SóProvas


ID
5447386
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Formiga - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Tempo incerto


    Os homens têm complicado tanto o mecanismo da vida que já ninguém tem certeza de nada: para se fazer alguma coisa é preciso aliar a um impulso de aventura grandes sombras de dúvida. Não se acredita mais nem na existência de gente honesta; e os bons têm medo de exercitarem sua bondade, para não serem tratados de hipócritas ou de ingênuos.

    Chegamos a um ponto em que a virtude é ridícula e os mais vis sentimentos se mascaram de grandiosidade, simpatia, benevolência. A observação do presente leva-nos até a descer dos exemplos do passado: os varões ilustres de outras eras terão sido realmente ilustres? Ou a História nos está contando as coisas ao contrário, pagando com dinheiro dos testamentos a opinião dos escribas?

    Se prestarmos atenção ao que nos dizem sobre as coisas que nós mesmos presenciamos – ou temos que aceitar a mentira como a arte mais desenvolvida do nosso tempo, ou desconfiaremos do nosso próprio testemunho, e acabamos no hospício!

    Pois assim é, meus senhores! Prestai atenção às coisas que vos contam, em família, na rua, nos cafés, em várias letras de forma, e dizei-me se não estão incertos os tempos e se não devemos todos andar de pulga atrás da orelha!

    A minha esperança estava no fim do mundo, com anjos descendo do céu; anjos suaves e anjos terríveis; os suaves para conduzirem os que se sentarão à direita de Deus, e os terríveis para os que se dirigem ao lado oposto. Mas até o fim do mundo falhou; até os profetas se enganam, a menos que as rezas dos justos tenham podido adiar a catástrofe que, afinal, seria também uma apoteose. E assim continuaremos a quebrar a cabeça com estes enigmas cotidianos. Mas agora, além dos criados, pensam os patrões, as patroas, os amigos e inimigos de uns e de outros e todo o resto da massa humana. E não só pensam, como também pensam que pensam! E além de pensarem que pensam, pensam que têm razão! E cada um é o detentor exclusivo da razão!

    Os pedestres pensam que devem andar pelo meio da rua. Os motoristas pensam que devem pôr os veículos nas calçadas. Até os bondes, que mereciam a minha confiança, deram para sair dos trilhos. Os analfabetos, que deviam aprender, ensinam! Os ladrões vestem-se de policiais, e saem por aí a prender os inocentes! Os revólveres, que eram considerados armas perigosas, e para os quais se olhava à distância, como quem contempla a Revolução Francesa ou a Guerra do Paraguai – pois os revólveres andam agora em todos os bolsos, como troco miúdo. E a vocação das pessoas, hoje em dia, não é para o diálogo com ou sem palavras, mas para balas de diversos calibres. Perto disso, a carestia da vida é um ramo de flores. O que anda mesmo caro é a alma. E o Demônio passeia pelo mundo, glorioso e impune.


(MEIRELES, Cecília, 1901-1964. Escolha o seu sonho: Crônicas – 26ª Ed. Rio de Janeiro: Record, 2005. Com adaptações.)

Levando em consideração que dígrafo é uma sequência de duas letras que forma um único som, assinale a palavra que apresenta um dígrafo vocálico.

Alternativas
Comentários
  • C

    sombras

  • Acontece quando existe o encontro de duas letras que formam apenas um som vocálico.

    Exemplos:

    • un: mundo, fungo, sunga, fun
    • am: campeã, lâmpada, ambição, âm
    • on: fonte, ponte, monte, on
    • em: tempo, sempre, lembrança, lem
    • in: tinta, finta, cinto, lin
    • im: símbolo, limpo, limbo, lim
    • en: vento, mentira, frente, ren
    • om: sombrio, rombo, tombo, lom
    • an: sangue, canta, tanque, man
    • um: chumbo, tumba, cumprimento, bum

    Obs.: alguns autores da Língua Portuguesa mencionam que am e em quando posicionadas no final das palavras não se tratam de dígrafos, mas sim de ditongos, já que o m deve ser pronunciado como uma semivogal, sendo produzidos dois fonemas.

    Exemplos:

    • Ouçam;
    • Vejam;
    • Falem;
    • Também;
    • Cantem;
    • Convém.

  • gab-c

    SOM-BRA.

    O CONCURSEIRO RAIZ, MATA MUITOS SENTIMENTOS PARA SE MANTER FOCADO!

  • A questão é de fonologia e quer que assinalemos a palavra que apresenta um dígrafo vocálico. Vejamos:

     .

    Dígrafo é o grupo de duas letras representando um só fonema (som). Na palavra "chave", por exemplo, que se pronuncia "xávi", ocorre o dígrafo "ch". 

    Dígrafos consonantais: (dígrafos que representam consoantes) lh, ch, nh, rr, ss, qu, gu, sc, sç, xc, xs. 

    Dígrafos vocálicos: (dígrafos que representam vogais nasais) am, em, im, om, um, an, en, in, on, un.

     .

    A) guerra

    Errado. Em "guer-ra" há os dígrafos consonantais "gu" e "rr".

    Obs.: "gu" e "qu" só são dígrafos quando seguidos das vogais "e" ou "i", representando os fonemas /g/ e /k/: guitarra, quilo; nesse caso, a letra 'u' não representa nenhum fonema. NÃO há dígrafos quando são seguidos de "a" ou "o": quase, averiguo.

     .

    B) descer

    Errado. Em "des-cer" há o dígrafo consonantal "sc".

     .

    C) sombras

    Certo. Em "som-bras" há o dígrafo vocálico "om".

     .

    D) passado

    Errado. Em "pas-sa-do" há o dígrafo consonantal "ss".

     .

    Gabarito: Letra C

  • GU e QU, que só são dígrafos se seguidos da letra E ou I.

    Dígrafos consonantais: Gu, Qu, Ch, Lhe, Nh, RR, SS, SC, SÇ,Xc,Xs.

    Vocálicos ou nasais: A, E, I, O, U seguidos de M ou N na mesma sílaba.

    Ex.:CAMpo, ANta, EMpresa, ENtrada, IMbatível,

    CAindo, ONda,OMbro, UNtar.

    Dífono o som de ks representado pela letra X.

    Tóxico (tóKSico). CompleKSco.