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ID
544144
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Cooley, Mead e Park, entre outros, desenvolveram a tese de que a sociedade não pode ser estudada fora dos processos de interação entre as pessoas, é constituída simbolicamente pela comunicação. A vida social não se mantém por conta de nenhuma dinâmica interna ou requisito sistêmico, mas sim pelo fato dos seres humanos serem capazes de interpretar seu contexto vital e responder praticamente aos estímulos de que são destinatários. (As teorias da Comunicação, Rüdiger, Francisco. 1.ed. 2010)

Essa tese foi desenvolvida

Alternativas
Comentários
  • Escola de Chicago (comunicação)

    A Escola de Chicago é fundadora da reflexão teórica sobre a comunicação. Desenvolveu, nas primeiras décadas do século XX, a tese de que os processos de interação entre as pessoas são constituídos simbolicamente pela comunicação. As pessoas se relacionam através de símbolos e a vida social se mantém pelo fato dos seres humanos serem capazes de interpretar o Mundo.

    Herbert Blumer, possivelmente o mais significativo teórico da comunicação da Escola de Chicago, é também um dos herdeiros mais representativos do Interacionismo Simbólico - vertente de estudos que se origina com Herbert Mead, um dos fundadores da Psicologia Social, na década de 1920. Em artigo de 1969, foi Blumer quem deu o nome de Interacionismo Simbólico à herança de Mead.

    Segundo Mead, a comunicação é a maior possibilidade de interação social. Para ele, as pessoas constróem um conceito de si mesmas com base nos demais, desde o seu nascimento, através da interação. A linguagem permite que as ações sejam pouco a pouco substituídas por símbolos. Os homens não agem em função das coisas, mas do significado que as coisas tomam no processo da comunicação.

    “A comunicação representa um processo estruturado simbolicamente. Constitui-se do emprego de símbolos comuns com vistas à interação, que funda a própria sociedade”.

    Assim, para o autor, a comunicação não só possibilita a interação, mas expressa relações e confere sentido ao mundo. Os sujeitos têm uma experiência comum da realidade e constroem seu mundo como coletividade.

    Blumer, desenvolvendo os pressupostos do Interacionismo Simbólico, elabora três premissas:

    • o comportamento humano fundamenta-se nos significados dos elementos do mundo;
    • a fonte dos significados é a interação social;
    • a utilização dos significados ocorre através de um processo de interpretação.
    http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Escola_de_Chicago_%28comunica%C3%A7%C3%A3o%29#_
  • a) A Escola de Chicago – Cooley, Mead, Sapir, Pierce, Park, Blumer & Cia – cria uma tese que entende que a sociedade apenas pode ser estudada, a partir dos processos de interação entre as pessoas, sendo constituído simbolicamente pela comunicação, o que se convencionou a chamar de interacionismo simbólico. (RÜDIGER, 2004, p. 37). O interacionismo simbólico concebe que a vida social é entendida por meio da interação social realizada pelos indivíduos entre si, mas esse interagir acontece por conta da observação dos processos comunicacionais. É por meio da comunicação que as pessoas trocam informações, apresentam suas ideias, contam suas histórias e registram seus conhecimentos. Para essa escola, a vida social do indivíduo resulta da sua capacidade em se comunicar, e diante dessa comunicação ser capaz de entender o seu contexto social. (TEMER; NERY, 2009, p. 38-39).
    Alternativa correta
    Fonte: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/teoriasdacomunicacao.pdf

    b) O Modelo ou Paradigma de Lasswell estabelece através do funcionalismo, uma analogia entre o corpo social e o biológico: “Os processos de comunicação da sociedade humana,quando examinados em pormenor, revelam equivalência em relação às especializações encontradas no organismo físico e nas sociedades animais inferiores” Mattelart afirma que para a Sociologia Funcionalista a mídia seria um mecanismo decisivo de regulação da sociedade. Lasswell elaborou um dos mais famosos e pioneiros modelos de comunicação que se tornou conhecido como Modelo de Lasswell em 1948. Em seu artigo “A Estrutura e a função da comunicação na sociedade” (The Structure and Function of Communication in Society) o cientista político oferecia um ponto de vista tradicional de abordagem da comunicação, enfatizando alguns princípios já estudados por Aristóteles.  c) A Escola de Frankfurt consistia em um grupo de intelectuais que na primeira metade do século passado produzia um pensamento conhecido como Teoria Crítica. Seus estudos eram centrados no comportamento da sociedade de massa, indústria cultural, lógica capitalista, entre outros.
    d) Perspectiva Materialista - Mikhail Bakhtin parte das pressimas de o que sujeito tem uma relação constitutiva com os discursos e o mundo ao seu redor. Os reproduz mas também os cria e recria a partir de suas vivências enquanto sujeito.
    e) Mais ou menos na mesma época em que, na sociologia da comunicação americana se a?rmava o “paradigma dominante”, funcionalista e centrado na problemática dos “efeitos” as mensagens mediáticas,emergia, no Canadá, a chamada Escola de Toronto que, tendo em Harold Innis e Marshall McLuhan dois dos seus principais representantes, desloca o centro de interesse dos estudos de comunicação das mensagens dos media – dos seus “conteúdos” e “efeitos” – para os media propriamente ditos.