SóProvas


ID
5429089
Banca
SELECON
Órgão
Câmara de Cuiabá - MT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O Estado é constituído pelos seguintes elementos, originários e indissociáveis:

Alternativas
Comentários
  • Elementos do Estado

    1. Povo: é o seu componente humano, demográfico;
    2. Território: a sua base física, geográfica;
    3. Governo soberano:elemento condutor do Estado, que detém e exerce o poder absoluto de autodeterminação e auto-organização emanado do Povo.
  • GAB-B

    O Estado é constituído de três elementos originários e indissociáveis: Povo: é o seu componente humano, demográfico; Território: a sua base física, geográfica; Governo soberano: o elemento condutor do Estado, que detém e exerce o poder absoluto de autodeterminação e auto-organização emanado do Povo.

    PRA CIMA E AVANTE, ESTUDEM.

  • A questão solicita ao candidato que assinale o item correto, no tocante aos elementos originários e indissociáveis do Estado. Vejamos:

    a) executivo, legislativo e judiciário.

    Errado. Tratam-se de Poderes da União, nos termos do art. 2º, CF: Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

    b) povo, território e governo soberano.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Sobre o tema, leciona Pedro Lenza: "A Constituição deve trazer em si os elementos integrantes (componentes ou constitutivos) do Estado, quais sejam: soberania; finalidade; povo; território. Nesses termos, Dalmo de Abreu Dallari define Estado como 'a ordem jurídica soberana que tem por fim o bem comum de um povo situado em determinado território. Nesse conceito se acham presentes todos os elementos que compõem o Estados, e só esses elementos. A noção de poder está implícita na de soberania, que, no entanto, é referida como característica da própria ordem jurídica. A politicidade do Estado é afirmada na referência expressa ao bem comum, com a vinculação deste a um certo povo e, finalmente, a territorialidade, limimtadora da ação jurídica e política do Estado, está presente na menção a determinado território.'"

    c) Estados, Distrito Federal e Municípios.

    Errado. Junto da União tratam-se entes que compõe a Federação.

    d) Câmara, Senado e Supremo Tribunal Federal.

    Errado. A Câmara dos Depurados e o Senado Federal integram o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal é um órgão do Poder Judiciário, conforme se vê nos arts. 44, caput, e 92, I, CF: Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Art. 92. São órgãos do Poder Judiciário: I - o Supremo Tribunal Federal;

    Gabarito: B

    Fonte: LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 22.ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

  • A questão solicita ao candidato que assinale o item correto, no tocante aos elementos originários e indissociáveis do Estado. Vejamos:

    a) executivo, legislativo e judiciário.

    Errado. Tratam-se de Poderes da União, nos termos do art. 2º, CF: Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

    b) povo, território e governo soberano.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Sobre o tema, leciona Pedro Lenza: "A Constituição deve trazer em si os elementos integrantes (componentes ou constitutivos) do Estado, quais sejam: soberania; finalidade; povo; território. Nesses termos, Dalmo de Abreu Dallari define Estado como 'a ordem jurídica soberana que tem por fim o bem comum de um povo situado em determinado território. Nesse conceito se acham presentes todos os elementos que compõem o Estados, e só esses elementos. A noção de poder está implícita na de soberania, que, no entanto, é referida como característica da própria ordem jurídica. A politicidade do Estado é afirmada na referência expressa ao bem comum, com a vinculação deste a um certo povo e, finalmente, a territorialidade, limimtadora da ação jurídica e política do Estado, está presente na menção a determinado território.'"

    c) Estados, Distrito Federal e Municípios.

    Errado. Junto da União tratam-se entes que compõe a Federação.

    d) Câmara, Senado e Supremo Tribunal Federal.

    Errado. A Câmara dos Depurados e o Senado Federal integram o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal é um órgão do Poder Judiciário, conforme se vê nos arts. 44, caput, e 92, I, CF: Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Art. 92. São órgãos do Poder Judiciário: I - o Supremo Tribunal Federal;

    Gabarito: B

    Fonte: LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 22.ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

  • Diaaxoooo de questão B----C-----T-----A

  • Cuidado pra não confundir com o Art 6º - São Poderes da União, independentes e harmônicos, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. logo O Estado é constituído de três elementos originários e indissociáveis: Povo: é o seu componente humano, demográfico; Território: a sua base física, geográfica; Governo soberano: o elemento condutor do Estado, que detém e exerce o poder absoluto de autodeterminação e auto-organização emanado do Povo.
  • Elementos do Estado indissociáveis:

    1.Povo

    2.Território

    3.Governo soberano.

  • Seguinte galera:

    1) executivo, legislativo e judiciário. - Tratam-se de Poderes da União

    2) povo, território e governo soberano. - Sobre o tema, leciona Pedro Lenza: "A Constituição deve trazer em si os elementos integrantes (componentes ou constitutivos) do Estado, quais sejam: soberania; finalidade; povo; território.

    3) Estados, Distrito Federal e Municípios. -  Junto da União tratam-se entes que compõe a Federação.

    4) Câmara, Senado e Supremo Tribunal Federal. -  A Câmara dos Depurados e o Senado Federal integram o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal é um órgão do Poder Judiciário

    Gabarito: B

  • Povo é o componente humano do Estado;

    Território, a sua base física;

    Governo soberano, o elemento condutor do Estado, que detém e exerce o poder absoluto de e auto-organização emanado do Povo.

    Não há nem pode haver Estado independente sem é, sem esse poder absoluto, indivisível e incontrastável de organizar-se e de conduzir-se segundo a vontade livre de seu Povo e de fazer cumprir as suas decisões, inclusive, pela força, se necessário. A vontade estatal apresenta-se e se manifesta através dos denominados Poderes de Estado.

  • questão boa, acertei por causa das aulas do prof Marcelo sobral.
  • Definição de Estado (Dalmo de Abreu Dallari): “a ordem jurídica soberana que tem por fim o bem comum de um povo situado em determinado território”.

     Elementos integrantes (componentes ou constitutivos) do Estado:

    • Soberania (=Governo soberano)
    • Finalidade
    • Povo
    • Território

    Fonte: LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 22.ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

  • A questão exige conhecimento acerca da Teoria do Estado, em especial no que tange aos elementos constitutivos do Estado.

     

    Conforme Hely Lopes Meireles (2016), “O Estado é constituído de três elementos originários e indissociáveis: Povo, Território e Governo soberano. Povo é o componente humano do Estado; Território, a sua base física; Governo soberano, o elemento condutor do Estado, que detém e exerce o poder absoluto de autodeterminação e auto-organização emanado do Povo. Não há nem pode haver Estado independente sem Soberania, isto é, sem esse poder absoluto, indivisível e incontrastável de organizar-se e de conduzir-se segundo a vontade livre de seu Povo e de fazer cumprir as suas decisões inclusive pela força, se necessário. A vontade estatal apresenta-se e se manifesta através dos denominados Poderes de Estado”.

     

    Portanto, o Estado é constituído pelos seguintes elementos, originários e indissociáveis: povo, território e governo soberano. O gabarito, assim, é a letra “b”.

     

    Análise das demais alternativas:

     

    Alternativa “a”: está incorreta. Conforme art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

     

    Alternativa “c”: está incorreta. Conforme art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: [...].

     

    Alternativa “d”: está incorreta. Câmara e Senado fazem parte do poder legislativo federal, que é bicameral. O STF, por sua vez, é um dos órgãos do Poder Judiciário (art. 92, I, CF/88).

     

    Gabarito do professor: letra b.

     

    Referência:

     

    MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro 42. ed. / atual. até a Emenda Constitucional 90, de 15.9.2015. - São Paulo: Malheiros, 2016.

  • KKKKKKKKKKKK... Fui tranquila na A

  • Elementos do Estado;

    Povo: é o seu componente humano, demográfico;

    Território: a sua base física, geográfica;

    Governo soberano: o elemento condutor do Estado, que detém e exerce o poder absoluto de autodeterminação e auto-organização emanado do Povo.