A questão cobrou do candidato a análise do diagrama de Brückner (ou diagrama de massa).
Elencando as principais características do diagrama:
1. O diagrama de massas não representa um perfil do terreno, ou seja, nada tem a ver com a topografia. A construção do diagrama é feita a partir dos volumes de cortes (ordenadas positivas) e aterros (ordenadas negativas).
2. As linhas horizontais são linhas de compensação. Isso significa que cada área sobre ou sob uma linha horizontal é um trecho de compensação entre corte e aterro.
3. Os pontos de máximo do diagrama correspondem à passagem de corte para aterro. Já os pontos de mínimo, à passagem de aterro para corte.
4. Toda linha ascendente diz respeito a um corte e toda linha descendente diz respeito a um aterro e é por isso que todo ponto de máximo e todo ponto de mínimo no gráfico é um ponto de transição de operação de corte para operação de aterro.
5. Para medir o volume de terra entre dois pontos do gráfico, ou, dizendo de outra forma, o volume de terra movimentado entre duas estacas, basta subtrair as ordenadas (valor no eixo y) de um ponto pelo outro.
Portanto, um ponto de mínimo (ver figura) corresponde à passagem de aterro para corte.
Gabarito do Professor: Alternativa A.
FONTES:
Pontes Filho, Glauco. Estradas de rodagem: projeto geométrico - São Carlos, 1998.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Inconfidentes. Projeto Geométrico de Rodovias. Aula 10 - Terraplenagem - Cálculo de Volumes.