SóProvas


ID
5472472
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão se refere ao texto a seguir.


O BBBismo

Mentor Neto*


A não ser que você more numa caverna, a essa altura já sabe que o BBB 21 está no ar e na mente de boa parte da população.


Como sempre acontece, antes da temporada começar, o programa é alvo de intensas críticas à Rede. Dizem que é um programa velho, que não aguentam mais, que a fórmula é repetida. Ou que é um absurdo encher uma casa de gente improdutiva para passar meses exercendo suas improdutividades.


Aí... ai, ai, ai!... O programa começa e todo mundo esquece as críticas. O País mergulha num experimento social seríssimo. O que parecem fofocas de um bando de aspirantes a celebridades são, na verdade, matéria bruta para estudos do comportamento humano. Nos quatro cantos das redes sociais surgem especialistas em ética, moral, neurolinguística, psiquiatria e outras disciplinas de humanas.


Então chegam às terças-feiras. Ah, às terças-feiras. O tribunal nacional se reúne para expulsar o fulano que tratou mal a fulana que por sua vez xingou o beltrano que está ficando com sicrana. O paredão é uma decisão tomada pelo espectador com seriedade. Muito mais do que em votações menos importantes.  


Aí, então, muito melhor ir no popular e sugerir o óbvio. Uma forma de governo tipicamente brasileira: O BBBismo. Funciona assim: Em 22 a gente coloca todos os candidatos na mesma casa por 4 anos. Isso mesmo. Governo com transparência 24 horas por dia.


Toda semana, as prioridades do país serão decididas nas provas. Ganhou a prova do líder, governa o país por uma semana. E o melhor, como não sabem o que está acontecendo do lado de fora da casa, não atrapalham a gente.


Poderemos, enfim, construir o país que sempre sonhamos.


Sem políticos pra estragar tudo.


* Escritor e cronista.

Isto É n. 2665, 17 fev. 2021, p. 66. Adaptado.

Considerando-se que a gramática é o conjunto de regras que indicam o uso mais correto da língua, avalie o que se afirma a seguir sobre o artigo de autoria de Mentor Neto.

I - A coerência de ideias e a correção gramatical do texto se mantêm ao se empregar o sinal indicativo de crase no “a” em “Como sempre acontece, antes da temporada começar, o programa é alvo de intensas críticas à Rede”.
II – As palavras “Aí” e “ai” na frase “Aí... ai, ai, ai!... O programa começa e todo mundo esquece as críticas.”, além de apresentarem uma relação semântica diversa, contêm, respectivamente, um ditongo e um hiato.
III – O vocábulo em destaque na frase: “...não aguentam mais...”, por ser constituído de mais de três sílabas, classifica-se como polissílabo.
IV – O termo grifado em “...coloca todos os candidatos na mesma casa por 4 anos...” não recebe acento circunflexo para se diferenciar do verbo “pôr”.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - A coerência de ideias e a correção gramatical do texto se mantêm ao se empregar o sinal indicativo de crase no “a” em “Como sempre acontece, antes da temporada começar, o programa é alvo de intensas críticas à Rede”.

    (Isto mesmo, intensas críticas a quem? A preposição + A artigo + Rede(substantivo feminino)

    II – As palavras “Aí” e “ai” na frase “Aí... ai, ai, ai!... O programa começa e todo mundo esquece as críticas.”, além de apresentarem uma relação semântica diversa( Aí- Adverbio de Lugar e ai- interjeição), contêm, respectivamente, um ditongo e um hiato. (é o contrário: um hiato= A-í e um ditongo= ai).

    III – O vocábulo em destaque na frase: “...não aguentam mais...”, por ser constituído de mais de três sílabas, classifica-se como polissílabo. (a-guẽ-tãu foneticamente é um trissílabo)

    IV – O termo grifado em “...coloca todos os candidatos na mesma casa por 4 anos...” não recebe acento circunflexo para se diferenciar do verbo “pôr”. (está correto POR= preposição PÔR= verbo).

    Gabarito Letra "B"

    BONS ESTUDOS!

  • Algo que ajuda em relação ao item I)

    Trocando o feminino pelo masculino ... Apareceu " ao" = crase.

    é alvo de intensas críticas à Rede;

    é alvo de intensas críticas ao Site.

    Bons estudos!

  • Gente não entendi uma coisa na assertiva um.

    Ela fala sobre a inserção da crase no texto, mas o texto já veio com a crase uai kkkk

    Será que foi um erro da banca ou eu que viajei?

    Enfim, bons estudos!

  • ai - ditongo

    a-í - hiato

  • A questão requer conhecimento acerca do valor semântico das classes gramaticais, encontros vocálicos (ditongo e hiato), divisão silábica, crase e acento diferencial. 

    I - A coerência de ideias e a correção gramatical do texto se mantêm ao se empregar o sinal indicativo de crase no “a" em “Como sempre acontece, antes da temporada começar, o programa é alvo de intensas críticas à Rede". Correto. O substantivo “crítica" exige a preposição a e o substantivo “Rede" é determinado pelo artigo definido a. Havendo a fusão de duas vogais idênticas, marca-se com acento indicativo de crase.

    II – As palavras “Aí" e “ai" na frase “Aí... ai, ai, ai!... O programa começa e todo mundo esquece as críticas.", além de apresentarem uma relação semântica diversa, contêm, respectivamente, um ditongo e um hiato. Incorreto. De fato, as palavras “aí" e “ai", além de pertencerem a classes gramaticais diferentes, apresentam uma relação semântica diversa.  No contexto da frase, “aí" é um advérbio, só que não denota noção de lugar, o seu sentido (dentro do contexto) é “então; nesse momento", contrariando o que foi falado no parágrafo anterior. Já a palavra “ai" é uma interjeição que denota uma queixa. 

    O que está incorreto é em relação à parte fonética. Respectivamente, elas contêm hiato (a-í) e ditongo (ai). 


    III – O vocábulo em destaque na frase: “...não aguentam mais...", por ser constituído de mais de três sílabas, classifica-se como polissílabo. Incorreto. É trissílaba (a-guen-tam).


    IV – O termo grifado em “...coloca todos os candidatos na mesma casa por 4 anos..." não recebe acento circunflexo para se diferenciar do verbo “pôr". Correto. “Por" sem acento é preposição; “pôr" com acento é verbo. Trata-se de acento diferencial. 

    Sendo assim, está correto apenas o que se afirma em I e IV

    Gabarito da professora: Letra B.

  • Eu não vi,,,,,,já está com acento de crase no item 1....kkkk