SóProvas


ID
5508574
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IPREMU
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF), Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) é o regime de previdência, estabelecido por lei, no âmbito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios para assegurar aos servidores titulares de cargos efetivos os benefícios de aposentadoria e pensão por morte previstos no Art. 40 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir sobre a contabilidade do RPPS, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A institucionalização do RPPS implica em estabelecer contabilidade própria para permitir conhecer, a qualquer momento, a situação econômica, financeira e orçamentária do patrimônio, que é propriedade dos beneficiários da previdência.
( ) As mudanças conceituais decorrentes da organização da contabilidade do RPPS, que visam à transparência do patrimônio real dos beneficiários, implicam em alterações das exigências estabelecidas na Lei Complementar nº 101/2000 e nas demais leis pertinentes.
( ) Independentemente do formato administrativo que assuma no âmbito do ente, seja autarquia, fundação ou fundo previdenciário, o RPPS deverá ser organizado com base em normas de contabilidade e atuária que preservem seu equilíbrio financeiro e atuarial.
( ) O equilíbrio financeiro e atuarial da previdência deve ser observado, por meio de contribuição dos segurados, ativos e inativos, da contribuição patronal do ente da Federação e de outros aportes.
Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão versa sobre o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

    Vamos analisar as afirmativas:

    A primeira afirmativa é verdadeira, pois está de acordo com o disposto no MDF, 11ª ed., pág. 220.

    A segunda afirmativa é falsa, pois diferentemente do que diz a afirmativa, o MDF, 11ª ed., pág. 220 dispõe que:

    “As mudanças conceituais decorrentes da organização da contabilidade, que visam à transparência do patrimônio real dos beneficiários, não implicam em alterações das exigências estabelecidas na LRF e nas demais leis pertinentes."

    A terceira afirmativa é verdadeira, pois está de acordo com o disposto no MDF, 11ª ed., pág. 221. Além disso, o mesmo consta na Lei n.º 9.717/1998, art. 1º, parágrafo único.

    A quarta afirmativa é verdadeira, pois está de acordo com o disposto no MDF, 11ª ed., pág. 221. Além disso, o mesmo consta na Constituição Federal, art. 40.

    Assim, está certa a alternativa A.


    Gabarito do Professor: Letra A.