GAB: A
TIPOS TEXTUAIS:
ð Narração: Personagens, Enredo, Narração, Tempo e Espaço...
ð Descrição: Enumeração, Comparação, Retrato Verbal...
ð Dissertação: Expositiva, Argumentativa, Debate...
ð Injunção: Instrucional (Manuais, Receitas, Bulas...)
ð Exposição: Fatos, Impessoal (Notícias Jornalísticas)
"Hoje até pode doer, cair lágrima e fazer suar, mas amanhã a recompensa chegará!"
A questão quer saber qual a tipologia textual do texto apresentado. Vejamos:
a) Correta.
A narração se caracteriza por relatar situações, fatos e acontecimentos, reais ou imaginários. Toda história mobiliza personagens, situados em um determinado tempo e lugar. Segundo Bronckart, a sequência narrativa é sustentada por um processo de intriga que consiste em selecionar e organizar os acontecimentos de modo a formar um todo, uma história ou ação completa, com início, meio e fim. O texto em exposição apresenta essas características, pois nos mostra personagens como (nós íamos), (vó), havia também uma história que situava por causa da caneta, a história também se passa com uma narração de u m tempo passado. Portanto, este é o nosso gabarito.
b) Incorreta.
A tipologia textual descritiva é construída de forma concreta e estática, sem progressão temporal. Segundo Marquesi, a primeira condição para saber descrever é saber olhar. Nessa tipologia, observa-se a presença de adjetivos ou locuções adjetivas e advérbios. As palavras assumem uma grande força descritiva, por isso há o cuidado com o léxico. Predominam os verbos de estado, no presente ou no pretérito imperfeito do indicativo. Não há descrição no texto apresentado, pois conta-se uma história com mudança de cenário e lapso temporal.
c) Incorreta.
A injunção, segundo Travaglia, tem por finalidade incitar à realização de uma situação, requerendo-a ou desejando-a, ensinando ou não como realizá-la. A tipologia textual injuntiva está presente em gêneros como as receitas, os manuais e as instruções de uso e montagem, os textos de orientação (leis de trânsito) e os textos doutrinários. O texto em exposição não ensina nada, apenas expõe os fatos. No texto apresentado, não há instrução.
d) Incorreta.
O texto expositivo pode ser argumentativo ou informativo. Quando argumentativo tem a finalidade de explicar as ideias apresentadas. Para isso, utiliza recursos como a comparação para defender sua ideia. Quando informativo tem o objetivo de transmitir informações sobre algum tema. Para isso reúne informações que serão apresentadas como dados, gráficos entre outros. Ele não defende uma ideia ou opinião sobre o tema. O texto em tela não tem essas características.
e) Incorreta.
A argumentação é uma tipologia que utiliza o poder de convencimento para que o leitor tome uma determinada posição em relação ao tema. O tempo verbal mais usado é o presente do indicativo, pois aborda um assunto que faz parte do contexto comunicativo em que se situa o enunciador. A tipologia argumentativa faz uso de operadores argumentativos que possibilitam articular o texto com coerência e coesão. Portanto não pode ser o nosso gabarito, já que traz o conceito apresentado pelo texto não convence ninguém de nada, mas sim nos conta uma história com personagens e movimentos.
Referência bibliográfica: KÖCHE, Vanilda Salton/ BOFF. Odete Maria Benetti/ MARINELLO. Adiane Fogali. Leitura e produção textual : gêneros textuais do argumentar e expor / – Petrópolis, RJ : Vozes, 2017.
Gabarito do monitor: A