SóProvas


ID
5441812
Banca
Unesc
Órgão
PGM - Criciúma - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Muitos são os cuidados que devemos ter na construção de um texto, principalmente quando este for escrito. Para atender aos propósitos comunicativos e evitar mal-entendidos, a revisão do que escrevemos e a escolha do léxico mais adequado são essenciais para que o interlocutor entenda o que queremos lhe dizer. Se você ler com atenção o texto abaixo, contado por um locutor de rádio, com certeza irá verificar que há algo “estranho” na fala do jogador Edinho, destacada ao final do parágrafo, ao se considerar o contexto da situação.

“O quarto-zagueiro Edinho Baiano, do Paraná Clube, foi entrevistado por um repórter da rádio Cidade. O Paraná tinha tomado um balaio de gols do Guarani de Campinas, alguns dias antes. O repórter queria saber o que tinha acontecido. Edinho não teve dúvidas sobre os motivos: “Como a gente já esperava, fomos surpreendidos pelo ataque do Guarani”.

Assinale a alternativa que aponta o que está faltando no trecho destacado.

Alternativas
Comentários
  • KKKK

  • ...já esperava, fomos surpreendidos ...

    Sem coerência Textual

  • Viajei na possível ambiguidade do "ataque do Guarani"...

  • Achei a fala genial sobre o ataque do Guarani e nem me atentei para os verbos...rs

  • Que porcaria de questão é essa? Falar que está faltando ambiguidade é fogo, alternativas ridículas.

  • Ambiguidade não falta mesmo; a questão pedia o que faltava no trecho. Abraços!

  • GABARITO A

    A coerência textual foi afetada porque o entrevistado diz que foi surpreendido por algo que já esperava. Se ele já esperava pelo ataque do Guarani, não houve surpresa, portanto ele não foi surpreendido. As demais opções não devem ser marcadas, porque contêm aspectos que não estão presentes no trecho em questão, como a ambiguidade (duplo sentido) e a redundância (repetição desnecessária de ideias).

  • Como já se "esperava", formos "surpreendidos"...

    Ora, se você espera alguma coisa, logo, não é surpreendido.

    Falta coerência textual...

    Gabarito A