SóProvas


ID
5464045
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na década de 1960, analistas e bibliotecários buscavam um nome para a nova disciplina emergente, que evoluía e se ocupava, por exemplo, da estrutura, propriedades e comportamento da informação científica. Na época, o nome proposto por bibliotecários soviéticos foi

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

  • Se alguém puder me dizer o documento onde se encontra a resposta, eu agradeceria muito! :)

  • As origens da Ciência da Informação (ou Informatika) na URSS são identificadas em medidas tomadas pelo líder bolchevique Vladimir Lênin na construção de um sistema de informação científica no país, entre 1918 a 1922, medidas essas que seriam consolidadas a partir dos anos 1920 e meados da década de 1930, com a criação de políticas de treinamento de profissionais que pudessem trabalhar com a literatura científica recebida e produzida no país.

    O termo Informatika (como adotado em algumas fontes da literatura ocidental) refere-se à disciplina que estuda a estrutura e as propriedades (e não o conteúdo específico) da informação científica, assim como as leis que regem a atividade científico-informativa, sua teoria, história, metodologia e meios ótimos de apresentação (registro), coleta, processamento analítico-sintético, armazenamento, busca e disseminação da informação científica. Relaciona-se com a informação semântica, mas não se ocupa da avaliação qualitativa dessa informação, pois tal avaliação só pode ser realizada por especialistas em campos específicos da ciência ou da atividade prática. 

  • CORRENTE SOVIÉTICA:

    Na União Soviética, surgiu no início dos anos 1960, corrente teórica e prática de extrema relevância por sua cobertura geográfica – sua obra básica Fundamentos de la Informática congrega referências a autores dos Estados Unidos, Europa e Europa Oriental – e por sua dimensão teórica, rigor e atualidade.

    Segundo os pesquisadores Chernyi, Gilyarevskii e Mikhailov (1973, p.46-53; 55; 57; 71-73), [...] "o termo Informatika (como adotado em algumas fontes da literatura ocidental) refere-se à disciplina que estuda a estrutura e as propriedades (e não o conteúdo específico) da informação científica, assim como as leis que regem a atividade científico-informativa, sua teoria, história, metodologia e meios ótimos de apresentação (registro), coleta, processamento analítico-sintético, armazenamento, busca e disseminação da informação científica. Relaciona-se com a informação semântica, mas não se ocupa da avaliação qualitativa dessa informação, pois tal avaliação só pode ser realizada por especialistas em campos específicos da ciência ou da atividade prática."

    Fonte:

    ORTEGA, Cristina Dotta. A documentação como uma das origens da ciência da informação e base fértil para sua fundamentação. Brazilian Journal of Information Science: research trends, Marília,SP, v.3, n.1, p.16, jan./jun. 2009. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis. ISSN: 1981-1640.