SóProvas


ID
543379
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na área do marketing é fundamental a distinção entre os conceitos de massa, público e multidão. Nesse sentido, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Agregado social é uma aglomeração de pessoas com pouco contato primário, ou seja, pouco contato social umas com as outras, com um sentimento grupal. Diferentemente dos grupos sociais, os agregados sociais não são organizados, não possuem hierarquia definida e são desconhecidas entre si. Existem três tipos de agregados sociais: multidão, público e massa.

    Multidão é a aglomeração de pessoas bastante próximas fisicamente, sem normas ou uma organização pré-estabelecida, anônimas, iguais e com um objetivo em comum. Em uma multidão, não importa a raça, cor, nível intelectual ou de poder aquisitivo dos indivíduos, visto que não há espaço para esta diferenciação. Alguns exemplos de multidão: aglomerações de pessoas brincando o carnaval, grupo de curiosos vendo um acidente de trânsito que acabou de acontecer, etc.

    O público é bastante diferente da multidão. As principais características que fazem essa distinção é que o público é uma associação intermediária entre o grupo social e a multidão, visto que o esse tipo de agregado social possui certo contato primário entre seus participantes e há uma organização estabelecida. Na multidão, a integração das pessoas é ocasional, no público é intencional, sendo que inclusive as pessoas agrupadas na forma de público possuem a capacidade de criticar (palmas, vaias, etc). Exemplos: público de pessoas que vão a um show musical, ao teatro ou a uma partida de futebol.

    Outro tipo de agregado social é a massa. Diferentemente do público, que pode criticar, esse tipo é marcado principalmente pela passividade em relação ao que é imposto. Um exemplo claro de massa é o grupo de pessoas que vê a uma propaganda na TV. Neste caso, o conjunto de telespectadores é a massa. Como características nós ainda podemos ver: não há contato entre as pessoas do grupo, seu processo de formação é espontâneo, não há a possibilidade de crítica e o tipo de comunicação que predomina é aquele transmitido pelos veículos de comunicação de massa.
    Por Tiago Dantas
  • Não vi o erro da questão C. Me parece correta, assim como a letra B.

  • O erro da alternativa C é dizer que o público está sempre em contato físico.  




    Quanto ao público, caracteriza-se por ser um agrupamento de pessoas sem uma forma especifica, que respondem a um mesmo estímulo de forma espontânea. Não ocupam necessariamente um mesmo espaço físico, podendo se formar em um espaço virtual como a internet, mas estão todos sujeitos à exposição aos mesmos estímulos e dispõem de alguma organização. A principal característica desse tipo de agregado social é a sua capacidade de interação entre os indivíduos que formam o público e a fonte do estímulo que originalmente os agregou. Por meio de vaias, aplausos e o compartilhamento de opiniões, o público interage com a peça teatral ou o show musical que assistem no momento.
  • Para ajudar a responder:

    Massa: Massa é “uma coleção abstrata de indivíduos”, “uma pluralidade indiferenciada de receptores”. A massa sofre forte influência dos agentes institucionais. A existência da massa implica em uma elite reduzida, pensante, ativa, governante. Ela é provocada, orientada, por esses formadores de opinião. Não há, ou é mínima, a circulação de informações, o que torna “reduzida a formação da opinião através da discussão” (Lakatos e Marconi, 1999, p.115).

    Público: Segundo Dias (2001, p.337), “um público passa a existir quando há um assunto social relevante que canaliza a atenção”. Público é um conjunto de pessoas, em geral dispersas geograficamente, que tem um interesse em comum. O público nem sempre atua em conjunto, mas, individualmente, podem tomar decisões homogêneas. O fato de “criar”, “tomar”, “manter” decisões, mostra que há um nível de racionalidade no Público que inexiste em outras coletividades.

    Audiência: Audiência é um termo que se refere, genericamente, aos receptores da mensagem. Diz respeito a “leitores, expectadores e usuários” (Rodrigues, 2003, p.97). A audiência moderna, segundo Rodrigues, não possui noção de identidade ou regras. Sua composição (os indivíduos que a formam) está sempre se alterando. A interação entre dos membros da audiência entre si e com os emissores das mensagens é mínima. O conceito de Audiência evoluiu com o tempo. A audiência como a conhecemos hoje surgiu no século XV, junto com a invenção da imprensa. “Um público leitor, esparso e recluso, mas tomado como um conjunto de indivíduos escolhendo um mesmo texto”

    Multidão: É um grupo espontâneo, temporário e desorganizado, formado por indivíduos que dividem um sentimento comum. Seus componentes estão próximos fisicamente, mas possuem fracos laços sociais. Sua interação ocorre, em geral, por comunicação não-verbal: gestos, expressões faciais.

    Comunidade x Sociedade: A diferença fundamental entre Sociedade e Comunidade, no nosso entender, a partir de Dias (2001) e Lakatos e Marconi (1999), é que a Sociedade é uma “estrutura formada pelos grupos principais” (Fichter, 1973, p.166 apud Lakatos e Marconi,1999, p.358). A comunidade tem um alcance menor, sendo uma “localização geográfica particular”, “um tipo particular de relação social” (os oficiais da reserva), “um sistema social local” (um bairro de imigrantes). Na Comunidade, os vínculos se referem a tradição, parentesco, amizade etc., que geram um “sentimento recíproco” entre as pessoas. Na Sociedade, a condição básica das relações sociais é o contrato, não há solidariedade. As pessoas agem somente “[...] em troca de uma dádiva ou trabalho equivalente”.

    Fonte: http://henriquediario.blogspot.com.br/2011/12/massa-audiencia-conceitos.html

  • Massa: Número considerável de indivíduos que, apesar de heterogêneos, são considerados como um bloco homogêneo enquanto público consumidor da indústria cultural. Mesmo quando segmentada em classes socioeconômicas para efeito de pesquisa de mercado ou de lançamento de produtos, a massa tende a ser nivelada pelos padrões de consumo mais fáceis e pelos valores conservadores atribuídos à maioria.

    Multidão: Agrupamento social caracaterizado pela proximidade física temporária dos indivíduos (em função de algum fato social capaz de reunilos, como um comício, um festejo, uma calamidade etc) e pela pluralidade e heterogeneidade dos elementos que reúne e que tende a reagir de maneira semelhante, mais ou menos impulsiva, aos mesmo estímulos.

    Público: Conjunto de indivíduos aos quais se destina  determinada mensagem. Agregado ou conjunto instável e heterogêneo de indivíduos pertencentes a grupos sociais diversos, e dispersos sobre determinada área, que pensa e sentem de modo semelhante a respeito de problemas, interesses, gostos ou de movimentos de opiniões.

     

    Fonte: Dicionário Essencial de Comunicação (Rabaça & Barbosa)