A questão acima tem como tema o Neoliberalismo e seus impactos econômicos para o mundo. No enunciado, é apontado que a doutrina econômica trouxe uma nova roupagem para o capitalismo, uma vez que nas primeiras décadas do século XX, houve uma retração nos lucros de grandes instituições financeiras.
No texto que compõe o enunciado, é apontado as consequências do novo Neoliberalismo de Mercado, que vigorou a partir de 1979. Mas a questão pede que o candidato assinale uma alternativa que não corresponda à uma característica marcante do Keynesianismo, doutrina econômica que ditou os rumos econômicos de muitos países por algumas décadas, e que antecedeu a implantação do Neoliberalismo de Mercado no mundo.
Esse período que antecede a implantação do Neoliberalismo, chamado de Keynesianismo, foi uma teoria político-econômica que defende a intervenção do Estado na organização econômica de um país. Nesse pensamento, o Estado é visto como motor da economia, em que ele deveria oferecer benefícios sociais aos trabalhadores, como seguro de saúde, salário mínimo, férias remuneradas, etc. Sendo assim, o pensamento enfatizava que o papel do Estado era proporcionar uma vida digna aos seus cidadãos, levando à criação do conceito de Estado de Bem-Estar social.
Feita a explicação prévia do que se pede na questão, vamos analisar as alternativas abaixo:
Letra A - Incorreta, pois realmente parte dos lucros que as empresas obtinham era investida produtivamente, ou seja, era investida para a garantia de direitos e benefícios sociais para a população. Como precisamos da afirmação que esteja errada, a Letra A não se constitui como gabarito da questão.
Letra B - Incorreta, pois com a crise de 1929 e a devastação dos países participantes da Segunda Guerra Mundial, houve uma intensa crise financeira e estrutural nessas nações. Com isso, o Estado precisou intervir na economia dos mesmos, investindo em obras estruturais e em distribuição de renda para a população. Com isso, os lucros, o poder e renda da classe capitalista, em razão da crise ocasionada por esses dois grandes eventos, foram drasticamente diminuídos. Como precisamos da afirmação que esteja errada, a Letra B não se constitui como gabarito da questão.
Letra C - Correta, pois nesse período que antecedeu o Neoliberalismo, a rentabilidade das instituições financeiras não era alta, uma vez que o Estado participava bastante da economia, seja fazendo investimentos ou regulando o comércio. Como o mercado estava submetido às regras estatais, as instituições não tinham tanto lucro assim. Como a afirmação está errada, a Letra C é o gabarito da questão.
Letra D - Incorreta, pois realmente o Estado estava envolvido na gestão econômica, por meio de investimentos, de regulação ao comércio e oferecendo benefícios sociais aos trabalhadores. Como a afirmação está certa, a Letra D não é o gabarito da questão.
Gabarito da questão: Letra C.
Gabarito do Professor: Letra C.