Letra C
Quando da entrada de materiais, a atividade é o recebimento/registro, gerando o tombamento.
Se for alocações internas, há a guarda ou conservação do bem, gerando a transferência (permanente) ou movimentação.
Já a saída bens gera o desfazimento, com a alienação/baixa do bem.
Tombamento é o procedimento de identificação de um bem patrimonial, efetuado na incorporação do bem ao patrimônio de uma organização. Por ocasião do tombamento, cadastram-se, em um banco de dados, informações essenciais do bem (características físicas, valor de aquisição etc.). O bem recebe um número patrimonial, pelo qual é identificado, e uma plaqueta (ou etiqueta, ou gravação) contendo esse número de registro é afixada no bem (quando possível).
Fonte: Gestão de Materiais, Renato Ribeiro Fenilli, Enap Didáticos.
Gab. C
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre alguns termos relacionados a administração de materiais. Neste caso, devemos marca a alternativa que indica a que sistema se referem as características do enunciado.
A - incorreta. Valia é um termo que se relaciona ao valor de algo.
B - incorreta. Depreciação é a redução do valor dos bens pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza, obsolescência.
C - correta. De acordo com Renato Fenili (2014), tombamento é definido como um procedimento de identificação de um bem, efetuado na sua incorporação ao patrimônio de uma organização. Dado o tombamento, serão cadastradas, em um banco de dados, as informações mais importantes do bem tombado. Daí, ele receberá um número patrimonial, pelo qual ocorre sua identificação, e uma plaqueta contendo este número de registo afixada no bem, quando for possível.
D - incorreta. Alienação e a operação de transferência do direito de propriedade do material, mediante venda, permuta ou doação.
Concluímos que a alternativa "D" é a correta.
Fonte:
FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.