SóProvas


ID
5502172
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o Serviço Social na contemporaneidade, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Serviço Social é uma profissão cuja identidade é marcadamente histórica. Seu fundamento é a própria realidade social e sua matéria-prima de trabalho são as múltiplas expressões da questão social, o que lhe confere uma forma peculiar de inserção na divisão social e técnica de trabalho.

  • comi mosca

  • A) CORRETO. A formulação dos primeiros objetivos político/sociais do serviço social teve por posicionamento o cunho humanista conservador contrários aos ideários liberal e marxista na busca de recuperação da hegemonia do pensamento social da Igreja face à "questão social". O conservadorismo católico que caracterizou os anos iniciais do Serviço Social brasileiro começa, especialmente a partir dos anos 40. Portanto, a gênese do Serviço Social encontra-se no marco do conservadorismo, mais precisamente no bojo do catolicismo e do conservadorismo. ainda muito ligada à questão religiosa, a profissão, ainda delimitada de uma questão social fundada no problema moral e religioso, de forte apelo às fontes da doutrina social da igreja.

    B)INCORRETO. O Serviço Social possui como matéria-prima a questão social, consubstanciada na distonia de classes, lhe trazendo, principalmente a partir da década de 90, em que ocorrem novas manifestações e expressões da questão social

    D) CORRETO. O movimento de Reconceituação irá de expressar tridimensionalmente, a sabe:

    1- por meio de uma vertente MODERNIZADORA, na qual apresentam-se abordagens funcionalistas, estruturalistas e sistêmicas, matriz positivista, direcionada a uma modernização conservadora, melhoria do sistema pela modernização do desenvolvimento social e do enfrentamento da marginalidade e da pobreza sob a perspectiva de integração da sociedade;

    2- vertente inspirada na FENOMENOLOGIA, dirige‐se ao vivido humano, aos sujeitos em suas vivências, colocando para o Serviço Social a tarefa de "auxiliar na abertura desse sujeito existente, singular, em relação aos outros, ao mundo de pessoas. priorizar as concepções de pessoa, diálogo e transformação social (dos sujeitos) como uma forma de reatualização do conservadorismo presente no pensamento inicial da profissão e

    3-a vertente MARXISTA, que remete a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes e que no Brasil vai configurar‐se, em um primeiro momento, como uma aproximação ao marxismo sem o recurso ao pensamento de Marx.

    E) CORRETO. A vertente marxista do Serviço Social alcançou legitimidade na maturação intelectual, na pesquisa e nos elementos metodológicos. De fato, foi isso que ocorreu, o marxismo. Assim, a herança marxista vai se posionar melhor e mais perenemente com o deslinde do processo de amadurecimento da profissão. coloca‐se como desafio à profissão ao longo de toda a década de 90, e neste início de milênio a consolidação do projeto ético político, teórico metodológico e operativo que vem construindo particularmente sob a influência da tradição marxista, "mas incorporando valores auridos noutras fontes e vertentes e, pois sem vincos estreitos ou sectários, aquelas matrizes estão diretamente conectadas ao ideal de socialidade posto pelo programa da modernidade.

    Me corrijam se estiver equivocada. Fonte:Os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade.

  • Matéria-prima: "Questão Social".

  • MATÉRIA PRIMA , BASE - QUESTÃO SOCIAL

  • É a questão social que é a matéria prima do serviço social.
  • matéria-prima é a questão social