorado para atender aos objetivos corporativos.

  • GABARITO ERRADO

    • Nível 0 - Incompleto
    • Nível 1 - Executado
    • Nível 2 - Gerenciado (ou Controlado)
    • Nível 3 - Estabelecido
    • Nível 4 - Previsível
    • Nível 5 - Otimizado


ID
5443420
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considerando o modelo de MPS.BR, versão 2020, julgue o item a seguir.


O referido modelo permite à organização medir o nível de maturidade atual e definir a qual nível quer chegar, partindo-se do nível 1 (inicial) até o nível 5 (otimizado).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    Vamos recorrer ao modelo MPS.BR em sua versão 2020 para nos responder esse item.

    Os resultados esperados dos processos estão adequados a cada nível de maturidade pretendido, ou seja, nem todos os resultados estão presentes nos níveis iniciais e eles vão evoluindo à medida em que evolui a maturidade da organização. Os resultados são acumulativos, ou seja, os resultados que aparecem no nível G deverão estar presentes, com as mesmas características ou com evoluções, no nível F e acima.

    Na versão 2020 o MPS.BR nos traz 7 níveis de maturidade, iniciando do nível G - Parcialmente Gerenciado - seguindo até o nível A - Em Otimização.

    Os níveis de maturidade variam de 1 a 5 no CMMI.

    Os níveis de maturidade nesse modelo são:

    1. Inicial
    2. Gerenciado
    3. Definido
    4. Gerenciado Quantitativamente
    5. Em Otimização
  • MPS BR

    Nível G - Parcialmente Gerenciado (1.1, 2.1) - Só vai até o 2.1, por esse motivo o "Parcialmente" 

    Nível F - Gerenciado (1.1, 2.1, 2.2)

    Nível E - Parcialmente Definido (1.1, 2.1, 2.2, 3.1, 3.2)

    Nível D - Largamente Definido (1.1, 2.1, 2.2, 3.1, 3.2)

    Nível C - Definido (1.1, 2.1, 2.2, 3.1, 3.2)

    Nivel B - Gerenciado Quantitativamente (1.1, 2.1, 2.2, 3.1, 3.2, 4.1, 4.2

    Nível A - Em Otimização (1.1, 2.1, 2.2, 3.1, 3.2, 4.1, 4.2, 5.1, 5.2


ID
5443423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considerando o modelo de MPS.BR, versão 2020, julgue o item a seguir.


Os resultados esperados dos processos que constam do primeiro nível do modelo também deverão estar presentes, com as mesmas características ou com evoluções, nos níveis subsequentes, ou seja, são cumulativos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    No item acima temos quase um recorte literal da publicação. O trecho completo nos diz o seguinte:

    Os resultados esperados dos processos estão adequados a cada nível de maturidade pretendido, ou seja, nem todos os resultados estão presentes nos níveis iniciais e eles vão evoluindo à medida em que evolui a maturidade da organização. Os resultados são acumulativos, ou seja, os resultados que aparecem no nível G deverão estar presentes, com as mesmas características ou com evoluções, no nível F e acima.


ID
5443426
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considerando o modelo de MPS.BR, versão 2020, julgue o item a seguir.


A capacidade do projeto é a caracterização da habilidade do processo para alcançar os objetivos de negócio atuais e futuros, intrinsicamente ligada ao atendimento aos atributos de processo (AP), associados aos processos de cada nível de maturidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    O MPS.BR 2020, como é bastante conhecido por nós, define aquilo que chamamos de níveis de maturidade, que são uma combinação entre os Processos e a Capacidade de Processos.

    Os processos são divididos em dois conjuntos: Processos de Projeto e Processos Organizacionais.

    A Capacidade de Processo é representado por um conjunto de atributos de processsos e é utilizado para expressar o quão refinado e institucionalizado o processo é executado na organização.

    Por isso,

    A capacidade do processo é a caracterização da habilidade do processo para alcançar os objetivos de negócio atuais e futuros, estando relacionada com o atendimento aos atributos de processo (AP) associados aos processos de cada nível de maturidade.

    A banca deu o item como correto sob a seguinte justificativa:

    JUSTIFICATIVA:CERTO. A capacidade do processo é a caracterização da habilidade do processo para alcançar os objetivos de negócio atuais e futuros, estando relacionada com o atendimento aos atributos de processo (AP) associados aos processos de cada nível de maturidade.

    A justificativa acima é a mesma citação que foi feita por mim. Diante disso, chegamos a conclusão que para o Cebraspe, até que se o prove o contrário, Capacidade de Projeto e Capacidade de Processo é a mesma coisa.

    Pode até parecer preciosismo da minha parte, mas em nenhuma publicação do MPS.BR, seja em versões anteriores ou posteriores, não encontramos nada, repito, não encontramos nada com relação a capacidade de projeto, mas em todas trazem sobre a capacidade do processo.

    É apenas uma palavrinha, mas, ao meu ver, torna o item incorreto. Por esse motivo, a banca deveria proceder a alteração de gabarito para ERRADO.


ID
5443429
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considerando o modelo de MPS.BR, versão 2020, julgue o item a seguir.


Os processos do modelo são divididos em setoriais — gerência de recursos humanos e de configuração — e em organizacionais — gerência organizacional e de validação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    No MPS.BR os processos são dividos em dois conjuntos: Processos de Projeto e Processos Organizacionais.

    Os Processos de Projeto tem o foco no desenvolvimento de um produto novo e também na manutenção e evolução de um produto, são focados em software.

    Os Processos de Projeto são:

    • Gerência de Projetos
    • Gerência de Configuração
    • Engenharia de Requisitos
    • Projeto e Construção do Produto
    • Integração do Produto
    • Verificação Validação

    Os Processos Organizacionais são aqueles utilizados para atingir as expectativas e necessidades das partes interessadas.

    Os Processos Organizacionais são:

    • Gerência de Recursos Humanos
    • Gerência Organizacional
    • Gerência de Processos
    • Medição
    • Aquisição
    • Gerência de Decisões

ID
5443435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a desenvolvimento web em Java.


JSF (JavaServer Faces) é uma tecnologia que oferece a separação entre as camadas de apresentação e de comportamento para aplicativos web. Facelets é uma linguagem de declaração que faz parte da especificação JFS e que permite, com uso de XHTML, a criação de páginas web.

Alternativas
Comentários
  • FCC – 2012 – Para criar as páginas XHTML de uma aplicação JSF é possível utilizar um conjunto de bibliotecas de tags JSF. Algumas dessas bibliotecas são HTML, Core e Facelets

    Facelets é uma parte da especificação JSF e também a tecnologia de apresentação preferida para construir aplicações JSF – substituindo JSP. Ela suporta todos os componentes de UI do JSF e constrói Árvores de Componentes; e Views (utilizando Templates HTML). Um tipo especial de template são os Componentes Compostos, que agem como um componente.


ID
5443438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito de JMS (Java Message Service), JUnit e Spring Framework.


No JMS, o JMSContext combina uma conexão e uma sessão em um único objeto, de maneira que o uso do JMSContext permite criar produtores de mensagens e consumidores de mensagens.

Alternativas

ID
5443441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito de JMS (Java Message Service), JUnit e Spring Framework.


O Spring WebFlux é compatível com Java 8 lambdas e Kotlin e tem a vantagem de permitir a criação de microsserviços com requisitos menos complexos.

Alternativas
Comentários
  • https://www.baeldung.com/kotlin/spring-webflux-kotlin

  • A newer approach in defining the endpoints is by means of lambda expressions that are present in Java since version 1.8. With the help of Kotlin, lambda expressions can be used even with earlier Java versions.


ID
5443444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito de JMS (Java Message Service), JUnit e Spring Framework.


O JUnit 5 é formado por JUnit Platform, JUnit Jupiter e JUnit Vintage; o JUnit Jupiter pode ser utilizado em programas escritos em Kotlin.

Alternativas
Comentários
  • A nova arquitetura projetada é divida em vários módulos que são agrupados em três projetos que compõem o novo framework: JUnit 5 = JUnit Platform + JUnit Jupiter + JUnit Vintage

    • JUnit Plataform contém elementos estruturais para execução de testes. Esta plataforma define uma APIs para que outros frameworks possam ser executados pela plataforma. Uma interface importante neste projeto , que permite a descoberta e execução de testes que utilizam um modelo de programação.

    • JUnit Jupiter define o modelo de programação utilizado para escrita de testes no JUnit 5 e APIs que permitem a extensão de comportamentos, ou seja, é neste projeto que estão definidas as anotações e classes que utilizamos para construir nossos testes, como a anotação @Test e outras. Este projeto contém uma implementação de TestEngine para execução do novo modelo na JUnit Plataform.

    • JUnit Vintage é um projeto que provê uma TestEngine para execução de testes legados (Versões anteriores).

    Kotlin é uma linguagem de programação de código aberto estática, compatível com programação orientada a objetos e funcional.

    Kotlin fornece sintaxe e conceitos semelhantes de outras linguagens, incluindo C#, Java e Scala, entre muitos outros.

    Fonte: https://medium.com/@luksrn/acompanhando-as-novidades-do-junit-5-e0c4e25bcaf5

    Fonte: https://developer.android.com/kotlin/overview?hl=pt


ID
5443450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação a JSon e JDBC, julgue o item que se segue.


O JDBC permite a configuração de um pool de conexões, que consiste em um grupo de conexões reutilizáveis para um banco de dados específico.

Alternativas

ID
5443453
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação a JSon e JDBC, julgue o item que se segue.


O JDBC permite a configuração de um failover de conexões, de modo que a falha de uma conexão URL de uma lista de conexões implica que as demais conexões sejam sequencialmente testadas.

Alternativas

ID
5443456
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca de iText e Java 8, julgue o item a seguir.


O iText permite a criação de arquivos em PDF e a inserção de dados em formulários nesses arquivos, contudo não é possível editar partes de um documento em PDF.

Alternativas
Comentários
  • O software iText ajuda os desenvolvedores criarem novos PDFs e lhes permite fazer alterações em documentos PDF existentes : Adicionando marcadores, números de página e marcas d'água e dividindo ou combinando páginas.. iText é uma ferramenta de desenvolvedor, não aquele com o qual os usuários finais mudam PDFs

    Fonte ptcomputador.com


ID
5443459
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca de iText e Java 8, julgue o item a seguir.


Lambda é uma melhoria incluída na versão 8 do Java e difere da expressão equivalente da versão 7 por ser mais rápida e por ter, obrigatoriamente, declaração e tipo de retorno.

Alternativas
Comentários
  • Uma função lambda é uma FUNÇÃO SEM DECLARAÇÃO, isto é, não é necessário colocar um nome, um tipo de retorno e o modificador de acesso.

    A ideia é que o método seja declarado no mesmo lugar em que será usado.

    As funções lambda em Java tem a sintaxe definida como (argumento) -> (corpo)

    Uma função lambda pode ter nenhum ou vários parâmetros e seus tipos podem ser colocados ou podem ser omitidos, dessa forma, eles são inferidos pelo Java.

    Questão ERRADA

  • ow coisa chata Amanda.

ID
5443462
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A respeito de Drupal e de programação .Net/C#, julgue o item subsecutivo.


O Drupal é um framework que usa a arquitetura MVC para o desenvolvimento de aplicativos web em PHP 7; o ambiente Drupal inclui componentes, validação e filtragem de entrada, paginação e navegação.

Alternativas
Comentários
  • Drupal é um sistema de gerenciamento de conteúdo escrito em PHP
  • Drupal é um framework modular e um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) escrito em PHP. 

    Instala o Drupal num ambiente Web e entrega paras os usuários que possam publicar conteúdo. Muito usando por jornalistas.


ID
5443468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca da arquitetura orientada a serviço e de web services, julgue o item a seguir.


A principal característica de um web service é integrar sistemas heterogêneos.

Alternativas

ID
5443471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca da arquitetura orientada a serviço e de web services, julgue o item a seguir.


Em uma arquitetura de três camadas lógicas, a primeira camada é a de apresentação, que interage diretamente com o cliente.

Alternativas
Comentários
  • Certo!

    Camada de Apresentação (Interface do Usuário)

    Regras do negócio

    Acesso a Dados

  • Camada de apresentação

    É a chamada GUI (Graphical User Interface), ou simplesmente interface. Esta camada interage diretamente com o usuário, é através dela que são feitas as requisições como consultas, por exemplo.

    Camada de negócio

    Também chamada de lógica empresarial, regras de negócio ou funcionalidade. É nela que ficam as funções e regras de todo o negócio. Não existe uma interface para o usuário e seus dados são voláteis, ou seja, para que algum dado seja mantido deve ser utilizada a camada de dados.

    Camada de Dados

    É composta pelo repositório das informações e as classes que as manipulam. Esta camada recebe as requisições da camada de negócios e seus métodos executam essas requisições em um banco de dados. Uma alteração no banco de dados alteraria apenas as classes da camada de dados, mas o restante da arquitetura não seria afetado por essa alteração.

    fonte: wiki


ID
5443474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca da arquitetura orientada a serviço e de web services, julgue o item a seguir.


Em uma arquitetura orientada a serviço básica, o bloco registro de serviço é responsável pela criação e publicação do WSDL.

Alternativas
Comentários
  • O responsável por isso é o provedor do serviço

  • Registro de serviço → catálogo onde fornece os serviços publicados, onde encontrar, como contratar, políticas, etc.

    Criar o WSDL quem faz é o provedor do serviços.

  • WSDL é a tecnologia que padroniza a descrição da interface de um Web Service.

    Em uma arquitetura básica do SOA existem 3 componentes:

    1 - Provedor de Serviços - responsável por CRIAR e PUBLICAR as interfaces no registro de serviços ou broker

    2 - Cliente ou Solicitador de Serviços - responsável por CONSULTAR as interfaces que foram disponibilizados no registro de serviços

    3- Registro ou Broker de Serviço - responsável por DISPONIBILIZAR as interfaces

    A questão está ERRADA porque afirma que o REGISTRO DE INTERFACES é responsável por CRIAR AS INTERFACES, na verdade quem cria é o provedor de serviço.

    https://www.ibm.com/docs/pt-br/was/8.5.5?topic=architecture-web-services-approach-service-oriented


ID
5443477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca da arquitetura orientada a serviço e de web services, julgue o item a seguir.



O uso do protocolo SOAP em conjunto do parsing do XML, reduz custos na aquisição de memória e processadores para servidores, já que o formato deste protocolo prioriza desempenho da aplicação e pouco uso de processador.

Alternativas
Comentários
  • O SOAP é mais pesado que o REST, por exemplo E só o fato de fazer o parsing do XML já requer algum tipo de processamento

  • protocolo SOAP emprega XML em vez do formato binário, o que torna o tamanho dos dados cerca de 400% maior que os dados binários. O parsing das informações XML contidas no envelope SOAP também requer esforço de processamento e consumo de tempo.

    Fonte: Tec Concursos.


ID
5443480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A respeito dos padrões XML, SOAP e WSDL, julgue o item que se segue.


O protocolo SOAP tem como desvantagem pouca capacidade de expansão e de adequação ao ambiente de rede.

Alternativas
Comentários
  • "pouca capacidade de expansão e adequação ao ambiente de rede" - Acertei pois levei em consideração que o SOAP pode utilizar tanto HTTP, FTP e outros protocolos de rede. Questões de T.I. da Cespe são muito chatas.

  • Tendo em vista que SOA (Arquitetura Orientada a Serviços) → É um paradigma para organizar e usar competências distribuídas que podem estar sob controle de domínios diferentes. E o WEB Service é uma tecnologia que pode ser usada para implementar a SOA, que busca uma INTEROPERABILIDADE entre sistemas. Não faz sentido dizer que ele tem "pouca capacidade de expansão e de adequação ao ambiente de rede".


ID
5443483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A respeito dos padrões XML, SOAP e WSDL, julgue o item que se segue.



XML é a tecnologia que torna possível a interoperacionalidade caracterizada na situação em que o usuário informa o seu código de endereçamento postal (CEP) em determinado site e outra plataforma de serviços retorna com o endereço correspondente a esse CEP.

Alternativas
Comentários
  • Pensem no SOAP como um protocolo para troca de informações universais, independente da plataforma ou linguagem de programação utilizada. O SOAP consegue, utilizando o XML que seria o formato da mensagem em si e o WSDL que seria uma espécie de "Tradutor", enviar as informações para outro sistema e esse sistema será capaz de entender.

    No exemplo citado pela questão, ao inserir seu CEP no site X eh perfeitamente possível que o site Y consiga entender o conteúdo da mensagem e retornar o endereço, independente se o site X foi construído em Python e o Y em JAVA, tudo graças ao SOAP.


ID
5443486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A respeito dos padrões XML, SOAP e WSDL, julgue o item que se segue.


WSDL é uma linguagem baseada em XML e utilizada para descrever web services.

Alternativas
Comentários
  • A tecnologia WEB Services é fundamentada na linguagem XML, utilizada para a representação dos dados e como base para outros padrões. Os padrões fundamentais da tecnologia WEB Services são:

    1 - WSDL (WEB Services Definition Language) → linguagem baseada em XML para definição formal de interfaces de serviços. Padrão para entender/documentar as operações de serviço.

    Fonte: meus resumos


ID
5443489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A respeito dos padrões XML, SOAP e WSDL, julgue o item que se segue.


Um provedor de UDDI pode ser considerado repositório, uma vez que ele armazena recursos XML como WSDL.

Alternativas
Comentários
  • É um protocolo que foi criado para facilitar a arquitetura orientada a serviços via web services. O UDDI é um mecanismo que permite que os servidores registrem (ou publiquem) seus webservices em um diretório de forma que os clientes possam encontrá-los com facilidade.

    atualizado dia 12/02/22

    JUSTIFICATIVA CESPE: ERRADO.

    Um provedor de UDDI não pode ser considerado repositório, visto que não há possibilidade de armazenamento de recursos XML como WSDL.

    Um repositório deve incluir armazenamentos de dados, armazenamentos de esquemas e outros tipos de dados.

    Fonte: CESPE

  • UDDI é uma especificação técnica para construir um diretório distribuído de negócios e serviços na Web. A informação UDDI é armazenada dentro de um formato específico XML, definido por WSDL e XML Schema.

  • JUSTIFICATIVA CESPE: ERRADO.

    Um provedor de UDDI não pode ser considerado repositório, visto que não há possibilidade de armazenamento de recursos XML como WSDL.

    Um repositório deve incluir armazenamentos de dados, armazenamentos de esquemas e outros tipos de dados.

    Fonte: CESPE


ID
5443492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à qualidade de software.


No ciclo de vida do software, a classe dos processos fundamentais abrange as atividades de aquisição, fornecimento, desenvolvimento, operação e manutenção.

Alternativas
Comentários
  • Os processos são agrupados/categorizados, por uma questão de organização, de acordo com a sua natureza, ou seja, o seu objetivo principal no ciclo de vida de software. Esse agrupamento resultou em 4 diferentes classes de processos, que são:

    • Processos fundamentais;
    • Processo de apoio;
    • Processos organizacionais;
    • Processos de adaptação.

    Os processos fundamentais são necessários para que um software seja executado. Eles iniciam o ciclo de vida e comandam outros processos. São eles:

    • Aquisição: obter o produto e/ou serviço que satisfaça suas necessidades;
    • Fornecimento: prover um produto e/ou serviço;
    • Desenvolvimento: transformar um conjunto de requisitos em um produto ou sistema de software;
    • Operação: operar o produto no seu ambiente e prover suporte aos usuários;
    • Manutenção: modificar o produto de software e depois liberá-lo para uso.

    Mais informações:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/ISO/IEC_12207

    Tópico 2: "Estrutura".


ID
5443495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à qualidade de software.


No processo de ciclo de vida de um software, a revisão do software faz parte dos processos de apoio, sendo aplicada exclusivamente ao código-fonte.

Alternativas
Comentários
  • exclusivamente desconfiado

  • A revisão também é feita em documentações geradas pelo time de desenvolvimento.

  • Os defeitos podem ser erros lógicos, anomalias no código que podem indicar uma condição errada ou recursos que foram omitidos do código. A equipe de revisão examina em detalhes os modelos de projeto ou o código de programa e destaca anomalias e problemas para que sejam reparados.

    fonte: sommerville


ID
5443498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à qualidade de software.


A usabilidade de um software refere-se ao esforço que o usuário deve fazer para usar um produto de software.

Alternativas
Comentários
  • A usabilidade é referente a facilidade de uso do software

  • A questão deixou a desejar na definição de usabilidade.

  • A usabilidade de um software refere-se ao esforço que o usuário deve fazer para usar um produto de software. certa

    Bendito serás!!


ID
5443501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a servidor web e ambientes de Internet, julgue o item seguinte.


A confiabilidade de um servidor web está relacionada com o HTTP, pois este, ao ser utilizado, garante que os pacotes sejam entregues no destino e na ordem correta.

Alternativas
Comentários
  • A entrega de pacotes confiável e na sequência correta é garantida pela camada de transporte, mais especificamente, pelo protocolo TCP.

    GABARITO: ERRADO

  • CESPE. No caso do protocolo de aplicação HTTP, a entrega dos pacotes é confiável porque o HTTP utiliza o TCP para entregá-los. (C)

    Resumex dos protocols

    TCP – orientado à conexão, garante a entrega dos pacotes

    IP – Endereçamento dos pacotes

    UDP – serviços de tempo real como streaming de vídeo e VoIP, que são sensíveis ao atraso, porém mais tolerantes a perdas de pacotes

    FTP - Transferência de arquivos à DOWNLOAD e UPLOAD (cuidado! Não é qualquer transferência) - 20 para dados e 21 para controle

    SSH - Acesso remoto COM SEGURANÇA – 22 (não confundir com SSL)

    TELNET - Acesso remoto SEM SEGURANÇA – 23

    DNS - Transforma URL em IP - 53

    DHCP - Distribui IPs dinâmicos - 67

    HTTP - Transferência de páginas de Hipertexto (texto com links) – 80

    A porta 80 é o padrão do HTTP, trata-se de um protocolo cliente/servidor da CAMADA DE APLICAÇÃO utilizado por programas de navegação (browsers) para acessar dados na web.

    HTTPS - HTTP + SSL ou TLS (criptografia) - 443

    Access point: É um dispositivo usado para a conexão de computadores em uma rede sem fio.

    Hub: É um dispositivo usado para interconectar computadores. Mas os pacotes são enviados para todos os dispositivos conectados.

    Switch: É um dispositivo usado para interconectar computadores. Computador específico

    Brigde (ponte): Dispositivo usado para interligar segmentos diferentes de uma mesma rede.

    Roteador: É usado para interconexão de redes distintas.

    Modem: O modem é o dispositivo que se conecta à Internet por meio de uma rede de telefonia fixa.


ID
5443504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à política de segurança da informação.


Em uma organização, o planejamento para a implementação de mecanismos de segurança deverá ter início com a definição dos requisitos de disponibilidade e integridade e concluir-se com a elaboração das políticas de segurança.

Alternativas
Comentários
  • Sim, inicialmente, deve ser analisado o contexto e definição do escopo e a definição dos requisitos pertinentes para organização.

    Não, com elaboração da PSI não se tem o encerramento do ciclo. As ISOs abordam a politica de segurança numa perspectiva de melhoria continua, ou seja o processo é realizado de forma contínua e não se encerra com elaboração da PSI.

    Gab: Errado.

    Foco!


ID
5443507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à política de segurança da informação.


Ao desenvolver as políticas de segurança de uma organização, o gerente deverá considerar, além do valor dos ativos a ser protegidos, a relação entre os custos de segurança e os custos de falha e recuperação.

Alternativas
Comentários
  • Se o custo para proteger um ativo superar o valor dele, então não vale a pena o investimento. Afinal você pagaria um seguro de $2.000 para proteger um ativo de $500 ?

    Gab: Certo.

    Foco!


ID
5443510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca dos procedimentos referentes à segurança em redes sem fio, julgue o item subsecutivo.


Promover a comunicação segura entre uma estação e seu access point é o objetivo dos serviços de segurança do IEEE 802.11i.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     O IEEE 802.11i é um conjunto de padrões para redes sem fio com o objetivo de implementar um sistema seguro e completo nessa rede.

    https://www.gta.ufrj.br/ensino/eel879/trabalhos_vf_2013_2/80211i/IEEEi.html

  • GABARITO CERTO

    JUSTIFICATIVA CEBRASPE:

    Caso 1: Duas estações sem fio no mesmo BSS (conjunto básico de serviços) comunicam-se via o ponto de acesso desse BSS. Os serviços de segurança do IEEE 802.11i preocupam-se somente com a comunicação segura entre a STA (estação) e seu AP (access point).

    No caso 1 da lista precedente, a comunicação segura é garantida se cada STA estabelecer comunicações seguras com o AP. O menor bloco construtivo de uma LAN sem fio é um BSS.

    fonte: https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_gabarito/83437/cespe-cebraspe-2021-pg-df-analista-juridico-analista-de-sistema-desenvolvimento-de-sistema-gabarito.pdf?_ga=2.38811299.1676441036.1634834989-804191472.1621542668&_gac=1.190217433.1636415885.Cj0KCQiAsqOMBhDFARIsAFBTN3fprraZgGJbpWTl4j2E5X2D_hkvsouR-BFLacSnDATQFiS2gsajuTQaAq_tEALw_wcB


ID
5443513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca dos procedimentos referentes à segurança em redes sem fio, julgue o item subsecutivo.


Na fase de descoberta do IEEE 802.11i, busca-se o reconhecimento mútuo entre uma estação e um access point, e este impõe os protocolos de confidencialidade e integridade. 

Alternativas
Comentários
  • O protocolo IEEE 802.11i surgiu devido ao grande número de vulnerabilidade de seu antecessor o WEP. Este padrão funciona usando os protocolos AES e TKIP.

    Logo, gabarito certo.

    Bjus pra tia Lea!

  • Três esquemas de segurança para uma conexão sem fio:

    1. WEP:segurança equivalente à conexão cabeada (Ethernet - cabo de rede), porém é fraca e passível de falhas.
    2. WPA: desenvolvido para substituir o WEP.
    3. WPA2: versão melhorada do WPA, sendo o esquema de segurança mais atual e seguro.
    4. Ordem crescente de segurança: WEP, WPA, WPA2

  • WPA2/802.11.i

    • autenticação e criptografia
    • confidencialidade
    • autenticidade 
    • integridade
    • AES + TKIP
    • Chaves 128,192 e 256

ID
5443516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue o item que se segue, referente às vulnerabilidade de sistemas computacionais e aos ataques a esses sistemas.


Denominam-se de vulnerabilidades as circunstâncias, ações ou eventos que colocam em risco a segurança de um sistema.

Alternativas
Comentários
  • Uma vulnerabilidade de segurança é qualquer fator que possa contribuir para gerar invasões, roubos de dados ou acessos não autorizados a recursos. Elas podem incluir softwares mal configurados, aparelhos com sistemas desatualizados e arquivos internos expostos publicamente.

    DRACARYS.

  • Gabarito: Errado

    A questão traz a definição de Ameaça.

    Bons estudos!

  • JUSTIFICATIVA CEBRASPE: ERRADO.

    O item define o que constitui uma ameaça. Vulnerabilidades incluem falha, defeito ou fraqueza no projeto, implementação ou operação e gerenciamento de um sistema que poderiam ser explorados para violar a política de segurança do sistema. Ameaça define-se como um potencial para violação de segurança, que existe quando há circunstância, capacidade, ação ou evento que poderiam infringir a segurança e causar dano. Isto é, uma ameaça é um perigo possível que poderia explorar uma vulnerabilidade

    FONTE: https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_gabarito/83437/cespe-cebraspe-2021-pg-df-analista-juridico-analista-de-sistema-desenvolvimento-de-sistema-gabarito.pdf?_ga=2.268934641.1676441036.1634834989-804191472.1621542668&_gac=1.148266309.1636415885.Cj0KCQiAsqOMBhDFARIsAFBTN3fprraZgGJbpWTl4j2E5X2D_hkvsouR-BFLacSnDATQFiS2gsajuTQaAq_tEALw_wcB

  • Vulnerabilidade: é a fragilidade de um ativo ou grupo de ativos que pode ser explorada por uma ou mais ameaças;

    Ameaça: é a causa potencial de um incidente indesejado.

    Risco: probabilidade de uma fonte de ameaça explorar uma vulnerabilidade;

    FONTE: ISO 27001 / 27002


ID
5443519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o item que se segue, referente às vulnerabilidade de sistemas computacionais e aos ataques a esses sistemas.


A forma de ataque slowloris envia requisições HTTP que tentam monopolizar os threads de tratamento de requisição disponíveis no servidor web; essas requisições, por nunca serem concluídas e, assim, consumirem toda a capacidade de conexão, obstruem o acesso a usuários legítimos.

Alternativas
Comentários
  • Ataque à camada de aplicação que opera utilizando solicitações HTTP parciais. O ataque funciona abrindo conexões com um servidor Web de destino e, em seguida, mantendo essas conexões abertas pelo maior tempo possível.

    Slowloris não é uma categoria de ataque, mas sim uma ferramenta de ataque específica projetada para permitir que uma única máquina desligue um servidor sem usar muita largura de banda.

    Fonte:cloudflare.com

    Portanto, gabarito certo.

    Bjus pra tia Lea!

  • O Slowloris explora a técnica comum usada por servidores que é usar vários threads para dar suporte a várias requisições à mesma aplicação de servidor. Ele tenta monopolizar todos os threads de tratamento de requisição disponíveis no servidor Web enviando requisições HTTP que nunca são concluídas. Visto que cada requisição consome um thread,

    a certa altura o ataque Slowloris consome toda a capacidade de conexão do servidor Web, efetivamente negando acesso a usuários legítimos.

    Stallings.


ID
5443522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue o item que se segue, referente às vulnerabilidade de sistemas computacionais e aos ataques a esses sistemas.


A fim de evitar um ataque de DDoS, um procedimento apropriado é identificar padrões de comportamento suspeitos e, então, aplicar filtros aos pacotes cujas características indicam risco de ataque.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA CEBRASPE CERTO.

    Há várias providências que podem ser tomadas, tanto para limitar as consequências de um ataque de DDoS (distributed denial of service) quanto para limitar a chance de que os seus sistemas sejam comprometidos e usados para lançar ataques de DDoS. Em geral, há quatro linhas de defesa contra ataques de DDoS [PENG07, CHAN02]: detecção e filtragem de ataque (durante o ataque). Esses mecanismos tentam detectar o ataque quando ele começa e responder imediatamente. Isso minimiza o impacto causado pelo ataque ao alvo. A detecção envolve procurar padrões de comportamento suspeitos. A resposta envolve filtrar e eliminar pacotes que provavelmente fazem parte do ataque. 

    FONTE: https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_gabarito/83437/cespe-cebraspe-2021-pg-df-analista-juridico-analista-de-sistema-desenvolvimento-de-sistema-gabarito.pdf?_ga=2.268934641.1676441036.1634834989-804191472.1621542668&_gac=1.148266309.1636415885.Cj0KCQiAsqOMBhDFARIsAFBTN3fprraZgGJbpWTl4j2E5X2D_hkvsouR-BFLacSnDATQFiS2gsajuTQaAq_tEALw_wcB

  • PARA MASSIFICAR, VEJAMOS:

    RESUMOS) O Trojan-DDoS: conduzem ataques de negação de serviço (DoS, Denial of Service) contra um endereço da Web específico. Ao enviar várias solicitações usando seu computador e muitas outras máquinas infectadas, o ataque pode sobrecarregar o endereço de destino e levar a uma negação de serviço. CERTO

    COMENTÁRIOS: Esta é a sua definição técnica.

    OUTRA QUESTÃO>>

    CESPE-M.ECONOMIA2020) Um ataque DDoS que utiliza protocolo DNS caracteriza-se por usar servidores de nomes para transformar consultas pequenas em cargas úteis muito maiores na resposta redirecionada à vítima. CERTO

    COMENTÁRIOS:

    DDoS Várias máquinas deferem o ataque

    DOS - Apenas uma máquina defere o ataque

    Ambos o tipos causarão a negação de serviço

    Denial of Service (DOS): ataque de negação de serviço é uma técnica pela qual um atacante utiliza um equipamento conectado à rede para tirar de operação um serviço, um computador ou uma rede conectada à Internet. O objetivo destes ataques não é invadir nem coletar informações, mas sim exaurir recursos e causar indisponibilidades.

    @rotinaconcursos

  • < > GABARITO: CERTO

    • PARA AJUDAR FIXAR

    BASEADO EM COMPORTAMENTO OBSERVA OS PORCESSOS EM BUSCA DE SINAIS REVELADORES DE MALWARE, COMPARADOS A UMA LISTA DE COMPORTAMENTOS MALICIOSOS CONHECIDOS

    Esse método busca identificar malwares ao investigar possíveis comportamentos suspeitos.

    BIZU:

    BASEADO EM COMPORTAMENTO --> SERIA "SUA ESPOSA" QUE JÁ TEM UMA LISTA DA SUAS DESCULPAS SÓ DE TE ANALISAR E JÁ ESTÁ PREPARADA PARA ELAS

    BASEADO EM ASSINATURAS UTILIZA DE BANCO DE DADOS COM OS ATAQUES JÁ CONHECIDOS E COMPARA-OS COM AS AÇÕES

    É de extrema importância que o banco de dados com as assinaturas esteja sempre atualizado

    BASEADO EM ASSINATURA --> SERIA "SUA ESPOSA" ANALISANDO NAS MENSAGENS DO WPP AS PROMESSA QUE VOCÊ FEZ, PROMESSAS JÁ CONHECIDAS E COMPARA COM A SUAS AÇÕES E TENTA RECONHECER A MUDANÇA QUE VOCÊ DISSE QUE TERIA. A CADA PROMESSA NOVA ELA VAI "ANOTANDO"

    ESTRANHO EU SEI KKK MAS AJUDA

    FONTE: EU

    AssiNatura =CoNhecimento

    AnoMalia = CoMportamento

    ESSE PEQUENO BIZU AQUI É DE UM COLEGA DO QC


ID
5443525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue o item que se segue, referente às vulnerabilidade de sistemas computacionais e aos ataques a esses sistemas.


Em um ataque de execução de script entre sites (XSS), as entradas de dados de um programa interferem no fluxo de execução desse mesmo programa.

Alternativas
Comentários
  • Em um ataque de execução (ataque de injeção) de script entre sites (XSS), as entradas de dados de um programa interferem no fluxo de execução desse mesmo programa.

    CESPE - JUSTIFICATIVA: ERRADO. O item descreve um ataque de injeção e não um ataque de execução. O nome ataque de injeção refere-se a uma variedade de falhas de programa relacionadas com o tratamento incorreto de dados de entrada. Especificamente, esse problema ocorre quando a entrada de dados de programa pode influenciar acidental ou deliberadamente o fluxo de execução do programa.Outra classe geral de vulnerabilidades refere-se a entradas fornecidas por um usuário a um programa que, subsequentemente, fornece como saída a entrada para outro usuário. Tais ataques são conhecidos como ataques de execução de script entre sites (cross-site scripting — XSS6), porque são mais comumente vistos em aplicações web escritas em linguagem de script.

  • O SCRIPT são vírus que podem ser usados para criar códigos maliciosos que são ATIVADOS TÃO LOGO quando vc acessa uma página onde eles estão escritos. O erro da questão está em afirmar que: interferem no fluxo de execução desse mesmo programa, onde isso não acontece apenas o vírus é ativado.

    Alternativa: ERRADA

  • O XSS (Cross Site Scripting) é um ataque que pode ser feito na sua forma refletida (Reflected) ou sua forma persistente (Stored).

    Trata-se da injeção de um código dentro da tag script (Stored XSS) em algum campo de input da aplicação (geralmente campos de comentários).

    <script> código aqui </script>

    Ao efetuar o comentário, a aplicação que contém uma falha de segurança (tratamento incorreto dos dados de entrada) salva o comentário com o código malicioso normalmente.

    Diante disso, não é o ataque XSS quem executa o script, ele apenas injeta o código malicioso no servidor e este o executa no momento que há a requisição da página afetada.

    Em um ataque de injeção de script entre sites (XSS), as entradas de dados de um programa interferem no fluxo de execução desse mesmo programa.

    GABARITO: ERRADO.

    Fonte: tecconcursos


ID
5443528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue o item que se segue, referente às vulnerabilidade de sistemas computacionais e aos ataques a esses sistemas.


Quando o IPSec é implementado em um grupo de trabalho, há aumento significativo no processamento relacionado à segurança, se comparado à implementação restrita a um firewall ou a um roteador.

Alternativas
Comentários
  • Basicamente o IPSec faz o encapsulamento do pacote IP para suprir a falta de segurança do protocolo IP.

    Vale ainda acrescentar que este é opcional no IPv4 e nativo do seu sucessor.

    Portanto, não há esse aumento significativo no processamento quando usado o IPSec.

    Gab: Errado.

    Foco!


ID
5443531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca das NBR ISO/IEC 27001, 27002 e 27005 e plano de continuidade de negócios, julgue o item a seguir.


De acordo com a tabela de objetivos de controle e controles da NBR ISO/IEC 27001, as modificações em pacotes de software devem ser encorajadas, especialmente modificações inovativas que possam agregar valor de negócio aos pacotes de software modificados.

Alternativas
Comentários
  • Questão em contrariedade com a referida norma.

    A norma afirma o contrário.

    A.14 Modificações em pacotes de software devem ser desencorajadas e devem estar limitadas às

    mudanças necessárias, e todas as mudanças devem ser estritamente controladas.

    Gab: Errado.

    Foco!


ID
5443534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca das NBR ISO/IEC 27001, 27002 e 27005 e plano de continuidade de negócios, julgue o item a seguir.


O fornecimento de evidências formais da aplicação de testes suficientes por empresa de desenvolvimento de sistemas terceirizado contra a presença de vulnerabilidades conhecidas em sistemas novos ou em processo de manutenção é uma diretriz para implementação do controle relacionado à supervisão e ao monitoramento de atividades de desenvolvimento terceirizado pela organização.

Alternativas
Comentários
  • Questão em consonância com a ISO 27002.

    14.2 f) fornecimento de evidências de que testes suficientes foram realizados para proteger contra a

    ausência de conteúdo malicioso, tanto intencional e não intencional no momento da entrega.

    Na verdade, a questão fez um compilado do objetivo do desenvolvimento terceirizado.

    Logo, gabarito certo.

  • Na seção 14.2.7, temos: "Convém que a organização supervisione e monitore as atividades de desenvolvimento de sistemas terceirizado. Diretrizes para implementação. Quando o desenvolvimento de sistemas for terceirizado, convém que os seguintes pontos sejam considerados ao longo de toda a cadeia de suprimento externo da organização: (...) g) fornecimento de evidências de que testes suficientes foram aplicados para proteger contra a presença de vulnerabilidades conhecidas"

    GABARITO: CERTO

  • CERTO

    Senti falta de umas vírgulas nessa frase.


ID
5443537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca das NBR ISO/IEC 27001, 27002 e 27005 e plano de continuidade de negócios, julgue o item a seguir.


Independentemente das circunstâncias técnicas e econômicas da organização, devem-se aplicar rigorosamente controles físicos padronizados em norma técnica internacional às áreas seguras da organização relacionadas ao manuseio de informação negocial.

Alternativas
Comentários
  • Questão em desconformidade com a 27002.

    A norma afirma justamente o contrário.

    11.1 Convém que a aplicação de controles físicos, especialmente para as áreas seguras sejam adaptadas

    para as circunstâncias técnicas e econoômicas da organização, como definido na avaliação de riscos.

    É necessário reiterar que os procedimentos relacionados aos controles físicos são definidos de acordo com o contexto da organização. O controle de entrada em uma sala cofre certamente deve possuir rigor diferente daqueles definidos para entrada na portaria da empresa.

    Gab: Errado.

    Foco!


ID
5443540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca das NBR ISO/IEC 27001, 27002 e 27005 e plano de continuidade de negócios, julgue o item a seguir.


O objetivo da classificação da informação é assegurar que todas as informações produzidas pela organização recebam os níveis máximos de proteção e sigilo disponíveis.

Alternativas
Comentários
  • Objetivo: prover requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente (EIMM) um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI).

    SGSI busca preservar a confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação por meio da aplicação de um processo de gestão de riscos e fornece confiança para as partes interessadas (partes internas e externas).

  • O objetivo da classificação da informação é assegurar que todas as informações produzidas pela organização recebam os níveis adequados de proteção e sigilo, conforme o que for definido pela organização

  • Complementando o comentário do Artur, não haveria necessidade de um sistema de classificação com níveis, caso todas as informações recebessem o nível máximo de proteção e sigilo disponíveis.

    Dentro das organizações existem informações com graus de confidencialidade diferentes, cabe a organização de acordo com seus critérios definir o nível adequado para as informações.

    Logo, gabarito errado.

    Foco!

  • CESPE cobrou uma questão igual em 2008

    Os planos de continuidade de negócios devem ser mantidos atualizados e garantir que as informações sejam classificadas de acordo com seu grau de sigilo preconizado pela política de classificação das informações.

    ERRADO


ID
5443543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca das NBR ISO/IEC 27001, 27002 e 27005 e plano de continuidade de negócios, julgue o item a seguir.


A análise crítica de políticas de segurança da informação deve apoiar o gerenciamento da segurança da informação propondo melhorias na política de segurança da informação em resposta às mudanças no ambiente organizacional, nas circunstâncias do negócio, nas condições legais ou no ambiente de tecnologia.

Alternativas
Comentários
  • Questão em conformidade com a 27005.

    12.1 Convém que o processo de gestão de riscos de segurança da informação seja continuamente

    monitorado, analisado criticamente e melhorado, quando necessário e apropriado.

    É bom acrescentar ainda que o objetivo da norma é a melhoria continua do sistema de gestão de riscos.

    Gab: Certo.

    Foco!

  • O enunciado foi extraído da seção 5.1.2 Análise crítica das políticas para segurança da informação da ISO/IEC 27002:

    "Diretrizes para implementação

    Convém que cada política de segurança da informação tenha um gestor que tenha aprovado a responsabilidade pelo desenvolvimento, análise crítica e avaliação das políticas de segurança da informação. Convém que a análise crítica inclua a avaliação de oportunidades para melhoria da política de segurança da informação da organização e tenha um enfoque para gerenciar a segurança da informação em resposta às mudanças ao ambiente organizacional, às circunstâncias do negócio, às condições legais ou ao ambiente de tecnologia."


ID
5443546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca das NBR ISO/IEC 27001, 27002 e 27005 e plano de continuidade de negócios, julgue o item a seguir.


As expectativas e percepções das partes interessadas, a imagem e a reputação da organização devem ser consideradas no desenvolvimento dos critérios de avaliação dos riscos de segurança da informação.

Alternativas
Comentários
  • Questão em conformidade com a NBR ISO/IEC 27005.

    Vamos lá.

    Seria incoerente desconsiderar o $$$ na avaliação de risco.

    7.2.2 Critérios para a avaliação de riscos

    — expectativas e percepções das partes interessadas e consequências negativas para o valor de mercado (e a reputação.)

    Logo, gabarito certo.

    Foco!

  • 27005 essa


ID
5443549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca das NBR ISO/IEC 27001, 27002 e 27005 e plano de continuidade de negócios, julgue o item a seguir.


Para a identificação de riscos, a norma NBR ISO/IEC 27005 recomenda que se incluam apenas os riscos cujas fontes sejam evidentes e estejam sob o controle da organização.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a referida norma: "convém que a identificação de riscos inclua os riscos cujas fontes estejam ou não sob controle da organização..."

    Portanto, gabarito errado.

  • Conforme a resposta da própria banca:

    JUSTIFICATIVA: ERRADO. O propósito da identificação de riscos é determinar eventos que possam causar uma perda potencial e deixar claro como, onde e por que a perda pode acontecer. As etapas descritas nas subseções de 8.2 servem para coletar dados de entrada para a atividade de análise de riscos. Convém que a identificação de riscos inclua os riscos cujas fontes estejam ou não sob controle da organização, mesmo que a fonte ou a causa dos riscos não seja evidente. (NBR ISO/IEC 27005:2011)


ID
5443552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca das NBR ISO/IEC 27001, 27002 e 27005 e plano de continuidade de negócios, julgue o item a seguir.


Na análise de riscos, a avaliação de probabilidade dos incidentes é realizada sobre uma lista de cenários de incidentes identificados como relevantes, incluindo a identificação de ameaças, ativos afetados, vulnerabilidades exploradas e consequências para os ativos e processos do negócio.

Alternativas
Comentários
  • Correto!

    A fase de Análise de Riscos, que faz parte do PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE RISCOS, deve considerar o que foi identificado na fase anterior, de Identificação de Riscos, onde se identificam ameaças, ativos, vulnerabilidades, etc.

    Lembrando que o Processo de Avaliação de Riscos é composto das seguintes fase:

    1 - Identificação de Riscos

    2 - Análise de Riscos

    3 - Avaliação de Riscos


ID
5443555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca das NBR ISO/IEC 27001, 27002 e 27005 e plano de continuidade de negócios, julgue o item a seguir.


Um plano de continuidade de negócio tem o objetivo de lidar com um desastre e seus desdobramentos logo após a sua ocorrência e será executado ainda durante o modo de emergência iniciado com o desastre, com o objetivo de restabelecer imediatamente a operação normal dos sistemas críticos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a iso 15999: Plano de continuidade de negócios (PCN): documentação de procedimentos e informações desenvolvida, consolidada e mantida de forma que esteja pronta para uso caso ocorra um incidente, de forma a permitir que a organização mantenha suas atividades críticas em um nível aceitável previamente definido.

    Acredito que o erro esteja em restabeler imediatamente a operação dos sistemas críticos, visto que a norma estabelece como objetivo prover meios alternativos para que as atividades críticas mantenham um nível aceitável de funcionamento até que esses serviços sejam restabelecidos.

  • O examinador foi radical aqui. O objetivo como bem disse o Matheus é  manter a operação de modo suficiente até que a situação seja normalizada. A questão diz:o objetivo de restabelecer imediatamente a operação normal dos sistemas críticos.

    Gabarito E.

    Bjus pra tia Lea!


ID
5443558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da legislação aplicável à contratação de bens e serviços de tecnologia da informação (TI), julgue o item a seguir.


De acordo com a Lei n.º 8.666/1993, diferentemente da contratação de bens de informática, a contratação de serviços de informática por um órgão da administração pública federal indireta exige obrigatoriamente a adoção de licitação do tipo melhor técnica.

Alternativas
Comentários
  • Art. 45, § 4o Para contratação de bens e serviços de informática, a administração observará o disposto no art. 3o da Lei no 8.248, de 23 de outubro de 1991, levando em conta os fatores especificados em seu parágrafo 2o e adotando obrigatoriamente o tipo de licitação "técnica e preço", permitido o emprego de outro tipo de licitação nos casos indicados em decreto do Poder Executivo.  

    Gabarito: Errado.

  • Técnica e preço.

  • Tipos de Licitação (Critérios)

    • MENOR PREÇO >>>>>Não se refere ao + barato , mas sim ao + vantajoso

    • MELHOR TÉCNICA

    MELHOR TÉCNICA e TÉCNICA E PREÇO >>P/SERVIÇO INTELECUTAL (EXCLUSIVAMENTE)

    • TÉCNICA E PREÇO>>AQUISIÇÃO DE BENS e SERVIÇOS DE INFORMÁTICA

    • MAIOR LANCE OU OFERTA>>ALIENAÇÃO DE BENS e CONCESSÃO DIREITO REAL DE USO

    TIPOS DE LICITAÇÃO(CRITÉRIOS) MODALIDADES (FORMA E PROCEDIMENTO>>> C/ TP / C /C / L/ P

    GABARITO: ERRADO

  • CESPE:incompleto não é errado Concurseiro: tá bom...

ID
5443561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da legislação aplicável à contratação de bens e serviços de tecnologia da informação (TI), julgue o item a seguir.


A Lei n.º 8.666/1993 determina que a duração dos contratos relacionados à utilização de programas de informática poderá ser prorrogada por iguais e sucessivos períodos até o limite máximo de sessenta meses.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    • Art. 57, L. 8.666/93. A duração dos contratos regidos por esta Lei ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentáriosexceto quanto aos relativos:

    • IV - ao aluguel de equipamentos e à utilização de programas de informática, podendo a duração estender-se pelo prazo de até 48 (quarenta e oito) meses após o início da vigência do contrato.

  • Prazo em regra = Limitada à vigência dos respectivos créditos orçamentários. A prorrogação deve ser feita dentro do prazo de vigência do contrato.

    Exceção do prazo de vigência =

    Máximo de 04 anos = Projetos incluídos no PPA.

    Até 60 meses e excepcionalmente por mais 12 meses = Serviços de execução continuada.

    Até 48 meses = Aluguel de equipamentos e programas de informática.

    Até 120 meses = Segurança nacional e Inovação Tecnológica.

    Fonte: Comentários do Q.C.

  • REGRA GERAL:

    FICA ADSTRITA À VIGÊNCIA DOS RESPECTIVOS CRÉDITOS ORÇAMENTÁRIOS, OU SEJA, SÓ PODE GASTAR O QUE O ORÇAMENTO DETERMINA - PRAZO DE VIGÊNCIA DA LOA 01/01 a 31/12.

    EXCEÇÃO:

       ● PROJETOS - PLANO PLURIANUAL ---> ATÉ 4 ANOS.

       ● PRESTAÇÃ DE SERVIÇO DE NATUREZA CONTÍNUA ---> POR IGUAIS E SUCESSIVOS PERÍODOS ATÉ 60 MESES (5 ANOS) (Prorrogável + 12 meses).

       ● ALUGUEL DE EQUIPAMENTOS E PROGRAMS DE INFORMÁTICA ---> ATÉ 48 MESES. (4 anos)

       ● SITUAÇÕES DO ART.24: ---> ATÉ 120 MESES. (10 anos)

                         ▶ COMPROMETIMENTO DA SEGURANÇA NACIONAL.

                         ▶ COMPRA DE MATERIAIS PELAS FORÇAS ARMADAS.

                         ▶ FORNECIMENTO DE BENS E SERVIÇOS PRODUZIDOS NO PAÍS.

                         ▶ CONTRATAÇÕES DE INCENTIVO À INOVAÇÃO E PESQUISA CIENTÍFICA.

  • Gabarito: E

    Regra: duração dos contratos fica adstrita aos respectivos créditos orçamentários.

    Exceções:

    • Projetos contemplados no PPA
    • Prestação de forma contínua 60 + 12 meses - caso da questão
    • Equipamentos e programas de informática 48 meses
    • Defesa Nacional 120 meses

  • Trata-se de questão que explorou o tema concernente à duração dos contratos administrativos, mais especificamente aqueles relacionados à utilização de programas de 

    "Art. 57.  A duração dos contratos regidos por esta Lei ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, exceto quanto aos relativos:

    (...)

    IV - ao aluguel de equipamentos e à utilização de programas de informática, podendo a duração estender-se pelo prazo de até 48 (quarenta e oito) meses após o início da vigência do contrato."

    Como daí se verifica, na verdade, a lei possibilita a prorrogação do contrato por até 48 meses, e não por 60 meses, como aduzido pela Banca, equivocadamente.


    Gabarito do professor: ERRADO

  • art. 57 da Lei 8.666/1993, 

    Aluguel de equipamentos e à utilização de programas de informática (até 48 meses)

  • Aluguel de equipamentos de informática tem 4.8Ghz (48 meses). Decorei assim

  • Errado

    Lei 8666/1993: o prazo de 48 meses.

    Lei 14.133/2021: A nova lei prevê que tanto os serviços e fornecimentos contínuos como o aluguel de equipamentos e a utilização de programas de informática terão contratos com duração de até 5 anos (art. 106, caput e §2º).


ID
5443564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da legislação aplicável à contratação de bens e serviços de tecnologia da informação (TI), julgue o item a seguir.


Segundo a Lei n.º 10.520/2002, a análise de aceitabilidade e a classificação das propostas e lances em pregão são atribuições do pregoeiro e da respectiva equipe de apoio.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Lei 10.520

    Art. 3º A fase preparatória do pregão observará o seguinte:

    [...]

    IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

  • Art. 3º [...] IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

  • Gab: CERTO

    Como sabemos, o Pregão NÃO possui Comissão de Licitação, mas sim, Pregoeiro e Equipe de Apoio. E é justamente eles que irão receber as propostas e os lances, analisar a ACEITABILIDADE e as condições de habilitação e adjudicação do certame ao vencedor. É o que afirma o Art. 3°, IV da Lei 10.520/02.

    ------

    Linktr.ee/soresumo


ID
5443567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da legislação aplicável à contratação de bens e serviços de tecnologia da informação (TI), julgue o item a seguir.


A Lei n.º 10.520/2002 prevê que cópias do edital do pregão deverão ser disponibilizadas para aquisição por qualquer pessoa ou empresa licitante, podendo sua compra ser uma das condições para participação de licitante no certame.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Lei 10.520

    Art. 5º É vedada a exigência de:

    I - garantia de proposta;

    II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e

    III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

  • Compra de que galera do Edital? Nada haver!

  • Principais Dicas de Lei do Pregão:

    Gabarito:Errado

    • Aquisição de Bens e Serviços Comuns.
    • Vedado a exigência de marca do produto, podendo apenas especificar a qualidade do material. Ex: Caneta BIC azul (não pode), logo deveria ser Caneta Azul com ponta fina.
    • Pode ser eletrônico e presencial, preferencialmente eletrônico.
    • Prazo de entrega das propostas ou inicio do pregão: 8 dias úteis.
    • É vedado o licitante a exigência do PAG: pagamento de taxas para participar do pregão, aquisição do edital e garantia de proposta.
    • Será concedido um prazo de 3 dias para apresentação de recursos devido a irregularidade que foi vista no processo do pregão, após a habilitação.
    • O pregão se aplica de maneira supletiva a 8.666.
    • Quem conduzirá o processo? Pregoeiro (Servidor) + equipe de apoio em sua maioria de servidores. Podendo ser todos de militares.
    • Pode utilizar o sistema de registro de preços.

     

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • Errado

    Art. 5º É vedada a exigência de:

    I - garantia de proposta;

    II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e

    III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso

  • Gab: ERRADO

    Veja uma questão da mesma prova e para o mesmo cargo que ajuda a responder esta!

    1. Ano: 2021 Banca: CESPE/ CEBRASPE Órgão: PGDF Prova: Analista de Sistema
    • Considerando a Lei n.º 10.520/2002, julgue o próximo item. Em um certame para a contratação de bens e serviços comuns por pregão, é vedado exigir dos licitantes, como condição para a participação, a aquisição do edital. CERTO.

    Como consequência dessa afirmação, podemos marcar, com clareza, errada este item em análise. Tendo em vista que a compra do edital contribui para a exigência de condição para participação no certame. Assim, gabarito erradíssimo.

    ------

    OBS: Vendo meu resumo da Lei 8.666/93. Acesse: Linktr.ee/soresumo e baixe sua amostra.

  • Sempre achei esse dispositivo engraçado. Fico imaginando o que acontecia para que eles tivessem que legislar sobre uma proibição dessas rs


ID
5443570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Com base na Instrução Normativa n.º 5/2017, julgue o próximo item.


O mapa de riscos deve ser atualizado ao final da elaboração do termo de referência ou do projeto básico.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a IN 5/2017, temos que:

    Art. 26.

    § 1º O Mapa de Riscos deve ser atualizado e juntado aos autos do processo de contratação, pelo menos:

    I - ao final da elaboração dos Estudos Preliminares;

    II - ao final da elaboração do Termo de Referência ou Projeto Básico;

    III - após a fase de Seleção do Fornecedor; e

    IV - após eventos relevantes, durante a gestão do contrato pelos servidores responsáveis pela fiscalização.


ID
5443573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Com base na Instrução Normativa n.º 5/2017, julgue o próximo item.


A repactuação para reajuste de contrato de serviços continuados com regime de dedicação exclusiva de mão de obra em razão de novo dissídio coletivo de trabalho deve repassar integralmente o aumento de custos decorrentes desse instrumento.

Alternativas
Comentários
  • Art. 54. A repactuação de preços, como espécie de reajuste contratual, deverá ser utilizada nas contratações de serviços continuados com regime de dedicação exclusiva de mão de obra, desde que seja observado o interregno mínimo de um ano das datas dos orçamentos aos quais a proposta se referir.

    § 1º A repactuação para fazer face à elevação dos custos da contratação, respeitada a anualidade disposta no caput, e que vier a ocorrer durante a vigência do contrato, é direito do contratado e não poderá alterar o equilíbrio econômico e financeiro dos contratos, conforme estabelece o inciso XXI do art. 37 da Constituição da República Federativa do Brasil, sendo assegurado ao prestador receber pagamento mantidas as condições efetivas da proposta.

    § 2º A repactuação poderá ser dividida em tantas parcelas quanto forem necessárias, em respeito ao princípio da anualidade do reajuste dos preços da contratação, podendo ser realizada em momentos distintos para discutir a variação de custos que tenham sua anualidade resultante em datas diferenciadas, tais como os custos decorrentes da mão de obra e os custos decorrentes dos insumos necessários à execução do serviço.

    § 3º Quando a contratação envolver mais de uma categoria profissional, com datas-bases diferenciadas, a repactuação deverá ser dividida em tantos quanto forem os Acordos, Convenções ou Dissídios Coletivos de Trabalho das categorias envolvidas na contratação.

    § 4º A repactuação para reajuste do contrato em razão de novo Acordo, Convenção ou Dissídio Coletivo de Trabalho deve repassar integralmente o aumento de custos da mão de obra decorrente desses instrumentos.


ID
5443576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Considerando a Instrução Normativa n.º 5/2017, julgue o item a seguir.


Na elaboração do projeto básico ou do termo de referência, o critério de remuneração da contratada por postos de trabalho poderá ser excepcionalmente adotado, sendo vedados a realização de horas extras ou o pagamento de adicionais não previstos nem estimados originariamente no ato convocatório.

Alternativas

ID
5443579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Considerando a Instrução Normativa n.º 5/2017, julgue o item a seguir.


No caso de rescisão de contrato de serviço com regime de dedicação exclusiva de mão de obra, o fiscal técnico do contrato deve verificar o pagamento pela contratada das verbas rescisórias ou dos documentos que comprovem que os empregados serão realocados em outra atividade de prestação de serviços.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa errada, de acordo com o art. 60 da IN 5/2017:

    Art. 64. Quando da rescisão dos contratos de serviços com regime de dedicação exclusiva de mão de obra, o fiscal administrativo deve verificar o pagamento pela contratada das verbas rescisórias ou dos documentos que comprovem que os empregados serão realocados em outra atividade de prestação de serviços, sem que ocorra a interrupção do contrato de trabalho.


ID
5443582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Considerando a Instrução Normativa n.º 5/2017, julgue o item a seguir.


Caso sejam objeto de renovação da vigência, as contratações de serviços prestados de forma contínua, passíveis de prorrogações sucessivas, ficam dispensadas das etapas de estudos preliminares, de gerenciamento de riscos e de termo de referência ou projeto básico, salvo do gerenciamento de riscos na fase de gestão do contrato.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Art. 20, da IN 5/2017, temos que:

    Art. 20. O Planejamento da Contratação, para cada serviço a ser contratado, consistirá nas seguintes etapas:

    I - Estudos Preliminares;

    II - Gerenciamento de Riscos; e

    III - Termo de Referência ou Projeto Básico.

    § 3º As contratações de serviços prestados de forma contínua, passíveis de prorrogações sucessivas, de que trata o art. 57 da Lei nº 8.666, de 1993, caso sejam objeto de renovação da vigência, ficam dispensadas das etapas I, II e III do caput, salvo o Gerenciamento de Riscos da fase de Gestão do Contrato.


ID
5443585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da Lei n.º 8.666/1993, julgue o item subsecutivo.


De acordo com as normas e condições do edital, a inabilitação do licitante não acarreta preclusão de seu direito de participar das fases subsequentes.

Alternativas
Comentários
  • 8666/93 Art. 41.  A Administração não pode descumprir as normas e condições do edital, ao qual se acha estritamente vinculada.

    § 4   A inabilitação do licitante importa preclusão do seu direito de participar das fases subseqüentes.

    1. Art. 41, § 4º, L. 8.666/93. A inabilitação do licitante importa preclusão do seu direito de participar das fases subseqüentes.

    1.2 A preclusão é um acidente processual que ocorre quando uma das partes de um processo perde o direito de se manifestar em dado momento no processo, seja pela perda do prazo, pela não apreciação das normas ou pela perda do momento oportuno.

  • preclusão = perda do direito

  • Ué você é reprovado já no Edital e vai continuar ainda no processo licitatório? Cada uma!!!!!

  • JUSTIFICATIVA CEBRASPE: ERRADO.

    A inabilitação do licitante importa preclusão do seu direito de participar das fases subsequentes, conforme § 4.º do art. 41 da Lei n.º 8.666/1993.

    Art. 41.  A Administração não pode descumprir as normas e condições do edital, ao qual se acha estritamente vinculada.

    § 4   A inabilitação do licitante importa preclusão do seu direito de participar das fases subsequentes.

  • Gab: ERRADO

    • É fato que se o licitante for INABILITADO perderá seu direito de continuar participando da licitação, pois um dos objetivos de se exigir requisitos mínimos para a habilitação é justamente o de filtrar quem possui maior competência ou habilidade técnica vantajosa e que justifique o contrato com a Administração. Assim, a inabilitação GERA a preclusão do direito. É o que diz o Art. 41, §4° da Lei 8.666/93.

    -------

    OBS: Vendo meu resumo da Lei 8.666/93 e disponibilizo amostras grátis aqui: Linktr.ee/soresumo Baixe a sua!


ID
5443588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da Lei n.º 8.666/1993, julgue o item subsecutivo.


Caso a contratada atrase injustificadamente a execução do contrato, poderá ser aplicada multa de mora; no entanto, a administração não poderá rescindir unilateralmente o contrato nem aplicar outras sanções.

Alternativas
Comentários
  • Art. 58.  O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de:

    IV - aplicar sanções motivadas pela inexecução total ou parcial do ajuste;

    .

    Art. 77.  A inexecução total ou parcial do contrato enseja a sua rescisão, com as conseqüências contratuais e as previstas em lei ou regulamento.

  • Prazo em regra = Limitada à vigência dos respectivos créditos orçamentários. A prorrogação deve ser feita dentro do prazo de vigência do contrato.

    Exceção do prazo de vigência =

    Máximo de 04 anosProjetos incluídos no PPA.

    Até 60 meses e excepcionalmente por mais 12 meses = Serviços de execução continuada.

    Até 48 meses = Aluguel de equipamentos e programas de informática.

    Até 120 meses = Segurança nacional e Inovação Tecnológica.

    Fonte: Comentários do Q.C.

  • Gabarito: E

    Art. 87.  Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções:

    I - advertência;

    II - multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato;

    III - suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos;

    IV - declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior.

    §2º As sanções previstas nos incisos I, III e IV deste artigo poderão ser aplicadas juntamente com a do inciso II, facultada a defesa prévia do interessado, no respectivo processo, no prazo de 5 (cinco) dias úteis.

    Art. 58.  O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de:

    II - rescindi-los, unilateralmente, nos casos especificados no inciso I do art. 79 desta Lei;

  • Lei 14.133/21

    Art. 162. O atraso injustificado na execução do contrato sujeitará o contratado a multa de mora, na forma prevista em edital ou em contrato.

    Parágrafo único. A aplicação de multa de mora não impedirá que a Administração a converta em compensatória e promova a extinção unilateral do contrato com a aplicação cumulada de outras sanções previstas nesta Lei.

  • 8.666/93

    Art. 86

    O atraso injustificado na execução do contrato sujeitará o contratado à multa de mora, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato.

    Parágrafo primeiro.

    A multa a que alude este artigo não impede que a Administração rescinda unilateralmente o contrato e aplique as outras sanções previstas nesta lei.

  • Poderá sim rescindir. Isso é um exemplo de cláusula exorbitante (supremacia do interesse público).

    Cláusulas exorbitantes:

    • As cláusulas exorbitantes são cláusulas comuns em contratos administrativos, mas que seriam consideradas ilícitas em contratos entre particulares, pois são prerrogativas da Administração Pública, colocando-a em posição superior à outra parte.

    Fonte: Wikipédia

    1 – Gálatas 6:9

    E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos

  • JUSTIFICATIVA CEBRASPE: ERRADO.

    O atraso injustificado na execução do contrato sujeitará o contratado à multa de mora, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato e, além disso, a multa a que alude este artigo não impede que a administração rescinda unilateralmente o contrato e aplique as outras sanções previstas nesta Lei, conforme § 1.º do art. 86 da Lei n.º 8.666/1993.

    Art. 86. O atraso injustificado na execução do contrato sujeitará o contratado à multa de mora, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato. 

    § 1º A multa a que alude este artigo não impede que a Administração rescinda unilateralmente o contrato e aplique as outras sanções previstas nesta Lei

  • A presente questão aborda as possíveis sanções e consequências aplicáveis no caso de atraso injustificado na execução de um contrato administrativo.


    Na verdade, ao contrário do sustentado pela Banca, é de se pontuar que tal comportamento de inadimplência, por parte do contratado, pode render ensejo, sim, à rescisão unilateral do contrato, pela Administração. Além disso, a Banca ainda se equivoca ao sustentar que a multa de mora não poderia ser aplicada concomitantemente com outras sanções.


    Acerca do tema, confiram-se os artigos 78, IV, 79, I, e 86, §1º, da Lei 8.666/93:


    “Art. 78.  Constituem motivo para rescisão do contrato:

    (...)
    IV - o atraso injustificado no início da obra, serviço ou fornecimento;”


    “Art. 79.  A rescisão do contrato poderá ser:

    I - determinada por ato unilateral e escrito da Administração, nos casos enumerados nos incisos I a XII e XVII do artigo anterior;”

     

    “Art. 86.  O atraso injustificado na execução do contrato sujeitará o contratado à multa de mora, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato.

    § 1o  A multa a que alude este artigo não impede que a Administração rescinda unilateralmente o contrato e aplique as outras sanções previstas nesta Lei.”


    Do acima exposto, incorreta a proposição aqui examinada.




    Gabarito do professor: ERRADO

  • Art. 87.  Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções:

    I - advertência;

    II - multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato;

    III - suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos;

    IV - declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior.

    §2º As sanções previstas nos incisos I, III e IV deste artigo poderão ser aplicadas juntamente com a do inciso II, facultada a defesa prévia do interessado, no respectivo processo, no prazo de 5 (cinco) dias úteis.

    Art. 58.  O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de:

    II - rescindi-los, unilateralmente, nos casos especificados no inciso I do art. 79 desta Lei;

    Gaba E


ID
5443591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando a Lei n.º 10.520/2002, julgue o próximo item.


Em um certame para a contratação de bens e serviços comuns por pregão, é vedado exigir dos licitantes, como condição para a participação, a aquisição do edital.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Lei 10.520

    Art. 5º É vedada a exigência de:

    I - garantia de proposta;

    II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e

    III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

  • Gabarito: C

    CESPE PGDF 2021

    A Lei n.º 10.520/2002 prevê que cópias do edital do pregão deverão ser disponibilizadas para aquisição por qualquer pessoa ou empresa licitante, podendo sua compra ser uma das condições para participação de licitante no certame.

    ERRADO

  • Art. 5º É vedada a exigência de:

    I - garantia de proposta;

    II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e

    III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso

  • Gab: CERTO

    Essa questão já é um pouco batida pela banca, mas separa quem só vai pra encher cadeira. kkkk

    1. Art. 5°, II da Lei 10.520/02: É VEDADA a exigência de: aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame.

    Mas atenção, amigos(a)!

    • Para a Lei 8.666/93 a garantia de proposta é aceitável. Aqui na 10.520/02 é que é vedado!

    --------

    OBS: Vendo meu resumo da Lei 8.666/93 e da Lei 10.520/02 - Baixe aqui sua amostra: Linktr.ee/soresumo

  • Passando pra deixar o link do material que me ajudou nas 3 aprovações q obtive em 2021.

    https://abre.ai/dmaS

    Obrigado por tudo Comunidade QC!

    Bons estudos e sucesso a todos!