SóProvas


ID
5482129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BANESE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    O primeiro caso de coronavírus foi confirmado no Brasil em 26 de fevereiro de 2020. Sendo o Brasil um dos países mais desiguais do mundo, era esperado que a pandemia acentuaria ainda mais as desigualdades sociais no país e causaria danos irremediáveis.

    Com isso, o terceiro setor precisou apresentar uma resposta imediata. Já no dia 8 de abril de 2020, as doações para enfrentar a pandemia ultrapassaram a marca histórica de R$ 1 bilhão. O recorde foi registrado pelo Monitor das Doações da Covid-19, ferramenta criada pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). O setor da saúde foi o que recebeu o maior volume de doações.

    “A pandemia proporcionou uma mobilização que se deu pela população de diversas formas, desde doações de empresas até campanhas de financiamento. Grande parte das doações foram destinadas a hospitais, pesquisas científicas, compra de equipamentos e também à assistência social de famílias de baixa renda”, conta Márcia Woods, presidente do conselho da ABCR.

    De acordo com Woods, as doações tomaram diferentes arranjos. No entanto, apesar da grande mobilização, nem todas as causas sociais foram favorecidas. A causa da educação, por exemplo, sofreu impactos, pois todas as escolas tiveram que fechar as portas. Outra área muito afetada foi a da cultura, já que as pessoas não puderam assistir aos espetáculos pessoalmente.

Internet:<observatorio3setor.org.br>(com adaptações).

Julgue o item seguinte considerando as ideias e as construções linguísticas do texto apresentado.


Sem prejuízo da correção gramatical e do sentido original do texto, o trecho “Grande parte das doações foram destinadas a hospitais, pesquisas científicas, compra de equipamentos e também à assistência social de famílias de baixa renda” (terceiro parágrafo) poderia ser reescrito da seguinte forma: Grande parte das doações foi destinada aos hospitais, às pesquisas científicas, à compra de equipamentos e à assistência social de famílias de baixa renda.

Alternativas
Comentários
  • Concordância e paralelismo ok, mas quanto ao sentido acredito que teria mudança devido a preposição + artigo.

    a hospitais (alguns hospitais)

    aos hospitais (totalidade)

    "Grande parte das doações foram destinadas a hospitais, pesquisas científicas, compra de equipamentos e também à assistência social de famílias de baixa renda”, conta Márcia Woods, presidente do conselho da ABCR"

    Gabarito da banca: certo

  • Entendi que houve mudança de sentidos . Concordo com o colega , Anderson .

    Gramática OK .

    Corrijam-me .

  • Ué , mas muda sentido

  • Gabarito: Certo

    Sugestão de gabarito: Errado

    A regra geral de concordância verbal é que o verbo deve concordar com o sujeito, em número (singular/plural) e pessoa (1a. , 2ª. ou 3ª. pessoa). Mas, como o uso da língua é muito amplo, existem algumas regras específicas. Esse é o caso da concordância em orações em que há expressões partitivas, como “a maioria”, “a minoria”, “grande parte de”, “mais da metade”.

    Exs.:

    A menor parte dos participantes não gostou/gostaram do curso.

    Boa parte dos integrantes concorda/concordam com a política do grupo.

    Menos da metade dos monitores lembra/lembram daquela aluna.

    Há uma sútil diferença de sentido:

    a) conjugar o verbo no singular, dá ênfase à noção de conjunto, de grupo (foco na expressão “a menor parte”, “boa parte”, “menos da metade”).

    b) conjugar no plural, enfatizam-se aqueles que formam o grupo ( “participantes”, “integrantes”, “monitores”), ainda que esta seja a forma incomum de redigir esse tipo de oração.

    Acertei a questão, mas fiquei em dúvida por conta que já estou com o entendimento expostos acima.

  • Teve mudança de sentido, na minha opinião.

  • ''à compra de equipamentos'' crase antes de verbo é possível? mesmo com o paralelismo sintático?

  • Com certeza muda o sentido. Errei aqui, erraria na prova, mas tenho certeza que muda o sentido. O gabarito está errado.

  • ".. à COMPRA.. ?

  • Mais arbitrariedade do Cespe!

  • mudou o referente do verbo, nesse caso muda o sentido tmb.

  • Não tive o bom senso dos colegas para avaliar a questão do sentido do texto, enxerguei apenas como uma questão de concordância verbal de coletivo partitivo, no entanto, esses artigos na frente de "Hospitais", "pesquisas científicas", "compra de equipamentos" mudam o sentido do trecho.

    Eu fiquei em dúvida nesta questão porque altera o sentido do trecho, mas se ler o texto inteiro, a ideia é a mesma, haja vista que o texto não havia citado hospitais, pesquisas, compras em específico anteriormente.

    Por exemplo, se num texto eu encontro a seguinte passagem:

    "A pesquisa da Dra. Fulana foi importante para bibibibobobo...."

    Logo depois, em outro parágrafo diz:

    "pesquisa da Dra. Fulana explica isso ou aquilo...."

    Apesar de estranho, é comum associar a primeira passagem com a segunda e concluir que se trata de uma única pesquisa.

    No entanto, não é o que encontramos no texto da questão, claramente se refere a hospitais, pesquisas e compras aleatórias, sem especificar qual seja.

    Eu marquei o item como Certo, mas depois dos comentários, não tenho mais certeza se responderia uma questão dessas rs.

  • Continuo ñ entendendo esta questão! Muda o sentido..Tá difícil estudar por aqui. Sem comentários de professores, gabaritos e comentários trocados. E gosta de pagar bonito interagindo com os estudantes, quando se trata de redes sociais.

  • À Compra (aqui, compra é substantivo, e não um verbo)!
  • A BOA E VELHA PARTÍCULA PARTITIVA QUE O CESPE AMA COBRAR. REPARE:

    GRANDE PARTE DAS DOAÇÕES FORAM.

    GRANDE PARTE DAS DOAÇÕES FOI.

    O verbo pode ficar no singular ou no plural que isso não acarreta incorreção gramatical, PORÉM muda o sentido, visto que ora vai concordar com grande parte ora vai concordar com doações. Logo, a meu ver, essa questão deveria está errada!

  • Mudou a concordância do sujeito, concordância atrativa...

  • Mais um absurdo da banca Cespe. (RISOS)

    Quando muda o referente, consequentemente muda o sentido.

    Se a questão não tivesse falando em alteração de sentido, com certeza estaria correta, mas ela falou, por isso está errada.

  • Questão CORRETA.

    • O sujeito "Grande parte das doações" pode concordar com o verbo no plural (doações) ou singular (grande parte).
    • A locução verbal "foi destinada" pede a preposição "a", podendo os complementos virem acompanhados de artigo ou não. Na primeira frase não vieram acompanhados de artigo "a hospitais, pesquisas científicas...". Na reescrita foi acrescentado artigo (se coloca em um, tem que colocar em todos), por isso ficou "aos hospitais, às pesquisas científicas..."

    Gramaticalmente as modificações estão corretas!

    O sentido do texto, alterou? Leu e conseguiu entender exatamente a mesma coisa? Sim.

    Então questão correta.

  • Gabarito: C

    Quanto à expressão partitiva, tudo bem, o verbo pode concordar tanto com "grande parte" como com "doações". Agora dizer que não muda o sentindo em relação aos complementos, forçou, uma vez que com a inserção da crase, foi inserido o artigo definido; isto é, passou de um sentido genérico (a hospitais - qualquer hospital) para um sentido especifico (aos hospitais - artigo definindo certos hospitais).

  • Que bom que nos comentários a maioria concorda que o Gab é ERRADO.

    Se é adicionado artigo definido, entendo que há mudança de sentido, pois não são quaisquer hospitais, pesquisas científicas, etc. São específicos.

  • COMPRA DE EQUIPAMENTOS pede artigo? Entendi aí que pedia apenas a preposição.

  • banca de bost@

  • Não muda nada de sentido. Parem de achar que tirar qualquer palavra solta obrigatoriamente mudará algo em um texto. O contexto é quem manda

  • Errei pelo mesmo motivo. O verbo pode ser foi ou foram. Mudança de artigo caracteriza os objetos ou não.

  • hospitais* me fez errar a questao

  • A maioria de, grande parte de: o verbo fica no singular ou plural sendo as duas formas aceitas. concordando também com o elemento mais próximo.

  • Vamos pedir o comentário de professores.

  • Vamos pedir o comentário de professores.

  • Primeiro, deve-se ter em mente que, relativamente a grupos nominais constituídos por expressões partitivas (p. ex., «parte de», «o resto de», «metade de») seguidas de substantivo ou pronome no plural, a concordância verbal faz-se ou com a expressão partitiva ou com as palavras que a completam.

  • Sim, inclusive ficaria até melhor. Pois obedeceria o paralelismo.

    Grande parte das doações foram destinadas (concordando com 'doações')

    Grande parte das doações foi destinada (concordando com 'parte')

    Qualquer erro, por favor, me corrijam

  • GABARITO DUVIDOSO! NA TROCA DE FORAM POR FOI MUDA OS SENTIDOS.

  • Minha contribuição.

    Expressão partitiva

    Com as expressões partitivas (parte de, a maioria de, um grupo de, a menor parte de, uma porção de etc.), o verbo poderá concordar com elas (concordância rígida) ou com o substantivo no plural que funciona como adjunto (concordância atrativa).

    Ex.: A maioria dos jovens não fuma. (rígida)

    Ex.: A maioria dos jovens não fumam. (atrativa)

    Abraço!!!

  • Engraçado, já fiz muitas questões da cespe que ela sempre considerava que se o referente fosse trocado, o sentido mudaria. Agora ela deu o gabarito como correto, vai entender... Banca maldita.

  • Essa banca precisa decidir suas normas gramaticais.

    Questão 2021

    Prejudicaria o sentido original do texto, embora mantivesse sua correção gramatical, a supressão do artigo “a” em “toda a noite”, no trecho “ela e suas três irmãs ficaram toda a noite em cima da árvore”. 

    Gabarito: CERTO

    Na questão acima, é possível notar que a supressão do artigo prejudica o sentido da oração, da mesma forma que inserir o artigo definido ao termo Hospitais.

  • CONCORDÂNCIA VERBAL

     #SUJEITO SIMPLES

    I- EXPRESSÕES PARTITIVAS:

    O verbo concorda com o núcleo do sujeito (1) ou com o especificador (adj. Adnominal) (2).

    EX: A maior parte dos constituintes se RETIROU. (2)

    EX: A maior parte dos constituintes se RETIRARAM. (1)

     #SUJEITO COMPOSTO

    I- ANTEPOSTO AO VERBO

    O verbo vai para o plural.

    EX: A professora e os alunos VISITARAM a feira de exposições.

    II- POSPOSTO AO VERBO

    O verbo vai para o plural (1) OU concorda com o núcleo mais próximo (2).

    EX1: DISCUTIRAM muito o chefe e o funcionário. (1)

    EX2: DISCUTIU muito o chefe e o funcionário (2)

     OBS: Se houver reciprocidade, verbo vai para o plural.

    EX3: ESTIMAM-SE o chefe e o funcionário.

     OBS: Verbo “ser” + substantivo no plural, o verbo também se pluraliza.

    EX4: FORAM vencedores Pedro e Paulo.

    GAB: C

  • Mano, Deus que me livre!

  • Alguém poderia me dizer o porquê de não mudar o sentido com a utilizacao de artigos nesta parte "aos hospitais, às pesquisas científicas".

  • Na minha opinião a maiorias dos comentários esqueceram um detalhe, que esse trecho está na voz passiva analítica (foram destinadas = foi+particípio) então o que vem adiante dessa locução verbal são os agentes da passiva (composto) que estão fazendo a ação do verbo de receber as doações. Nesse caso precisa-se da preposição pedantes esses substantivos e na reescrita ao adicionar os artigos só reforçam a ideia que são substantivos.

  • Gabarito : Certo.

  • A banca Cespe não tem mais um padrão, ou seja, você tem que rezar para o examinador dar o gabarito que você marcou.

    Antigamente, quando se mudava o referente, automaticamente, mudava o sentido, mas hoje isso não é mais válido.

    “Grande parte das doações foram destinadas a hospitais...

    "Grande parte das doações foi destinada aos hospitais....

    Antes, mudaria o sentido; agora, não mais.

  • Oração partitiva?

  • Concordância com substantivo partitivo GRANDE PARTE ...

  • concordo com o Lucas inocencio
  • A concordância pode ser feita com "grande parte" e, sendo assim, fica no singular. Ademais, temos a regência de "destinada" que pede crase.

    Gabarito: correto

  • Algum professor de Português do Q pode avaliar esta questão, por favor?

  • Quando existir partitivos (a maior parte, grande parte, a maioria, um terço, 20%) o verbo poderá concordar com o partitivo ou com o determinante.

    Em termos coordenados ou coloca-se artigo em todos os termos ou não se coloca em nenhum.

    “destinada aos hospitais, às pesquisas científicas, à compra de equipamentos e à assistência social de famílias de baixa renda. Portanto não há prejuízo na gramática.

    Porém, ao meu ver, existe mudança no sentido, pois quando o artigo definido é introduzido ele passa a definir o substantivo que antes era indefinido modificando o sentido. A própria banca já cobrou esse posicionamento em outras questões, mas nessa o examinador simplesmente ignorou.

  • A professora nem comentou sobre o sentido do texto, só falou da correção gramatical.

  • Acredito que o comentário da professora está errado, vide o comentário do colega Ivan Lucas

  • Compra e pesquisa não são verbos?

    Eu compro eu pesquiso

    Como pode ter crase?

  • Grande parte das doações foram destinadas 

    Grande parte das doações foi destinada 

    Partitiva aceita Singular e Plural

    ...destinadas a hospitais, pesquisas científicas, compra de equipamentos e também à assistência social de famílias de baixa renda

    ...destinada aos hospitais, às pesquisas científicas, à compra de equipamentos e à assistência social de famílias de baixa renda.

    Paralelismo Correto

  • Eu achei que tinha mudado o sentido por causa da crase. Na versão do texto original, só listar as palavras sem artigo me passou uma ideia de indefinição. Poderia ter sido qualquer hospital, nem todos, só alguns…

    Com a crase já daria pra interpretar que foram hospitais específicos, ou até a todos os hospitais. Não? Viajei muito?

    Fiz uma doação a hospitais x fiz uma doação aos hospitais. O artigo definido não muda o sentido, mesmo que pouco aqui?! A segunda frase não parece que os hospitais são específicos?!

    Sei lá, acho que eu penso demais. Aparentemente tenho que pensar menos nessas questões kkkk sempre que eu penso muito, erro. Que inferno, viu?

  • Para mim quando colocaram os artigos definidos antes das palavras a frase passou a especificar esses substantivos. A correção gramatical estaria correta, porém o sentido muda sim, pois você está especificando os substantivos e quando você especifica significa que em algum momento no texto tais substantivos já foram mencionados anteriormente.

  • GABARITO: C.

    O trecho “Grande parte das doações foram destinadas a hospitais, pesquisas científicas, compra de equipamentos e também à assistência social de famílias de baixa renda” (terceiro parágrafo) poderia ser reescrito da seguinte forma: Grande parte das doações foi destinada aos hospitais, às pesquisas científicas, à compra de equipamentos e à assistência social de famílias de baixa renda.

    Nesse caso, o verbo concorda ou com o núcleo da expressão partitiva (parte) ou com o termo determinante (as decisões).

    Quando sujeito for uma expressão partitiva, seguida ou precedida de um termo determinante, o verbo pode concordar com o núcleo da expressão partitiva ou com o núcleo do termo determinante.

    Ex.: a maioria de, a minoria de, boa parte de, grande parte de . . .

  • Nesta questão aplicada 4 meses antes na prova da PRF, o Cespe considerou a supressão do artigo definido suficiente para alterar o sentido.

    Vejam: A coerência e os sentidos do texto seriam mantidos caso fosse suprimido o artigo “os”, no trecho “desenvolveram-se os vários campos de saber”, no último período do primeiro parágrafo.

    GAB: ERRADO

  • gabarito certo

    Caso 4 – Com partitivos (parte, maioria, metade...)

    Rigorosamente o verbo deve concordar no singular:

    “Grande parte dos alunos já SAIU”;

    “A maioria dos problemas ainda não FOI RESOLVIDA”;

    “Metade dos convocados já ESTÁ em Teresópolis”.

     A concordância (atrativa) no plural com o especificador é aceitável:

    “Grande parte dos alunos já SAÍRAM”;

    “A maioria dos problemas ainda não FORAM RESOLVIDOS”;

    “Metade dos convocados já ESTÃO em Teresópolis”.

  • Se o sentido não muda eu sou uma geladeira Electrolux 3 portas de aço inox...