SóProvas


ID
5488789
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Venâncio Aires - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação ao uso dos pronomes, analisar os itens abaixo:

I. Entregamos-lhe a cópia do contrato.
II. A decisão foi tomada sem eu.
III. Antes da partida, necessitava vê-lo.

Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Comentários
  • Essa é uma questão sobre o uso dos pronomes nas orações em que a banca pedia que, dentre os três itens no enunciado, fossem indicados aqueles que estão corretos.

    Sendo assim, começando pelo item I, não se percebe nada de anormal nele, visto que o “lhe" é um pronome pessoal oblíquo átono que sempre exercerá – assim como na oração de I – a função de objeto indireto. Nesse caso, podemos dizer o seguinte: Alguém entrega algo a alguém. Assim, caso a oração tivesse uma outra forma inicialmente, por exemplo, “Entregamos ao locatário (objeto indireto, precedido da preposição “a") a cópia do contrato (objeto direto, não precedido de preposição), o termo “ao locatário" poderia ser substituído por um pronome que fizesse as vezes de objeto indireto, no caso, o “lhe" – Entregamos-lhe a cópia do contrato.

     Em II, no entanto, há um equívoco grave, já que o pronome pessoal reto “eu" sempre exercerá a função de sujeito da oração. O pronome correto em situações como essa é o oblíquo tônico “mim", que pode servir de complemento nominal para o termo “tomada" – A decisão foi tomada sem mim.

    Por fim, o item III também está correto, já que o verbo transitivo direto “ver" está acompanhado da forma pronominal “lo", que é aquela que deve ser usada substituindo o pronome “o" (o qual funciona como objeto direto) quando este vier depois de verbos terminados em -r, -s, ou -z. Logo, como “ver" termina em -r, suprime-se essa consoante final e acrescenta-se o pronome “lo", resultando na oração que representa o item III.

    Assim, conclui-se que os itens corretos são apenas I e III, o que torna a letra C a opção a ser marcada.

    Gabarito do professor: Letra C.

  • II. A decisão foi tomada sem MIM

  • I. Entregamos-lhe a cópia do contrato.

    (Quem entrega, entrega algo PARA alguém) VTI, logo se adiciona o LHE e como é início de frase o pronome oblíquo não pode iniciar a frase.

    II. A decisão foi tomada sem eu. (SEM MIM).

    III. Antes da partida, necessitava vê-lo.

    (Quem vê, vê ALGO) VTD, verbo VER termina em R, logo se substitui o R por LO/LA.

    Espero ter ajudado.

  • Pronome reto não vem preposicionado.