SóProvas


ID
5443054
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Ergonomia congrega um conjunto de conhecimentos que, aplicado às condições de trabalho, as tornariam adequadas às características psicofisiológicas dos trabalhadores. Com relação a essa afirmação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Manual de Aplicação da NR-17, elaborado pelo Ministério do Trabalho, a Análise Ergonômica do Trabalho é um processo construtivo e participativo para a resolução de um problema complexo que exige o conhecimento das tarefas, da atividade desenvolvida para realizá-las e das dificuldades enfrentadas para se atingirem o desempenho e a produtividade exigidos.

    Análise Ergonômica do Trabalho é estruturada em várias etapas ligadas entre si, com o objetivo de avaliar e transformar o trabalho. Segundo o Manual de Aplicação da NR-17, a análise ergonômica deverá conter, no mínimo, as seguintes etapas:

    • A análise da demanda e do contexto;
    • A análise global da empresa;
    • A análise da população de trabalhadores;
    • Definição das situações de trabalho a serem estudadas;
    • A descrição das tarefas prescritas, das tarefas reais e das atividades desenvolvidas para executá-las;
    • Estabelecimento de um pré-diagnóstico, que deverá ser apresentado aos envolvidos e então validado ou abandonado;
    • Observação sistemática da atividade, bem como dos meios disponíveis para realizar a tarefa;
    • O diagnóstico;
    • A validação do diagnóstico;
    • O projeto de modificações/alterações;
    • O cronograma de implementação das modificações/alterações;
    • O acompanhamento das modificações/alterações.

  • COMENTANDO

    A Ergonomia congrega um conjunto de conhecimentos que, aplicado às condições de trabalho, as tornariam adequadas às características psicofisiológicas dos trabalhadores. Com relação a essa afirmação, é correto afirmar que

    Alternativas

    A) no que diz respeito ao mobiliário, a conformação do assento deve permitir alterações na postura, sem provocar tensões intervertebrais, de maneira que os assentos devem ter características anatômicas, nos quais as nádegas do trabalhador se encaixam, aliviando as tensões sobre os músculos dorsais de sustentação.

    ERRADA: A antiga NR 17 tratava que os assentos devem possuir pouca ou nenhuma conformidade e levemente adaptada para a lombar

    B) uma vez estudada a atividade a ser realizada, deve-se considerar que o esforço postural estático e as solicitações sobre as articulações são mais limitadas na postura em pé que na postura sentada, que muitas vezes, dada a natureza da tarefa, pode levar à perda de atenção e até à sonolência, em função da condição psicofisiológica do trabalhador.

    ERRADA: Segundo o Manual da NR-17, a posição em pé exige mais esforço das articulações da coluna, ou seja, são mais intensas e não limitadas.

    C) o taylorismo, ao desenvolver o estudo de tempos e métodos ou da cronoanálise, cometeu o equívoco de pressupor uma estabilidade nos componentes de uma situação de trabalho, mas abriu campo para a Ergonomia ao limitar o estudo àqueles trabalhadores cujas capacidades fossem representativas das capacidades da população atingida.

    ERRADA: O Taylorismo abriu campo para a Ergonomia estudar amplamente as condições de trabalho, bem como o estudo das atividades e tarefas

    D) entre as características psicofisiológicas dos trabalhadores que impactam a prática do ergonomista, tem-se que o ser humano, dependendo das exigências biomecânicas da tarefa que deverá executar, prefere que sua postura seja definida pelos gestores, de forma que não deva utilizar toda a musculatura corporal, mas apenas alguns segmentos.

    ERRADA: O trabalhador prefere utilizar alternadamente vários grupos musculares do que apenas 1 grupo muscular específico, ou seja, dependendo da exigência da tarefa.

    E) a análise ergonômica do trabalho, inaugurada por uma demanda, é um processo construtivo e participativo para a solução de um problema complexo que exige o conhecimento das tarefas, das atividades desenvolvidas para realizá-las e das dificuldades enfrentadas para se atingirem o desempenho e a produtividade exigidos.

    CORRETA e complementada pelo comentário do Nicolas Martins