SóProvas


ID
541183
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Resolução Conama n° 357/2005 classifica o uso das águas, definindo uma classe como Classe Especial. Uma das características dessa classe, estabelecida por tal Resolução, é que a(o)

Alternativas
Comentários
  • GAB: Alternativa e

    Art. 4o As águas doces são classificadas em:

    I - classe especial: águas destinadas:

    a) ao abastecimento para consumo humano, com desinfecção;

    b) à preservação do equilíbrio natural das comunidades aquáticas; e,

    c) à preservação dos ambientes aquáticos em unidades de conservação de proteção integral.

    Art. 5o As águas salinas são assim classificadas:

    I - classe especial: águas destinadas:

    a) à preservação dos ambientes aquáticos em unidades de conservação de proteção integral; e

    b) à preservação do equilíbrio natural das comunidades aquáticas.

    Art. 6o As águas salobras são assim classificadas:

    I - classe especial: águas destinadas:

    a) à preservação dos ambientes aquáticos em unidades de conservação de proteção integral; e,

    b) à preservação do equilíbrio natural das comunidades aquáticas.

  • Alternativa e.

     

    Art. 13. Nas águas de classe especial deverão ser mantidas as condições naturais do corpo de água.

  • A questão pode estar desatualizada tendo em vista as alterações da Conama 430/2011 que revoga o Art.:

    Art. 32. Nas águas de classe especial é vedado o lançamento de efluentes ou disposição de resíduos
    domésticos, agropecuários, de aqüicultura, industriais e de quaisquer outras fontes poluentes, mesmo que
    tratados.

  •  e)

    lançamento de qualquer tipo de efluentes seja vedado.

    OU SEJA , NÃO PODE LANÇAR EFLUENTES

  • RESOLUÇÃO CONAMA Nº 357, DE 17 DE MARÇO DE 2005 Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências

    Seção I Das Águas Doces Art. 4º As águas doces são classificadas em: I - classe especial: águas destinadas: a) ao abastecimento para consumo humano, com desinfecção; b) à preservação do equilíbrio natural das comunidades aquáticas; e, c) à preservação dos ambientes aquáticos em unidades de conservação de proteção integral. II - classe 1: águas que podem ser destinadas: a) ao abastecimento para consumo humano, após tratamento simplificado; b) à proteção das comunidades aquáticas; 

    c) à recreação de contato primário, tais como natação, esqui aquático e mergulho, conforme Resolução CONAMA nº 274, de 2000; d) à irrigação de hortaliças que são consumidas cruas e de frutas que se desenvolvam rentes ao solo e que sejam ingeridas cruas sem remoção de película; e e) à proteção das comunidades aquáticas em Terras Indígenas. III - classe 2: águas que podem ser destinadas: a) ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional; b) à proteção das comunidades aquáticas; c) à recreação de contato primário, tais como natação, esqui aquático e mergulho, conforme Resolução CONAMA nº 274, de 2000; d) à irrigação de hortaliças, plantas frutíferas e de parques, jardins, campos de esporte e lazer, com os quais o público possa vir a ter contato direto; e e) à aqüicultura e à atividade de pesca. IV - classe 3: águas que podem ser destinadas: a) ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional ou avançado; b) à irrigação de culturas arbóreas, cerealíferas e forrageiras; c) à pesca amadora; d) à recreação de contato secundário; e e) à dessedentação de animais. V - classe 4: águas que podem ser destinadas: a) à navegação; e b) à harmonia paisagística.

  • CONAMA n. 430/2005:

    Art. 11: Nas águas de classe especial, é VEDADO o lançamento de efluentes ou disposição de resíduos domésticos, agropecuários, de aquicultura, industriais e de quaisquer outras fontes poluentes, MESMO QUE TRATADOS.

  • Resolução CONAMA nº 430 de 13/05/2011

    Dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução nº 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA.

    Art. 1º Esta Resolução dispõe sobre condições, parâmetros, padrões e diretrizes para gestão do lançamento de efluentes em corpos de água receptores, alterando parcialmente e complementando a Resolução nº 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA.

    A n° 430 não revoga a n°357 como foi citado no comentário abaixo.