SóProvas


ID
5479879
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    É o discurso que nos liberta e é o discurso que estabelece os limites da nossa liberdade e nos impulsiona a transgredir e transcender os limites — já estabelecidos ou ainda a ser estabelecidos no futuro. Discurso é aquilo que nos faz enquanto nós o fazemos. E é graças ao discurso, e seu ímpeto endêmico de espreitar além das fronteiras que ele estabelece para a sua própria liberdade, que nosso estar no mundo é um processo de vir a ser perpétuo — incessante e infinito: nosso vir a ser e o vir a ser do nosso “mundo da vida” — juntar-se, misturar-se, embora sem solidificar, estreita e inseparavelmente, entrançados e entrelaçados, e compartilhando nossos respectivos sucessos e infortúnios, ligados um ao outro para o melhor e para o pior, desde o momento de nossa concepção simultânea até que a morte nos separe.
    O que nós chamamos de “realidade”, quando entramos em um ânimofilosófico, ou “os fatos da questão” quando seguimos obedientemente as instâncias da doxa, é tecido de palavras. Nenhuma outra realidade nos é acessível: não acessamos o passado “como ele realmente aconteceu”, o qual Leopold von Ranke celebremente conclamou (instruiu) seus colegas historiadores do século XIX a recuperar. Comentando sobre a história de Juan Goytisolo a respeito de um velho, Milan Kundera salienta que a biografia — qualquer biografia que tente ser o que seu nome sugere — é, e não poderia deixar de ser, uma lógica artificial inventada, imposta retrospectivamente a uma sucessão incoerente de imagens, reunida pela memória de partículas e fragmentos. Ele conclui que, em total oposição às presunções do senso comum, o passado compartilha com o futuro a ruína incurável da irrealidade — esquivando-se/evadindo-se obstinadamente, como ambos o fazem, das redes tecidas de palavras movidas pela lógica. Não obstante, essa irrealidade é a única realidade a ser captada e possuída por nós, que “vivemos em discurso como o peixe na água”. 

Zygmunt Bauman e Riccardo Mazzeo. O elogio da
literatura. Zahar. Edição do Kindle (com adaptações).

Julgue o item que se segue, com relação a aspectos linguísticos do texto precedente. 


A supressão da vírgula empregada imediatamente após o trecho “e não poderia deixar de ser” (segundo parágrafo) prejudicaria a correção gramatical do texto. 

Alternativas
Comentários
  • , e não poderia deixar de ser,"

    Oração intercalada, a supressão da vírgula prejudicaria a correção.

    Gab: C

  • A intercalada ficaria maior, acho que prejudicaria a semântica.

  • Oração Intercalada ou Interferente.

    é um tipo de oração independente que se encaixa para:

    - Explicar

    - Dar um opinião

    - Dar uma advertência

    é separada por virgula, travessões ou parênteses.

    não interfere no sentido da oração, ou seja, pode retirar que ainda continua tendo sentido completo.

    Ex:

    Aguardamos ansiosos - disseram os alunos - pela entrega dos resultados.

    Tudo se acertará, creio eu, muito em breve.

    Aquele conselho (sabio, por silnal) alegrou-me.

    FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=FeEoHJ5Ggbg

  • nao entendi o erro

  • Mudou o sentido, mas gramaticalmente não ficaria errado suprimir a vírgula.

  • Se retirar a vírgula, há erro gramatical, gente! Olhe que a palavra biografia é o sujeito do verbo "é". Logo após o verbo "é", tem uma vírgula com uma Oração Intercalada e ela não pode ser suprimida, pois, ao terminá-la, temos outra vírgula e a continuidade da oração em que o sujeito é a palavra biografia. Não podemos separar sujeito do seu complemento. Por isso, a assertiva está CERTA. Gab. CERTO
  • Vai separar verbo do seu complemento.

    Se retirarmos as intercalações é mais fácil a percepção, senão vejamos:

    (...) Milan Kundera salienta que a biografia [...] é [...] uma lógica artificial inventada(...)

    Verbo de ligação: É

    Uma lógica artificial = predicativo do objeto direito, Biologia.

    Assim, não se pode separar o objeto do seu predicativo

    sujeito + verbo + objeto + predicativo

  • Oração intercalada com função explicativa. A supressão da vírgula alteraria o sentido e, por consequência, a correção gramatical.

  • Como estou ODIANDO o fato da Cebraspe não especificar as linhas nas questões. Agora tenho que me adaptar a essa mudança que só serviu para demorar mais na questão.

  • Dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos:

    1. Mapas Mentais: https://bityli.com/4LNiV
    2. LEI SECA para carreiras policiais: https://bityli.com/QNWkx
    3. Questões do QC

    Seja constante essa é a única formula do sucesso.

  • Não prejudicaria a correção gramatical, prejudicaria a coerência e coesão do texto.

    Ao invés de "Milan Kundera salienta que a biografia [...] é, [...], uma lógica artificial inventada"

    Passaria a ser "Milan Kundera salienta que a biografia [...] é ,[........], imposta retrospectivamente a uma sucessão incoerente de imagens"

    Acredito que caiba recurso, ainda mais porque o Cespe gosta tanto de bater nessa diferença entre correção gramatical e coesão.

  • "e" = "mas"

    CERTO

  • Primeiro retira o termo intercalado para compreender melhor.

    Comentando sobre a história de Juan Goytisolo a respeito de um velho, Milan Kundera salienta que a biografia é, e não poderia deixar de ser, uma lógica artificial inventada, imposta retrospectivamente a uma sucessão incoerente de imagens, reunida pela memória de partículas e fragmentos.

    • As duas virgulas em vermelho estão fazendo parzinho da oração intercalada e , se retirarmos, haverá erro gramatical

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • Milan Kundera salienta que a biografia é, e não poderia deixar de ser, uma lógica artificial inventada, imposta retrospectivamente a uma sucessão incoerente de imagens, reunida pela memória de partículas e fragmentos.

    uma lógica artificial inventada - APOSTO EXPLICATIVO..

    A supressão não manteria a correção gramatical e o sentido original do texto...

  • PREJUDICARIA A GRAMATICA, PELO SIMPLES FATO DE SER UMA INSERÇÃO DE OPINIÃO, QUE FOI

    DESTACADA NO MEIO DO TEXTO PELO AUTOR.

    Apenas uma humilde análise!

  • "Milan Kundera salienta que a biografia (...) é, e não poderia deixar de ser, uma lógica artificial inventada"

    O trecho "e não poderia deixar de ser" é um termo intercalado, o qual está isolado por ambas as vírgulas. Se a virgula depois de "ser" fosse retirada, ocorreria a separação do verbo (é) e seu predicado (uma lógica artificial inventada). Dessa forma, aconteceria o erro gramatical.

    Se tiver erro, comunique-me.

  • Milan Kundera salienta que a biografia — qualquer biografia que tente ser o que seu nome sugere — é, e não poderia deixar de ser, uma lógica artificial inventada, imposta retrospectivamente a uma sucessão incoerente de imagens, reunida pela memória de partículas e fragmentos.

    Milan Kundera salienta que a biografia — qualquer biografia que tente ser o que seu nome sugere — é, e não poderia deixar de ser uma lógica artificial inventada, imposta retrospectivamente a uma sucessão incoerente de imagens, reunida pela memória de partículas e fragmentos.

    Texto com a supressão da vírgula: Milan Kundera salienta que a biografia é imposta retrospectivamente a uma sucessão incoerente de imagens, reunida pela memória de partículas e fragmentos.

    Não vejo nada de errado, quanto à correção gramatical, na supressão da vírgula! Cadê a resposta do professor? Os comentários da galera não me convenceram!

  • Certo, prejudica a correção porque separa o complemento do verbo. Além disso, segundo Fernando Pestana: as orações intercaladas são aquelas que acrescentam um comentário, em determinado ponto da frase, acerca do que está sendo dito. Tais orações sempre são separadas por vírgulas, travessões, parênteses ou colchetes.

    Milan Kundera salienta que a biografia ... é, e não poderia deixar de ser, uma lógica artificial inventada, (oração intercalada)

    Milan Kundera salienta que a biografia é, e não poderia deixar de ser uma lógica artificial inventada,  

    ... a biografia é , uma lógica. (separação do verbo e de seu complemento, e a oração intercala não fica isolada)

  • Orações intercaladas sempre vêm isoladas por vírgulas? se sim, sempre que retirar uma delas vai incorrer em erro gramatical e no sentido do texto?

  • Minha contribuição.

    Não se emprega vírgula entre:

    -Sujeito e verbo.

    -Verbo e objeto (na ordem direta da sentença).

    -Núcleos nominais e complementos nominais (na ordem direta da sentença).

    -Núcleos nominais e adjuntos adnominais (na ordem direta da sentença).

    -Verbos de ligação e predicativos (na ordem direta da sentença).

    Fonte: Jamilk

    Abraço!!!

    • TEXTO:

    "[...] Milan Kundera salienta que a biografia — qualquer biografia que tente ser o que seu nome sugere — é, e não poderia deixar de ser, uma lógica artificial inventada [...]".

    • SEM AS INTERCALAÇÕES:

    "[...] Milan Kundera salienta que a biografia é uma lógica artificial inventada [...]".

    Se a vírgula da intercalação for retirada, haverá a separação do sujeito "biografia" do predicativo do sujeito "uma lógica artificial inventada"; reparem que estamos diante de um verbo de ligação.

    Além disso, é obrigatória a utilização de vírgulas em orações intercaladas, assim como em expressões / termos intercalados, explicativos, retificadores ou continuativos.

  • Milan Kundera salienta que a biografia — qualquer biografia que tente ser o que seu nome sugere — é, e não poderia deixar de ser, uma lógica artificial inventada,

    A vírgula após o termo "e não poderia deixar de ser" está isolando uma oração intercalada. Caso fosse retirada estaríamos interferindo na correção gramatical da primeira oração.

  • Prejudicaria a correção gramatical, pois tiraria o paralelismo.

  • cadê as respostas dos professores?
  • Gabarito:Certo

    Principais Dicas de Pontuação:

    • Vírgula: Não pode ser colocada entre sujeito e verbo e verbo e complemento; Adjunto adverbial (Início e Meio da oração - obrigatório se tiver acima de 3 palavras e facultativo se tiver menos de 3 palavras e no Final é facultativo); Tem função de enumerar, aposto explicativo, isolar vocativo e zeugma; Orações (Coordenadas - mesmo sujeito (não se usa vírgula) e sujeitos distintos (usa-se vírgula facultativa, exceto quando o "e" estiver dando ideia adversativa, isto é, substituído por "mas") e Subordinadas (Substantivas (não se usa), Adjetivas (Restritiva - não usa vírgula e da uma ideia de "único" e expliCativa - Com vírgula e da uma ideia de "todos") e Adverbial (Ordem direta - facultativo e ordem indireta - Obrigatório)
    • Ponto e Vírgula: Separa incisos de leis e orações coordenadas assindéticas de sindéticas.
    • Dois Pontos: Citação e fala de personagens.

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, informática, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • GABA: C

    "Milan Kundera salienta que a biografia (...) é, e não poderia deixar de ser, uma lógica artificial inventada"

    "Biografia" é sujeito do verbo "é", que tem como complemento o trecho "uma lógica artificial inventada". Se retirarmos a vírgula após (a questão só exige retirada da vírgula posterior) a expressão "e não poderia deixar de ser", estaríamos separando o sujeito do complemento.

  • O bom de errar aqui é que na hora da prova a atenção dobra. Pra cima, 2022 é o grande ano! PERTENCEREMOS!

  • CERTO

    Válido acrescentar ....

    Um dos usos de vírgulas é quando temos o " e" com valor adversativo

    .Ex: Chegou atrasado , e não levou bronca do chefe.

    ----------------------------------------------------------

    Outros casos em que termos vírgulas antes do " e" >

    e com valor adversativo: Estudou muito, e não passou.

    ----------------------------------------------------------

    Se as conjunções vierem repetidas (polissíndeto)

    Ela é bonita, e sexy, e estudiosa, e concursada Federal.

    ------------------------

    É facultativa, segundo a gramática, a utilização de vírgulas quando temos sujeitos distintos.

    (Obs : Posição defendida por William R. Cereja e Bechara )

    Ex: Matheus trabalha , e Joana estuda.

    -----------------------------------------------------------

    Fonte: F. Pestana, 900.

  • Tbm não entendi por qual motivo há erro gramatical

    biografia é, e não poderia deixar de ser, uma lógica artificial inventada, imposta retrospectivamente a uma sucessão incoerente de imagens.

    • em azul -> é o trecho que a cespe queria que víssemos, sendo que "uma lógica artificial inventada" seria o predicado da biografia.
    • em vermelho -> oração intercalada
    • em verde -> oração explicativa reduzida que faz referência à "lógica artificial inventada".

    Se retirarmos a vírgula:

    biografia é, e não poderia deixar de ser uma lógica artificial inventada, imposta retrospectivamente a uma sucessão incoerente de imagens.

    Pra mim ocorreu um aumento da oração intercalada, aboliu a oração reduzida explicativa e o predicativo mudou, ou seja, a semântica mudou. O fato de alterar a sintaxe das orações é sinônimo de erro gramatical para cespe?

    Obs1: muitos comentários respondendo a questão retirando AMBAS as vírgulas da oração intercalada, mas o enunciado é claro a supressão apenas da que vem POSTERIORMENTE.

  • Só pediu para retirar uma vírgula. Nosso consciente nos leva logo a pensar em retirar as duas. A retirada das duas vírgulas não acarretaria erro gramatical, porém haveria mudança no sentido original do texto.

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.

    Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R

  • RESUMO SOBRE VÍRGULA BANCA CESPE

    Vírgula, separa orações coordenadas

    "Ponto e vírgula" pode substituir "vírgula".

    Ainda em relação a pontuação, mas comentando sobre o uso da vírgula:

    A vírgula só pode ser substituída por ":", "-" e "()" quando é utilizada para isolar elementos EXPLICATIVOS.

    Caso a vírgula seja utilizada para isolar elementos SINTÁTICOS DESLOCADOS, ela não poderá ser substituída por outra pontuação!

     Se virgula há –  par de virgulas – explicação terá, para suprimir a virgula temos que suprimir as duas ( se for aposto, tenho que suprimir as duas, caso isso ocorra, O SENTIDO SERÁ ALTERADO, MAS CORREÇÃO GRAMATICAL NÃO !)

     se virgula não tem -  É restritiva e sua supressão não acarretará em erro gramatical.( mas haverá alteração no sentido)

    virgula( se for enumeração ) -  PODE SER SUBSTITUIÍDA POR (,; , --, )

     

    Exemplo:

    Mais do que isso, a jurisdição é a garantia do projeto constitucional, quando os outros poderes buscam redefinir os rumos durante a caminhada.

    A supressão da vírgula empregada logo após a palavra “constitucional” (ℓ.6) prejudicaria a correção gramatical do texto. ( errado )

    Se a vírgula estiver antes das orações adverbiais , é facultativa.

    Se as orações adverbiais estiverem antes da vírgula, ela é obrigatória.

    - Oração adverbial deslocada – vírgula obrigatória

    adjunto adverbial na ordem direta- VÍRGULA FACULTATIVA

    Perceba que a oração destacada está na ordem direta (SUJEITO (jurisdição) + VERBO (verbo ser) + COMPLEMENTO (projeto constitucional)) - a oração subsequente é subordinativa adverbial que denota tempo (quando), logo a vírgula, nesse caso, é facultativa; diferente seria caso houvesse inversão na ordem das orações

    Esqueminha adjunto adverbial

    adjunto adverbial não deslocado em uma oração (ordem direta): vírgula facultativa.

     

    Esse vírus se espalhou de forma muito rápida em toda a América do Sul. Correto

    Esse vírus se espalhou, de forma muito rápida, em toda a América do Sul. Correto

     

    Se o adjunto adverbial estivesse deslocado, a vírgula seria obrigatória:

     

    De forma muito rápida, esse vírus se espalhou em toda a América do Sul. Correto

    De forma muito rápida esse vírus se espalhou em toda a América do Sul. Errado

     

     

    Cuidado!!!!!!!

    Adj Adverbial deslocado de pequena extensão (Uma ou Duas palavras o uso é FACULTATIVO).

    A vírgula é facultativa quando o advérbio deslocado for curto (somente um vocábulo).

     

    Exemplo:

    Amanhã o Presidente irá viajar.

    Amanhã, o Presidente irá viajar.

     

    Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.

     

    Hoje todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.

     

     

    obs : A vírgula é opcional depois de adjunto adverbial deslocado que tenha até três palavras. 

    Fonte: meus resumos, qualquer erro, avisem-me.

    Boa sorte.

  • é, e não poderia deixar de ser, uma lógica artificial inventada...

    Termo intercalado - Vírgula obrigatória