SóProvas


ID
54931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As organizações cada vez mais acreditam e apostam no potencial
e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que se traduz em
mais investimentos em formação e capacitação de pessoal.
Com relação a treinamento, desenvolvimento, educação e
aprendizagem nas organizações, julgue os itens de 107 a 114.

Ao se avaliar a necessidade de se realizar um determinado treinamento, é imprescindível levar em consideração os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias ao desenvolvimento tanto das tarefas que os empregados já realizam, quanto das tarefas que eles podem vir a realizar no futuro.

Alternativas
Comentários
  • TREINAMENTO é um programa de CURTO PRAZO, que busca o IMEDIATISMO nos resultados e a PREPARAÇÃO para o CARGO. E não referente a tarefas q o empregado "possa a vir realizar no futuro".Já o DESENVOLVIMENTO PESSOAL é um programa de MÉDIO PRAZO q busca resultados MEDIATOS e PREPARAÇÃO para a CARREIRA. Enquanto o DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL é um programa de LONGO PRAZO com abordagem sistêmica e com mudanças planejadas da organização.
  • A questão aborda a necessidade de treinamento!

    Portanto, não se fala em necessidade de treinamento no caso de desenvolvimento das tarefas que os empregados já realizam, apenas as que a organização deseja que eles sejam treinados a realizar após serem treinados.
     

  • Errado.

    O entendimento da colega Sara é o mais adequado ao caso.

    O treinamento é imediatista e focaliza o cargo atual, na intenção de fazer com que o empregado desempenhe melhor as atividades que já realiza.

    desenvolvimento, por sua vez, busca aprimorar as competências, habilidades e atitudes do empregado, num processo de aprendizagem de prazo maior, visando a sua qualificação para tarefas futuras.

    Chiavenato/2010.

  • Necessidades de treinamento são carências de preparo profissional das pessoas, ou seja, a diferença entre aquilo que uma pessoa deveria saber e fazer e aquilo que ela realmente sabe e faz..

  • Tem algo que não foi comentado. Além de misturar treinamento com desenvolvimento, faltou citar os indicadores do LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES.

    As questão fala somente as tarefas que realizam (presente) e quanto as tarefas que serão realizadas (futuro). Faltou o passado!!

    LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES: levar em conta os indicadores PASSADO, PRESENTE E FUTURO.
  • 1 • Q80069 • Questão resolvida por você. •   Prova(s): CESPE - 2010 - ABIN - OFICIAL TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA – ÁREA DE PSICOLOGIA

    Texto associado à questão Ver texto associado à questão

    A avaliação de necessidades de treinamento compreende a análise tanto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções atuais quanto da prospecção de conhecimentos e habilidades desejadas para o futuro.

    •  Certo       Errado
    Meus nobres colegas, procurem essa questão no site e tentem resolver. A resposta que o examinador aponta para as questões não é coerente nem com o que ele próprio afirma.
    Eu concordo que o treinamento é para o cargo atual e desenvolvimento é para o futuro. Mas avaliar as necessidades de treinamento leva em conta o desempenho passado, presente e futuro como o próprio cespe afirma em uma outra questão que resolvi um dia desses e segundo afirma Chiavenato:
    "Segundo Chiavenato, o treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro etapas:
    Diagnóstico. É o levantamento das necessidades ou carências de treinamento a serem atendidas ou satisfeitas. Essas necessidades podem ser passadas, presentes ou futuras.
    Desenho. É a elaboração do projeto ou programa de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas.
    Implementação. É a execução e condução do programa de treinamento."
    Avaliação. É a verificação dos resultados obtidos com o treinamento.
    Fonte. Chiavenato, Idalberto. Gestão de Pessoas, 2010.
    Treinamento e Avaliação das Necessidades de Treinamento são coisas distintas, se não fosse, não teriam nomes diferentes. Ou alguém já ouviu falar em avaliação das necessidades de "desenvolvimento"?
    O CESPE deveria decidir o que ele acha sobre as coisas e avisar aos concursandos, pois parece que quanto mais nós aprendemos, mais fica difícil acertar as questões pela falta de capacidade, clareza e ética do examinador.
    OBS.: resposta da questão = certa
    "Eu não sou burro, mas o CESPE insiste em tentar me convencer do contrário."
  • Esse tipo de questão é sempre um tiro no escuro, pois vc não sabe qual gabarito o cespe irá escolher dessa vez. Errei a qustão justamente pelo entendimento levantado nessa outra questão da abin. Assim fica dificil.
  • Será que ao invés de .."desenvolvimento tanto das tarefas"...não seria "realização de tarefas"?
    Sinceramente não sei qual argumento para entender essa questão....essa foi uma brecha que encontrei para tentar justificar o gabarito...
    Vou fazer uma campanha para o cespe lançar seus próprios livros....
    =/
  • Calma gente, calma !!!! Vcs estão estressando.....e não a toa...rs...

    Mas dessa vez o bicho não é tão cabeludo, é mais interpretação!!!!

    Conforme o nosso colega Jonny Cash (the ring of fire) o diagnóstico leva em consideração o CHA (conhecimento, habilidade e atitude) passado, presente futuro. O que está de acordo com a resposta da questao postada por Jonny.....

    Entretanto, a atual acertiva é sacanamente diferente! Tem lá na questão, a palavra IMPRESCINDÍVEL (está palavra, como algumas outras, tem o poder de levantar a lebre...fique esperto) !!!   E mesmo um treinamento, geralmente, utilizar o conhecimento passado, presente e futuro isso não quer dizer que sempre será assim. É bastante plausível que em algum momento o treinamento não precise levar em consideração o CHA passado, pois pode ser o treinamento de uma técnica inovadora ou simplesmente o setor terá q desenvolver nova função, tipo: falar inglês com a sucursal !!! Aqui o CHA passado nao vale para nada!!!

    Eu acho (tenho certeza) que é isso!!!!
  • Pessoal, tem que ver que uma coisa é o CHA (passado, presente e futuro) a ser definido no levantamento das necessidades de treinamento do cargo atual, que sim, pode vir a necessitar de novas competências com o tempo.

    Outra coisa diferente é tentar prever o CHA de TAREFAS que os treinandos podem desempenhar no futuro, isso ai já adentra o conceito de desenvolvimento. 



    1º caso:  Uma tarefa --> CHA passado, CHA presente, CHA futuro.

    2º caso: Tarefa 1 --> CHA 1; Tarefa 2 --> CHA 2.

    Espero ter ajudado.
  • Questão fácil: 
     Quando se fala em Treinamento: se fala em necessidades presentes(agora)
    Quando se fala em capacitação ou  desevolvimento: se fala em necessidade futura, ao longo prazo.
    A questão é bem clara , não tem o que se discutir, se fala em necessidade de um treinamento(estão falando de necessidades presentes, agora!)
  • Ao se avaliar a necessidade de se realizar um determinado treinamento, é imprescindível levar em consideração os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias ao desenvolvimento tanto das tarefas que os empregados já realizam, quanto das tarefas que eles podem vir a realizar no futuro. ERRADA

  • Competência é o conjunto dos conhecimentos, as habilidades e as atitudes, o famoso CHA. Para Chiavenato, o Levantamento das necessidades de treinamento levam em consideração a organização, os departamentos, tarefas e operações. Não leva em consideração as competências.

    --------------

    Uma outra questão, da mesma prova, responde:

    Q18307 O diagnóstico de quais treinamentos são necessários pode ser feito a partir da análise organizacional, da análise das operações e tarefas, sem incluir a análise individual das competências dos colaboradores. CORRETA

    -------------

    Levantamento das necessidades de treinamento

    É a etapa do diagnóstico das necessidades e carências do treinamento. Constitui o diagnóstico preliminar dos problemas que devem ser removidos por meio do treinamento. O levantamento das necessidades pode ocorrer em três diferentes níveis de análise a saber:

    - Análise da organização: envolver a análise da entidade como um sistema, como uma totalidade para verificar a situação, os objetivos organizacionais e as necessidades globais de competências e habilidades, enfim, a estratégia da entidade para, a partir dela, estabelecer a estratégia para o treinamento das pessoas.

    - Análise departamental: envolve a análise de cada área da entidade como um subsistema, para verificar os objetivos departamentais, as necessidades de competências e habilidades para detectar as necessidades de treinamento a serem supridas.

    - Análise das tarefas e operações: envolve a análise das tarefas e operações de cada cargo para verificar os requisitos que o cargo exige de seu ocupante e as competências e habilidade que este deve possuir. A diferença entre os requisitos que o cargo exige do ocupante e as suas habilidades atuais constituem a diferença que representa uma necessidade de treinamento.

    Fonte: Administração Geral e Pública. Autor: Idalberto Chiavenato.



  • O conceito de treinamento está relacionado ao desenvolvimento de competências nas atividades e atribuições do cargo atual do funcionário.


    Andréia Ribas e Cassiano Salim


    Quanto as tarefas que podem vir a realizar no futuro, seria desenvolvimento e não treinamento.

  • Banca esquizofrênica:

     

    2010/CESPE/ABIN

    A avaliação de necessidades de treinamento compreende a análise tanto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções atuais quanto da prospecção de conhecimentos e habilidades desejadas para o futuro.

    Gabarito: certo

  • Professor Furiati disse tudo!

  • Na minha humilde opinião, a assertiva encontra-se errada por causa desse trecho: " ... os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias ao desenvolvimento tanto das tarefas que os empregados já realizam... ". Eu acredito que não haja necessidade de treinamento para as atividades já praticadas a não ser que elas apresentassem alguma defasagem .

     

    Eu não concordo com o Professor Furiati, pois, na assertiva colada pelo colega, a banca trouxe o seguinte trecho: " ...conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções atuais ...".

     

    Há diferença semântica entre os trechos aqui colados por mim, pois o primeiro diz que os empregados já realizam a tarefa e se já realizam qual seria a necessidade de treinamento para elas? Nenhuma. Na segunda, contudo, a banca não traz expressamente que as atividades já estão sendo desempenhadas. Ela se restringe a dizer que são atividades necessárias ao desempenho e pode ser que não haja mão de obra qualificada para tal necessidade no presente momento e, sendo assim, nesse caso, há a indicação de treinamento.

  • Outra questão que ajuda a resolver

    Q18307 - O diagnóstico de quais treinamentos são necessários pode ser feito a partir da análise organizacional, da análise das operações e tarefas, sem incluir a análise individual das competências dos colaboradores.

    GABARITO: certo

  • Ao se avaliar a necessidade de se realizar um determinado treinamento, é imprescindível levar em consideração os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias ao desenvolvimento tanto das tarefas que os empregados realizam, quanto das tarefas que eles podem vir a realizar no futuro. Resposta: Errado.

     

    Comentário: treinamento (curto prazo) e desenvolvimento (longo prazo) leva em consideração o CHA, porém conforme a Prof. Andrea Ribas ensinou acerca da necessidade de treinamento utilizar o mapeamento de competências para saber o que está faltando na estrutura estratégica (competências necessárias - futuro) e o que ela possui na estrutura estratégica (competências disponíveis - presente) para se alcançar os objetivos. Portanto, ao afirmar que é imprescindível (que não se pode dispensar) na avaliação das necessidade de treinamento tarefas realizadas é um erro, visto que os objetivos estratégicos ou seus processos organizacionais podem mudar para se adequar ao mercado de atuação da empresa.

  • ERRADO

    Ao se avaliar a necessidade de se realizar um determinado treinamento, é imprescindível levar em consideração os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias ao desenvolvimento tanto das tarefas que os empregados já realizam, quanto das tarefas que eles podem vir a realizar no futuro.

    QUANDO A QUESTÃO FALA EM TREINAMENTO ELA SE REFERE AO CARGO ATUAL 

    QUANDO SE FALA EM DESENVOLVIMENTO, SE REFERE A UM PLANO DE CARGOS E CARREIRAS, ONDE AQUELE FUNCIONÁRIO X CHEGARÁ, OU SEJA, FOCO NO FUTURO.

  • Ao se avaliar a necessidade de se realizar um determinado treinamento, é imprescindível levar em consideração os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias ao desenvolvimento tanto das tarefas que os empregados já realizam, quanto das tarefas que eles podem vir a realizar no futuro.

    Treinamento = Curto Prazo (presente)

    Desenvolvimento = Longo Prazo (futuro)