-
GABARITO: A.
.
A falta de lógica está na alternativa "A".
.
Como assim ele não teve tempo pra fazer uma carta curta, se fez uma longa?!
.
Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e seus planos serão bem-sucedidos.
| provérbios 16: 3 |
-
Logo de saída, na primeira alternativa, consta a incoerência solicitada. Leia-se a passagem:
“Fiz esta carta longa porque não tive tempo de fazê-la mais curta.”
Não ter tempo é o suficiente para entender que a carta deveria ser curta, e não longa. Para preservar a coerência, reescrevamos nestes termos:
"Fiz esta carta curta porque não tive tempo de fazê-la mais longa."
Letra A
-
boiei
-
Bônus
-
E a (D) ?
-
gabarito letra A, se o cara fez uma carta longa e porque ele teve tempo,quando ele fala que não fez uma carta pequena poque não teve tempo,e algo que não trás sentigo algum a frase,por isso a questão trás incoerência
-
GABARITO: A
A “Fiz esta carta longa porque não tive tempo de fazê-la mais curta”; (CERTA) Aqui a incoerência é bem marcante, em razão da falta de lógica e nexo em deixar de escrever uma carta curta em razão da falta de tempo, mas acabar escrevendo uma carta longa. Não faz sentido algum.
B “Há tantos que escrevem e tão poucos que leem”; (ERRADA) Não há incoerência e nem inverdade.
C “Escreve as ofensas na areia e os benefícios no mármore”; (ERRADA) A assertiva me parece apenas uma metáfora relacionada as perspectivas do autor. de modo que mais vale escrever ofensas na areia, pois serão apagadas mais rápido e benefícios no mármore para que não sejam apagados e sempre lembrados.
D “Escrever cartas é a maneira mais deliciosa de perder tempo”; (ERRADA) Não há incoerência. A meu ver, trata-se apenas de uma questão de opinião, e não uma falta de lógica. Para algumas pessoas, escrever cartas pode ser perda de tempo ou não, assim como pode ser delicioso ou não.
E “O que vale é a versão e não os fatos”. (ERRADA) Aqui não há uma incoerência, e sim uma inverdade. A incoerência é marcada pela falta de lógica e de nexo, enquanto que a inverdade é a falta de verdade. A sentença apresentada falta verdade, e não lógica. A versão poderia muito bem valer mais do que os fatos, mas já é considerada quase que uma verdade absoluta os fatos valerem muito mais do que a versão deles. Logo, a afirmativa é falsa, e não ilógica. A questão é que tendemos a acreditar que tudo aquilo que sabemos ser falso, seria também ilógico.
Amigos, esse foi apenas o meu raciocínio ao ler as assertivas... espero ter ajudado. Bons estudos e fé :)
-
A
“Fiz esta carta longa porque não tive tempo de fazê-la mais curta”; = Oras, se você não teve tempo de fazer a carta mais curta, como teve tempo de fazê-la mais longa? Há incoerência, é o gabarito.
B
“Há tantos que escrevem e tão poucos que leem”; = Não há incoerência. Muitos escrevem, poucos leem.
C
“Escreve as ofensas na areia e os benefícios no mármore”; = Não há incoerência. Escreve as ofensas na areia, pois se dissipam com o vento. Escreve os benefícios no mármore, pois perdura às ações do tempo.
D
“Escrever cartas é a maneira mais deliciosa de perder tempo”; = Não há incoerência. A pessoa gosta de escrever carta, embora seja uma óbvia perda de tempo no tempo das mensagens instantâneas.
E
“O que vale é a versão e não os fatos”. = Não há incoerência. O que importa é a versão que me interessa, e não o fato, o que de fato aconteceu.
Gab: A
-
“Fiz esta carta longa porque não tive tempo de fazê-la mais curta”;
fiquei com medo de marcar.... de tão obvia ..
-
nenhuma tinha coerencia fui na mais bizarra
-
“Escrever cartas é a maneira mais deliciosa de perder tempo”
Não concordo com o gabarito sobre esse item. Se escrever é uma coisa boa, por que seria considerado uma perda de tempo? A banca considerou que 'perder tempo' está no sentido de gastar, usar e não de desperdiçar.
Bora pra próxima!
-
GABARITO: A
Um dos problemas textuais mais frequentes é a incoerência – relação ilógica entre as ideias – , como a que está presente na seguinte frase: “Fiz esta carta longa porque não tive tempo de fazê-la mais curta.” A incoerência reside no fato de fazer uma carta longa porque não teve tempo de fazer uma carta curta.
Nas frases abaixo, não se observa incoerência.
(B) “Há tantos que escrevem e tão poucos que leem”;
(C) “Escreve as ofensas na areia e os benefícios no mármore”;
(D) “Escrever cartas é a maneira mais deliciosa de perder tempo”;
(E) “O que vale é a versão e não os fatos”.
(B) Há oposição, mas não há contradição.
(C) Ofensas na areia, para serem esquecidas rapidamente. Benefícios no mármore, para serem lembrados sempre.
(D) Uma contradição apenas aparente. Escrever cartas é uma maneira de perder tempo que, para alguns, é uma maneira deliciosa.
(E) Parece uma contradição, mas, no mundo atual, não é incomum a versão prevalecer sobre os fatos, especialmente quando a mídia apoia a versão e despreza os fatos.
-
uma fácil pra não zerar rs
-
Se teve tempo de fazer mais longa, poderia fazer mais curta. Supondo que algo maior gaste mais tempo de fazer, em relação a algo menor.
-
Uma fácil pra não zerar e ficar deprimido =D
-
Agora falta acertar a que a maioria erra.
-
Com essa questão, a nota de corte aumenta pra 1.
-
Gab: A
Se teve tempo de fazer uma longa, como não teria tempo para fazer uma curta?
-
Quem pode o mais, pode o menos.
Se teve tempo para fazer uma carta longa, teria tempo para fazer uma mais curta.
-
HOOO! Acerteiiii umaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
-
-
acertei a alternativa A mas a E também seria coerente
-
eliminei logo a A, quando li a pergunta novamente voltei e marquei ela
-
Unica q acertei até agora kkk