SóProvas


ID
544906
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Várias perspectivas são consideradas para o estudo e compreensão da liderança. A abordagem do comporta- mento pressume que

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica essa?
  • Essa questão está terrivelmente errada e deveria ter sido anulada. Por isso ninguém acerta.
    Deve ter sido escrita por alguém que odeia comportamental sem saber nada da abordagem pra eliminar candidatos que aprovam essa abordagem.

    Para qualquer behaviorista, contigências são fundamentais para analisar a eficiência de um comportamento.
  • As Teorias Comportamentais de Liderança preconizam que as diferenças individuais são fundamentais no desempenho da liderança. Quando Kurt Lewin identificou os três tipos de liderança: autocrítica, laissez-faire e democrática, ele apenas estabeleceu a tipologia de liderança baseada em certos comportamentos dos líderes, não estabeleceu que uma tipologia é mais eficiente que a outra, ou que cada estilo deca ser aplicado em situações específicas. Apenas constatou a existência dos estilos diferentes, e aponda que cada um deles traz resultados, ou seja, eles serão eficientes, gerarão os objetivos esperados.

    Apostila de Noções de Administração - PROFESSOR: MARCELO CAMACHO
  • E respondi letra E) certos comportamentos do líder facilitam o alcance dos objetivos. Pois acredito que as teorias comportamentais de Kurt Lewin, a Bidimensional e a do Grid Gerencial acreditam que a depender do comportamento dos líderes eles obterão sucesso ou não, alcançarão ou não os objetivos. Por isso é tão importante o estudo do comportamento e da liderança, para verificar as que funcionam e as que não. Mas pensando bem, de acordo com este mesmo raciocínio, a alternativa A) também se apilica a esta situação, porém, não entendi o erro da E.
  • É lógica: Se a A está certa, a E também deve estar certa. Questão deveria ser anulada.

  • Não vejo diferença entre as alternativas 'A' e 'E'. Ambas falam de comportamentos generalizáveis para o alcance de objetivos. Ou seja, falam de comportamentos que podem, sempre, auxiliar o líder a desenvolver o que se quer, independente da especificidade do que almeja alcançar. E é isso, basicamente, o que preconiza esse tipo de perspectiva sobre liderança. Enfim, sob o meu entendimento, ela deveria ter sido anulada.

  • "A abordagem do comportamento presume que certos comportamentos do líder serão eficientes NÃO IMPORTANDO QUAL A SITUAÇÃO." Pág. 509, Psicologia nas Organizações - Spector

  • Pelo que estudei dessa matéria (e olha que estudei bastante) existe mais de uma abordagem comportamental.

    A de Hersey e Blanchard, por exemplo, que trata da liderança Contingencial, diz que o líder deve adaptar seu estilo à maturidade do liderado. Se ele adotar um estilo diretivo  para um subordinado altamente maduro, o subordinado vai sentir que não possui autonomia e que sua experiência e conhecimento não são levadas em conta pela hierarquia, provocando frustração e desmotivação. Portanto, não seria qualquer comportamento do líder que seria eficiente.

    Para mim essa questão é passível de anulação já que não especificou qual a teoria utilizada dentro da abordagem comportamental.

  • Uma das criticas da abordagem comportamental, da teoria do comportamento é não abordar o conceito situacional. 

  • "A abordagem do comportamento presume que certos comportamentos do líder serão eficientes NÃO IMPORTANDO QUAL A SITUAÇÃO." Pág. 509, Psicologia nas Organizações - Spector

  • "A abordagem do comportamento presume que certos comportamentos do líder serão eficientes NÃO IMPORTANDO QUAL A SITUAÇÃO." Pág. 509, Psicologia nas Organizações - Spector