SóProvas


ID
5452159
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nas sentenças abaixo, estão retratadas situações de trabalho de um servidor público de âmbito genérico e, imediatamente após a ação, um tema que pode explicar a respectiva ação, de acordo com os Deveres do Administrador Público.

Corretamente expressa essa relação proposta:

Alternativas
Comentários
    1. Poder-Dever de Agir; O poder-dever de agir determina que toda a Administração Pública tem que agir em caso de determinação legal. Enquanto no direito privado agir é uma faculdade do administrador, no direito público, agir é um dever legal do agente público.
    2. Dever de Eficiência;é a necessidade de tornar a atuação do administrador público mais célere, coordenado e eficiente, ou seja, é o dever de boa administração.
    3. Dever de Probidade; O dever de probidade determina que todo administrador público, no desempenho de suas atividades, atue sempre com ética, honestidade e boa-fé, em consonância com o Princípio da Moralidade Administrativa.
    4. Dever de Prestar Contas. O dever de prestar contas decorre diretamente do Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público, sendo pertinente à função do agente público, que é simples gestão da coisa pública.
  • A presente questão trata do tema deveres do administrador público.

     

    Sabe-se que o regime jurídico dos servidores públicos institui uma série de direitos, deveres e vedações aos servidores públicos.

     

    A doutrina, de um modo geral, enumera, como alguns principais deveres impostos aos agentes administrativos pelo ordenamento jurídico:


    a)      Poder-dever de agir;

    b)      Dever de eficiência;

    c)      Dever de probidade;

    d)      Dever de prestar contas;

     

    O poder-dever de agir do administrador público é hoje pacificamente reconhecido pela doutrina e jurisprudência. Significa dizer que as competências administrativas, por serem conferidas visando ao atingimento de fins públicos, implicam ao mesmo tempo um poder para desempenhar correspondentes funções públicas e um dever de exercícios dessas funções.

     

    Como decorrências relevantes desse poder-dever da administração pública, temos que:


    a) Os poderes administrativos são irrenunciáveis, devendo ser obrigatoriamente exercidos pelos titulares;

     

    b)  A omissão do agente, diante de situações que exigem sua atuação, caracteriza abuso de poder, que poderá ensejar, inclusive, responsabilidade civil da administração pública, pelos danos que porventura decorram de omissão legal.

     

    Assim, pela leitura das alternativas, gabarito é letra C.

     




    Gabarito da banca e do professor: letra C.
  • A minha dúvida na letra c foi, de quem seria o dever de agir, do superior ou do subordinado? Se for do superior a letra c está correta, mas na hora da prova fica aquela dúvida....