SóProvas


ID
5419606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Assim como todas as florestas, os trechos arborizados do Ártico às vezes se incendeiam. Mas, ao contrário de muitas florestas localizadas em latitudes médias, que prosperam ou até mesmo necessitam de fogo para preservar sua saúde, as florestas árticas evoluíram para que queimassem apenas esporadicamente.

    As mudanças climáticas, contudo, estão remodelando essa frequência. Na primeira década do novo milênio, os incêndios queimaram, em média, 50% mais área plantada no Ártico por ano do que em qualquer outra década do século XX. Entre 2010 e 2020, a área queimada continuou a aumentar, principalmente no Alasca, tendo 2019 sido um ano ruim em relação aos incêndios na região; além disso, o ano de 2015 foi o segundo pior ano da história do local. Os cientistas descobriram que a frequência de incêndios atual é mais alta do que em qualquer outro momento desde a formação das florestas boreais, há cerca de três mil anos, e possivelmente seja a maior nos últimos 10 mil anos.

    Os incêndios nas florestas boreais podem liberar ainda mais carbono do que incêndios semelhantes em locais como Califórnia ou Europa, porque os solos sob as florestas em latitude elevada costumam ser compostos por turfa antiga, que possui carbono em abundância. Em 2020, os incêndios no Ártico liberaram quase 250 megatoneladas de dióxido de carbono, cerca da metade emitida pela Austrália em um ano em decorrência das atividades humanas e cerca de 2,5 vezes mais do que a histórica temporada recordista de incêndios florestais de 2020 na Califórnia.

Internet:<www.nationalgeographicbrasil.com>(com adaptações). 

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item que se segue.


O trecho “Os cientistas descobriram que a frequência de incêndios atual é mais alta do que em qualquer outro momento” (segundo parágrafo), exprime uma ideia de concessão, ou seja, apresenta uma ideia que é contrária a outra, mas que não impedirá que esta aconteça.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Os cientistas descobriram que a frequência de incêndios atual é mais alta do que em qualquer outro momento” (...)

    A ideia apresentada não é concessivas, mas comparativa.

  • GAB E

    Revisando :

    Causais - > porque, pois, porquanto, como, uma vez que.

    • Concessivas - >embora, conquanto, ainda que, apesar de, mesmo que.

    • Comparativas - > como, tal qual, (do) que, quanto

    - Do é sempre facultativo antes do que.

  • ERRADA

    Os cientistas descobriram que a frequência de incêndios atual é mais alta do que em qualquer outro momento desde a formação das florestas boreais (...) Ideia de comparação

  • Comparação:  ''frequência de incêndios atual é mais alta do que em qualquer outro momento”.

  • concessiva: embora, conquanto, não obstante, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, apesar de que, por mais que, por pior que (...)

    A ideia apresentada neste contexto é apenas de comparação.

  • Comparativa "mais alta do que em qualquer outro momento"

    Para ser uma concessiva: embora, conquanto, não obstante, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, apesar de que, por mais que, por pior que 

  • ERRADO.

    Nada de concessão aí, inclusive, o trecho nos mostra uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

    Para ser concessiva deveria ser uma oração subordinada adverbial concessiva, trazendo termos como: embora, ainda que, mesmo que, conquanto, posto que...

  • Exprime ideia de comparação!

  • Simile / comparação