SóProvas


ID
548173
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que se refere aos princípios básicos da atividade de compras, analise os princípios a seguir

I – Comprar pelo preço correto.
II – Disponibilizar os itens adquiridos no momento correto.
III – Dispensar estratégias para minimizar os custos de aquisição.
IV – Entregar os itens adquiridos na quantidade correta.
V – Qualificar e desenvolver os fornecedores.

São efetivamente princípios básicos da atividade de compras APENAS os apresentados em

Alternativas
Comentários
  • E) 20.8. Administração de Compras
    A função de compras é muito importante para o sucesso de uma organização. Ela é a responsável por adquirir os bens e serviços necessários para a operação da instituição por um custo adequado, buscando a qualidade certa e o prazo mais curto possível de entrega.
    Muitas vezes, uma estratégia correta de compras será um diferencial competitivo que fará com que a empresa consiga ganhar participação de mercado, vender seus produtos por um preço mais baixo do que seus concorrentes e ter uma lucratividade maior.
    Imagine uma empresa tendo de parar sua linha de montagem por falta de um produto essencial. Quanto prejuízo isso causaria? O mesmo poderíamos dizer de uma máquina que quebre por causa de um material de baixa qualidade comprado. Uma boa gestão das compras é fundamental para que a organização atinja seus objetivos estratégicos.
    Atualmente, o processo de compras deve ser feito por compradores especializados, que utilizem técnicas modernas de compras e que estejam em contato constante com as diversas áreas da organização.
    Assim, esses profissionais devem conhecer os fornecedores de cada produto, as características desses produtos a serem comprados, as alternativas viáveis, os tempos de entrega, entre os diversos aspectos que podem afetar a competitividade da empresa.
    De acordo com Monte Alto et al.6
    O comprador atual deixou de ser um “tirador” de pedidos para exercer os papéis de pesquisador, consultor e analista de valor (custo x benefício) que adquire produtos com funções de qualidade (utilidade funcional), desempenho operacional (produtividade), facilidades de operação (minimização de custos) e custos de manutenção (reposição de peças), procurando agregar serviços que levem ao aumento da lucratividade.