SóProvas


ID
5439637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a ergonomia da atividade e psicopatologia do trabalho, julgue o item que se segue.

Os trabalhadores desenvolvem estratégias de mediação individual e coletiva para gerir o custo humano do trabalho e, se forem eficientes e eficazes, podem transformar o custo humano no trabalho em vivências de bem-estar.

Alternativas
Comentários
  • Gab: CERTO

    A Medição Individual pode ser percebida na autoavaliação, já a Coletiva, na percepção dos pares e da organização. No tocante à eficiência, podemos definir um atendimento ao público em quantidade superior ao que normalmente se atende, mas mantendo-se a qualidade e a proatividade do indivíduo. Já a eficácia, seriam os resultados que esse atendimento alcançou, isto é, a eficiência do atendimento somado à qualidade e à entrega de resultados.

    • Nesse contexto, pode haver a transformação do custo humano no trabalho (proporcional aos seus esforços) em vivências de bem-estar quando o indivíduo compreende ou aprende a reter benefícios desse aprendizado.

    -- Não pesquisei fundamentação teórica, mas acredito que possa ser nessa linha de raciocínio pela dedução das palavras.

    Erros, mandem mensagem :)

  • CERTO

    Estamos diante da teoria da Psicodinâmica do Trabalho

    • É objeto da psicodinâmica do trabalho o estudo das relações dinâmicas entre organização do trabalho e processos de subjetivação, que se manifestam nas vivências de prazer-sofrimento, nas estratégias de ação para mediar contradições da organização do trabalho (defesas), nas patologias sociais, na saúde e no adoecimento. 

    Assim, a Psicodinâmica do trabalho estuda as estratégias de defesa individual e coletiva dos sujeitos, buscando compreender como as pessoas conseguem suportar o ambiente adoecedor de trabalho e transformar tais vivências em formas de prazer.

    Uma questão CESPE ajuda a firmar tal entendimento:

    CESPE 2015 CERTA - A ressignificação do sofrimento no trabalho desdobra-se em prazer quando é possível transformar o prescrito da organização do trabalho e a carga psíquica envolvida na atividade desenvolvida pelo trabalhador.

  • CERTA

    o CEBRASPE apresentou a seguinte justificativa para a questão:

    JUSTIFICATIVA: CERTO. As exigências do contexto de produção de bens e serviços podem obstaculizar ou mesmo desafiar a inteligência dos trabalhadores. Para responder a tais exigências, os trabalhadores utilizam as estratégias de mediação individual e coletiva. Quanto mais eficientes e eficazes as estratégias de mediação, mais a carga humana no trabalho torna-se sinônimo de vivências de bem-estar.

  • A questão solicita conhecimentos acerca da Psicodinâmica do trabalho.


    Dejours é um teórico da Psicodinâmica do Trabalho, que compreende uma abordagem focada na saúde do trabalhador a partir de um viés psicanalítico. O trabalho desempenha papel central na vida do sujeito e as complexidades das relações e modos de trabalho experienciados na organização podem ser geradores de sofrimento para o indivíduo. Para a psicodinâmica, o trabalho gera confronto entre o mundo interno do sujeito (sua subjetividade e singularidade) com o mundo externo (a realidade objetiva, com as regras, valores e desafios organizacionais) que pode acarretar em sofrimento para o sujeito. Assim, é preciso estabelecer  estratégias para a busca constante do prazer, visando manter o equilíbrio psíquico em situações patogênicas de trabalho.

    Em busca de evitar ou diminuir o sofrimento, tanto o indivíduo como as relações grupais estabelecem estratégias defensivas. As estratégias defensivas quando não são efetivas para a ressignificação desse sofrimento constitui-se em trabalhos mecanizados e aceitação da lógica insalubre da organização, acarretando a alienação no trabalho. O trabalhador passa a culpar-se pelos modos de produção da organização, atribuindo a si mesmo sua condição. De posse desse sofrimento e consequente doenças psicossomáticas, para esconder sua condição utiliza-se de ideologias defensivas, que nada mais são aquelas que os trabalhadores utilizam para mascarar o sofrimento e as angústias vivenciadas no cotidiano do trabalho.

    Caso sejam efetivas, as estratégias tanto individuais quanto grupais possibilitam a ressignificação do sofrimento e, consequentemente, a busca do prazer e indicação de saúde para o sujeito. 

    Gabarito da professora: CERTO.