-
( ) A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é, em toda a história constitucional brasileira, a mais preocupada com a tutela dos direitos humanos, o que fica nítido pela escolha dos princípios fundamentais do Estado, quais sejam: a cidadania, a dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho postos juntamente com a livre iniciativa
E A SOBERANIA E O PLURALISMO POLITICO ???
-
a letra A está incompleta. faltou na questão a SOBERANIA E O PLURALISMO POLITICO.
-
Sabendo que o poder pode ser exercido de forma direta, você matava a questão, porque apenas a A considera a última alternativa falsa. A alternativa I realmente está incompleta, isso é chato, mas temos que analisar de acordo com o entendimento da banca, algumas bancas entendem que questão incompleta é questão errada/falsa, outras não.
-
"...impedindo, entretanto, que o exercício do poder venha a ser exercido de forma direta."
Com isso da pra matar a questão, já que a única alternativa que apresenta (F) no final e a letra A.
-
ACEITA QUE DOI MENOS.
-
gente, pera aí, na primeira alternativa são OBJETIVOS fundamentais. Os princípios estão no art. 4º !!!
-
Gabarito A
A questão está mal redigida. Lemos a segunda assertiva:
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é, em toda a história constitucional brasileira, a mais preocupada com a tutela dos direitos humanos, o que fica nítido pela escolha dos princípios fundamentais do Estado, quais sejam: a cidadania, a dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho postos juntamente com a livre iniciativa; V
Uma análise sistemática do texto constitucional faz ver que um grande número de dispositivos constitucionais palmilhou claramente o caminho do chamado estado do bem-estar social, clarificando a intenção constitucional de evitar as desigualdades sociais que poderiam advir da consagração apenas da livre iniciativa como princípio fundamental, sem compatibilizá-la com os valores sociais do trabalho; V
Sobre esse assunto a Constituição fala:
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
[...]
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
[...]
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
[integral]
Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:
[integra]
Os valores sociais do trabalho estão compatibilizados na CRFB com a livre iniciativa. Se essa compatibilização não é perfeita, daí passa a ser uma questão de economia política, mas não há contradição aparente no texto entre os dois. Questão mal redigida.
-
A minha consciência deu um grito nessa parte ''que o exercício do poder venha a ser exercido de forma direta''
E quem disse que eu parei para ouvir?
-
Só acertei pq não tinha nenhuma outra alternativa com FALSO na última kkkkkkkkkk
-
A primeira afirmativa da questão dispõe que a cidadania, a dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho postos juntamente com a livre iniciativa são PRINCÍPIOS fundamentais do Estado. Entretanto, a Constituição Federal elenca a cidadania, a dignidade da pessoa e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa como FUNDAMENTOS, conforme se depreende da leitura do artigo 1º, incisos I, III e IV, respectivamente.
Nesse sentido, o primeiro item ficaria falso, o item dois verdadeiro e o item três falso. Assim, entendo que inexiste na questão uma alternativa que contemple o gabarito 100% correto.
F - V - F
-
A
V, V, F.
I - Incompleta, mas certa!
II-Certa!
III- Pode ser exercido de formma diret6a. Errada.
-