SóProvas



Questões de Relatório Resumido de Execução Orçamentária - RREO


ID
113017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O relatório resumido de execução orçamentária, um dos instrumentos de transparência previstos na LRF, deve

Alternativas
Comentários
  • RREO abrangerá TODOS os Poderes e MP e será publicado por BIMESTRE.Conterá: I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as: a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada; b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo; II - demonstrativos da execução das: a) receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar; b) despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício; c) despesas, por função e subfunção. § 1o Os valores referentes ao refinanciamento da dívida mobiliária constarão destacadamente nas receitas de operações de crédito e nas despesas com amortização da dívida. § 2o O descumprimento do prazo previsto neste artigo sujeita o ente suspensão do recebimento de transferências voluntárias e a contratação de operações de crédito, exceto as destinadas ao refinanciamento do principal atualizado da dívida mobiliária.
  • O relatório resumido de execução orçamentária é feito a cada BIMESTRE e deverá ser publicado 30 dias após o fim do bimestre, conterá o balanço orçamentário, o demonstrativo da execução de receitas e despesas, justificativas da limitação de empenho e da frustração de receitas, especificando as medidas de combate a sonegação e evasão fiscal.
  • Complementando...

    b) conter o AMF e ser publicado bimestralmente. ERRADA, pois o AMF integrará a LDO.

    c) conter o demonstrativo dos restos a pagar e ser publicado quadrimestralmente. ERRADA, pois será publicado bimestralmente.

    d) conter demonstrativos comparativos com os limites de que trata a LRF. ERRADA, pois os demonstrativos comparativos estarão no Relatório de Gestão Fiscal e não no RREO.

    e) ser elaborado e publicado pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário dos entes governamentais. ERRADA, pois será publicado pelo Chefe Executivo e abrangerá todos os Poderes e o MP.
  •  LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal

    Art. 52. O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

            I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as:

            a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada;

  • Só complementando a Gabriela:

    b) está errada porque colocou que o AMF (EERADO, NÃO ESTÁ NO RREO) é publicado bimestralmente (CORRETO),


ID
132433
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca dos princípios orçamentários, julgue os itens a seguir.

O Poder Executivo de cada ente da Federação terá de publicar, até trinta dias após o encerramento do trimestre, o relatório resumido da execução orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • A questão quer que saibamos a respeito do princípio da Publicidade.Esse princípio determina que:- “O orçamento brasileiro... para gerar seus efeitos e promover a eficácia dos seus atos, torna-se fundamental a sua publicidade conforme previsto no art. 37, caput, da CF/88” - “O Poder Executivo deve publicar, em até trinta dias após o encerramento de cada BIMESTRE, Relatório Resumido da Execução Orçamentária (art. 156, §3º, da CF/88)”. O autor fala em obrigatoriedade do poder executivo de publicar.(Autor: Sergio Jund; Livro: AFO, 3ª edição, pg. 76);Questão incorreta.
  • Art. 52. O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

            I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as:

            a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada;

            b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo;

            II - demonstrativos da execução das:

            a) receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar;

            b) despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício;

            c) despesas, por função e subfunção.

            § 1o Os valores referentes ao refinanciamento da dívida mobiliária constarão destacadamente nas receitas de operações de crédito e nas despesas com amortização da dívida.

            § 2o O descumprimento do prazo previsto neste artigo sujeita o ente às sanções previstas no § 2o do art. 51

  • lembrando que...

    Do Relatório de Gestão Fiscal

            Art. 54. Ao final de cada quadrimestre será emitido pelos titulares dos Poderes e órgãos referidos no art. 20 Relatório de Gestão Fiscal

  •  ERRADO

    Deverá ser publicado até trinta dias após o encerramento de cada BIMESTRE.

    Princípio da Publicidade

    É condição de eficácia do ato a divulgação em veículos oficiais de comunicação para conhecimento público.

    ART 165 CF/88 § 3º - O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.

  • Existem 2 relatórios super importantes dentro da LRF , a saber :

    Relatório resumido de execução orçamentária - RREO - Será publicado em até 30 dias por bimestre . Conterá conteúdo que disponha sobre o balanço orçamentário , ou seja , se houve insuficiência de arrecadação , excesso de arrecadação ou equilíbrio no período ; economia de despesa , excesso de despesa ou equilíbrio ; superávito orçamentário , déficit orçamentário ou equilíbrio no período . Disporá ainda sobre o balanço por origem , despesas com grupos , resultados nominais e restos a pagar .

    Relatório de Gestão Fiscal - RGF - Será publicado em até 30 dias por quadrimestre , salvo municípios com menos de 50 mil habitantes , na qual será publicado em até 30 dias por semestre . O RGF estabelecerá limites com despesas com pessoal , despesas com dívidas , operações de crédito , despesas com terceirizados e disponibilidade de caixa .

  • O RREO (Relatório Resumido da Execução Orçamentária) e o RGF (Relatório de Gestão Fiscal) como consequência do Princípio da Publicidade.

    A LRF regulamentou o art. 165 da CF/88, que trata do RREO, além de criar o RGF. Ambos têm o objetivo de tornar mais transparente a execução orçamentária.

    De uma forma geral temos que o RREO se refere de fato à execução orçamentária, trazendo demonstrativos de sua execução. Já o RGF está relacionada à LRF, trazendo comparativos entre os índices alcançados e os limites dos mesmos dados pela LRF ( pessoal, dívida mobiliária, etc).

    PRAZO:

    RREO: 30 dias após cada bimestre;

    RGF: 30 dias após cada quadrimestre.

     

  • Mudar "trimestre" por "bimestre" não mede conhecimento de ninguém. É triste ver a que ponto uma banca de concurso pode chegar pra justificar a sua existência, não?

    Graças a Deus, hoje tô mais bem preparado pra enfrentar esse tipo de pegadinha idiota (embora nunca se esteja preparado o suficiente), mas já sofri demais com isso.

    Pra quem errou por causa dessa bobagem, fica a minha dica: continuem estudando com afinco. Um dia você estará atento o suficiente pra desconfiar de tudo, até mesmo daquela palavrinha mais inocente no meio do enunciado!

    Bons estudos a todos! ;-)

  • Art 165§ 3º CF/98- O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.
  • é após  o encerramento de cada bimestre 
  • Para se responder as questões do Cespe deve-se ter 70% de conhecimento e 30% de atenção, sendo esta às pegadinhas.
    Como disse o colega acima, desconfiar de palavras que parecem inocentes...
    Um dia eu chego lá.

    Abraçõs, e muita dedicação...
  • Olá galera atençao sempre ....bimestre.ok!!!!!!!!!saúde e sorte a todos!!!!!!!!!!!!!

  • Ainda eu não sei o que o Cespe que avaliar: capacidade de memorização ou entendimento. Ridícula esta banca...

  • Errado. A publicação é bimestral, não trimestral. 

    RREO (art. 52 e 53, LRF)

    Abrangência: Poder Executivo, Judiciário, Legislativo (+ Tribunais de Contas) e MP (da União, Estado e DF). Obs: aplica-se também às Defensorias. 

    Publicação: bimestral (em até 30 dias, após o término de cada bimestre. Logo, 6 relatórios por exercício financeiro).

    Competência para publicar: Executivo (art. 165, CF). Os demais poderes encaminham suas informações ao P.E.

    Conteúdo: Balanço Orçamentário (principal conteúdo do RREO) e demonstrativo da execução das receitas e despesas


  • Caros colegas não vamos brigar com a banca. Ela é uma senhora cheia de vontades que devemos saber entender. 


ID
151090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação às receitas e despesas públicas, julgue os itens a
seguir.

Considere que o relatório resumido da execução orçamentária do governo federal tenha registrado, em 31 de dezembro de 2008, R$ 17,6 bilhões de restos a pagar não processados referentes aos últimos exercícios, ainda não pagos. Nessa situação, esse valor se justifica por meio de despesas autorizadas, referentes a serviços que ainda não foram prestados, materiais ainda não entregues ou obras ainda não concluídas, ou a credores que ainda não se habilitaram devidamente, entre outras situações similares.

Alternativas
Comentários
  • Restos a pagar não processados são aqueles que ainda não passaram pela fase de liquidação e pagamento. Visto que na fase de liquidação é que se verifica a execução do serviço ou entrega de materiais, assim como as informações cedidas pelo fornecedor, a questão está correta.
  • Assim, para maior transparência, as despesas executadas devem ser segregadas em:

    Despesas não liquidadas: aquelas empenhadas, mas que não cumpriram os termos do art. 63 da

    Lei nº 4.320/1964, que serão, ao encerramento do exercício, inscritas como restos a pagar não

    processados; e

    Despesas liquidadas: consideradas aquelas empenhadas e em que houve a entrega do material

    ou serviço, nos termos do art. 63 da Lei nº 4.320/1964.

    O impacto da inscrição em restos a pagar no Balanço Patrimonial é abordado na Parte V –

    Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público deste manual.


ID
273241
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNPQ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Lei Complementar n.º 101/2000, ou Lei de Responsabilidade
Fiscal (LRF), estabelece normas de finanças públicas voltadas para
a responsabilidade na gestão fiscal dos recursos públicos. Com base
nessa lei e considerando suas peculiaridades, julgue os itens
subsequentes.

De forma a se aprimorar a evidenciação das receitas e despesas públicas na divulgação do Relatório Resumido da Execução Orçamentária, os valores referentes ao refinanciamento da dívida mobiliária devem constar em destaque nas receitas de operações de crédito e nas despesas com amortização da dívida.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    A LRF, no art. 52, trata do Relatório Resumido da Execução Orçamentária. 

    O § 1o  destaca que -> Os valores referentes ao refinanciamento da dívida mobiliária constarão destacadamente nas receitas de operações de crédito e nas despesas com amortização da dívida.

  • Art. 52. § 1o Os valores referentes ao REFINANCIAMENTO DA DÍVIDA MOBILIÁRIA constarão destacadamente nas receitas de operações de crédito e nas despesas com amortização da dívida.

    CERTA!

  • De forma a se aprimorar a evidenciação das receitas e despesas públicas na divulgação do Relatório Resumido da Execução Orçamentária, os valores referentes ao refinanciamento da dívida mobiliária devem constar em destaque nas receitas de operações de crédito e nas despesas com amortização da dívida. CERTO

    ___________________________________________________________________________________________________

    LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000.

     

    Seção III

    Do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

     

    Art. 52. O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

     

    § 1o Os valores referentes ao refinanciamento da dívida mobiliária constarão destacadamente nas receitas de operações de crédito e nas despesas com amortização da dívida.


ID
630463
Banca
ISAE
Órgão
AL-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Relatório Resumido da Execução Orçamentária contém, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o seguinte demonstrativo contábil:

Alternativas
Comentários
  • Art. 52. O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

    I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as:

    a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada;

    b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo;

    II - demonstrativos da execução das:

    a) receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar;

    b) despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício;

    c) despesas, por função e subfunção.

  • A Lei Complementar 101/2000 que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, com amparo no Capítulo II do Título VI da Constituição na sua seção III, em seu art. 52 estabelece o seguinte:

    Seção III
    Do Relatório Resumido da Execução Orçamentária


    Art. 52. O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

            I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as:

            a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada;

            b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo;

            II - demonstrativos da execução das:

            a) receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar;

            b) despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício;

            c) despesas, por função e subfunção.

            § 1o Os valores referentes ao refinanciamento da dívida mobiliária constarão destacadamente nas receitas de operações de crédito e nas despesas com amortização da dívida.

            § 2o O descumprimento do prazo previsto neste artigo sujeita o ente às sanções previstas no § 2o do art. 51

    ficando como certo a letra "A"

  • LEI COMPLEMENTAR Nº101 ART. 52(RESUMINDO) O Relatório  resumido da execução orçamentaria será composto de:

    I - BALANÇO ORÇAMENTARIO

    II- DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO DAS:
    a)receitas
    b)despesas
  • Só para deixar claro, que os balanços Financeiro e Orçamentário NÃO se tratam de demonstrativos CONTÁBEIS. Fica só esse comentário, apesar da própria lei fazer confusão com ele. No ambito da contabilidade aplicada ao setor público, deve haver a distinção entre o que é ORÇAMENTÁRIO e CONTÁBIL.

    As demonstrações contábeis do setor público são: Balanço Patrimonial, DVP, DFC.

    O restante são demonstrativos ORÇAMENTÁRIOS.

    Claro que esse comentário não se aplica a algumas questões de concursos. Porém a correta distinção é essa.

    abraços.

ID
708778
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Analise as afirmações a seguir, relativas à Lei da Responsabilidade Fiscal:

I. O Balanço Orçamentário é parte integrante do Relatório de Gestão Fiscal.

II. O Relatório da Gestão Fiscal será acompanhado de demonstrativo relativo à apuração da evolução da receita líquida do ente público.

III. O Relatório Resumido da Execução Orçamentária conterá, se for o caso, as justificativas da limitação do empenho.

IV. O Relatório Resumido da Execução Orçamentária deve ser acompanhado por demonstrativo detalhado de Restos a Pagar.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I - INCORRETA. O Balanço Orçamentário é parte integrante do Relatório Resumido da Execução Orçamentária(RREO). Vejamos:

    Seção III

    Do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

    Art. 52. O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

     I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as:

     a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada;

     b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo;


    II - INCORRETA. A evolução da Receita Corrente Líquida constará no RREO.

    LRF,Art. 53.Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

    I - apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do art. 2o, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício


    III - CORRETA

    Seção III

    Do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

    LRF, Art. 53, § 2o Quando for o caso, serão apresentadas justificativas:

     I - da limitação de empenho


    IV - CORRETA

    Art. 53.Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

    V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art. 20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.



    Alternativa correta: E


ID
729613
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Um demonstrativo que é exigido em todos os Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária bimestrais é o relativo

Alternativas
Comentários
  • Letra : E

    LRF _ Art. 53  Acompanharão o Relatorio Resumido demonstrativos relativos a:

    I - Apuração da receita corrente líquida ...

    II - Receitas e despesas previdenciárias ...

    III - Resultados nominal e primário ;

    IV - restos a pagar ....


  • alguém poderia, por gentileza, explicar as rejeições das demais alternativas?

    grato desde já.

  • a) contém no RGF (Art. 55 I, Lcp101) Errada

    b) contém no RREO, mas o referente ao ultimo bimestre do exercício (Art. 53 § 1o III, Lcp101) Errada

    c) contém no RGF (Art. 55 II, Lcp101) Errada

    d) contém RGF (Art. 55 I, Lcp101) Errada

    e) correta



    Bons estudos !!!

  • Só uma correção.

     

    A letra C trata da justificativa de limitação de empenho, informação que a RREO também deve trazer QUANDO NECESSÁRIO. Ocorre que a questão pede a informação que deverá estar presente em TODOS os bimestres. Esse é o erro do item.

     

     

    Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

      § 2o Quando for o caso, serão apresentadas justificativas:

            I - da limitação de empenho;


ID
788350
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Nos itens abaixo o único demonstrativo, que não Acompanhará o Relatório Resumido da Execução Orçamentária é

Alternativas
Comentários
  • Conforme consta na LRF:

    Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

    I - apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do art. 2o, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício; (Alternativa A)

    II - receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso IV do art. 50;

    III - resultados nominal e primário; (Alternativa C)
    IV - despesas com juros, na forma do inciso II do art. 4o;

    V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art. 20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar. (Alternativa D)

    Portanto, está fora apenas a letra B.

  • a limitação do Empenho é apresentada como Justificativa e acompanha o RREO do último bimestre (§2º do art. 53 da LRF).  

    Portanto, não é um DEMONSTRATIVO.

     

  • LDO - art.4o, I - LRF

    ...

    b) critérios e formas de LIMITAÇÃO DE EMPENHO

    ...

    Bons estudos.


ID
865018
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar no 101/2000, Lei de Responsabilidade Fiscal, a publicação do Relatório Resumido de Execução Orçamentária ocorrerá

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. Art. 48. São instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos.
     Art. 52. O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.
  • LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000.

    (...)


    Seção III

    Do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

            Art. 52. O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de: (...)

          --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988


    Seção II

    DOS ORÇAMENTOS

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais.

    § 1º - A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

    § 2º - A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

    § 3º - O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.

  • são muitos números para lembrar nessa lei..... é tentar, de algum jeito, lembrar cada palavrinha com o respectivo valor. Nesse caso, a palavra chave é: relatório RESUMIDO

    "re-su-mi-do" = "até trinta dias após o encerramento de cada bimestre"

    portanto: 

    se é resumido ----> BIMESTRE ----> importante que: ATÉ 30 DIAS APÓS o fim deles

    bons estudos!


  • Gab. C

    LRF - Art. 52. O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.

    CF/88 - Art. 165; § 3o O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.

  • Trata-se do prazo de publicação do Relatório Resumido da Execução Orçamentária.

    Segundo o art. 165, § 3º, da CF/88, "O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária".   

    Gabarito: Letra C.


ID
941218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O relatório resumido de execução orçamentária de que trata a LRF

deve ser publicado em até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo


    (...) Seção III

    Do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

    Art. 52. O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da
    Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público,
    será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre
    e composto de:
    I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria
    econômica, as:(...)



    LC 101 04 Maio 00
  • Só complementando nosso colega Rodrigo Rubini, além do art. 52 da LRF, temos também o disposto na CF art.165 § 3º:

     - O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.
  • Gab: CERTO

    Acrescentando...

    RGF QUADRIMESTRAL;

    RREO BIMESTRAL.

    Erros, mandem mensagem :)


ID
941221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O relatório resumido de execução orçamentária de que trata a LRF

não abrange as entidades da administração indireta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 52. O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre...

    Cada poder irá emitir seu RREO incluindo a administração direta e indireta.
  • LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000
    Art. 1o Esta Lei Complementar estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, com amparo no Capítulo II do Título VI da Constituição.
    § 3o Nas referências
    I - à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, estão compreendidos:
    a) o Poder Executivo, o Poder Legislativo, neste abrangidos os Tribunais de Contas, o Poder Judiciário e o Ministério Público;
    b) as respectivas administrações diretas, fundos, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes;

ID
941224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O relatório resumido de execução orçamentária de que trata a LRF

deve indicar, obrigatoriamente, as justificativas para limitação de empenho e frustração de receitas.

Alternativas
Comentários
  • resposta errada!
    LRF

    Art. 53.
     Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

    (...)

      § 2o Quando for o caso (não é obrigatório), serão apresentadas justificativas:

            I - da limitação de empenho;

            II - da frustração de receitas, especificando as medidas de combate à sonegação e à evasão fiscal, adotadas e a adotar, e as ações de fiscalização e cobrança.

  • Reapresentando o comentário da colega Adriane:

    Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

    (...)

     § 2o Quando for o caso (não é obrigatório), serão apresentadas justificativas:

    A meu ver, questão mal formulada. Este "quando for o caso" não significa "não obrigatório". Penso que sempre que houver circunstâncias de limitação de empenho e frustração de receitas é obrigação do gestor apresentar as medidas saneadoras.


ID
941227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O relatório resumido de execução orçamentária de que trata a LRF

é acompanhado do demonstrativo relativo aos resultados nominal e primário.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo

    (...)
    Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos
    relativos a:
    I - apuração da receita corrente líquida, na forma definida no
    inciso IV do art. 2o, sua evolução, assim como a previsão de seu
    desempenho até o final do exercício;
    II - receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso
    IV do art. 50;
    III - resultados nominal e primário;
    IV - despesas com juros, na forma do inciso II do art. 4o;
    V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no
    art. 20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante
    a pagar. (...)


    LC 101 04Maio00
  • Bom dia.
    Apesar da questão mencionar um demonstrativo previsto pela LRF, o RREO tem sua discriminação e conceitos previstos em Contabilidade Pública.
    Obrigado pela coaboração.
    Abraços.
    Bons estudos.



  • Gab: CERTO

    Acrescentando...

    Demonstrativos:

    RREO

    Apuração da RCL;

    Receitas e Despesas Previdenciárias;

    Resultado Nominal e Primário;

    Despesas com Juros;

    RP;

    Justificativa quando houver frustração de receita.

    ÚLTIMO QUADRIMESTRE!!!!! Art. 53, §1° - LRF.

    ................................................................................................................................................................................

    RGF

    Despesa com pessoal (distinguir inativo e pensionista);

    Dívida consolidada mobiliária;

    Concessão de garantiaOP. crédito + ARO;

    Indicar medidas adotadas ou a adotar se ultrapassados os limites.

    NO ÚLTIMO QUADRIMESTRE!!!!!!!! Disponibilidade de Caixa - 31/12. INSCRIÇÃO em RPARO LIQUIDADA EM 10/12

    Erros, mandem mensagem :)

  • Gabarito: C

    Demonstrativos que acompanharão o RREO:

    • RCL;
    • Receitas e despesas previdenciárias;
    • Resultados nominal e primário;
    • Despesas com juros;
    • Restos a pagar.

    Demonstrativos que acompanharão o RREO apenas no ultimo bimestre do exercício:

    • Atendimento da regra de ouro;
    • Projeções dos regimes de previdência social;
    • Variação patrimonial.

    Demonstrativos que acompanharão o RGF:

    • Despesa total com pessoal
    • Dívidas consolidada e mobiliária;
    • Concessão de garantias;
    • Operação de créditos, inclusive por ARO.

    Demonstrativos que acompanharão o RGF apenas no ultimo quadrimestre do exercício:

    • Disponibilidades de caixa em 31/12;
    • Da inscrição em restos a pagar das despesas: liquidadas; empenhadas e não liquidadas inscritas até o limite de saldo das disponibilidades de caixa; não inscritas por falta da disponibilidade de caixa e cujos empenhos foram cancelados;
    • Cumprimento das regras de op. de crédito por ARO.


ID
941314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere ao PPA, a LOA e a LDO, julgue os itens consecutivos.

O acompanhamento da execução orçamentária é fundamental para o controle do gasto e avaliação da efetividade do planejamento. Nesse sentido, no Brasil, o Poder Executivo deve elaborar relatórios bimestrais resumidos da execução orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO - Arts. 52 e 53, LRF.
    • Abrangência: PE, PJ, PL(+TC's) e MP;
    • Publicação: BIMESTRAL (em até trinta dias, após o término de cada bimestre. Logo, são 6 relatórios por exercício financeiro);
    • Competência para Publicar: Poder Executivo (os demais poderes encaminham suas informações ao PE);
    • Conteúdo: Balanço Orçamentário (principal conteúdo do RREO) e Demonstrativos da execução das Receitas e Despesas.

  •  CF/88 art. 165 § 3º - O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.
  • Não confundir:

    1) Relatório de Execução Orçamentária = Bimestre - Chefe do Poder Executivo


    2) Relatória de Gestão Fiscal = Quadrimestre = Titulares de Poderes


      I - Chefe do Poder Executivo;

      II - Presidente e demais membros da Mesa Diretora ou órgão decisório equivalente, conforme regimentos internos dos órgãos do Poder Legislativo;

      III - Presidente de Tribunal e demais membros de Conselho de Administração ou órgão decisório equivalente, conforme regimentos internos dos órgãos do Poder Judiciário;

      IV - Chefe do Ministério Público, da União e dos Estados.

  • O poder executivo deverá elaborar ou publicar?! No meu entendimento é só publicar não? quem elabora no caso são os poderes executivo,legislativo e judiciário e  enviam, no caso o legislativo e judiciário, ao PE para somente publicar. Pra mim essa questão cabe recurso. Cespinho...rs

  • conforme STN - manual 8ª edição

    O RREO será elaborado e publicado pelo Poder Executivo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

  • Gab: CERTO

    RGF - QUADRIMESTRAL;

    RREO - BIMESTRAL.

    Erros, mandem mensagem :)


ID
1002778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a lei de responsabilidade fiscal.

O demonstrativo da dívida pública consolidada é parte integrante do Relatório Resumido de Execução Orçamentária, de periodicidade bimestral.

Alternativas
Comentários
  • Está no demonstrativo do relatório FISCAL  (RGF):

    Art. 55. O relatório conterá:

            I - comparativo com os limites de que trata esta Lei Complementar, dos seguintes montantes:

            a) despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas;

            b) dívidas consolidada e mobiliária;

            c) concessão de garantias;

            d) operações de crédito, inclusive por antecipação de receita;

            e) despesas de que trata o inciso II do art. 4o;

            II - indicação das medidas corretivas adotadas ou a adotar, se ultrapassado qualquer dos limites;

            III - demonstrativos, no último quadrimestre:

            a) do montante das disponibilidades de caixa em trinta e um de dezembro;

            b) da inscrição em Restos a Pagar, das despesas:

            1) liquidadas;

            2) empenhadas e não liquidadas, inscritas por atenderem a uma das condições do inciso II do art. 41;

            3) empenhadas e não liquidadas, inscritas até o limite do saldo da disponibilidade de caixa;

            4) não inscritas por falta de disponibilidade de caixa e cujos empenhos foram cancelados;

            c) do cumprimento do disposto no inciso II e na alínea b do inciso IV do art. 38.

     Fonte: LRF

  • RREO conterá:

    será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

            I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as:

            a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada;

            b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo;

            II - demonstrativos da execução das:

            a) receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar;

            b) despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício;

            c) despesas, por função e subfunção.

            § 1o Os valores referentes ao refinanciamento da dívida mobiliária constarão destacadamente nas receitas de operações de crédito e nas despesas com amortização da dívida.

            § 2o O descumprimento do prazo previsto neste artigo sujeita o ente às sanções previstas no § 2o do art. 51.

            Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

            I - apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do art. 2o, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício;

            II - receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso IV do art. 50;

            III - resultados nominal e primário;

            IV - despesas com juros, na forma do inciso II do art. 4o;

            V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art. 20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.

            § 1o O relatório referente ao último bimestre do exercício será acompanhado também de demonstrativos:

            I - do atendimento do disposto no inciso III do art. 167 da Constituição, conforme o § 3o do art. 32;

            II - das projeções atuariais dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos;

            III - da variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a aplicação dos recursos dela decorrentes.

            § 2o Quando for o caso, serão apresentadas justificativas:

            I - da limitação de empenho;

            II - da frustração de receitas, especificando as medidas de combate à sonegação e à evasão fiscal, adotadas e a adotar, e as ações de fiscalização e cobrança.
     Fonte: LRF

  • Esse demonstrativo faz parte do relatório de gestão fiscal  RGF.

  • Demonstrativos que acompanharão o RREO:

    • RCL;
    • Receitas e despesas previdenciárias;
    • Resultados nominal e primário;
    • Despesas com juros;
    • Restos a pagar.

    Demonstrativos que acompanharão o RREO apenas no ultimo bimestre do exercício:

    • Atendimento da regra de ouro;
    • Projeções dos regimes de previdência social;
    • Variação patrimonial.

    Demonstrativos que acompanharão o RGF:

    • Despesa total com pessoal
    • Dívidas consolidada e mobiliária;
    • Concessão de garantias;
    • Operação de créditos, inclusive por ARO.

    Demonstrativos que acompanharão o RGF apenas no ultimo quadrimestre do exercício:

    • Disponibilidades de caixa em 31/12;
    • Da inscrição em restos a pagar das despesas: liquidadas; empenhadas e não liquidadas inscritas até o limite de saldo das disponibilidades de caixa; não inscritas por falta da disponibilidade de caixa e cujos empenhos foram cancelados;
    • Cumprimento das regras de op. de crédito por ARO.

    O demonstrativo da dívida pública consolidada é parte integrante do Relatório de Gestão Fiscal, de periodicidade quadrimestral.

    Gabarito: E


ID
1020337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito dos demonstrativos contábeis e registros previstos nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público na Lei n.º 4.320/1964 e na Lei de Responsabilidade Fiscal, julgue os itens que se seguem.

O Relatório Resumido da Execução Orçamentária deve ser elaborado pelos órgãos da administração direta e entidades da administração indireta, de todos os poderes, incluindo as empresas públicas e sociedades de economia mista que recebem recursos dos orçamentos fiscais e da seguridade social. Deve incluir, ainda, os recursos destinados ao aumento de participação acionária do ente federativo nas entidades da administração indireta.

Alternativas
Comentários
  •  O RREO abrangerá os órgãos da administração direta e entidades da administração indireta de todos os poderes, que recebam recursos dos orçamentos fiscal e da seguridade social, inclusive sob a forma de subvenções para pagamento de pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária. 

  • Quem elabora o RREO é o Poder Executivo.

  • O RREO é exigido pela Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988, que estabelece em seu artigo 165, parágrafo 3º, que o Poder Executivo o publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.

     

     O RREO e seus demonstrativos abrangerão os órgãos da Administração Direta, dos Poderes e entidades da Administração Indireta, constituídas pelas autarquias, fundações, fundos especiais, empresas públicas e sociedades de economia mista que recebem recursos dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social, inclusive sob a forma de subvenções para pagamento de pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária.

     

    O RREO será elaborado e publicado pelo Poder Executivo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas. 

  • Lucas, quem ELABORA SÃO TODOS OS ÓRGÃOS que recebam recursos dos orçamentos fiscal e da seguridade social...

    Mas que PUBLICA É O EXECUTIVO.

    O ERRRO está só no final: (...) Deve incluir, ainda, os recursos destinados ao aumento de participação acionária do ente federativo nas entidades da administração indireta.


ID
1062163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca das disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal sobre dívida pública e restos a pagar, escrituração e consolidação das contas, relatório resumido da execução orçamentária e relatório de gestão fiscal, julgue o item que se segue.

O relatório resumido da execução orçamentária abrange os recursos das entidades da administração indireta que recebem recursos dos orçamentos fiscal e da seguridade social, incluídos aqueles sob a forma de subvenções para pagamento de pessoal ou de outras despesas correntes e de capital.

Alternativas
Comentários
  • errado

    A Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, que se refere às normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, e estabelece as normas para elaboração e publicação do RREO. 

    O RREO e seus demonstrativos abrangerão os órgãos da Administração Direta e entidades da  Administração Indireta, de todos os Poderes, constituídos pelas autarquias, fundações, fundos especiais, empresas públicas e sociedades de economia mista que recebem recursos dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social, inclusive sob a forma de subvenções para pagamento de pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de  participação acionária. 


  • COMPLEMENTANDO...

    Os demonstrativos do RREO, listados a seguir, deverão ser elaborados e publicados até trinta dias após o encerramento do bimestre de referência, durante o exercício. 

    a) Balanço Orçamentário; 

    b) Demonstrativo da Execução das Despesas por Função/Subfunção; 

    c) Demonstrativo da Receita Corrente Líquida; 

    d) Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias do Regime Geral de Previdência 

    Social; 

    e) Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias do Regime Próprio dos Servidores; 

    f) Demonstrativo do Resultado Nominal; 

    g) Demonstrativo do Resultado Primário; 

    h) Demonstrativo dos Restos a Pagar por Poder e Órgão; 

    i) Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino; 

    j) Demonstrativos das Despesas com Saúde; 

    k) Demonstrativo Simplificado do Relatório Resumido da Execução Orçamentária. 

    Além dos demonstrativos acima citados, também deverão ser elaborados e publicados até trinta dias 

    após o encerramento do último bimestre, os seguintes: 

    a) Demonstrativo das Receitas de Operações de Crédito e Despesas de Capital; 

    b) Demonstrativo da Projeção Atuarial do Regime Geral de Previdência Social; 

    c) Demonstrativo da Projeção Atuarial do Regime Próprio de Previdência dos Servidores; 

    d) Demonstrativo da Receita de Alienação de Ativos e Aplicação dos Recursos; e 

    e) Demonstrativo das Parcerias Público-Privadas. 


  • A questão diz que as despesas de capital serão pagas com subvenções.

    Na realidade, o que a LRF determina é que as subvenções serão para pagar despesas de pessoal.

    As despesas de capital são pagas com auxílios.

  • A primeira parte da afirmativa está correta, visto que de acordo com o artigo 1º, § 2o, a LRF aplica-se a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios –neles compreendidos: ... b)as respectivas administrações diretas, fundos, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes (dependentes são aquelas que recebem recursos do orçamento fiscal e da seguridade social).

    O erro está no que se refere às subvenções, haja vista que as subvenções (sociais ou econômicas) são transferências destinadas a cobrir despesas de custeio das entidades beneficiadas – e não para despesas de capital (os auxílios é que se destinam às despesas de capital).

    Portanto, a afirmativa está errada porque as subvenções não podem ser utilizadas para pagamento de despesas de capital.

    Fonte: Augustinho Paludo

    http://www.comopassar.com.br/home/index.php/inicio/100-provacomentada-orcamentoafolrf-ace-tcu2013.html

  • LRF, ART. 2o, II -  III - empresa estatal dependente: empresa controlada que receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária;

    QUESTÃO: O relatório resumido da execução orçamentária abrange os recursos das entidades da administração indireta que recebem recursos dos orçamentos fiscal e da seguridade social, incluídos aqueles sob a forma de subvenções para pagamento de pessoal ou de outras despesas correntes e de capital.
    Encontrei esse dois erros em destaque na questão acima.
  • O Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) é um relatório bimestral, que deve ser entregue 30 dias após o encerramento do respectivo bimestre. É a LRF quem estabelece as normas para sua elaboração e publicação.

    O RREO abrangerá os órgãos da administração direta e entidades da administração indireta de todos os poderes, que recebam recursos dos orçamentos fiscal e da seguridade social, inclusive sob a forma de subvenções para pagamento de pessoal ou de custeio em geral ou de capital (estatais dependentes), excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária.

    As subvenções, sociais ou econômicas, são espécies de despesas correntes, mais exatamente Transferências Correntes (Lei 4.320/1964, art. 13), e não se destinam ao pagamento de despesas de capital.

    Gabarito: ERRADO.



  • Não vá por esse caminho, Vitor. Para a CESPE questão incompleta é correta. O erro está no que o colega abaixo mencionou, que subvenções são apenas para cobrir despesas de custeio.

  • Sendo objetivo e destacando o erro da questão:

    O relatório resumido da execução orçamentária abrange os recursos das entidades da administração indireta que recebem recursos dos orçamentos fiscal e da seguridade social, incluídos aqueles sob a forma de subvenções para pagamento de pessoal ou de outras despesas correntes e de capital.

    Explicando:

    De fato, questão incompleta não é incorreta para o CESPE, entretanto, no caso da questão, a falta de delimitação tornou-a incorreta.

    As subvenções não incluem pagamento de despesas de capital, mas o RREO e seus demonstrativos sim.

    Corrigindo a questão de três formas diferentes:

    1. O relatório resumido da execução orçamentária abrange os recursos das entidades da administração indireta que recebem recursos dos orçamentos fiscal e da seguridade social, incluídos aqueles sob a forma de subvenções para pagamento de pessoal ou de outras despesas correntes e [também as despesas] de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária.
    2. O relatório resumido da execução orçamentária abrange os recursos das entidades da administração indireta que recebem recursos dos orçamentos fiscal e da seguridade social, incluídos aqueles sob a forma de subvenções para pagamento de pessoal ou de outras despesas correntes.
    3. O relatório resumido da execução orçamentária abrange os recursos das entidades da administração indireta que recebem recursos dos orçamentos fiscal e da seguridade social, incluídos aqueles sob a forma de subvenções.

    Embasamento/Referências:

    Manual de Demonstrativos Fiscais, parte III, RREO, página 158

    "O RREO e seus demonstrativos abrangerão os órgãos da Administração Direta e entidades da Administração Indireta, de todos os Poderes, constituídos pelas autarquias, fundações, fundos especiais, e as empresas públicas e sociedades de economia mista que recebem recursos dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social (empresas estatais dependentes), inclusive sob a forma de subvenções para pagamento de pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária."

    Fonte: https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2501:9::::9:P9_ID_PUBLICACAO:40050

    L4320/64

    "Art. 12. A despesa será classificada nas seguintes categorias econômicas:

    [...]

    § 3º Consideram-se subvenções, para os efeitos desta lei, as transferências destinadas a cobrir despesas de custeio das entidades beneficiadas, distinguindo-se como:

    I - subvenções sociais, as que se destinem a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial ou cultural, sem finalidade lucrativa;

    II - subvenções econômicas, as que se destinem a emprêsas públicas ou privadas de caráter industrial, comercial, agrícola ou pastoril."

  • O erro da questão é incluir a despesa de capital nas subvenções, fato que não é verdade. O RREO incluirá os demonstrativos de receita corrente e de capital sim porém as subvenções serão para despesas de custeio/corrente.


ID
1254802
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O relatório resumido da execução orçamentária, nos termos da LRF,

Alternativas
Comentários
  • art. 52 da LRF (Fala sobre Relatorio Resumido da Execução Orçamentária):

    § 2o O descumprimento do prazo previsto neste artigo sujeita o ente às sanções previstas no § 2o do art. 51.:

    art. 51

    § 2o O descumprimento dos prazos previstos neste artigo impedirá, até que a situação seja regularizada, que o ente da Federação receba transferências voluntárias e contrate operações de crédito, exceto as destinadas ao refinanciamento do principal atualizado da dívida mobiliária

  • O relatório resumido da execução orçamentária, nos termos da LRF,

     

    a) especifica a receita a realizar como sendo a diferença entre a previsão atualizada e a previsão inicial. Errado (Identifica as receitas a realizar, representadas pela diferença entre a previsão atualizada e a realizada até o final do bimestre de referência ).


    b) discrimina as despesas até o menor nível de agregação. Errado (O RREO indica até o "grupo de natureza da despesa", sendo que o menor nível de agragação da despesa é o "elemento de despesa" - RREO =  função => subfunção => categoria econômica => grupo de natureza da despesa => modalidade de aplicação => elemento de despesa). 

     

    c) evidencia o cumprimento do dispositivo constitucional que veda a contratação de financiamentos que excedam o total dos investimentos. Errado (quem evidencia é o Relatório de Gestão Fiscal - Demonstrativo das Operações de Crédito). ,


    d) demonstra a receita corrente líquida para cuja apuração são deduzidas as transferências constitucionais legais e voluntáriasErrado (não se deduz as voluntárias).


    e) impede o ente inadimplente de receber transferências voluntárias, se não publicado no prazo estabelecido. Certo


ID
1262914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca do relatório resumido da execução orçamentária (RREO), da avaliação do cumprimento das metas fiscais e da forma de cálculo da receita corrente líquida, julgue o item subsequente.

Adota-se o regime de caixa para a apuração da receita corrente líquida.

Alternativas
Comentários
  • § 3o A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e

    nos onze anteriores, excluídas as duplicidades.

  • Conceitos de Receita Corrente Líquida: segundo o art. 2º da LRF, Receita Corrente Líquida é o somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, deduzidos principalmente, os valores transferidos, por determinação constitucional ou legal, aos Estados e Municípios, no caso da União, e aos Municípios, no caso dos Estados, consideradas ainda as demais deduções previstas na Lei.

    • Métodos de Apuração: a apuração é feita somando-se todas as receitas correntes arrecadadas no mês em referência e nos onze meses anteriores, deduzidas as transferências constitucionais e legais, as contribuições aos planos de seguridade social e, no caso da União, os valores do PIS/PASEP, adotando-se o regime de caixa.

    • Indicadores: Receita Corrente Líquida.

    Fonte: http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/series_temporais/principal.aspx?subtema=10#ancora_consulta

  • VALE LEMBRAR QUE ESSE PROCEDIMENTO ESTA SENDO EXECUTADO NO BALANÇO ORÇAMENTÁRIO, CASO CONTRÁRIO SERIA FALSA A QUESTÃO.

  • Bruno, o certo eh enfoque orcamentario.

  • Adota-se o regime de caixa para a apuração da receita corrente líquida. CERTO

    Vejamos o que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal:

     Art. 1º (…)

    §3º A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades.

    Conforme a LRF, na apuração da RCL são consideradas as receitas arrecadadas. Assim, o regime usado para apurar a RCL é o Orçamentário e não o Patrimonial (Contábil).

    De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, a Lei nº 4.320/64, em seu art. 35º, refere-se ao regime orçamentário, que até então era conhecido como regime misto (caixa para a receita e competência para a despesa).

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I – as receitas nele arrecadadas;

    II – as despesas nele legalmente empenhadas.

    Após a edição das NBC TSP as receitas devem ser registradas no momento da ocorrência do fato gerador Independentemente do momento da arrecadação.

  • Gab: CERTO

    De acordo com o MCASP 8° Ed. pág, 53.

    ...Vale destacar que, segundo o art. 35 da Lei nº 4.320/1964, pertencem ao exercício financeiro as receitas nele ARRECADADAS, o que representa A ADOÇÃO DO REGIME DE CAIXA para o ingresso das receitas públicas. Portanto, como a questão diz que na RCL se adota o regime de caixa, a questão fica certa.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Gabarito: C

    Segundo a lei 4.320/64,

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I – as receitas nele arrecadadas;

    II – as despesas nele legalmente empenhadas.

    Trata-se do regime misto sob o enfoque orçamentário, em que as receitas são contabilizadas no momento da arrecadação (regime de caixa), enquanto as despesas são contabilizadas no momento do empenho (regime de competência).

    LRF:

     Art. 1º §3º A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades.

  • Na contabilidade pública adota-se o regime misto, receitas para caixa e despesa competêcia.


ID
1262917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca do relatório resumido da execução orçamentária (RREO), da avaliação do cumprimento das metas fiscais e da forma de cálculo da receita corrente líquida, julgue o item subsequente.

Quando for ultrapassado o limite de concessão de garantias, as ações de fiscalização e cobrança devem ser especificadas no RREO.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA!!!
    O limite de concessão de garantias é mencionado no RGF e não no RREO como diz a questão.
    Bons estudos!
  • O Relatório de Gestão Fiscal conterá demonstrativos comparativos com os limites de que trata a LRF, dos seguintes montantes10: a) despesa total com pessoal, evidenciando as despesas com ativos, inativos e pensionistas; b) dívida consolidada; c) concessão de garantias e contragarantias; e d) operações de crédito. Além disso, o referido relatório indicará as medidas corretivas adotadas ou a adotar, se ultrapassado qualquer dos limites.

    Fonte: http://www3.tesouro.gov.br/legislacao/download/contabilidade/port_249/MDF_Volume_III_3edicao.pdf

  • Do Relatório de Gestão Fiscal

     Art. 54.Ao final de cada quadrimestre será emitido pelos titulares dos Poderes e órgãos referidos no art. 20 Relatório de Gestão Fiscal, assinado pelo:

     I - Chefe do Poder Executivo;

     II - Presidente e demais membros da Mesa Diretora ou órgão decisório equivalente, conforme regimentos internos dos órgãos do Poder Legislativo;

     III - Presidente de Tribunal e demais membros de Conselho de Administração ou órgão decisório equivalente, conforme regimentos internos dos órgãos do Poder Judiciário;

     IV - Chefe do Ministério Público, da União e dos Estados.

     Parágrafo único. O relatório também será assinado pelas autoridades responsáveis pela administração financeira e pelo controle interno, bem como poroutras definidas por ato próprio de cada Poder ou órgão referido no art. 20.

     Art. 55.O relatório conterá:

     I - comparativo com os limites de que trata esta Lei Complementar, dos seguintes montantes:

     a) despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas;

     b) dívidas consolidada e mobiliária;

     c) concessão de garantias;

     d) operações de crédito, inclusive por antecipação de receita;

     e) despesas de que trata o inciso II do art. 4o;

     II - indicação das medidas corretivas adotadas ou a adotar, se ultrapassado qualquer dos limites;

     III - demonstrativos, no último quadrimestre:


  • O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem como objetivo permitir que a sociedade, por meio dos diversos órgãos de controle, conheça, acompanhe e analise o desempenho da execução orçamentária.

     

    Sua fundamentação legal deriva, inicialmente, diretamente da Constituição Federal, na forma do § 3º do art. 165 da CF/1988, o Poder Executivo publicará, até 30 dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária – RREO.

     

    Quando for ultrapassado o limite de concessão de garantias, as ações de fiscalização e cobrança devem ser especificadas no RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL, e não no relatório resumido da execução orçamentária.

     

    O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito.

  • Errrrou! Na verdade, o relatório que diz respeito ao acompanhamento das atividades financeiras do Estado e que se dedica à verificação da conformidade com os limites relativos às despesas com pessoal, às dívidas consolidada e mobiliária, à concessão de garantias e às operações de crédito é o RGF.

    Daí, faz sentido que ele traga indicação das medidas corretivas eventualmente adotadas em decorrência de extrapolação de limites, certo?

    De fato, a previsão para isso se encontra no art. 55, II, da LRF. Vejamos:

    Art. 55. O relatório conterá: [...]       

    II - indicação das medidas corretivas adotadas ou a adotar, se ultrapassado qualquer dos limites;

    Portanto, item errado.

    Gabarito: ERRADO

  • Gab: ERRADO

    A questão está errada porque o limite de Concessão de Garantias é publicado RGF, a questão cita RREO. Portanto, errada.

    Erros, mandem mensagem :)

  • ERRADO

    CONCESSAO DE GARANTIA E NO RGF.

  • Gab. E

    O RGF indica as medidas corretivas a adotar caso o ente não cumpra o limite estabelecido; essas medidas são ações de política fiscais que, inclusive, pode estimular o ente público a fomentar a fiscalização e cobrança de tributos para sanar a dívida pública.

    No entanto, o erro maior da questão foi condicionar o estouro do limite de concessão de garantias às ações de fiscalização e cobrança especificadas no RREO - tais ações não são necessariamente medidas a adotar em caso de descumprimento do limite, melhor dizendo, não são medidas prioritárias (adequadas) no cenário tela.


ID
1262920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca do relatório resumido da execução orçamentária (RREO), da avaliação do cumprimento das metas fiscais e da forma de cálculo da receita corrente líquida, julgue o item subsequente.

As despesas destinadas ao pagamento do serviço da dívida não serão objeto de limitação, ainda que não seja conferida a meta de resultado primário estabelecida no anexo de metas fiscais.

Alternativas
Comentários
  • § 2o Não serão objeto de limitação as despesas que constituam obrigações constitucionais e legais do

    ente, inclusive aquelas destinadas ao pagamento do serviço da dívida, e as ressalvadas pela lei de diretrizes

    orçamentárias.

  • Gabarito correto, conforme LRF 101/2000:

      Art. 9o Se verificado, ao final de um bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o Ministério Público promoverão, por ato próprio e nos montantes necessários, nos trinta dias subseqüentes, limitação de empenho e movimentação financeira, segundo os critérios fixados pela lei de diretrizes orçamentárias.

    (....)

          § 2o Não serão objeto de limitação as despesas que constituam obrigações constitucionais e legais do ente, inclusive aquelas destinadas ao pagamento do serviço da dívida, e as ressalvadas pela lei de diretrizes orçamentárias.

  • As despesas destinadas ao pagamento do serviço da dívida não serão objeto de limitação, ainda que não seja conferida a meta de resultado primário estabelecida no anexo de metas fiscais.

    O trecho destacado poderia gerar dúvidas, mas é questão de lógica, vejam:

    Ora, se mesmo após a conferência da meta de resultado primário se detectar um resultado frustrado não puder limitar valores relativos a serviço da dívida, quem dirá se tal meta não for conferida.

    GABA CERTO.

  • Gabarito: Certo

    Apenas para atualizar os comentários, atualmente, despesas relativas a ciência, tecnologia e inovação custeadas com fundo próprio também não serão objeto de limitação.

    Art. 9º, § 2º, LRF - Não serão objeto de limitação as despesas que constituam obrigações constitucionais e legais do ente, inclusive aquelas destinadas ao pagamento do serviço da dívida, as relativas à inovação e ao desenvolvimento científico e tecnológico custeadas por fundo criado para tal finalidade e as ressalvadas pela lei de diretrizes orçamentárias. 

    NÃO são objeto de limitação:

    • Despesas Constitucionais e Legais
    • Pagamento do Serviço da Dívida
    • Ressalvadas pela LDO
    • CTI custeadas por fundo próprio

ID
1290937
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que identifica corretamente o encerramento do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), no prazo de trinta dias após o encerramento de cada:

Alternativas
Comentários
  • LRF: Do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

    § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.

  • RREO = bimestre

    RGF = quadrimestre


ID
1330210
Banca
FMP Concursos
Órgão
PROCEMPA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Relatório Resumido da Execução Orçamentária deverá ser publicado até

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B;

    Amparo Legal: LRF

    Art. 52: O relatório abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

  • GABARITO B


    Não confundir com o Relatório de Gestão Fiscal (RGF).


    RREO - 30 dias após o encerramento do bimestre


    RGF - 30 dias após o encerramento do quadrimestre.


ID
1337551
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O relatório resumido de execução orçamentária abrange diversos itens, listados nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Art. 52: 

    I - demonstrativos da execução das:

      a) receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar;

      b) despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício;

      c) despesas, por função e subfunção.

  • Art. 52.O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de: (relatório resumido de execução orçamentária):

     I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as:

     a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada;

     b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo;

     II - demonstrativos da execução das:

     a) receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar;

     b) despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício;

     c) despesas, por função e subfunção.


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

  • O interessante é que ninguém discorreu ou mesmo questionou a respeito do item apresentado na letra "d" "Demonstrativo de apuração da receita corrente líquida", já que ele sequer apareceu nos instrumentos legais apresentado pelos nobres colegas. 


    Diante mão afirmo que a Letra "d" esta correta, pois faz parte do RRO. É o que diz o Manual de Demonstrativos Fiscais, que atualmente se encontra na sua 6ª Edição, e que vem sendo muito cobrado em questões de concurso. Por isso, além de olharmos a LRF, também devemos dar atenção a esse Manual. 


  • Gabarito B

    Do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

            Art. 52. O relatório a que se refere o  abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

            I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as:

            a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada;

            b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo;

            II - demonstrativos da execução das:

            a) receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar;

            b) despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício;

            c) despesas, por função e subfunção.

            § 1 Os valores referentes ao refinanciamento da dívida mobiliária constarão destacadamente nas receitas de operações de crédito e nas despesas com amortização da dívida.

            § 2 O descumprimento do prazo previsto neste artigo sujeita o ente às sanções previstas no § 2 do art. 51.

            Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

            I - apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do art. 2, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício;

            II - receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso IV do art. 50;

            III - resultados nominal e primário;

            IV - despesas com juros, na forma do inciso II do art. 4;

            V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art. 20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.

            § 1 O relatório referente ao último bimestre do exercício será acompanhado também de demonstrativos:

            I - do atendimento do disposto no , conforme o § 3 do art. 32;

            II - das projeções atuariais dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos;

            III - da variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a aplicação dos recursos dela decorrentes.

            § 2 Quando for o caso, serão apresentadas justificativas:

            I - da limitação de empenho;

            II - da frustração de receitas, especificando as medidas de combate à sonegação e à evasão fiscal, adotadas e a adotar, e as ações de fiscalização e cobrança.

  • RESPOSTA B

    >>O relatório resumido de execução orçamentária, um dos instrumentos de transparência previstos na LRF, deve A) conter, como uma de suas peças básicas, o balanço orçamentário.

    >>O Relatório Resumido da Execução Orçamentária contém, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o seguinte demonstrativo contábil: A) Balanço Orçamentário.

    >>O relatório resumido de execução orçamentária abrange diversos itens, listados nas alternativas a seguir [...] 1-Balanço orçamentário. 2-Demonstrativo de execução das receitas de grupo e natureza. 3-Demonstrativo de execução de despesas de função e subfunção. 3-Demonstrativo de apuração da receita corrente líquida. 4-Receitas e despesas previdenciárias.

    #SEFAZ-AL #APRENDENDO

  • Gabarito: Letra B é incorreta.

    A- Balanço orçamentário. Correto LRF ART 52 I

    B- Demonstrativo de execução das receitas de grupo e natureza. Errado, Receita é por Categoria Econômica e Fonte. LRF ART 52 I a e II a.

    C- Demonstrativo de execução de despesas de função e subfunção. Correto LRF ART 52 II C

    D- Demonstrativo de apuração da receita corrente líquida. Correto LRF ART 53 I

    E- Receitas e despesas previdenciárias. Correto LRF ART 53 II


ID
1337554
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

NÃO integra o relatório de execução orçamentária, em nenhuma hipótese,

Alternativas
Comentários
  •  Art. 55.O relatório (de Gestão Fiscal) conterá:

      I - comparativo com os limites de que trata esta Lei Complementar, dos seguintes montantes:

      a) despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas;

      b) dívidas consolidada e mobiliária;

      c) concessão de garantias


  • Alguém poderia esclarecer o motivo de ser a letra b ?

    Pois ao averiguar a legislação a concessão de garantias está no relatório, portanto a alternativa está correta !!!!

    Art. 55.O relatório conterá:

     I - comparativo com os limites de que trata esta Lei Complementar, dos seguintes montantes:

     a) despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas;

     b) dívidas consolidada e mobiliária;

     c) concessão de garantias;

     d) operações de crédito, inclusive por antecipação de receita;

     e) despesas de que trata o inciso II do art. 4o;

     II - indicação das medidas corretivas adotadas ou a adotar, se ultrapassado qualquer dos limites;

     III - demonstrativos, no último quadrimestre:

     a) do montante das disponibilidades de caixa em trinta e um de dezembro;

     b) da inscrição em Restos a Pagar, das despesas:

  • Colegas, vocês estão olhando o Relatório errado. O artigo 55 da LRF trata do Relatório de Gestão Fiscal e a questão aborda o Relatório Resumido de Execução Orçamentária, que está na Seção III, artigos 52 e 53 da LRF. 

    De fato a concessão de garantias  não é matéria do RREO e sim do RGF. 


ID
1412110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

            Marcos, atuário, foi contratado para à avaliação da situação atuarial do regime próprio de previdência dos servidores públicos (RPPS) de certo município. O produto final de seu trabalho irá compor o anexo que integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias (LDO) desse município.

Considerando a situação hipotética acima, julgue o item a seguir, acerca de leis orçamentárias.

A avaliação atuarial deve ser feita com base em relatório resumido de execução orçamentária publicado pelo município, conforme a legislação.

Alternativas
Comentários
  • Correto. 

        Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

            I - apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do art. 2o, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício;

            II - receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso IV do art. 50;

            III - resultados nominal e primário;

            IV - despesas com juros, na forma do inciso II do art. 4o;

            V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art. 20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.

            § 1o O relatório referente ao último bimestre do exercício será acompanhado também de demonstrativos:

            I - do atendimento do disposto no inciso III do art. 167 da Constituição, conforme o § 3o do art. 32;

            II - das projeções atuariais dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos;

            III - da variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a aplicação dos recursos dela decorrentes.

            § 2o Quando for o caso, serão apresentadas justificativas:

            I - da limitação de empenho;

            II - da frustração de receitas, especificando as medidas de combate à sonegação e à evasão fiscal, adotadas e a adotar, e as ações de fiscalização e cobrança.


  • Marcos, atuário, foi contratado para à avaliação da situação atuarial do regime próprio de previdência dos servidores públicos (RPPS) de certo município. O produto final de seu trabalho irá compor o anexo que integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias (LDO) desse município. Considerando a situação hipotética acima, julgue o item a seguir, acerca de leis orçamentárias.

    A avaliação atuarial deve ser feita com base em relatório resumido de execução orçamentária publicado pelo município, conforme a legislação. CERTO

    __________________________________________________________________________________________

    LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE MAIO DE 2000

    Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

    II - receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso IV do art. 50;

    § 1 O relatório referente ao último bimestre do exercício será acompanhado também de demonstrativos:

    II - das projeções atuariais dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos;

  • Gabarito: C

    Demonstrativos que acompanharão o RREO:

    • RCL;
    • Receitas e despesas previdenciárias;
    • Resultados nominal e primário;
    • Despesas com juros;
    • Restos a pagar.

    Demonstrativos que acompanharão o RREO apenas no ultimo bimestre do exercício:

    • Atendimento da regra de ouro;
    • Projeções dos regimes de previdência social;
    • Variação patrimonial.

    Demonstrativos que acompanharão o RGF:

    • Despesa total com pessoal
    • Dívidas consolidada e mobiliária;
    • Concessão de garantias;
    • Operação de créditos, inclusive por ARO.

    Demonstrativos que acompanharão o RGF apenas no ultimo quadrimestre do exercício:

    • Disponibilidades de caixa em 31/12;
    • Da inscrição em restos a pagar das despesas: liquidadas; empenhadas e não liquidadas inscritas até o limite de saldo das disponibilidades de caixa; não inscritas por falta da disponibilidade de caixa e cujos empenhos foram cancelados;
    • Cumprimento das regras de op. de crédito por ARO.


ID
1431469
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito do prazo e da periodicidade para publicação, o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) deve ser publicado até:

Alternativas
Comentários
  • Art. 52.O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

    [...]

    bons estudos!


ID
1438495
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as fontes de informações para análise fiscal a fim de atender o disposto na Lei Complementar n.º 101, de 4 de maio de 2000, por parte dos governos estaduais.

Alternativas
Comentários
  • LRF - Art. 48.São instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos.

  • RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL

     

    Art. 55 O relatório conterá:
    I - comparativo com os limites de que trata esta Lei Complementar, dos seguintes montantes:
    a) despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas;
    b) dívidas consolidada e mobiliária;
    c) concessão de garantias;
    d) operações de crédito, inclusive por antecipação de receita;
    e) despesas de trata o inciso II do art. 4o.

     

    RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA


    Art. 53 Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:
    I - apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do art. 2o, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício 
    II - receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso IV do art. 50 
    III - resultados nominal e primário;
    IV - despesas com juros, na forma do inciso II do art. 4o;
    V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art.20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.


ID
1447621
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
TCE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

É necessário compreender os diferentes aspectos (patrimonial, orçamentário e fiscal) da contabilidade aplicada ao setor público, de maneira a não se realizar interpretações equivocadas a respeito das mais variadas informações contábeis.

Considerando esses diferentes aspectos, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Reprodução quase textual do MCASP Parte Geral 5ª edição, pág. 12:

    OS ASPECTOS ORÇAMENTÁRIO, PATRIMONIAL E FISCAL DA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

    o item D falha quando afirma: "que considera especialmente os indicadores estabelecidos pela Lei Complementar n. 101/2000".

    Essa é uma característica do ASPECTO FISCAL.

    Ele misturou os conceitos.

  • Alternativa A (CORRETA): Os créditos tributários, não tributários e de transferências são lançados patrimonial (vide MCASP 7ª ed, pp. 55 e 207, respectivamente).

     

    Alternativa B  (CORRETA): MCASP 7ª ed, p. 23: "ASPECTO PATRIMONIAL [...] O Balanço Patrimonial (BP) e a Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) representam os principais instrumentos para refletir esse aspecto. O processo de convergência às normas internacionais de contabilidade aplicada ao setor público (CASP) visa a contribuir, primordialmente, para o desenvolvimento deste aspecto."

     

    Alternativa C : (CORERTA) MCASP 7ª ed., p. 23: "ASPECTO FISCAL [...] O Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) representam os principais instrumentos para evidenciar esse aspecto."

     

    Alternativa D (INCORRETA): O MCAPS 7ª ed., p. 23 registra que "Aspecto fiscal [...] O Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) representam os principais instrumentos para evidenciar esse aspecto", porém: "ASPECTO FISCAL. Compreende a apuração e evidenciação, por meio da contabilidade, dos indicadores estabelecidos pela LRF".

     

    Alternativa E (CORRETA): MCASP 7ª ed., p. 23: "Aspecto patrimonial [...] Nesse aspecto, devem ser atendidos os princípios e as normas contábeis voltadas para o reconhecimento, mensuração e evidenciação dos ativos e passivos e de suas variações patrimoniais."


ID
1466479
Banca
COMPERVE
Órgão
UFERSA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com o objetivo de facilitar o controle das contas públicas, a Constituição Federal determina, em seu art. 165 §3º, a publicação de uma série de demonstrativos ao longo do ano. Em relação à publicação das contas públicas, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • CF 88

    Art. 165.

    ...

    § 3º O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.

    Gabarito Letra C


ID
1523956
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Relatório Resumido da Execução Orçamentária – (RREO) é composto de uma série de demonstrativos, que visam dar transparência à execução do orçamento em períodos menores para acompanhamentos dos órgãos de controle e da população. NÃO consta no RREO o Demonstrativo:

Alternativas
Comentários
  • O Demonstrativo de Despesas com Pessoal consta no RGF - Relatório de Gestão Fiscal e não no RREO. Alternativa incorreta: d).


  • Acho que essa questão deveria ser anulada na época, embora sim, o demonstrativo de comparação da despesa com pessoal esteja no RGF, a pergunta não é esta.

    A pergunta é qual demonstrativo não consta na RREO das alternativas, então são duas. letra D e letra E.

    o problema de estudar questões como estas é que coloca o candidato em dúvida se o que está estudando está certo. e provável que esteja estudando o conteúdo correto.

    o que está errado é a banca perguntar uma coisa e se basear em outra para responder. (digo ainda que o RGF não tem demonstrativo de despesa com pessoal, mas um demonstrativo que contém um comparativo de despesa com pessoal...)

  • Top sua explicação! valeu!

  • Obrigada!!

  • Vídeo da professora.

  • Vídeo da professora.


ID
1524121
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação ao Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), indique a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • COMO?

  • a) O RREO foi instituído pela Lei Complementar nº 101/2000, que estabelece que o Poder Executivo o publique até trinta dias após o encerramento de cada bimestre; O Relatório Resumido da Execução Orçamentária – RREO é exigido pela Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988, que estabelece em seu artigo 165, parágrafo 3º,

    b) o RREO e seus demonstrativos abrangerão os órgãos da Administração Direta e entidades da Administração Indireta, de todos os Poderes, que elaborarão e publicarão os relatórios separadamente;
    O RREO será elaborado e publicado pelo Poder Executivo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

    c) as sociedades de economia mista serão abrangidas no RREO somente se receberem recursos dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social para fins de aumento de participação acionária;
    O RREO e seus demonstrativos abrangerão os órgãos da Administração Direta e entidades da Administração Indireta, de todos os Poderes, constituídos pelas autarquias, fundações, fundos especiais, e as empresas públicas e sociedades de economia mista que recebem recursos dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social (empresas estatais dependentes), inclusive sob a forma de subvenções para pagamento de pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária. 

    d) embora o RREO em geral deva ser elaborado com periodicidade bimestral, há previsão de relatórios a serem publicados apenas no último bimestre de cada exercício;
    [..]Além dos demonstrativos acima citados, também deverão ser elaborados e publicados até trinta dias após o encerramento do último bimestre, os seguintes: a) Demonstrativo das Receitas de Operações de Crédito e Despesas de Capital; b) Demonstrativo da Projeção Atuarial do Regime de Previdência ; c) Demonstrativo da Receita de Alienação de Ativos e Aplicação dos Recursos; e d) Demonstrativo das Parcerias Público-Privadas. 

    e) o RREO deverá ser assinado pelo chefe do Poder Executivo em exercício do mandato no período a que se refere o relatório, em conjunto com o profissional de contabilidade responsável pela elaboração do relatório.O RREO deverá ser assinado pelo Chefe do Poder Executivo que estiver no exercício do mandato na data da publicação do relatório.

  • Afff...rasgaram a CF. Esse "instituído" serve de coringa para a banca.


ID
1558984
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O relatório resumido da execução orçamentária deverá ser publicado pelo Poder Executivo, de acordo com a Constituição Federal, até

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

      I - o plano plurianual;

      II - as diretrizes orçamentárias;

      III - os orçamentos anuais
    [...]

    § 3º O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária

    bons estudos

  • Se verificado, ao final de um bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento

    das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o

    Ministério Público promoverão, por ato próprio e nos montantes necessários, nos trinta dias

    subsequentes, limitação de empenho e movimentação financeira, segundo os critérios fixados pela lei de

    diretrizes orçamentárias (art. 9º, caput, da LRF).

    Resposta: Errada


ID
1639390
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os atos e fatos são registrados pela Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) com o objetivo de gerar informações que subsidiem o controle e a aplicação adequada e responsável dos recursos públicos. Com isso, pode-se dizer que as informações geradas pela CASP apresentam diferentes aspectos.


Acerca dos aspectos da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, analise as afirmações a seguir:


I) Os registros de atos e fatos poderão alcançar um ou mais aspectos da Contabilidade Aplicada ao Setor Público.


II) O processo de convergência às normas internacionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público visa a contribuir para o desenvolvimento do aspecto patrimonial.


III) O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) representa um instrumento de evidenciação do aspecto fiscal.


IV) O Balanço Financeiro e a Demonstração dos Fluxos de Caixa são relatórios produzidos no âmbito do aspecto financeiro.


É correto somente o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/legislacao/download/contabilidade/Parte_Geral_Introducao_MCASP.pdf



    2.1 ASPECTO ORÇAMENTÁRIO

    Compreende o registro e a evidenciação do orçamento público, tanto quanto à aprovação quanto à sua execução. O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (Balanço Orçamentário e demais demonstrativos) representa o principal instrumento para refletir esse aspecto. O resultado orçamentário é apurado pela diferença entre as receitas (orçamentárias) arrecadadas e as despesas (orçamentárias) empenhadas (art. 35 da lei nº 4.320/1964). 



    2.2 ASPECTO PATRIMONIAL 

    Compreende o registro e a evidenciação da composição patrimonial do ente público (arts. 85, 89, 100 e 104 da lei nº 4.320/1964). Nesse aspecto, devem ser atendidos os princípios e normas contábeis voltados para o reconhecimento, mensuração e evidenciação dos ativos e passivos e de suas variações patrimoniais. O Balanço Patrimonial e a Demonstração das Variações Patrimoniais representam os principais instrumentos para refletir esse aspecto. (
    ITEM IV ERRADO) O resultado patrimonial é apurado pela diferença entre as variações patrimoniais aumentativas e diminutivas, registradas segundo os princípios da competência e oportunidade. O processo de convergência às normas internacionais de contabilidade aplicada ao setor público visa a contribuir, primordialmente, para o desenvolvimento deste aspecto. (ITEM II CORRETO)



    2.3 ASPECTO FISCAL

    Compreende a apuração e evidenciação, por meio da contabilidade, dos indicadores estabelecidos pela Lei Complementar nº 101/2000, dentre os quais se destaca os da despesa com pessoal, das operações de crédito e da dívida consolidada, além da apuração da disponibilidade de caixa, do resultado primário e do nominal, variáveis imprescindíveis para o equilíbrio das contas públicas. Assim, o Relatório de Gestão Fiscal e o Relatório Resumido da Execução Orçamentária representam os principais instrumentos para refletir esse aspecto. (
    ITEM III CORRETO)Dessa maneira, os registros contábeis devem refletir cada evento abrangido pela contabilidade e seus efeitos evidenciados nos aspectos orçamentário, patrimonial e fiscal, de maneira a contemplar os conceitos inerentes a cada aspecto. (ITEM I CORRETO)
  • Rodolfo, fiquei com dúvidas, se puder ajudar..

    III - Então o RREO pode ser considerado instrumento de evidenciação do aspecto fiscal ou orçamentário?

    IV - Na alternativa fala em BF e DFC, e no texto está marcado qto a BP e DVP..  

    Obrigada :)

  • Cátia, creio que o RREO seja instrumento de evidenciacao de ambos aspectos e o item IV está errado pelo fato de se referir ao aspecto financeiro e não fiscal conforme a explicação do Rodolfo.

  • NÃO EXISTE ASPECTO FINANCEIRO NA CASP, POR ISSO O ITEM IV ESTÁ ERRADO

  • I) - Os registros contábeis devem refletir cada evento abrangido pela contabilidade e seus efeitos evidenciados nos aspectos orçamentário, patrimonial e fiscal, de maneira a contemplar os conceitos inerentes a cada aspecto. (CORRETO);

     

    II) - O processo de convergência às normas internacionais de contabilidade aplicada ao setor público visa a contribuir, primordialmente, para o desenvolvimento deste aspecto. (CORRETO);

     

    III) - O Relatório de Gestão Fiscal e o Relatório Resumido da Execução Orçamentária representam os principais instrumentos para refletir esse aspecto. (CORRETO);

     

    IV) - O Balanço Patrimonial e a Demonstração das Variações Patrimoniais (não DFC) representam os principais instrumentos para refletir esse aspecto. (ERRADO).

     

    Potanto, alternativa D.

     

    Com muita fé + café chegaremos lá.

     

     

  • Contabilidade aplicada ao setor público – orçamentário, patrimonial e fiscal.

  • Comentando item a item, com base no MCASP 6ª edição. Vamos lá:

    I) CERTO. O MCASP prevê que "diversos atos e fatos registrados pela contabilidade poderão alcançar apenas um, dois ou todos os aspectos citados...". Esse "todos" refere-se aos três aspectos da CASP: Orçamentário, Patrimonial e Fiscal.

    II) CERTO. O MCASP diz que "O processo de convergência às normas internacionais de contabilidade aplicada ao setor público (CASP) visa a contribuir, primordialmente, para o desenvolvimento deste aspecto (patrimonial)." Assim, foi deixado de lado uma palavra importante, que não indica exclusividade, mas prioridade.

    III) CERTO. O RREO e o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) representam os principais instrumentos de evidenciação do Aspecto Fiscal.

    IV) ERRADO. Não há aspecto financeiro.

    Gabarito: Item D.

  • Sempre "achei, acreditei e estudei" que o RREO está ligado a aspectos orçamentários, e o RGF ao fiscal.

  • LETRA D

    I) CERTO. O MCASP prevê que "diversos atos e fatos registrados pela contabilidade poderão alcançar apenas um, dois ou todos os aspectos citados...". Esse "todos" refere-se aos três aspectos da CASP: Orçamentário, Patrimonial e Fiscal.

    II) CERTO. O MCASP diz que "O processo de convergência

    às normas internacionais de contabilidade aplicada ao setor público (CASP) visa a contribuir, primordialmente,

    para o desenvolvimento deste aspecto (patrimonial)." Assim, foi deixado de lado uma palavra importante, que não indica exclusividade, mas prioridade.

    III) CERTO. O RREO e o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) representam os principais instrumentos de evidenciação do Aspecto Fiscal.

    IV) ERRADO. Não há aspecto financeiro.

    Prof. QC

  • Considerei a alternativa V como errada pela seguinte lógica: O balanço financeiro para ser elaborado se vale de informações das contas do sistema orçamentário e não do sistema patrimonial (antigo sistema financeiro).


ID
1672975
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Dentre os instrumentos de transparência da gestão fiscal, segundo a Lei Complementar n°101/2000, NÃO se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "E"

    Conforme LRF, os instrumentos de transparência na Gestão Fiscal são:

    ·  Os Planos

    ·  Orçamentos

    ·  Leis de Diretrizes Orçamentárias - LDO

    ·  As Prestações de Conta

    ·  O respectivo parecer prévio

    ·  Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO

    ·  Relatório de Gestão Fiscal - RGF


  • LC 101/00

    Art. 48.São instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos.


    Gabarito E


ID
1683100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação a conceitos e normas aplicáveis à despesa pública, julgue o item a seguir.

De acordo com o relatório resumido de execução orçamentária divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional, no balanço orçamentário do encerramento do exercício, consideram-se como executadas tanto as despesas liquidadas como as empenhadas e não liquidadas, inscritas em restos a pagar não processados.


Alternativas
Comentários
  • Divulgado pelo STN? Alguém pode explicar este item? Em nenhum momento a LRF explicita isso. 

  • As despesas executadas ou realizadas são aquelas que foram empenhadas e não pagas até 31/12. Temos como exemplo: Foi fixado 10.000,00 despesas; empenhou 6.000,00; liquidou 4.000,00 e não pagou nada. Temos que no encerramento do exercício forma consideradas executadas ou realizadas o valor de 6.000,00. Desses 6.000,00 há um desdobramento de 4.000,00 foram liquidadas e processadas e 2.000,00 foram empenhadas e não processadas. É importante observar que 6.000,00 serão inscrito em restos a pagar e que serão divididos em processados e não processados.

  • http://www3.tesouro.gov.br/legislacao/download/contabilidade/ManualRREO.pdf

    Durante o exercício, não deverão ser incluídos os valores das despesas empenhadas que ainda não foram liquidadas. No encerramento do exercício, as despesas empenhadas e, ainda, não liquidadas deverão ser consideradas como liquidadas, se inscritas em restos a pagar; caso contrário, deverão ser canceladas.

  • Desculpem a palavra, mas essa foi sacanagem do Cespe. Foi questão muito difícil de Contabilidade Pública. Não encontrei outro termo para definir essa questão. De toda forma, o que é divulgado pela STN não é o RREO, mas o MDF, Manual de Demonstrativos Fiscais. Parece que quiseram detonar muita gente para beneficiar alguns.

    Se alguém puder explicá-la melhor, agradeço.

  • Questão correta, uma vez que o RREO é composto pelo balanço orçamentário e como a LRF tb prevê o regime misto para receita e despesa, esta certo considerar como executadas as receitas nele arrecadas e as despesas legalmente Empenhadas....o termo liquidado ali só foi colocado pra surgir essa duvida de execução, o que não tem nada a ver...

  • Questão de Contabilidade Pública

  • Pertencem ao exercício financeiro as despesas nele empenhadas. Tanto os Restos a Pagar Processados quanto os Não Processados já foram empenhados.

    Segundo a Lei n° 4.320/1964: “Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro: I – as receitas nelearrecadadas; II – as despesas nele legalmente empenhadas”.

  • Contribuindo...

    Demonstrativos Fiscais

    A Constituição Federal exige em seu artigo 165, §3º, que o Poder Executivo publicará, no prazo de trinta dias após o encerramento de cada bimestre, o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO). A Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, estabelece as normas para sua elaboração e publicação. O RREO abrangerá os órgãos da administração direta e entidades da administração indireta de todos os poderes, que recebam recursos dos orçamentos fiscal e da seguridade social, inclusive sob a forma de subvenções para pagamento de pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária.

    Já o RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio elaborado e publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar. O Relatório, elaborado pela STN conforme o Manual de Demonstrativos Fiscais válido para o ano de publicação, tem seus demonstrativos assinados pelo Secretário do Tesouro Nacional e pela Secretária Federal de Controle. O Relatório é então encaminhado, sob a forma de Exposição de Motivos Interministerial, pelos Ministros de Estado da Fazenda e Chefe da Controladoria Geral da União ao Presidente da República, a quem incumbe assiná-lo, nos termos do artigo 54 da LRF.

    http://www.tesouro.fazenda.gov.br/en/demonstrativos-fiscais

  • É preciso saber as fases da EXECUÇÃO da despesa: empenho, liquidação e pagamento. A primeira fase é o empenho, independente de estar liquidado ou não. Logo, se está empenhado, está executado.
  • É preciso saber as fases da EXECUÇÃO da despesa: empenho, liquidação e pagamento. A primeira fase é o empenho, independente de estar liquidado ou não. Logo, se está empenhado, está executado.
  • é cesp se tem seus preferidos né, quer enrrolar a vida dos pequenos...

     

    mais o gab. ta C

  • Gab: CERTO

    A questão está certa também na parte em que fala "RREO divulgado pela STN", pois esse relatório, de acordo com Art. 52 da LRF, ABRANGERÁ todos os Poderes e o MP. E a STN pertence ao Executivo Federal.

  • Só rindo para não chorar... no tec aqui,... difícil acreditar. E ainda com justificativas do STN pertencer ao PODER EXECUTIVO e ser o responsável. Meio forçante, não?


ID
1683118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com fundamento nos princípios e nas normas emanados da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), julgue o seguinte item.

O relatório resumido da execução orçamentária deverá contar, de acordo com as circunstâncias, com justificativas para a frustração de receitas, e especificar as providências adotadas em matéria de fiscalização e cobrança dos créditos da fazenda pública, assim como em matéria de combate à evasão e à sonegação.


Alternativas
Comentários
  • Correto, mas com muitas exclamações de ressalvas: 

    Art. 53.Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

    § 1o O relatório referente ao último bimestre do exercício será acompanhado também de demonstrativos:

    § 2o Quando for o caso, serão apresentadas justificativas:

    II - da frustração de receitas, especificando as medidas de combate à sonegação e à evasão fiscal, adotadas e a adotar, e as ações de fiscalização e cobrança

  • Gab: CERTO

    A questão só trouxe alguns pontos invertidos, mas é exatamente o que diz o Art. 53, §2°, II da LRF: Quando for o caso, serão apresentadas as seguintes justificativas.

    II - Da frustração de receitas, especificando as medidas de combate à sonegação e à evasão fiscal, adotadas e a adotar, e as ações de fiscalização e cobrança.

  • Seção III

    Do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

    Art. 52. O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

    I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as:

    a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada;

    b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo;

    II - demonstrativos da execução das:

    a) receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar;

    b) despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício;

    c) despesas, por função e subfunção.

    § 1o Os valores referentes ao refinanciamento da dívida mobiliária constarão destacadamente nas receitas de operações de crédito e nas despesas com amortização da dívida.

    § 2o O descumprimento do prazo previsto neste artigo sujeita o ente às sanções previstas no § 2o do art. 51.

    Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

    I - apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do art. 2o, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício;

    II - receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso IV do art. 50;

    III - resultados nominal e primário;

    IV - despesas com juros, na forma do inciso II do art. 4o;

    V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art. 20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.

    § 1o O relatório referente ao último bimestre do exercício será acompanhado também de demonstrativos:

    I - do atendimento do disposto no inciso III do art. 167 da Constituição, conforme o § 3o do art. 32;

    II - das projeções atuariais dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos;

    III - da variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a aplicação dos recursos dela decorrentes.

    § 2o Quando for o caso, serão apresentadas justificativas:

    I - da limitação de empenho;

    II - da frustração de receitas, especificando as medidas de combate à sonegação e à evasão fiscal, adotadas e a adotar, e as ações de fiscalização e cobrança.


ID
1690720
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo as disposições da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, os demonstrativos relativos a resultados nominal e primário acompanham

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C


    LRF  Art. 53.Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

    I - apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do art. 2o, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício;

     II - receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso IV do art. 50;

     III - resultados nominal e primário;

     IV - despesas com juros, na forma do inciso II do art. 4o;

     V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art. 20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.

  • RELATÓRIO RESUMIDO, acompanhado demonstrativos relativos a:

    I - apuração receita corrente líquida

    II - receitas e despesas previdenciárias

    III - resultados nominal e primário

    IV - despesas com juros

    V - Restos a Pagar


ID
1711576
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) ampliou a obrigatoriedade de transparência nos atos públicos, envolvendo desde os planos, as diretrizes e a elaboração dos orçamentos, até a execução dos programas, aplicação de recursos públicos em geral e divulgação dos resultados obtidos. Identifique, nas alternativas disponibilizadas abaixo, aquela que NÃO representa um dos grandes objetos e instrumentos da gestão fiscal.

Alternativas
Comentários
  • LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL – LC101/00

    CAPÍTULO IX

    DA TRANSPARÊNCIA, CONTROLE E FISCALIZAÇÃO

    Seção I

    Da Transparência da Gestão Fiscal

      Art. 48. São instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos.


    gab: A


ID
2302624
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A execução orçamentária do exercício inicia-se em 1º de janeiro e termina em 31 de dezembro de cada ano. Segundo a Lei Complementar nº 101/2000, o relatório resumido da execução orçamentária de cada exercício será

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    CF
    Art. 165 § 3º O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.

    LRF
    Art. 52. O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

    I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as:

            a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada;

            b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo;

    II - demonstrativos da execução das:

            a) receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar;

            b) despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício;

            c) despesas, por função e subfunção.

    bons estudos

  • O RREO é bimestral e composto por:

     

    Balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada; as despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo;


    Demonstrativos da execução das receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar; e das despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício;


    Despesas, por função e subfunção.

     

     

    Acompanharão o RREO demonstrativos relativos a:


    Apuração da RCL e sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício;


    Receitas e despesas previdenciárias;

     

    Resultados nominal e primário;

     

    Despesas com juros;

     

    Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.

     

    Fonte: Material Estratégia.

  • Erro da letra D: O RREO é composto pelo Balanço Orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as receitas realizadas e a realizar e a despesa liquidada.

    Art. 52. O relatório a que se refere o  abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

    I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as:

    a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada;

    b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo;

    II - demonstrativos da execução das:

    a) receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar;

    b) despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.htm


ID
2372791
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Dentre os instrumentos da gestão fiscal, elencados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), estão os planos, os orçamentos e as leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório de Gestão Fiscal e o

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item A

     

     

     

     

    Art. 48. São instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos.

     

     

     

     

    Fonte: (Lei 101/00)


ID
2532373
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Lei de Responsabilidade Fiscal determina a todas Entidades que utilizam recursos públicos para que sejam transparentes na arrecadação de recursos financeiros e sua destinação. Para assegurar a transparência, a legislação prevê relatórios e demonstrativos que devem ser elaborados e disponibilizados para a população. Sobre a transparência na gestão fiscal, analise as afirmativas abaixo:


I - A apuração da receita corrente líquida e o demonstrativo da variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a aplicação dos recursos dela decorrentes, são partes integrantes do Relatório Resumido de Execução Orçamentária.

II - Deverão integrar o Relatório de Gestão Fiscal as justificativas da limitação de empenho e da frustração de receitas, especificando as medidas de combate à sonegação e à evasão fiscal, adotadas e a adotar, e as ações de fiscalização e cobrança.

III - A periodicidade do Relatório Resumido da Execução Orçamentária será trimestral, enquanto que a periodicidade do Relatório de Gestão Fiscal será semestral.


Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • I-CORRETO

    Relatório Resumido - RREO- evidencia o Balanço das variações patrimoniais e a receita corrente líquida.

     

    II- ERRADO, Relatório Resumido - RREO

     § 2o Quando for o caso, serão apresentadas justificativas:

            I - da limitação de empenho;

            II - da frustração de receitas, especificando as medidas de combate à sonegação e à evasão fiscal, adotadas e a adotar, e as ações de fiscalização e cobrança.

     

    III- ERRADO, Relatório Resumido - RREO- será divulgado 30 dias após cada Bimestre. Já o Relatório de gestão - RGF-, será publicado a cada quadrimestre.

  • Quando falar em Limites, lembre-se do Relatório de de Gestão Fiscal- RGF

    Quando falar em Receitas e Despesas, lembre-se do Relatório Resumido da Execução Orçamentária- RREO

  •   § 1 O relatório referente ao último bimestre do exercício será acompanhado também de demonstrativos:

            I - do atendimento do disposto no , conforme o § 3 do art. 32;

            II - das projeções atuariais dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos;

            III - da variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a aplicação dos recursos dela decorrentes.

    A demonstração da variação consta apenas na ultima RREO do exercício, então, na verdade, não tem opção correta.

  • RELATORIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

       

     Art. 52. O relatório a que se refere o  abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de: 

    § 1 O relatório referente ao último bimestre do exercício será acompanhado também de demonstrativos:

            I - do atendimento do disposto no , conforme o § 3 do art. 32;

            II - das projeções atuariais dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos;

            III - da variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a aplicação dos recursos dela decorrentes.

            § 2 Quando for o caso, serão apresentadas justificativas:

            I - da limitação de empenho;

            II - da frustração de receitas, especificando as medidas de combate à sonegação e à evasão fiscal, adotadas e a adotar, e as ações de fiscalização e cobrança.

  • vou citar as semelhanças entre o anexo de metas fiscais e o RREO, bem como, sobre a diferença do RGF:

     Integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias Anexo de Metas Fiscais e riscos fiscais:

    o anexo de metas fiscais terá em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.

    § 2 O Anexo conterá, ainda:

            I - avaliação do cumprimento da meta do ano anterior

           II - demonstrativo das metas anuais, instruído com memória e metodologia de cálculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparando-as com as fixadas nos três exercícios anteriores, e evidenciando a consistência delas com as premissas e os objetivos da política econômica nacional;

            III - evolução do patrimônio líquido, também nos últimos três exercícios, destacando a origem e a aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos;

            IV - avaliação da situação financeira e atuarial:

            a) dos regimes geral de previdência social e próprio dos servidores públicos e do Fundo de Amparo ao Trabalhador;

            b) dos demais fundos públicos e programas estatais de natureza atuarial;

            V - demonstrativo da estimativa e compensação da renúncia de receita e da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado.

    O RREO:

    diz que o B.O terá as receitas por fonte e as despesas por natureza.

    diz que os demonstrativos da execução terá receita e despesa por categoria econômica junto com a definição de receita e despesa no item anterior. (acrescenta mais uma classificação pra despesa, função e subfunção)

    diz que o RREO terá demonstrativos de

    valores referentes a receita corrente liquida e receita previdenciária, juros, restos a pagar e resultado primar/nominal e que no último bimestre do ano terá:

    demonstrativo de verificação de atendimento a regra de ouro

    das projeções atuariais dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos

    da variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a aplicação dos recursos dela decorrentes

    e se for o caso, justificativas tanto de despesa como de receita (no caso receita e despesas orçamentárias)

    Como podemos ver, o RREO versa sobre arrecadações e pagamento, exceto no último bimestre que versa sobre alguns algumas coisas que possuem semelhança ao anexo de metas fiscais da LDO, e fala tbm sobre a regra de ouro e justificativas para frust/limit. de receitas e despesas orçamentárias.

    Para não se confundir entre RGF é só lembrar que este último versa sobre limitações e o que fazer se passa-las.


ID
2601385
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o enunciado, assinale a alternativa correta.


O art. 52 da Lei Complementar n° 101/2000 relacionou as demonstrações contábeis que deverão compor o relatório resumido da execução orçamentária após o encerramento de cada bimestre e, entre elas, deverá estar o(a):

Alternativas
Comentários
  •  Art. 52. O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

            I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as:

            a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada;

            b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo;

            II - demonstrativos da execução das:

            a) receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar;

            b) despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício;

            c) despesas, por função e subfunção.

            § 1o Os valores referentes ao refinanciamento da dívida mobiliária constarão destacadamente nas receitas de operações de crédito e nas despesas com amortização da dívida.

            § 2o O descumprimento do prazo previsto neste artigo sujeita o ente às sanções previstas no § 2o do art. 51.

            Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

            I - apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do art. 2o, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício;

            II - receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso IV do art. 50;

            III - resultados nominal e primário;

            IV - despesas com juros, na forma do inciso II do art. 4o;

            V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art. 20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.

            § 1o O relatório referente ao último bimestre do exercício será acompanhado também de demonstrativos:

            I - do atendimento do disposto no inciso III do art. 167 da Constituição, conforme o § 3o do art. 32;

            II - das projeções atuariais dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos;

            III - da variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a aplicação dos recursos dela decorrentes.

            


ID
2607703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGM de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar n.º 101/2000, e suas alterações, e com a Lei n.º 4.320/1964, julgue o item subsecutivo.


O relatório resumido de execução orçamentária deve conter demonstrativo específico dedicado aos restos a pagar, evidenciando-se os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    LRF

     

    Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

    I - apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do art. 2o, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício;

    II - receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso IV do art. 50;

    III - resultados nominal e primário;

    IV - despesas com juros, na forma do inciso II do art. 4o;

    V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art. 20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.

  • De acordo com a Lei Complementar n.º 101/2000, e suas alterações, e com a Lei n.º 4.320/1964, julgue o item subsecutivo.

     

    O relatório resumido de execução orçamentária deve conter demonstrativo específico dedicado aos restos a pagar, evidenciando-se os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar. CERTO

    ________________________________________________________________________________________________

    LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000.

    Seção III

    Do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

     

    Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

     

    I - apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do art. 2o, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício;

    II - receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso IV do art. 50;

    III - resultados nominal e primário;

    IV - despesas com juros, na forma do inciso II do art. 4o;

    V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art. 20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.

  • Gab: CERTO

    Objetivo do RREO: Permitir que a sociedade acompanhe o desempenho da execução orçamentária.

    . Está previsto no Art.165 - §3°. CF/88

    . Abrange TODOS os poderes e órgãos.

    . É publicado até 30 dias APÓS o encerramento de CADA BIMESTRE. (RREO é BI)

    . Assinado pelo chefe do Executivo + Profissional de contabilidade, responsável pela elaboração.

    . Possui 6 demonstrativos que o acompanham;

    I - Apuração da RCL

    II - Receitas e despesas previdenciárias

    III - Resultado Nominal e Primário

    IV - Despesa com juros

    V - Restos a Pagar

    VI - Justificativa quando houver limitação de empenho/Frustração de receita.

  • Comentários:

    E aí? É o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) contém mesmo demonstrativo específico dedicado aos restos a pagar? Ou será que é o Relatório de Gestão Fiscal (RGF)?

    Vejamos a LRF:

    Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

    V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art. 20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.

    É o RREO! Portanto, a questão está correta!

    Mas vale lembrar que o RGF também contém informações sobre restos a pagar. Na verdade, somente o RGF do último quadrimestre é que contém essas informações. Confira aqui:

    Art. 55. O relatório conterá:

    III - demonstrativos, no último quadrimestre:

    b) da inscrição em Restos a Pagar, das despesas:

    1) liquidadas;

    2) empenhadas e não liquidadas, inscritas por atenderem a uma das condições do inciso II do art. 41;

    3) empenhadas e não liquidadas, inscritas até o limite do saldo da disponibilidade de caixa;

    4) não inscritas por falta de disponibilidade de caixa e cujos empenhos foram cancelados;

    Gabarito: Certo

  • correto,

    Restos a pagar inscritos, valores realizados e a pagar, por poder? RREO, em todos os relatórios.

    Restos a pagar inscritos até o limites das disponibilidades? RGF, apenas no último quadrimestre. (LRF)

  • Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:    

       I - apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do art. 2, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício;

           II - receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso IV do art. 50;

           III - resultados nominal e primário;

           IV - despesas com juros, na forma do inciso II do art. 4;

           V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art. 20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.

  • RREO : Balanço orçamentário e demonstrativos.

    RGF: Comparativo com Limites e medidas de correção.

  • Eu acho surreal termos que 'decorar' a palavra é decorar.... decorar itens tão específicos assim... isso não mede conhecimento, isso simplesmente demonstra se você decorou ou não o inciso ou se chutou adequadamente no dia da prova....


ID
2763754
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito da Contabilidade Pública, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D.

     

    Os registros de NATUREZA ORÇAMENTÁRIA são base para a elaboração do Relatório Resumido da Execução Orçamentária. (RREO) e dos  Balanços Orçamentário e Financeiro.

  • a) MCASP, p. 19 

    O PCASP representa uma das maiores conquistas da contabilidade aplicada ao setor público. Além de ser uma ferramenta para a consolidação das contas nacionais e instrumento para a adoção das normas internacionais de contabilidade, o PCASP permitiu diversas inovações, por exemplo:

    a. Segregação das informações orçamentárias e patrimoniais: no PCASP as contas contábeis são classificadas segundo a natureza das informações que evidenciam – orçamentária, patrimonial e de controle, de modo que os registros orçamentários não influenciem ou alterem os registros patrimoniais, e vice-versa.

    b) MCASP, p. 19

    O objetivo principal da maioria das entidades do setor público é prestar serviços à sociedade, em vez de obter lucros e gerar retorno financeiro aos investidores. Esses serviços incluem, por exemplo: programas e políticas de bem-estar, educação pública, segurança nacional e defesa nacional.

    c) MCASP, p. 19

    Muitos programas do setor público são de longo prazo, e a capacidade para cumprir os compromissos depende dos tributos e das contribuições a serem arrecadados no futuro.

    d) MCASP, p. 20 

    ASPECTO ORÇAMENTÁRIO: Compreende o registro e a evidenciação do orçamento público, tanto quanto à sua aprovação quanto à sua execução. Os registros de natureza orçamentária são base para a elaboração do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e dos Balanços Orçamentário e Financeiro, que representam os principais instrumentos para refletir esse aspecto.

    e) MCASP, p. 20

    No setor público, a principal razão de se manterem ativos imobilizados e outros ativos é voltada para o potencial de serviços desses ativos e, não, para a sua capacidade de gerar fluxos de caixa. Em razão dos tipos de serviços prestados, uma parcela significativa dos ativos utilizados pelas entidades do setor público é especializada, como, por exemplo, os ativos de infraestrutura e os ativos militares.


ID
2765128
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que diz respeito aos aspectos orçamentário, patrimonial e fiscal da Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP), assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) tem como base as contas de natureza Patrimonial

    Gabarito C

  • Gabarito LETRA C - ASPECTO ORÇAMENTÁRIO Compreende o registro e a evidenciação do orçamento público, tanto quanto à sua aprovação quanto à sua execução. Os registros de natureza orçamentária são base para a elaboração do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e dos Balanços Orçamentário e Financeiro, que representam os principais instrumentos para refletir esse aspecto. O erro da questão está em incluir a Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP).

  • Lei 4.320

    Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.


ID
2818540
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação ao Relatório Resumido da Execução Orçamentária - (RREO), é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    a) O RREO foi estabelecido pela CF art. 165 §3o.

    B) Art. 52. O relatório a que se refere o §3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de [...]

    c) A LRF abrange as empresas estatais dependentes.

    d) Art. 53 §1o O relatório referente ao ÚLTIMO BIMESTRE do exercício será acompanhado também de demonstrativos:

    I - do atendimento do disposto do inciso III do art. 167 da Constituição, conforme o §3o do art. 32;

    II - das projeções atuariais dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos;

    III - da variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a aplicação dos recursos dela decorrentes.

    e) A especificação de assinatura no relatório é relacionado ao Relatório de Gestão Fiscal e não RREO.


ID
2818543
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Relatório Resumido da Execução Orçamentária - (RREO) é composto de uma série de demonstrativos, também conhecidos como anexos, que visam dar transparência à execução do orçamento em períodos menores para acompanhamento dos órgãos de controle e da população. NÃO consta no RREO o Demonstrativo:

Alternativas
Comentários
  • O RREO será elaborado e publicado pelo Poder Executivo da União, dos Estados, do 

    Distrito Federal e dos Municípios.

    Composição

    a) Balanço Orçamentário; 

    b) Demonstrativo da Execução das Despesas por Função/Subfunção; 

    c) Demonstrativo da Receita Corrente Líquida

    d) Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias;

    e) Demonstrativo do Resultado Nominal; 

    f) Demonstrativo do Resultado Primário; 

    g) Demonstrativo dos Restos a Pagar por Poder e Órgão

    h) Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino; 

    i) Demonstrativos das Receitas e Despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde; 

    j) Demonstrativo Simplificado do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

    Também deverão ser elaborados e publicados ate trinta dias apos o encerramento do ultimo bimestre, os 

    seguintes demonstrativos:. 

    a) Demonstrativo das Receitas de Operações de Crédito e Despesas de Capital; 

    b) Demonstrativo da Projeção Atuarial do Regime de Previdência; 

    c) Demonstrativo da Receita de Alienação de Ativos e Aplicações dos Recursos; e 

    d) Demonstrativo das Parcerias Público-Privadas. 


ID
2854414
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar nº 101/2000, o Relatório Resumido da Execução Orçamentária deve 

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

     

     Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

        III - resultados nominal e primário;

  • GABARITO LETRA B.


    LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000.

    Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

    I - apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do art. 2o, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício;

    II - receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso IV do art. 50;

    III - resultados nominal e primário;

    IV - despesas com juros, na forma do inciso II do art. 4o;

    V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art. 20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.

    § 1o O relatório referente ao último bimestre do exercício será acompanhado também de demonstrativos:

    I - do atendimento do disposto no inciso III do art. 167 da Constituição, conforme o § 3o do art. 32;

    II - das projeções atuariais dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos;

    III - da variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a aplicação dos recursos dela decorrentes.



  • Os erros...


    A) abranger todos os Poderes, o Ministério Público, as empresas estatais dependentes e as empresas estatais não dependentes.  ( Art. 52 lrf - ...abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:)


    C) ser emitido ao final de cada quadrimestre e publicado até 60 dias após o encerramento do período a que corresponder (O relatório de gestão fiscal (RGF) que é a cada quadrimestre e até trinta dias após o encerramento do período a que corresponder)


    D) conter comparativo com os limites de que trata tal Lei Complementar dos montantes referentes às operações de crédito, inclusive por antecipação de receita orçamentária. ( refere-se ao RGF  Art. 55. O relatório conterá: I - comparativo com os limites de que trata esta Lei Complementar, dos seguintes montantes: d) operações de crédito, inclusive por antecipação de receita;)


    E) conter anexo referente à avaliação da situação financeira, econômica e atuarial dos fundos públicos e programas estatais.(está no anexo de metas fiscais)


  • A ALTERNATIVA E faz parte do anexo de Metas Fiscais da LDO.

    LC 101/2000

    Art. 4º,

    § 2º O Anexo conterá:

    IV - Avaliação da situação financeira e atuarial:

    a) dos regimes geral de previdência social e próprio dos servidores públicos e do Fundo de Amparo ao Trabalhador;

    b) dos demais fundos públicos e programas estatais de natureza atuarial.

  • Pode confundir muito!!!

    Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.

  • Gab B

    Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

        I - apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do art. 2, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício;

        II - receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso IV do art. 50;

        III - resultados nominal e primário;

        IV - despesas com juros, na forma do inciso II do art. 4;

        V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art. 20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.

        § 1 O relatório referente ao último bimestre do exercício será acompanhado também de demonstrativos:

        I - do atendimento do disposto no , conforme o § 3 do art. 32;

        II - das projeções atuariais dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos;

        III - da variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a aplicação dos recursos dela decorrentes.

  • Resumindo (referência na LRF):

    a) não abrange as não dependentes (Art. 52, caput)

    b) GABARITO (Art. 53, III)

    c) é bimestral e até 30 dias (Art. 52, caput)

    d) atribuição do Relatório de Gestão Fiscal (Art. 55, I, d)

    e) o anexo citado fez uma mistura louca com o conteúdo do Anexo de Metas Fiscais da LDO (Art. 4º, §2º, IV)


ID
2854450
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com as determinações da Lei Complementar n° 101/2000, o demonstrativo relativo aos resultados nominal e primário, de um determinado ente público estadual, deve acompanhar

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

     

     Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

        III - resultados nominal e primário;

     

    Direto ao ponto...

     

     

  • Lei 101 de 2000


    Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

            I - apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do art. 2o, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício;

            II - receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso IV do art. 50;

            III - resultados nominal e primário;

            IV - despesas com juros, na forma do inciso II do art. 4o;

            V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art. 20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.

  • Do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

            Art. 52. O relatório a que se refere o  abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

            I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as:

            a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada;

            b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo;

            II - demonstrativos da execução das:

            a) receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar;

            b) despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício;

            c) despesas, por função e subfunção.

            § 1 Os valores referentes ao refinanciamento da dívida mobiliária constarão destacadamente nas receitas de operações de crédito e nas despesas com amortização da dívida.

            § 2 O descumprimento do prazo previsto neste artigo sujeita o ente às sanções previstas no § 2 do art. 51.

            Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

            I - apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do art. 2, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício;

            II - receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso IV do art. 50;

            III - resultados nominal e primário;

            IV - despesas com juros, na forma do inciso II do art. 4;

            V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art. 20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.

            § 1 O relatório referente ao último bimestre do exercício será acompanhado também de demonstrativos:

            I - do atendimento do disposto no , conforme o § 3 do art. 32;

            II - das projeções atuariais dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos;

            III - da variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a aplicação dos recursos dela decorrentes.

            § 2 Quando for o caso, serão apresentadas justificativas:

            I - da limitação de empenho;

            II - da frustração de receitas, especificando as medidas de combate à sonegação e à evasão fiscal, adotadas e a adotar, e as ações de fiscalização e cobrança.

  • Do Relatório de Gestão Fiscal

            Art. 54. Ao final de cada quadrimestre será emitido pelos titulares dos Poderes e órgãos referidos no art. 20 Relatório de Gestão Fiscal, assinado pelo:

            I - Chefe do Poder Executivo;

            II - Presidente e demais membros da Mesa Diretora ou órgão decisório equivalente, conforme regimentos internos dos órgãos do Poder Legislativo;

            III - Presidente de Tribunal e demais membros de Conselho de Administração ou órgão decisório equivalente, conforme regimentos internos dos órgãos do Poder Judiciário;

            IV - Chefe do Ministério Público, da União e dos Estados.

            Parágrafo único. O relatório também será assinado pelas autoridades responsáveis pela administração financeira e pelo controle interno, bem como por outras definidas por ato próprio de cada Poder ou órgão referido no art. 20.

            Art. 55. O relatório conterá:

            I - comparativo com os limites de que trata esta Lei Complementar, dos seguintes montantes:

            a) despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas;

            b) dívidas consolidada e mobiliária;

            c) concessão de garantias;

            d) operações de crédito, inclusive por antecipação de receita;

            e) despesas de que trata o inciso II do art. 4o;

            II - indicação das medidas corretivas adotadas ou a adotar, se ultrapassado qualquer dos limites;

            III - demonstrativos, no último quadrimestre:

            a) do montante das disponibilidades de caixa em trinta e um de dezembro;

            b) da inscrição em Restos a Pagar, das despesas:

            1) liquidadas;

            2) empenhadas e não liquidadas, inscritas por atenderem a uma das condições do inciso II do art. 41;

            3) empenhadas e não liquidadas, inscritas até o limite do saldo da disponibilidade de caixa;

            4) não inscritas por falta de disponibilidade de caixa e cujos empenhos foram cancelados;

            c) do cumprimento do disposto no inciso II e na alínea b do inciso IV do art. 38.

            § 1o O relatório dos titulares dos órgãos mencionados nos incisos II, III e IV do art. 54 conterá apenas as informações relativas à alínea a do inciso I, e os documentos referidos nos incisos II e III.

            § 2o O relatório será publicado até trinta dias após o encerramento do período a que corresponder, com amplo acesso ao público, inclusive por meio eletrônico.

            § 3o O descumprimento do prazo a que se refere o § 2o sujeita o ente à sanção prevista no § 2o do art. 51.

            § 4o Os relatórios referidos nos arts. 52 e 54 deverão ser elaborados de forma padronizada, segundo modelos que poderão ser atualizados pelo conselho de que trata o art. 67.

  • Art. 167. São vedados:

    III - a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta;

  • Questão sobre os instrumentos de transparência da gestão fiscal, estabelecidos pela LRF.

    A LRF reforçou o princípio da transparência, abrangendo todo o planejamento (planos, diretrizes orçamentárias e orçamentos) até a execução dos programas e divulgação de resultados obtidos.

    Nesse contexto, a LRF define os instrumentos de transparência da gestão fiscal: planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e o Relatório de Gestão Fiscal (RGF); e as versões simplificadas desses documentos.

    Dica! É muito comum cair em prova a distinção entre os dois Relatórios. Memorize que o RGF traz comparações com os limites da LRF, enquanto que o RREO traz o balanço orçamentário e demonstrativos diversos de cada ente (engloba todos os Poderes e órgãos). O RGF só traz demonstrativos no último quadrimestre.

    Feita a revisão do assunto, já podemos analisar as alternativas:

    A) Errada. Segundo a LRF, não há demonstrativo relativo aos resultados fiscais (nominal e primário) que acompanha a LDO.

    Atenção! Não confunda esse demonstrativo com o anexo de metas fiscais, que integrará o projeto de LDO, conforme art.

    “Art. 4º § 1º Integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes."

    B) Errada. Vide alternativa A.

    C) Errada. Apesar do nome ser Relatório de Gestão Fiscal, segundo a LRF, não há demonstrativo relativo aos resultados fiscais (nominal e primário) que acompanha o RGF.

    Dica! Esse é um peguinha que sempre cai em prova! Lembre sempre que demonstrativos são no RREO. Demonstrativos no RGF só no último quadrimestre, tratando especificamente de restos a pagar e disponibilidade de caixa (não de resultados fiscais).

    D) Errada.  Vide alternativa C. Além disso, segundo a literalidade da LRF, RGF é um instrumento de transparência, não planejamento.

    E) Certa. Conforme art. 48 e 53 da LRF:

    “Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

    I - apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do art. 2º, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício;

    II - receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso IV do art. 50;

    III - resultados nominal e primário;

    IV - despesas com juros, na forma do inciso II do art. 4º;"


    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
2884684
Banca
OBJETIVA
Órgão
Câmara de Caxias do Sul - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

O relatório resumido da execução orçamentária abrangerá todos os poderes, ____________ o Ministério Público, e será publicado até ____ dias após o encerramento de cada bimestre.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    LC 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal:

    Seção III

    Do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

            Art. 52. O relatório a que se refere o§ 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre [...]

    Bons estudos!

  • O Relatório Resumido da Execução Orçamentária – RREO È exigido pela Constituição Federal de 88, que estabelece em seu artigo 165, paragrafo 3º, que o Poder Executivo o publicará, ate trinta dias apos o encerramento de cada bimestre. 

    Vale destacar que o RREO não é inovação da LRF, pois já estava previsto desde 1988!

    O Relatório Resumido da Execução Orçamentária – RREO É BIMESTRAL!


ID
2943427
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A contabilidade aplicada ao setor público, relacionada ao aspecto orçamentário, compreende o registro e a evidenciação do orçamento público tanto quanto à sua aprovação quanto à sua execução. Qual é um dos principais relatórios gerados pelo sistema orçamentário?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A!

     

    A Constituição Federal, de 1988, estabelece que o Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária – RREO. Lei Complementar nº 101 – LRF, de 2000, determina as normas para elaboração e publicação do RREO.

  • Dica para lembrar da periodicidade das publicações em CASP:

    RCPG____4 letras___4x ao ano

    RGF_____ 3 letras___3x ao ano

    RREO____2 R's____ bimestral


ID
3052234
Banca
Dédalus Concursos
Órgão
Lemeprev - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O relatório referente ao último bimestre do exercício que será acompanhado de demonstrativos das projeções atuariais dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos é denominado:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C.

    O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) ajuda a compreender a  situação fiscal do município, com dados sobre a execução orçamentária da receita e da despesa. A publicação do RREO é exigência da Constituição Federal exige em seu artigo 165, §3, e as normas para sua elaboração e publicação foram estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. 

    LRF Art. 53 - Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

    (...) § 1º O relatório referente ao último bimestre do exercício será acompanhado também de demonstrativos: II - das projeções atuariais dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos;

    O RREO deverá ser elaborados e publicados até trinta dias após o encerramento do bimestre de referência, exceto para os municípios com população inferior a cinquenta mil habitantes, que podem optar por divulgar, semestralmente, parte desses demonstrativos.


ID
3088627
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Tatuí - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Demonstrativo da Receita Corrente Líquida que integra o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem como principal objetivo servir de parâmetro para

Alternativas
Comentários
  •    LRF

     Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

            I - apuração da receita corrente líquida;

            II - receitas e despesas previdenciárias ;

            III - resultados nominal e primário;

            IV - despesas com juros, na forma do inciso II do art. 4;

            V - Restos a Paga.

    _________________________________________________________________________________________________

         Art. 54. Ao final de cada quadrimestre será emitido pelos titulares dos Poderes e órgãos referidos no art. 20 Relatório de Gestão Fiscal, assinado pelo:

    Art. 55. O relatório conterá:

            I - comparativo com os limites de que trata esta Lei Complementar, dos seguintes montantes:

            a) despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas;

            b) dívidas consolidada e mobiliária;

            c) concessão de garantias;

            d) operações de crédito, inclusive por antecipação de receita;

    _________________________________________________________________________________________________

    MDF 2020

    O principal objetivo da RCL é servir de parâmetro para o montante da reserva de contingência e para os limites da despesa total com pessoal, da dívida consolidada líquida, das operações de crédito, do serviço da dívida, das operações de crédito por antecipação de receita orçamentária e das garantias do ente da

    Federação. 

    _________________________________________________________________________________________________

    Gab. A

  • Complementando, em relação aos limites de endividamento em relação À RCL temos:

    As Resoluções do Senado 40/2001, 43/2001 e 48/2007 dispõem sobre os limites dos entes em relação à Receita Corrente Líquida (RCL):

    UNIÃO

    Dívida Consolidada - Não há

    Contratação de Operações de Crédito - 60%

    Concessão de garantias - 60%

    Pagamento dos serviços da dívida - Não há

    Contratação de Operações de crédito ARO - Não há

    ESTADOS/DF

    Dívida Consolidada - 200%

    Contratação de Operações de Crédito - 16%

    Concessão de garantias - 22%

    Pagamento dos serviços da dívida - 11,5%

    Contratação de Operações de crédito ARO - 7 %

    MUNICÍPIOS

    Dívida Consolidada - 120%

    Contratação de Operações de Crédito - 16%

    Concessão de garantias - 22%

    Pagamento dos serviços da dívida - 11,5%

    Contratação de Operações de crédito ARO - 7%

    Fonte: Curso AFO, Estratégia Concursos.

  • Essa questão versa sobre o Demonstrativo da Receita Corrente Líquida.

    Está previsto no art. 53, I, da LRF e cujo detalhamento consta do Manual de Demonstrativos Fiscais - MDF.

    Esse manual dispõe o seguinte:

    "03.03.01.02 Objetivo do Demonstrativo

    O principal objetivo da RCL é servir de parâmetro para o montante da reserva de contingência e para os limites da despesa total com pessoal, da dívida consolidada líquida, das operações de crédito, do serviço da dívida, das operações de crédito por antecipação de receita orçamentária e das garantias do ente da Federação. Os limites foram estabelecidos em parte pela Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, em parte por Resoluções do Senado Federal."

    Dessa forma, tem-se que a alternativa certa é a alternativa A, que é a única que é compatível com o objetivo do demonstrativo descrito acima.

    No entanto, essa questão também poderia ser resolvida analisando as alternativas à luz da LRF. Vejamos:

    A) Essa alternativa está certa, pois, de fato, a LRF e Resoluções do Senado Federal preveem limites para a dívida pública consolidada líquida, a qual é uma proporção da Receita Corrente Líquida (120% da RCL para Municípios e 200% da RCL para os estados).

    B) Essa alternativa está errada, pois inexiste limite de despesa de custeio na LRF (ou em qualquer outra legislação, em que pese a existência do teto de gastos, introduzido no ordenamento de jurídico por meio da EC nº 95/2016, o qual dispõe sobre uma limitação das despesas primárias como um todo).

    C) Essa alternativa está errada, pois inexiste limite de despesa de amortização da dívida na LRF (ou em qualquer outra legislação).

    D) Essa alternativa está errada, pois inexiste limite específico para a dívida externa na LRF. De outro lado, há previsão de limite para a dívida pública consolidada, operações de crédito, operações de crédito por antecipação de receita orçamentária, garantias e contragarantias, etc.

    E) Essa alternativa está errada, pois inexiste limite de despesa de custeio na LRF (ou em qualquer outra legislação).


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
3098635
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considere os dados abaixo extraídos das demonstrações contábeis consolidadas de uma entidade pública referentes ao exercício financeiro de 2017:

Previsão Atualizada da Receita: ................................................................................................... R$ 102.000.000,00.
Receita Lançada: .......................................................................................................................... R$ 98.000.000,00.
Receita Arrecadada: ..................................................................................................................... R$ 95.400.000,00.
Dotação Atualizada: ...................................................................................................................... R$ 105.000.000,00.
Despesa Paga: .............................................................................................................................. R$ 71.000.000,00.
Inscrição de Restos a Pagar em 31/12/2017: ................................................................................ R$ 26.000.000,00.
Recebimento de Depósito Caução: ............................................................................................... R$ 2.150.000,00.
Pagamento de Restos a Pagar inscritos em 31/12/2016: .............................................................. R$ 16.350.000,00.


Com base nessas informações, o resultado de execução orçamentária da entidade pública, referente ao exercício financeiro de 2017, conforme Lei nº 4.320/1964, foi

Alternativas
Comentários
  • Lei no 4.320/1964

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nêle arrecadadas (R$ 95.400.000)

    Receita Arrecadada: ..........................................................R$ 95.400.000

    II - as despesas nêle legalmente empenhadas (R$ 97.000.000)

    Despesa Paga: ....................................................................R$ 71.000.000

    Inscrição de Restos a Pagar em 31/12/2017: ...............R$ 26.000.000

    Resultado Orçamentário Deficitário=R$ 95.400.000-R$ 97.000.000=(R$ 1.600.000)

    Gab. D

  • Essa questão é de Contabilidade Pública, não?

  • Contabilidade Pública


ID
3198280
Banca
IBAM
Órgão
Câmara de Santo André - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com os preceitos da Lei de Responsabilidade Fiscal, o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) é um dos instrumentos de transparência da gestão fiscal que, ao ser elaborado bimestralmente, deverá ser acompanhado, dentre outros, do seguinte demonstrativo: 

Alternativas
Comentários
  • MDF 2020

    Os demonstrativos do RREO, listados a seguir, deverão ser elaborados e publicados até trinta dias após o encerramento do bimestre de referência, durante o exercício.

    a) Balanço Orçamentário;

    b) Demonstrativo da Execução das Despesas por Função/Subfunção;

    c) Demonstrativo da Receita Corrente Líquida;

    d) Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias;

    e) Demonstrativo dos Resultados Primário e Nominal;

    f) Demonstrativo dos Restos a Pagar por Poder e Órgão;

    g) Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino;

    h) Demonstrativos das Receitas e Despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde;

    i) Demonstrativo das Parcerias Público-Privadas;

    j) Demonstrativo Simplificado do Relatório Resumido da Execução

    Além dos demonstrativos acima citados, também deverão ser elaborados e publicados até trinta dias após o encerramento do último bimestre, os seguintes:

    a) Demonstrativo das Receitas de Operações de Crédito e Despesas de Capital;

    b) Demonstrativo da Projeção Atuarial do Regime de Previdência;

    c) Demonstrativo da Receita de Alienação de Ativos e Aplicação dos Recursos.

    GAB. D

  • Gabarito: D

    Art. 52. O relatório a que se refere o  abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

    I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as:

    a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada;

    b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo;

    II - demonstrativos da execução das:

    a) receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar;

    b) despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício;

    c) despesas, por função e subfunção.

    § 1 Os valores referentes ao refinanciamento da dívida mobiliária constarão destacadamente nas receitas de operações de crédito e nas despesas com amortização da dívida.

    § 2 O descumprimento do prazo previsto neste artigo sujeita o ente às sanções previstas no § 2 do art. 51.

    Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

    I - apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do art. 2, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício;

    II - receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso IV do art. 50;

    III - resultados nominal e primário;

    IV - despesas com juros, na forma do inciso II do art. 4;

    V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art. 20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.

    § 1 O relatório referente ao último bimestre do exercício será acompanhado também de demonstrativos:

    I - do atendimento do disposto no , conforme o § 3 do art. 32;

    II - das projeções atuariais dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos;

    III - da variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a aplicação dos recursos dela decorrentes.

    § 2 Quando for o caso, serão apresentadas justificativas:

    I - da limitação de empenho;

    II - da frustração de receitas, especificando as medidas de combate à sonegação e à evasão fiscal, adotadas e a adotar, e as ações de fiscalização e cobrança.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.htm


ID
3265627
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Caranaíba - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Avalie as afirmações quanto aos controles interno e externo, às prestações de contas e ao acesso às informações.

I. O controle interno fica a cargo de cada Poder, sendo que o controle externo será exercido pelo Poder Legislativo, auxiliado pelo Tribunal de Contas.
II. O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), que deve abranger todos os poderes e, inclusive, o Ministério Público, deve ser publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.
III. De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias, as prestações de contas e o respectivo parecer prévio, o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal são instrumentos de transparência da gestão fiscal aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público.
IV. É dever dos órgãos e das entidades públicas, caso seja requerido por qualquer cidadão e desde que o pedido seja devidamente justificado, promover a divulgação, no âmbito de suas competências, de informações de interesse geral ou particular, por elas produzidas ou custodiadas, inclusive informações sobre o registro das despesas, e respostas a perguntas mais frequentes da sociedade, dentre outras coisas.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B.

    Todas estão corretas exceto, o item IV.

    IV: Não precisa ser requerido pelo cidadão, pelo princípio da PUBLICIDADE é dever dos órgãos dar divulgação os planos e execuções da administração pública.

    Dessa forma, a iniciativa do órgão público de dar divulgação a informações de interesse geral ou coletivo, ainda que não tenha sido expressamente solicitada, é denominada de princípio da “Transparência Ativa”. Diz-se que, nesse caso, a transparência é “ativa”, pois parte do órgão público a iniciativa de avaliar e divulgar aquilo que seja de interesse da sociedade. 


ID
3311203
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir relativas aos Demonstrativos Fiscais que devem ser publicados pelas entidades do setor público.


I. Um dos componentes dos Demonstrativos Fiscais é a Demonstração da Evolução do Patrimônio Líquido, que deve apresentar a evolução do Patrimônio Líquido (PL) dos últimos três exercícios anteriores ao ano de edição da respectiva Lei de Diretrizes Orçamentárias. Esse demonstrativo deve trazer em conjunto uma análise dos valores apresentados, com as causas das variações do PL do ente da Federação, por exemplo, fatos que venham causar desequilíbrio entre as variações ativas e passivas e outros que contribuam para o aumento ou a diminuição da situação líquida patrimonial.

II. O Demonstrativo das Receitas de Operações de Crédito e Despesas de Capital apresenta as receitas de operações de crédito comparadas com as despesas de capital líquidas. Esse demonstrativo abrange toda e qualquer operação de crédito realizada pelos entes da Federação, independentemente de envolverem ou não o ingresso de receitas orçamentárias nos cofres públicos. Nesse demonstrativo, que deve ser publicado até 60 dias após o encerramento do exercício, não é necessário segregar as receitas e despesas intraorçamentárias das outras receitas e despesas.

III. O Demonstrativo da Receita Corrente Líquida (RCL) apresenta a sua apuração no mês em referência, sua evolução nos últimos 12 meses e a previsão de seu desempenho no exercício. O principal objetivo da RCL é servir de parâmetro para o montante da reserva de contingência e para os limites da despesa total com pessoal, da dívida consolidada líquida, das operações de crédito, do serviço da dívida, das operações de crédito por antecipação de receita orçamentária e das garantias do ente da Federação. Os limites foram estabelecidos em parte pela LRF, em parte por Resoluções do Senado Federal.


Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • II. O Demonstrativo das Receitas de Operações de Crédito e Despesas de Capital apresenta as receitas de operações de crédito comparadas com as despesas de capital líquidas.

    Esse demonstrativo abrange toda e qualquer operação de crédito realizada pelos entes da Federação, independentemente de envolverem ou não o ingresso de receitas orçamentárias nos cofres públicos.

    Nesse demonstrativo, que deve ser publicado até 60 dias após o encerramento do exercício, não é necessário segregar as receitas e despesas intraorçamentárias das outras receitas e despesas.

    O prazo para publicação é de 30 dias

    Esse demonstrativo integra o RREO referente ao último bimestre do exercício e deverá ser publicado até trinta dias após o encerramento do exercício.(210)

  • a questão deveria ter sido anulada, ou estou enganado?

    Se a RCL é apurada com com a receita do mês de referência mais as onze anteriores, ali está dizendo 12! Estou errado? alguém do QConcursos pode ajudar?


ID
3351373
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Damianópolis - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando conhecimentos básicos de contabilidade pública, analise as afirmativas a seguir.


I. Na Contabilidade Pública, o aspecto fiscal compreende a apuração e evidenciação, por meio da contabilidade, dos indicadores estabelecidos pela LRF, dentre os quais se destacam os indicadores da despesa com pessoal, das operações de crédito e da dívida consolidada, além da apuração da disponibilidade de caixa, do resultado primário e do resultado nominal, a fim de se verificar o equilíbrio das contas públicas.

II. O Relatório de Gestão Fiscal e o Relatório Resumido da Execução Orçamentária representam os principais instrumentos para evidenciar o aspecto fiscal na Contabilidade Pública.

III. Diversos atos e fatos registrados pela contabilidade poderão alcançar um ou diversos aspectos contábeis. Assim, é importante que os responsáveis pelos serviços de contabilidade, em cada ente da Federação, compreenda os eventos e seus efeitos na evidenciação contábil.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • MCASP - 8ª EDIÇÃO - PÁGINA 22

    3.1. ASPECTO ORÇAMENTÁRIO

    Compreende o registro e a evidenciação do orçamento público, tanto quanto à sua aprovação quanto à sua execução. Os registros de natureza orçamentária são base para a elaboração do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e dos Balanços Orçamentário e Financeiro, que representam os principais instrumentos para refletir esse aspecto.

    3.2. ASPECTO PATRIMONIAL

    Compreende o registro e a evidenciação da composição patrimonial do ente público2. Nesse aspecto, devem ser atendidos os princípios e as normas contábeis voltadas para o reconhecimento, mensuração e evidenciação dos ativos e passivos e de suas variações patrimoniais. O Balanço Patrimonial (BP) e a Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) representam os principais instrumentos para refletir esse aspecto. O processo de convergência às normas internacionais de contabilidade aplicada ao setor público (CASP) visa a contribuir, primordialmente, para o desenvolvimento deste aspecto.

    3.3. ASPECTO FISCAL

    Compreende a apuração e evidenciação, por meio da contabilidade, dos indicadores estabelecidos pela LRF, dentre os quais se destacam os da despesa com pessoal, das operações de crédito e da dívida consolidada, além da apuração da disponibilidade de caixa, do resultado primário e do resultado nominal, a fim de verificar-se o equilíbrio das contas públicas. O Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) representam os principais instrumentos para evidenciar esse aspecto.

    As demonstrações contábeis e os relatórios fiscais têm muito em comum. Ambas as estruturas de relatórios estão voltadas para ativos, passivos, receitas e despesas governamentais e informações abrangentes sobre os fluxos de caixa. Há uma considerável sobreposição entre as duas estruturas que sustentam essas informações.

    No entanto, as demonstrações contábeis e as diretrizes para relatórios fiscais têm objetivos diferentes. O objetivo das demonstrações contábeis das entidades do setor público é o fornecimento de informações úteis sobre a entidade que reporta a informação, voltadas para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e para a tomada de decisão. Os relatórios fiscais são utilizados, principalmente, para: (a) analisar opções de política fiscal, definir essas políticas e avaliar os seus impactos; (b) determinar o impacto sobre a economia; e (c) comparar os resultados fiscais nacional e internacionalmente.

    Dessa maneira, cabe aos responsáveis pelos serviços de contabilidade em cada ente da Federação compreender os eventos e seus efeitos na evidenciação contábil e buscar, sempre que possível, o alinhamento entre essas informações, a partir do entendimento das normas e conceitos inerentes a cada aspecto, apresentados neste Manual.

    LETRA - A


ID
3379396
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O sistema orçamentário brasileiro, na forma do artigo 165 da Constituição Federal de 1988, é composto pelo Plano Plurianual (PPA), pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e pela Lei de Orçamento Anual (LOA). A respeito do tema, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, os itens a seguir.

O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    (CF/88) Art. 165 § 3º O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária (RREO).

  • Apenas complementando:

    RREO = 30 dias após o encerramento de cada bimestre;

    RGF = 30 dias após o encerramento de cada quadrimestre.

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária. CERTO

    ________________________________________________________________________________________________________

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    § 3º O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária(Vide Emenda constitucional nº 106, de 2020)


ID
3425410
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Barão de Cocais - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considere as afirmativas sobre o Relatório Resumido da Execução Orçamentária.

I. As normas para elaboração e publicação do Relatório Resumido da Execução Orçamentária são estabelecidas na Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964.

II. O Demonstrativo das Parcerias Público-Privadas compõe o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e deve ser elaborado e publicado até trinta dias após o encerramento do bimestre de referência, durante o exercício.

III. O Relatório Resumido da Execução Orçamentária será elaborado pelo Poder Legislativo da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D

    Erro da Letra A: O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) ajuda a compreender a  situação fiscal do município, com dados sobre a execução orçamentária da receita e da despesa. A publicação do RREO é exigência da Constituição Federal exige em seu artigo 165, §3, e as normas para sua elaboração e publicação foram estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

    Fonte: tesourotransparente.gov.br

  • a) normas para elaborar e publicar o RREO são estabelecidas pela LRF

    b) Certo, está no Módulo 10 - Tesouro Nacional

    c) Será elaborado por todos os Poderes e pelo Ministério Público

  •  MANUAL DE DEMONSTRATIVOS FISCAIS – 10ª EDIÇÃO

     RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA – PDF 158

    03.00.00 PARTE III RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

    03.00.01 INTRODUÇÃO

    Os demonstrativos do RREO, listados a seguir, deverão ser elaborados e publicados até trinta dias após o encerramento do bimestre de referência, durante o exercício.

    a) Balanço Orçamentário;

    b) Demonstrativo da Execução das Despesas por Função/Subfunção;

    c) Demonstrativo da Receita Corrente Líquida;

    d) Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias

    e) Demonstrativo dos Resultados Primário e Nominal;

    f) Demonstrativo dos Restos a Pagar por Poder e Órgão;

    g) Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino;

    h) Demonstrativos das Receitas e Despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde;

    i) Demonstrativo das Parcerias Público-Privadas;

    j) Demonstrativo Simplificado do Relatório Resumido da Execução Orçamentária.

     

    Além dos demonstrativos acima citados, também deverão ser elaborados e publicados até trinta dias após o encerramento do último bimestre, os seguintes:

     

    a) Demonstrativo das Receitas de Operações de Crédito e Despesas de Capital;

    b) Demonstrativo da Projeção Atuarial do Regime de Previdência;

    c) Demonstrativo da Receita de Alienação de Ativos e Aplicação dos Recursos. 

  • cabe recurso. Os poderes supracitados estão englobados na referida lei. banca.... estranha....


ID
3464116
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção CORRETA em relação ao relatório resumido da execução orçamentária:

Alternativas
Comentários
  • Questão tirada da LRF (LC 101/2000):

    Art. 52, caput: "O RREO abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, que será publicado até 30 dias após o encerramento de cada bimestre e composto de: ..."

    Art. 53, par. 2o: Quando for o caso, serão apresentadas justificativas:

    I - da limitação do empenho;

    II - ..."

    Assim, RREO não é individualizado.

  • A Relatório de Gestão Fiscal

    B Relatório de Gestão Fiscal

    C RREO

    D Relatório de Gestão Fiscal


ID
3551347
Banca
Dédalus Concursos
Órgão
IPRED - SP
Ano
2019
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando os aspectos previdenciários contidos no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e na Lei de Responsabilidade Fiscal, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • MCASP - gabarito letra E

    Contudo, na prática, pode-se observar a ocorrência de déficits previdenciários nos RPPS. Estes correspondem a insuficiências projetadas ou imediatas para o pagamento de benefícios previdenciários, decorrentes de desequilíbrios atuariais ou financeiros, respectivamente. Assim, pode-se considerar os déficits previdenciários como gênero do tema, tendo como espécies de déficits previdenciários: atuarial e financeiro. Consideram-se déficits atuariais quando representam valores necessários ao equilíbrio financeiro futuro do regime, projetadas para exercícios futuros e analisadas a valor presente; e déficits financeiros quando correspondem a insuficiências financeiras presentes para o pagamento dos benefícios previdenciários de cada mês, ou seja, que impactam o exercício atual.

  • Lembre-se: estamos em busca da alternativa incorreta! Vamos pautar nossa resposta nos dois instrumentos citados pelo enunciado: o MCASP e a LRF.

    A) Correta. De acordo com o MCASP 8ª edição: “Para que a lei orçamentária seja aprovada de modo equilibrado, a classificação “9990.00.00 – Recursos arrecadados em exercícios anteriores" encontra-se disponível na relação de naturezas de receitas, conforme estabelecido Portaria Interministerial STN/SOF nº 163/2001. Somente para suprir a excepcionalidade dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), o Balanço Orçamentário destes entes poderá incluir recursos arrecadados em exercícios anteriores para fins de equilíbrio orçamentário. Quando da execução do orçamento, estes recursos serão identificados por meio de superávit financeiro, fonte para suportar as despesas orçamentárias previamente orçadas.".

    B) Correta, segundo a LRF:

    Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:

    IV - as receitas e despesas previdenciárias serão apresentadas em demonstrativos financeiros e orçamentários específicos;


    C) Correta. Artigo não muito comum de ser cobrado em prova. Mas apareceu, já que a questão trata do tema previdenciário.

    Art. 68. Na forma do art. 250 da Constituição, é criado o Fundo do Regime Geral de Previdência Social, vinculado ao Ministério da Previdência e Assistência Social, com a finalidade de prover recursos para o pagamento dos benefícios do regime geral da previdência social.

    D) Correta. Novamente de acordo com a LRF:

    Art. 69. O ente da Federação que mantiver ou vier a instituir regime próprio de previdência social para seus servidores conferir-lhe-á caráter contributivo e o organizará com base em normas de contabilidade e atuária que preservem seu equilíbrio financeiro e atuarial.

    E) Errada. A questão trocou as definições de déficit financeiro e déficit atuarial. Confira a lição do MCASP 8ª edição:

    “Com a necessidade de se manter sustentável, as ações de gestão do RPPS deverão ser balizadas pelo equilíbrio do plano de benefícios, tanto em seu aspecto de equilíbrio financeiro, a cada exercício, quanto de equilíbrio atuarial, a longo prazo, conceitos estes descritos na Portaria MPS nº 403/2008.

    Contudo, na prática, pode-se observar a ocorrência de déficits previdenciários nos RPPS. Estes correspondem a insuficiências projetadas ou imediatas para o pagamento de benefícios previdenciários, decorrentes de desequilíbrios atuariais ou financeiros, respectivamente. Assim, pode-se considerar os déficits previdenciários como gênero do tema, tendo como espécies de déficits previdenciários: atuarial e financeiro. Consideram-se déficits atuariais quando representam valores necessários ao equilíbrio financeiro futuro do regime, projetadas para exercícios futuros e analisadas a valor presente; e déficits financeiros quando correspondem a insuficiências financeiras presentes para o pagamento dos benefícios previdenciários de cada mês, ou seja, que impactam o exercício atual."


    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
3578545
Banca
AOCP
Órgão
ADAF - AM
Ano
2018
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Nos termos da Portaria (STN) nº 896/2017, no exercício de 2018, serão inseridas no Siconfi, obrigatoriamente, as seguintes informações e dados contábeis, orçamentários e fiscais, EXCETO o/a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E

    Art.3º No exercício de 2018, serão inseridas no Siconfi,obrigatoriamente, as seguintes informações e dados contábeis, orçamentáriose fiscais:

    I - Declaração das Contas Anuais - DCA, para fins de cumprimentodo art. 51 da Lei Complementar nº 101, de 2000, contendoa relação da estrutura das administrações direta e indireta, cujos dadosforam consolidados na declaração;

    II - Demonstrativos Fiscais definidos na Lei Complementarnº 101, de 2000, quais sejam:

    a) o Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO,a que se referem os arts. 52 e 53;

    b) o Relatório de Gestão Fiscal - RGF, a que se refere o art.54.

    III - Atestado do Pleno Exercício da Competência Tributária,para fins de atendimento ao disposto no inciso I do art. 22 da PortariaInterministerial MF/MP/CGU nº 424, de 30 de dezembro de 2016;

    IV - Atestado de cumprimento de limites apurados no RGF,para fins de atendimento ao disposto no inciso XI do art. 22 daPortaria Interministerial MF/MP/CGU nº 424, de 30 de dezembro de2016;

    V - Conjunto de informações primárias de natureza contábil,orçamentária e fiscal utilizadas para geração automática de relatóriose demonstrativos de propósito geral, denominado Matriz de SaldosContábeis - MSC.

    Fonte: PORTARIA Nº 896, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017


ID
3585796
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-ES
Ano
2010
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativos ao disposto no manual de elaboração dos anexos de metas fiscais e de riscos fiscais.


O cumprimento das metas fiscais deve ser acompanhado com base nas informações divulgadas no relatório resumido da execução orçamentária e no relatório de gestão fiscal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

    "A fim de dar cumprimento ao preceito da LRF, o Anexo de Metas Fiscais deve ser composto pelos seguintes demonstrativos: a) Demonstrativo 1 - Metas Anuais; b) Demonstrativo 2 - Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do Exercício Anterior; c) Demonstrativo 3 - Metas Fiscais Atuais Comparadas com as Metas Fiscais Fixadas nos Três Exercícios Anteriores; d) Demonstrativo 4 - Evolução do Patrimônio Líquido; e) Demonstrativo 5 - Origem e Aplicação dos Recursos Obtidos com a Alienação de Ativos; f) Demonstrativo 6 - Avaliação da Situação Financeira e Atuarial do RPPS; g) Demonstrativo 7 - Estimativa e Compensação da Renúncia de Receita; h) Demonstrativo 8 - Margem de Expansão das Despesas Obrigatórias de Caráter Continuado.

    O cumprimento das metas deve ser acompanhado com base nas informações divulgadas no Relatório Resumido da Execução Orçamentária e no Relatório de Gestão Fiscal." (Manual de Demonstrativos Fiscais)


ID
3607522
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CREA-RJ
Ano
2011
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

“A Lei de Responsabilidade Fiscal, em seu art. 4º, introduziu dois anexos que comporão a Lei de Diretrizes Orçamentárias.” Assinale o anexo que deverá estabelecer as metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes, acrescido da avaliação do cumprimento das metas relativas ao ano anterior, demonstrativo das metas anuais, instruído com memória e metodologia de cálculo que justifiquem os resultados pretendidos, evolução do patrimônio e avaliação financeira e atuarial: 

Alternativas
Comentários
  • Anexo de metas fiscais :

    metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes, acrescido da avaliação do cumprimento das metas relativas ao ano anterior, demonstrativo das metas anuais, instruído com memória e metodologia de cálculo que justifiquem os resultados pretendidos, evolução do patrimônio e avaliação financeira e atuarial.

    Anexo de riscos fiscais: deverá conter os passivos contingentes, outros riscos e providencias a serem tomadas caso se concretizem

  • Gabarito: Letra B

     A LRF determina que no Anexo de Metas Fiscais serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes, e conterá ainda:

    a) avaliação do cumprimento das metas relativas ao ano anterior;

    b) demonstrativo das metas anuais, instruído com memória e metodologia de cálculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparando-as com as metas fixadas nos três exercícios anteriores, e evidenciando a consistência das metas com as premissas e os objetivos da política econômica nacional;

    c) evolução do patrimônio líquido, também nos últimos três exercícios, destacando a origem e a aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos;

    d) avaliação da situação financeira e atuarial:

    e) do regime geral de previdência social, do regime próprio de previdência dos servidores e do Fundo de Amparo ao Trabalhador;

    f) dos demais fundos públicos e programas estatais de natureza atuarial;

    g) demonstrativo da estimativa e compensação da renúncia de receita e da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado.

    Fonte: QC


ID
3635857
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Sobral - CE
Ano
2018
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que diz respeito ao aspecto orçamentário, a que se refere o Manual de Contabilidade aplicada ao Setor Público, editado pelo Tesouro Nacional, os registros de natureza orçamentária NÃO são base para a elaboração do

Alternativas
Comentários
  • C - MCASP

    Aspectos da contabilidade aplicada ao setor público (CASP)

    -> ORÇAMENTÁRIO aprovação quanto à sua execução. Os registros de natureza orçamentária são base para a elaboração do (RREO) e dos BO e BF, principais instrumentos desse aspecto.

    -> PATRIMONIAL composição patrimonial do ente público, o reconhecimento, mensuração e evidenciação dos ativos e passivos e de suas variações patrimoniais. Instrumentos BP e DVP

    -> FISCAL indicadores estabelecidos pela LRF, dentre os quais se destacam os da despesa com pessoal, das operações de crédito e da dívida consolidada, além da apuração da disponibilidade de caixa, do resultado primário e do resultado nominal, a fim de verificar-se o equilíbrio das contas públicas. Instrumentos RGF RREO 


ID
3688132
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2018
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) é uma exigência constitucional (artigo 165, parágrafo 3º) e mais recentemente, estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal. Os demonstrativos do RREO deverão ser elaborados e publicados 

Alternativas
Comentários
  • Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

     I - o 

    plano plurianual;

     II - as 

    diretrizes orçamentárias;

     III - os 

    orçamentos anuais

    [...]

    § 3º O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o 

    encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária


ID
3723343
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a legislação vigente, o documento que deve ser elaborado anualmente pelo prefeito de um município, estabelecendo as previsões para receitas e despesas, resultado nominal e resultado primário, além do montante da dívida pública para o exercício financeiro a que refere e para os dois subsequentes, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    A LRF determina que no Anexo de Metas Fiscais serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes, e conterá ainda:

    a) avaliação do cumprimento das metas relativas ao ano anterior;

    b) demonstrativo das metas anuais, instruído com memória e metodologia de cálculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparando-as com as metas fixadas nos três exercícios anteriores, e evidenciando a consistência das metas com as premissas e os objetivos da política econômica nacional;

    c) evolução do patrimônio líquido, também nos últimos três exercícios, destacando a origem e a aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos;

    d) avaliação da situação financeira e atuarial:

    e) do regime geral de previdência social, do regime próprio de previdência dos servidores e do Fundo de Amparo ao Trabalhador;

    f) dos demais fundos públicos e programas estatais de natureza atuarial;

    g) demonstrativo da estimativa e compensação da renúncia de receita e da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado.

    MDF 10º edição, pág. 59


ID
3727831
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Um prefeito deseja obter um relatório que apresente o comparativo dos limites de que trata a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000) do montante de operações de crédito, inclusive por antecipação de receita.

Nesse caso, o contador do município deverá orientá-lo a consultar o:

Alternativas
Comentários
  • Art. 55. O relatório conterá: I - comparativo com os limites de que trata esta Lei Complementar, dos seguintes montantes:

    a) despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas;

    b) dívidas consolidada e mobiliária;

    c) concessão de garantias;

    d) operações de crédito, inclusive por antecipação de receita;

    e) despesas de que trata o inciso II do art. 4;

    II - indicação das medidas corretivas adotadas ou a adotar, se ultrapassado qualquer dos limites;

    GABARITO C

    FONTE :LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000

    BOA GUERRA SOLDADOS


ID
3739837
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Major Isidoro - AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. À luz da LC nº 101/2000, a empresa controlada deve incluir em seus balanços trimestrais nota explicativa em que informa sobre os recursos recebidos do controlador.
II. Na contabilidade pública, o conceito de patrimônio relaciona-se com bens e direitos.
III. É dever do auditor prejudicar qualquer interesse confiado à sua responsabilidade profissional.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • LRF Cap. VIII - Seção III 

    Das Empresas Controladas pelo Setor Público 

     Art. 47. A empresa controlada que firmar contrato de gestão em que se 

    estabeleçam objetivos e metas de desempenho, na forma da lei, disporá de autonomia 

    gerencial, orçamentária e financeira, sem prejuízo do disposto no inciso II do § 5º do 

    art. 165 da Constituição. 

        Parágrafo único. A empresa controlada incluirá em seus balanços trimestrais nota 

    explicativa em que informará

     I - fornecimento de bens e serviços ao controlador, com respectivos preços e 

    condições, comparando-os com os praticados no mercado; 

    II - recursos recebidos do controlador, a qualquer título, especificando valor, fonte 

    e destinação; 

     III - venda de bens, prestação de serviços ou concessão de empréstimos e 

    financiamentos com preços, taxas, prazos ou condições diferentes dos vigentes no 

    mercado. 

  • Patrimônio é o conjunto de bens + direito + obrigação.

  • Letra D para não.assinantes.


ID
3755506
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Câmara de Itaguara - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que concerne à compreensão dos diferentes aspectos da contabilidade aplicada ao setor público (CASP) – orçamentário, patrimonial e fiscal, de modo a interpretar corretamente as informações contábeis, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o MCASP 8ª, a CASP possui 3 aspectos:

    - "ORÇAMENTÁRIO: Compreende o registro e a evidenciação do orçamento público, tanto quanto à sua aprovação quanto à sua execução. Os registros de natureza orçamentária são base para a elaboração do RREO e dos Balanços Orçamentário e Financeiro, que representam os principais instrumentos para refletir esse aspecto".

    - "PATRIMONIAL: Compreende o registro e a evidenciação da composição patrimonial do ente público 2. Nesse aspecto, devem ser atendidos os princípios e as normas contábeis voltadas para o reconhecimento, mensuração e evidenciação dos ativos e passivos e de suas variações patrimoniais. O BP e a DVP representam os principais instrumentos para refletir esse aspecto. O processo de convergência às normas internacionais de CASP visa a contribuir, primordialmente, para o desenvolvimento do aspecto patrimonial".

    - "FISCAL: Compreende a apuração e evidenciação, por meio da contabilidade, dos indicadores estabelecidos pela LRF, dentre os quais se destacam os da despesa com pessoal, das operações de crédito e da dívida consolidada, além da apuração da disponibilidade de caixa, do resultado primário e do resultado nominal, a fim de verificar-se o equilíbrio das contas públicas. O RGF e o RREO representam os principais instrumentos para evidenciar esse aspecto". 

    Resolução:

    a. O aspecto orçamentário compreende a apuração e evidenciação, por meio da contabilidade, dos indicadores estabelecidos pela LRF, dentre os quais se destacam os da despesa com pessoal, das operações de crédito e da dívida consolidada, além da apuração da disponibilidade de caixa, do resultado primário e do resultado nominal, a fim de se verificar o equilíbrio das contas públicas.

    Errado: a definição dada é referente ao aspecto fiscal.

    b. O Balanço Patrimonial (BP) e a Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) representam os principais instrumentos para refletir o aspecto fiscal.

    Errado: as demonstrações citadas fazem parte do aspecto patrimonial.

    c. O aspecto patrimonial compreende o registro da composição patrimonial do ente público. Portanto, devem ser atendidos os princípios e as normas contábeis voltadas para o reconhecimento, mensuração e evidenciação dos ativos e passivos e de suas variações patrimoniais.

    Certo: conforme exposto acima.

    d. O aspecto fiscal compreende o registro e a evidenciação do orçamento público, tanto quanto à sua aprovação quanto à sua execução. Os registros de natureza orçamentária são base para a elaboração do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e dos Balanços Orçamentário e Financeiro, que representam os principais instrumentos para refletir esse aspecto.

    Errado: a definição dada é referente ao aspecto orçamentário.

    Gabarito: C.

  • ORÇAMENTÁRIO aprovação quanto à sua execução. Os registros de natureza orçamentária são base para a elaboração do (RREO) e dos BO e BF, principais instrumentos desse aspecto.

    PATRIMONIAL composição patrimonial do ente público, o reconhecimento, mensuração e evidenciação dos ativos e passivos e de suas variações patrimoniais. Instrumentos BP e DVP

    FISCAL indicadores estabelecidos pela LRF, dentre os quais se destacam os da despesa com pessoal, das operações de crédito e da dívida consolidada, além da apuração da disponibilidade de caixa, do resultado primário e do resultado nominal, a fim de verificar-se o equilíbrio das contas públicas. Instrumentos RGF RREO  


ID
3765826
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Águas de Chapecó - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar nº 101/2000, o Relatório Resumido da Execução Orçamentária será publicado até 30 dias após o encerramento de cada:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    LRF

    Do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

    Art. 52. O relatório a que se refere o § 3º do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

    I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as:

    a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada;

    b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo;

    II - demonstrativos da execução das:

    a) receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar;

    b) despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício;

    c) despesas, por função e subfunção.

  • Relatório de Gestão Fiscal QUADRIMESTRAL

    relatório resumido da execução orçamentária BIMESTRAL

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000

    Relatório Resumido da Execução Orçamentária

    ''Art. 52. O relatório a que se refere o § 3 do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de :''

    Relatório de Gestão Fiscal

    ''Art. 54. Ao final de cada quadrimestre será emitido pelos titulares dos Poderes e órgãos referidos no art. 20 Relatório de Gestão Fiscal, assinado pelo: ''


ID
3768265
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os Demonstrativos Fiscais são elaborados com o objetivo de assegurar a transparência dos gastos públicos e a consecução das metas fiscais.


Sobre esses demonstrativos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB. B

    a) RGF;

    b) Correto;

    c) 30 dias após o encerramento de cada quadrimestre;

    d) RREO

  • A) ERRADO. É o Relatório de Gestão Fiscal que irá evidenciar os limites dos poderes de cada ente.

    B) CORRETO. O RGF será emitido pelos titulares dos Poderes e órgãos, em cada quadrimestre

    C) ERRADO. Será 30 dias após o final de cada QUADRIMESTRE.

    D) ERRADO. Será no Anexo de Metas Fiscais.

  • Só ratificando, com o João Gabriel, o erro da "D" que o Antonio colocou RREO... é metas fiscais da LDO.


ID
3774133
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de São Miguel Arcanjo - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre o Relatório resumido da Execução Orçamentária, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • art.53, LRF.

    Bons estudos.

  • Gabarito: Letra B

    Do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

    Art. 52. O relatório a que se refere o § 3º do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

    I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as:

    a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada;

    b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo;

    II - demonstrativos da execução das:

    a) receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar;

    b) despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício;

    c) despesas, por função e subfunção.

    Fonte: Comentários do QC

  • Essa questão exige conhecimentos da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF e, mais especificamente, do famoso Relatório Resumido de Execução Orçamentária - RREO, disciplinado pelos arts. 52 e 53 dessa lei.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Essa alternativa está errada, pois, segundo o caput do art. 52 da LRF, o RREO abrange todos os Poderes e o Ministério Público. Apesar de, por um lado, ser verdade que o RREo abrange também os Poderes e o TCU (na esfera federal, claro), esse é um daqueles itens que requer a literalidade do disposto na lei.

    B) Essa alternativa está certa, pois, de fato, o RREO demonstra a execução das receitas por categoria econômica e fonte, conforme dispõe o art. 52, II, a.

    C) Essa alternativa está errada, pois o RREO deve ser publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre. 

    D) Essa alternativa está errada, pois: 1) é o Balanço Orçamentário que compõe o RREO; e 2) a demonstração do valor adicionado sequer compõe o rol das demonstrações contábeis aplicáveis ao setor público.

    E) Essa alternativa está errada, pois esse detalhamento inexiste no RREO.

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Essa questão exige conhecimentos da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF e, mais especificamente, do famoso Relatório Resumido de Execução Orçamentária - RREO, disciplinado pelos arts. 52 e 53 dessa lei.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Essa alternativa está errada, pois, segundo o caput do art. 52 da LRF, o RREO abrange todos os Poderes e o Ministério Público. Apesar de, por um lado, ser verdade que o RREo abrange também os Poderes e o TCU (na esfera federal, claro), esse é um daqueles itens que requer a literalidade do disposto na lei.

    B) Essa alternativa está certa, pois, de fato, o RREO demonstra a execução das receitas por categoria econômica e fonte, conforme dispõe o art. 52, II, a.

    C) Essa alternativa está errada, pois o RREO deve ser publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre. 

    D) Essa alternativa está errada, pois: 1) é o Balanço Orçamentário que compõe o RREO; e 2) a demonstração do valor adicionado sequer compõe o rol das demonstrações contábeis aplicáveis ao setor público.

    E) Essa alternativa está errada, pois esse detalhamento inexiste no RREO.

    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
3871027
Banca
FEPESE
Órgão
CIS - AMOSC - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Um gestor público deseja conhecer a apuração da receita corrente líquida, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício.


Nesse caso, deverá consultar:

Alternativas
Comentários
  • LRF - Gabarito letra D

    Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

    I - apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do art. 2, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício;

    II - receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso IV do art. 50;

    III - resultados nominal e primário;

    IV - despesas com juros, na forma do inciso II do art. 4;

    V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art. 20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.


ID
3872824
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação aos aspectos da contabilidade aplicada ao setor público (CASP). Compreende a apuração e evidenciação, por meio da contabilidade, dos indicadores estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, dentre os quais se destacam os da despesa com pessoal, das operações de crédito e da dívida consolidada, além da apuração da disponibilidade de caixa, do resultado primário e do resultado nominal, a fim de verificar-se o equilíbrio das contas públicas. O Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) representam os principais instrumentos para evidenciar esse aspecto. De que aspecto estamos falando?

Alternativas
Comentários
  • Conforme MCASP, pág. 22:

    ASPECTO ORÇAMENTÁRIO: Compreende o registro e a evidenciação do orçamento público, tanto quanto à sua aprovação quanto à sua execução. Os registros de natureza orçamentária são base para a elaboração do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e dos Balanços Orçamentário e Financeiro, que representam os principais instrumentos para refletir esse aspecto.

    ASPECTO PATRIMONIAL: Compreende o registro e a evidenciação da composição patrimonial do ente público. Nesse aspecto, devem ser atendidos os princípios e as normas contábeis voltadas para o reconhecimento, mensuração e evidenciação dos ativos e passivos e de suas variações patrimoniais. O Balanço Patrimonial (BP) e a Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) representam os principais instrumentos para refletir esse aspecto. O processo de convergência às normas internacionais de contabilidade aplicada ao setor público (CASP) visa a contribuir, primordialmente, para o desenvolvimento deste aspecto.

    ASPECTO FISCAL: Compreende a apuração e evidenciação, por meio da contabilidade, dos indicadores estabelecidos pela LRF, dentre os quais se destacam os da despesa com pessoal, das operações de crédito e da dívida consolidada, além da apuração da disponibilidade de caixa, do resultado primário e do resultado nominal, a fim de verificar-se o equilíbrio das contas públicas. O Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) representam os principais instrumentos para evidenciar esse aspecto.

    Gab: A (dado pela Banca)

    Mas, de acordo com o MCASP o gabarito é: B

  • GABARITO ERRADO (basta ver MCASP 8a. Edição)

    Aspecto Orçamentário (BO, BF, RREO)

    Aspecto Patrimonial ( BP, DVP)

    Aspecto Fiscal ( RREO, RGF).

    Detalhe: DFC não se amolda a nenhum destes aspectos acima.

    Bons estudos.


ID
3951388
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A informação sobre as despesas não inscritas em Restos a Pagar em 31/12/2018 por falta de disponibilidade de caixa e cujos empenhos foram cancelados deve constar no

Alternativas
Comentários
  • LRF

    Seção IV

    Do Relatório de Gestão Fiscal

    Art. 55.   O relatório conterá:

    III - demonstrativos, no último quadrimestre:

    b) da inscrição em Restos a Pagar, das despesas:

    4) não inscritas por falta de disponibilidade de caixa e cujos empenhos foram cancelados;

  • Art. 54. Ao final de cada quadrimestre será emitido pelos titulares dos Poderes e órgãos referidos no art. 20 Relatório de Gestão Fiscal, assinado pelo:

    (...)

    Art. 55. O relatório conterá:

    I - comparativo com os limites de que trata esta Lei Complementar, dos seguintes montantes:

    (...)

    II - indicação das medidas corretivas adotadas ou a adotar, se ultrapassado qualquer dos limites;

    III - demonstrativos, no último quadrimestre:

    a) do montante das disponibilidades de caixa em trinta e um de dezembro;

    b) da inscrição em Restos a Pagar, das despesas:

    1) liquidadas;

    2) empenhadas e não liquidadas, inscritas por atenderem a uma das condições do inciso II do art. 41;

    3) empenhadas e não liquidadas, inscritas até o limite do saldo da disponibilidade de caixa;

    4) não inscritas por falta de disponibilidade de caixa e cujos empenhos foram cancelados;

    c) do cumprimento do disposto no inciso II e na alínea b do inciso IV do art. 38.

  • Questão sobre os instrumentos de transparência da gestão fiscal, estabelecidos pela LRF.

    Conforme Paludo¹, A LRF ampliou a obrigatoriedade de transparência nos atos públicos, envolvendo desde os planos, as diretrizes orçamentárias e a elaboração dos orçamentos até a execução dos programas, aplicação de recursos públicos em geral e divulgação de resultados obtidos. Essa lei ainda exige que a divulgação desses documentos seja feita em linguagem simples e objetiva.

    Os grandes objetos e instrumentos de transparência da gestão fiscal elencados pela LRF são os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e o Relatório de Gestão Fiscal (RGF); e as versões simplificadas desses documentos.

    Dica! É muito comum cair em prova a distinção entre os dois Relatórios. Uma das dicas que sempre dou é decorar que o RGF só traz demonstrativos no último quadrimestre, enquanto que o RREO sempre é acompanhado de demonstrativos.

    É sobre esse detalhe que a questão versa, vejamos o que a LRF diz o RGF do último quadrimestre, no art. 55:
    Art. 55. O relatório conterá:
    III - demonstrativos, no último quadrimestre:
    a) do montante das disponibilidades de caixa em trinta e um de dezembro;
    b) da inscrição em Restos a Pagar, das despesas:
    1) liquidadas;
    2) empenhadas e não liquidadas, inscritas por atenderem a uma das condições do inciso II do art. 41;
    3) empenhadas e não liquidadas, inscritas até o limite do saldo da disponibilidade de caixa;
    4) não inscritas por falta de disponibilidade de caixa e cujos empenhos foram cancelados;

    Atenção! Repare então que enquanto todos os RREO conterão informações sobre RAP, apenas o RGF do último quadrimestre, de acordo com a LRF, conterá essa informação específica de RAP não inscritos por falta de disponibilidade de caixa, cujos empenhos foram cancelados.

    Feita toda a revisão, já podemos analisar cada alternativa:

    A) Errado, no RREO não consta essa informação específica, o que teremos no caso desse relatório, são os RAP inscritos, conforme art. 53:
    Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:
    (...)
    V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art. 20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.  

    B) Errado, idem acima.

    C) Certo, como vimos, o RGF do último quadrimestre do ano conterá informações adicionais, entre elas, a informação sobre as despesas não inscritas em Restos a Pagar no final do ano respectivo, por falta de disponibilidade de caixa e cujos empenhos foram cancelados.

    D) Errado, o RGF referente ao primeiro quadrimestre não conterá essa informação específica.  

    E) Errado, o Anexo de Riscos Fiscais não conterá essa informação específica, ele traz informações sobre riscos e providências, conforme art. 4º da LRF:
    § 3o A lei de diretrizes orçamentárias conterá Anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.

    Gabarito do Professor: Letra C

    ¹ Paludo, Augustinho Vicente Orçamento público, administração financeira e orçamentária e LRF I Augustinho Vicente Paludo. - 7. ed. rev. e atual.- Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO: 2017.
  • Gabarito: C

  • "RGF ordinário" (2 primeiros quadrimestres)

    Tudo que está relacionado aos limites da LRF consta no RGF (pessoal, dív. consolidada, dív. mobiliária, op. créd, inclusive ARO, garantias

    + medidas se ultrapassado limites

    RGF último quadrimestre:

    - Disp. Caixa 31/12

    - Inscrição Restos a Pagar (inclusive não inscritas por falta de caixa)

    - ARO (comprovar que foi paga até 31/12 e não feita no último ano de mandato do chefe Executivo)

    obs.: Apenas PR, Gov e Prefeito entregam tudo do RGF. Demais Poderes publicam apenas desp. pessoal + demonstrativos último quadrimestre


ID
3952267
Banca
COTEC
Órgão
Câmara de Montes Claros - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando o preceituado na Lei de Responsabilidade Fiscal sobre o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), avalie as assertivas e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as Falsas:


( ) Fica desobrigada a publicação do RREO para municípios com menos de 10.000 habitantes.

( ) Será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.

( ) O demonstrativo relativo aos resultados nominal e primário acompanhará o RREO.

( ) O RREO conterá despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas.

( ) O RREO deve conter demonstrativo específico dos restos a pagar, detalhando os valores inscritos, os pagamentos realizados e o saldo a pagar.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Trata-se dos relatórios fiscais exigidos pela LRF.

    Relatório resumido da execução orçamentária (RREO):

    De acordo a CF/88, o Poder Executivo publicará, até 30 dias após o encerramento de cada bimestre. Conforme a LRF, o RREO abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público e será composto pelo balanço orçamentário e por demonstrativos de execução de receitas e despesas:

    Balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada; as despesa por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada.

    Demonstrativos da execução das receitas, por categoria econômica e fonte; das despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa; despesas, por função e subfunção.

    Acompanharão o RREO demonstrativos relativos a:

    Apuração da receita corrente líquida e sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício.

    Receitas e despesas previdenciárias.

    Resultados nominal e primário.

    Despesas com juros.

    Restos a Pagar.

    No último bimestre do exercício será acompanhado de demonstrativos do atendimento:

    - Da regra de ouro;

    - Das projeções atuariais dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos; e

    - Da variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a aplicação dos recursos dela decorrentes. 

    Relatório de Gestão Fiscal (RGF):

    O RGF será emitido, a cada quadrimestre, pelos titulares dos Poderes. Conterá comparativo com os limites de que trata a LRF, dos seguintes montantes:

    Despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas;

    Dívidas consolidada e mobiliária; concessão de garantias; e operações de crédito, inclusive por antecipação de receita (tais demonstrativos estarão apenas no RGF do poder executivo). 

    Se ultrapassado qualquer dos limites, o RGF conterá também a indicação das medidas corretivas adotadas ou a adotar.

    Apenas no último quadrimestre, o RGF conterá demonstrativos:

    Do montante das disponibilidades de caixa em 31/12;

    Da inscrição em restos a pagar;

    Do cumprimento [...] das operações de crédito por antecipação de receita.

    Resolução: marque (V) para as verdadeiras e (F) para as Falsas:

    → Fica desobrigada a publicação do RREO para municípios com menos de 10.000 habitantes.

    F. É facultado aos Municípios com população inferior a 50.000 habitantes publicar RREO semestralmente.

    → Será publicado até 30 dias após o encerramento de cada bimestre.

    V. Conforme exposto.

    → O demonstrativo relativo aos resultados nominal e primário acompanhará o RREO.

    V. Conforme exposto.

    → O RREO conterá despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas.

    F. É o RGF que conterá.

    → O RREO deve conter demonstrativo específico dos restos a pagar, detalhando os valores inscritos, os pagamentos realizados e o saldo a pagar.

    V. Conforme exposto.

    Gabarito: Letra B.

  • GABARITO "B"

    LRF (LC 101/2000)

    Seção III

    Do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

    Art. 52. O relatório a que se refere o  abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre (ITEM II VERDADEIRO) e composto de:

    Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

    III - resultados nominal e primário (ITEM III VERDADEIRO);

    V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art. 20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar. (ITEM V VERDADEIRO)

    Seção IV

    Do Relatório de Gestão Fiscal

    Art. 55. O relatório conterá:

    I - comparativo com os limites de que trata esta Lei Complementar, dos seguintes montantes:

    a) despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas (ITEM IV FALSO);

    Art. 63. É facultado aos Municípios com população inferior a cinqüenta mil habitantes (ITEM I FALSO) optar por:

    I - aplicar o disposto no art. 22 e no § 4 do art. 30 ao final do semestre;

    II - divulgar semestralmente:

    b) o Relatório de Gestão Fiscal;

    c) os demonstrativos de que trata o art. 53;

  • Letra B

    ( F ) Fica desobrigada a publicação do RREO para municípios com menos de 10.000 habitantes.

    Aos municípios com - de 50 mil habitantes é FACULTADO divulgar semestralmente os demonstrativos de que trata o art.53 da LRF.

    ( V ) Será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.

    ( V ) O demonstrativo relativo aos resultados nominal e primário acompanhará o RREO.

    ( F ) O RREO conterá despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas.

    Neste caso, o RGF (Relatório Gestão Fiscal) que contém a despesa com o pessoal.

    ( V ) O RREO deve conter demonstrativo específico dos restos a pagar, detalhando os valores inscritos, os pagamentos realizados e o saldo a pagar.

    Erros? Só avisar!!!


ID
3964423
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Sobral - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que diz respeito ao aspecto orçamentário, a que se refere o Manual de Contabilidade aplicada ao Setor Público, editado pelo Tesouro Nacional, os registros de natureza orçamentária NÃO são base para a elaboração do

Alternativas
Comentários
  • Balanço Financeiro. (é formado com o balanço orçamentario + rec e desp extraorçamentarias)

    Balanço Orçamentário

    C -Relatório de Gestão Fiscal (RGF). - comparativo dos limites de que a trata LRF

    Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO).


ID
4085527
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o artigo 53 da Lei Complementar nº 101/00, os demonstrativos relativos a alguns eventos ocorridos devem acompanhar o Relatório Resumido da Execução Orçamentária. Em relação a estes demonstrativos , assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

    I - apuração da RECEITA corrente líquida, na forma definida no inciso IV do art. 2, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício;

    II - receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso IV do art. 50;

    III - resultados nominal e primário;

    IV - despesas com juros, na forma do inciso II do art. 4;

    V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art. 20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.


ID
4125898
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) é uma exigência constitucional (artigo 165, parágrafo 3° ) e mais recentemente, estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal. Os demonstrativos do RREO deverão ser elaborados e publicados

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    LRF. Do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

        Art. 52. O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de: (...)

  • GAB : (E) O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) é uma exigência constitucional (artigo 165, parágrafo 3° ) e mais recentemente, estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal. Os demonstrativos do RREO deverão ser elaborados e publicados até trinta dias após o encerramento do bimestre de referência, durante o exercício.

    A Constituição Federal exige em seu artigo 165, §3º, que o Poder Executivo publicará, no prazo de trinta dias após o encerramento de cada bimestre, o Relatório Resumido de Execução Orçamentária – RREO. A Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, estabelece as normas para sua elaboração e publicação. https://www.tc.df.gov.br/relatorio-resumido-de-execucao-orcamentaria-2020/


ID
4866037
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em conformidade com as normas tributárias brasileiras, o Relatório Resumido da Execução Orçamentária, que abrange todos os Poderes e o Ministério Público, é composto, EXCETO, de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Art. 52. O relatório a que se refere o § 3 do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

    I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as:

    a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada;

    b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo;

    II - demonstrativos da execução das:

    a) receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar;

    b) despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício;

    c) despesas, por função e subfunção.


ID
4910989
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O relatório resumido de execução orçamentária, um dos instrumentos de transparência previstos na LRF, deve

Alternativas
Comentários
  • Art 52, I da LRF

    Gabarito letra A

  • Gabarito: Letra A

     Do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

    Art. 52. O relatório a que se refere o § 3º do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

    I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as:

    a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada;

    b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo;

    II - demonstrativos da execução das:

    a) receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar;

    b) despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício;

    c) despesas, por função e subfunção.

    Fonte: QC

  • RREO:

    Publicação: bimestral

    Composto por: balanço orçamentário. Demonstrativos da execução das receitas por categorias econômica e fonte; das despesas por categoria econômica e grupo de natureza das despesas; despesa por função e subfunção.

    Gabarito: A


ID
4944259
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No final do exercício financeiro, conforme preconiza a Lei nº 4.320/64, o documento contábil que obrigatoriamente deve ser elaborado pelos entes da federação, e que demonstra a receita arrecadada, a despesa executada e, eventualmente, caso ocorra, a economia orçamentária denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Segundo o art. 102 da referida lei, é o balanço Orçamentário que demonstra as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.

    Já a LRF especifica melhor o balanço orçamentário, um dos componentes do RREO, vejam:

    LRF. Art. 52. I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as:

    a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada;

    b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo;

  • Trata-se das demonstrações contábeis no setor público.

    Resolução: Conforme preconiza a Lei nº 4.320/64, o documento contábil que obrigatoriamente deve ser elaborado pelos entes da federação, e que demonstra a receita arrecadada, a despesa executada e, eventualmente, caso ocorra, a economia orçamentária denomina-se:

    A. Balanço Financeiro.

    Incorreto. Segundo o MCASP, "O Balanço Financeiro evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte".

    B. Balanço Patrimonial.

    Incorreto. Segundo o MCASP, "O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade pública por meio de contas representativas do patrimônio público, bem como os atos potenciais, que são registrados em contas de compensação (natureza de informação de controle)".

    C. Balanço Orçamentário.

    Correto. Segundo a Lei 4.320/64, "O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas". 

    D. Demonstração das Variações Patrimoniais.

    Incorreto. Segundo o MCASP, "A Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício".

    E. Relatório Resumido da Execução Orçamentária.

    Incorreto. Não se refere a uma demostração contábil, mas um instrumentos de transparência da gestão fiscal.

    Gabarito: Letra C.


ID
5046592
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Relatório Resumido da Execução Orçamentária previsto no § 3º do Art. 165 da Constituição deverá abranger todos os Poderes e o Ministério Público, ser publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e conter diversos elementos em sua composição. De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal sobre o Relatório Resumido da Execução Orçamentária, é correto afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • ✅Letra A

    Os demonstrativos que acompanham o RREO são relativos:

    -Apuração da RCL.

    -Receitas e despesas previdenciárias.

    -Resultado nominal e primário.

    -Despesas com juros.

    -restos a pagar: inscritos já pagos e a pagar.

    Fonte: Aulas do Prof :Anderson Ferreira, Gran Cursos.

    Pessoal, estou disponibilizando meu resumo de AFO, especificamente dentro da LRF. Quem tiver interesse é só falar comigo no PV. Bons estudos!!!!

  • Relatório resumido de execução orçamentária- RREO

    quem publica? Poder Executivo.

    abrange quais poderes e órgão?

    Poder judiciário, legislativo (mais tribunal de contas), executivo e o Ministério Público.

    prazo de publicação? até 30 dias após o encerramento de cada bimestre, ou seja, serão 6 relatórios por exercício financeiro.

    qual o conteúdo principal deste relatório?

    • BALANÇO ORCAMENTÁRIO.
    • DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO DAS RECEITAS E DESPESAS.

    acompanha o RREO:

    a) Apuração da RCL

    b)Receitas e despesas previdenciárias

    c) resultado nominal e primário (GABARITO DA QUESTÃO)

    d) Despesas com Juros.

    e) restos a pagar: inscritos, já pagos e a pagar.

    no último relatório do ano deve ser publicado mais alguma informação além dessas já passada? Sim, no último relatório do ano referente a novembro e dezembro deve trazer os seguintes demostrativos:

    f)do cumprimento da regra de ouro.

    g) da projeções dos regimes de previdência social.

    OBS: quando for o caso, o RREO trará ainda justificativas:

    da frustação de receitas e da limitação de empenho.

    é obrigatório a publicação para todos os entes? sim! Contudo, para municípios com menos de 50 mil habitantes é facultativo divigulgar semestralmente as informações que acompanha o RREO, no caso no esquema acima nas letras: a, b, c, d, e, f, g.

    RREO está no artigos 52 a 54 da LRF.

    e tem previsão constitucional no artigo 165, §3° da CF/88.

    fonte: GRAN cursos e meus resumos.


ID
5058193
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Capanema - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

“O(a) ______________________ integrará a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, contendo a indicação dos valores pretendidos de receitas, despesas, resultado primário e nominal e montante da dívida pública para o exercício a que se referem e os dois seguintes.” Em conformidade com o Art. 4º, § 1º, da Lei 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Art. 4 § 1  Integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.

    FONTE: LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000

  • TRATA-SE DA COMPOSIÇÃO DA LDO SEGUNDO A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL (LRF).

    Segundo o Manual Técnico Orçamentário do ano de 2021, "A Lei de Responsabilidade Fiscal designou novas atribuições para a LDO, associadas, em grande medida, à responsabilidade da gestão fiscal. Segundo a LRF: 

    Art. 4º A lei de diretrizes orçamentárias atenderá o disposto no § 2º do art. 165 da Constituição e:

    I - disporá também sobre:

    a) equilíbrio entre receitas e despesas;

    b) critérios e forma de limitação de empenho, a ser efetivada nas hipóteses previstas na alínea b do inciso II deste artigo, no art. 9º e no inciso II do § 1º do art. 31; (…)

    e) normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos;

    f) demais condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas; (…). 

    Art. 4º (…)

    § 1º Integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.

    § 3º A lei de diretrizes orçamentárias conterá Anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem. § 4º A mensagem que encaminhar o projeto da União apresentará, em anexo específico, os objetivos das políticas monetária, creditícia e cambial, bem como os parâmetros e as projeções para seus principais agregados e variáveis, e ainda as metas de inflação, para o exercício subsequente". 

    RESOLUÇÃO: O Anexo de Metas Fiscais e o Relatório de Riscos Fiscais fazem parte da LDO. No entanto, o enunciado da questão é completado com Anexo de Metas Fiscais. Sendo assim, podemos eliminar as letras B, C, D e E.

    Gabarito: Letra A.


ID
5177422
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Xinguara - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O § 3o do art. 165 da Constituição Federal prevê que o Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária (RREO). Acerca do RREO, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se dos relatórios fiscais exigidos pela LRF.

     Relatório resumido da execução orçamentária (RREO):

    De acordo a CF/88, o Poder Executivo publicará, até 30 dias após o encerramento de cada bimestre. Conforme a LRF, o RREO abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público e será composto pelo balanço orçamentário e por demonstrativos de execução de receitas e despesas:

     Balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada; as despesa por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada.

     Demonstrativos da execução das receitas, por categoria econômica e fonte; das despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa; despesas, por função e subfunção.

    Acompanharão o RREO demonstrativos relativos a:

     Apuração da receita corrente líquida e sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício.

    → Receitas e despesas previdenciárias.

     Resultados nominal e primário.

     Despesas com juros.

     Restos a Pagar.

    No último bimestre do exercício será acompanhado de demonstrativos do atendimento:

    - Da regra de ouro;

    - Das projeções atuariais dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos; e

    - Da variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a aplicação dos recursos dela decorrentes. 

     Relatório de Gestão Fiscal (RGF):

    O RGF será emitido, a cada quadrimestre, pelos titulares dos Poderes. Conterá comparativo com os limites de que trata a LRF, dos seguintes montantes:

     Despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas;

     Dívidas consolidada e mobiliária; concessão de garantias; e operações de crédito, inclusive por antecipação de receita (tais demonstrativos estarão apenas no RGF do poder executivo). 

    Se ultrapassado qualquer dos limites, o RGF conterá também a indicação das medidas corretivas adotadas ou a adotar.

    Apenas no último quadrimestre, o RGF conterá demonstrativos:

     Do montante das disponibilidades de caixa em 31/12;

     Da inscrição em restos a pagar;

    → Do cumprimento [...] das operações de crédito por antecipação de receita.

    ⟹ Resolução: Acerca do RREO, assinale a alternativa correta.

    A- Incorreta- No Balanço Orçamentário exigido pelo RREO, as receitas são apresentadas pela fonte e as despesas pela natureza.

    B- Correta- Acompanhará o RREO o demonstrativo de apuração relativo às despesas com juros.

    C- Incorreta- A explanação se refere ao RGF, e não ao RREO.

    D- Incorreta- A explanação se refere ao RGF, e não ao RREO.

    Gabarito: Letra B.

  • Acompanhará o RREO o demonstrativo de apuração relativo às despesas com juros.

  • Itens do RREO: (i) balanço orçamentário (receita por fonte e despesa por GND); (ii) valores do refinanciamento da dívida mobiliária (receita com operações de crédito e despesa com amortização); (iii) demonstrativo da execução das receitas, despesas (categoria econômica e GND) e despesa (por função e subfunção); demonstrativos relativos à apuração da RCL, receitas e despesas previdenciárias, resultado nominal e primário, despesas com juros, Restos a Pagar por poder e órgãos (os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar).

    O erro da alternativa 'a' é dizer que a despesa será por fonte, quando na verdade será por função e subfunção.

    Letra B.


ID
5188603
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Doutor Pedrinho - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Visando garantir a manutenção e promover o desenvolvimento do ensino, a Constituição Federal de 1988 prevê que a União, os Estados e o Distrito Federal, assim como os Municípios, devem aplicar um montante mínimo em Educação, que será demonstrado inclusive, no Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO). No caso dos Municípios, a aplicação anual na manutenção e desenvolvimento do ensino será de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

    FONTE: CF 1988

  • Trata-se da aplicação de recursos na área de educação pelos municípios.

    Segundo o art. 212 da CF/88, "A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino".

    Gabarito: Letra D.

  • Eu já estou ficando muito chateado, desde ontem, devido ao fato de eu estar selecionando questões com gabarito comentado, mas quando vou ver, certo que irá ter o comentário de algum professor, aparece só pra solicitar o comentário. Tô ficando com muita raiva disso...


ID
5192614
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Boituva - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) é uma estrutura básica da escrituração contábil, formada por uma relação padronizada de contas com objetivo de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    OBJETIVOS DO PCASP

    O PCASP alinha-se a esta finalidade por meio da padronização da forma de registro contábil para a extração de informações para estes usuários.

    Dessa forma, podemos citar como objetivos do PCASP:

    a. Padronizar os registros contábeis das entidades do setor público;

    b. Distinguir os registros de natureza patrimonial, orçamentária e de controle;

    c. Atender à administração direta e à administração indireta das três esferas de governo, inclusive quanto às peculiaridades das empresas estatais dependentes e dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS);

    d. Permitir o detalhamento das contas contábeis, a partir do nível mínimo estabelecido pela STN, de modo que possa ser adequado às peculiaridades de cada ente;

    e. Permitir a consolidação nacional das contas públicas;

    f. Permitir a elaboração das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP) e dos demonstrativos do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) e do Relatório de Gestão Fiscal (RGF);

    g. Permitir a adequada prestação de contas, o levantamento das estatísticas de finanças públicas, a elaboração de relatórios nos padrões adotados por organismos internacionais – a exemplo do Government Finance Statistics Manual (GFSM) do Fundo Monetário Internacional (FMI), bem como o levantamento de outros relatórios úteis à gestão;

    h. Contribuir para a adequada tomada de decisão e para a racionalização de custos no setor público; e

    i. Contribuir para a transparência da gestão fiscal e para o controle social.

    FONTE: MCASP 8ª EDIÇÃO

  • Obrigada, Tony. Seus comentários agregam muito!! ❤️

  • Essa questão versa sobre o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) e seus objetivos, que são os seguintes (MCASP, 8ª ed., págs. 380/381):

    "a. Padronizar os registros contábeis das entidades do setor público;
    b. Distinguir os registros de natureza patrimonial, orçamentária e de controle;
    c. Atender à administração direta e à administração indireta das três esferas de governo, inclusive quanto às peculiaridades das empresas estatais dependentes e dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS);
    d. Permitir o detalhamento das contas contábeis, a partir do nível mínimo estabelecido pela STN, de modo que possa ser adequado às peculiaridades de cada ente;
    e. Permitir a consolidação nacional das contas públicas;
    f. Permitir a elaboração das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP) e dos demonstrativos do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) e do Relatório de Gestão Fiscal (RGF);
    g. Permitir a adequada prestação de contas, o levantamento das estatísticas de finanças públicas, a elaboração de relatórios nos padrões adotados por organismos internacionais – a exemplo do Government Finance Statistics Manual (GFSM) do Fundo Monetário Internacional (FMI), bem como o levantamento de outros relatórios úteis à gestão;
    h. Contribuir para a adequada tomada de decisão e para a racionalização de custos no setor público; e
    i. Contribuir para a transparência da gestão fiscal e para o controle social."

    Assim, tem-se que está correta a alternativa B.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
5206972
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Massaranduba - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As entidades do setor público possuem características que as diferem das demais entidades, e, em função disso, a Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) pode ser compreendida sob diferentes aspectos, de modo a interpretar corretamente as informações contábeis. Sobre esses aspectos – orçamentário, patrimonial e fiscal – analise as afirmativas abaixo e identifique a correta:

Alternativas
Comentários
  • Trata-se dos aspectos contábeis da Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP).

    Conforme o MCASP 8ª, a CASP possui 3 aspectos:

     "ORÇAMENTÁRIO: Compreende o registro e a evidenciação do orçamento público, tanto quanto à sua aprovação quanto à sua execução. Os registros de natureza orçamentária são base para a elaboração do RREO e dos Balanços Orçamentário e Financeiro, que representam os principais instrumentos para refletir esse aspecto".

     "PATRIMONIAL: Compreende o registro e a evidenciação da composição patrimonial do ente público. Nesse aspecto, devem ser atendidos os princípios e as normas contábeis voltadas para o reconhecimento, mensuração e evidenciação dos ativos e passivos e de suas variações patrimoniais. O Balanço Patrimonial e a DVP representam os principais instrumentos para refletir esse aspecto. O processo de convergência às normas internacionais de CASP visa a contribuir, primordialmente, para o desenvolvimento do aspecto patrimonial".

     "FISCAL: Compreende a apuração e evidenciação, por meio da contabilidade, dos indicadores estabelecidos pela LRF, dentre os quais se destacam os da despesa com pessoal, das operações de crédito e da dívida consolidada, além da apuração da disponibilidade de caixa, do resultado primário e do resultado nominal, a fim de verificar-se o equilíbrio das contas públicas. O RGF e o RREO representam os principais instrumentos para evidenciar esse aspecto".

    ⇛ Resolução:

    A- Incorreto- o item versa sobre o aspecto orçamentário.

    B- Correto- Os registros de natureza orçamentária são base para a elaboração do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e dos Balanços Orçamentário e Financeiro, que representam os principais instrumentos para refletir o aspecto orçamentário conforme evidenciado na parte teórica.

    C- Incorreto- o item versa sobre o aspecto patrimonial.

    D- Incorreto- o item versa sobre o fiscal.

    E- Incorreto- o item versa sobre instrumentos do aspecto patrimonial.

    Gabarito: Letra B.

  • GABARITO "B"

    GABARITO PROPOSTO "D"

    #Diretoaoponto: Entendo que a alternativa B está errada, uma vez que o balanço financeiro se utiliza não somente dos registros orçamentários (natureza orçamentária) como também dos registros extraorçamentários. Entendo mais coerente a alternativa D, já que a LRF e os seus limites, notadamente a despesa total com pessoal, se utilizam do aspecto patrimonial (competência) para sua apuração. Veja abaixo:

    LRF

    Art. 18 - § 2º A despesa total com pessoal será apurada somando-se a realizada no mês em referência com as dos 11 (onze) imediatamente anteriores, adotando-se o regime de competência, independentemente de empenho,

    Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:

    II - a despesa e a assunção de compromisso serão registradas segundo o regime de competência, apurando-se, em caráter complementar, o resultado dos fluxos financeiros pelo regime de caixa;


ID
5206981
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Massaranduba - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

É o demonstrativo que contém o comparativo com os limites de que trata a Lei de Responsabilidade Fiscal, dos montantes de despesa total com pessoal, distinguindo-a com inativos e pensionistas; dívidas consolidada e mobiliária; concessão de garantias; e de operações de crédito, inclusive por antecipação de receita. Isso posto, a descrição se refere à/ao:

Alternativas
Comentários
  • ✅Letra C.

    Relatório de Gestão Fiscal (RGF):

    -Abrangência = P.E, P.L, P.J, T.C, M.P e Defensoria Pública.

    -Publicação = Quadrimestral, em até 30 dias , após o término de cada quadrimestre. São 03 relatórios por exercício financeiro.

    -Competência = Titular de cada Poder e órgão do Art. 20 da LRF.

    -Conteúdo = Comparativo dos limites de que trata a LRF, com os seguintes montantes:

    Despesa total com o pessoal.

    Operações de crédito, inclusive por ARO.

    Concessão de garantias.

    Dívidas consolidada e mobiliária.

    Fonte: Tive como base as aulas do Prof: Anderson Ferreira, Gran Cursos. BONS ESTUDOS!!!

  • GABARITO: C

    O RGF é elaborado final de cada quadrimestre e conterá o comparativo com os seguintes montantes de:

    • despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas;
    • dívidas consolidada e mobiliária;
    • concessão de garantias;
    • operações de crédito, inclusive ARO;

    Fonte: LRF, art.54


ID
5217058
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Xaxim - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n° 101/2000), o Relatório Resumido da Execução Orçamentária abrange todos os Poderes e o Ministério Público, é publicado até 30 dias após o encerramento de cada bimestre e composto, entre outros, de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Art. 52. O relatório a que se refere o  abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

    I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as:

    a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada;

    b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo;

  • CF/88 Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:         I -  o plano plurianual;         II -  as diretrizes orçamentárias;         III -  os orçamentos anuais     § 3º O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária. LRF - LC 101/2000 Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Art. 52. O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de: I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as: a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada; b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo Gabarito D
  • RREO ("bode foi 4 vezes ao RJ e 2 vezes a Rio Verde)

    RREO = "BO - DE - 4R-J - 2R V)

    Bons estudos.


ID
5275405
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Tenório - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF) estabelece a elaboração do Anexo de Riscos Fiscais (ARF) e do Anexo de Metas Fiscais (AMF). Em relação a riscos orçamentários, assinale a alternativa que corresponde uma INADEQUAÇÃO para a situação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • Arrecadação de tributos realizada a maior que a prevista na receita orçamentária. ERRADA

    Arrecadação de tributos realizada a MENOR que a prevista na receita orçamentária. CORRETA.

    De nada!


ID
5320504
Banca
SETA
Órgão
Câmara de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Balanço Orçamentário, definido na Lei nº 4.320, de 31 de março de 1964, demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas . Esse balanço também está previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF. Segundo a LRF, o Balanço Orçamentário apresentará as receitas, detalhadas por categoria econômica, subcategoria econômica e fonte (destacando as receitas intra-orçamentárias), especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no período atual e o saldo a realizar, bem como as despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa (destacando as despesas intra-orçamentárias), discriminando a dotação inicial, os créditos adicionais, a dotação atualizada para o exercício, as despesas empenhadas, as despesas liquidadas no período atual e até o momento, e o saldo a liquidar.Assim sendo, por meio do RREO - Relatório Resumido da Execução Orçamentária, será demonstrada a execução ao longo do exercício financeiro. O Relatório Resumido da Execução Orçamentária – RREO é exigido pela Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. A União já o divulga, há vários anos, mensalmente. O objetivo dessa periodicidade é permitir que, cada vez mais, a sociedade, por meio dos diversos órgãos de controle, conheça, acompanhe e analise o desempenho da execução orçamentária do Governo Federal. A Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, que se refere às normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, estabelece as normas para elaboração e publicação do RREO. O RREO e seus demonstrativos abrangerão os órgãos da Administração Direta e entidades da Administração Indireta, de todos os Poderes, constituídos pelas autarquias, fundações, fundos especiais, empresas públicas e sociedades de economia mista que recebem recursos dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social, inclusive sob a forma de subvenções para pagamento de pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária. O RREO será elaborado e publicado pelo Poder Executivo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. O RREO deverá ser assinado pelo Chefe do Poder Executivo que estiver no exercício do mandato na data da publicação do relatório, ou por pessoa a quem ele tenha legalmente delegado essa competência, qualquer dos dois deve fazê-lo em conjunto com o profissional de contabilidade responsável pela elaboração do relatório.

O Relatório Resumido da Execução Orçamentária RREO é exigido pela Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988, que estabelece em seu artigo 165, parágrafo 3º, que o Poder Executivo o publicaráo RREO- Relatório Resumido da Execução Orçamentária:

Alternativas
Comentários
  • Nem precisava ler isso tudo gente. A resposta está na CF/88.

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    § 3º O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.(RREO)

    LETRA B

  • Enunciado longo com único objetivo de prejudicar o candidato!

    vai direto nas alternativas!

    pronto. Agora ficou fácil !!!


ID
5368522
Banca
IDIB
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A escrituração contábil provê o balanço patrimonial e os demais demonstrativos contábeis que compõem a prestação de contas do presidente da República, do governador e do prefeito municipal, dentre outras autoridades. Também com base na escrituração contábil, deverão ser emitidos dois relatórios de natureza fiscal, descritos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). São eles: o relatório resumido da execução orçamentária (arts. 52 e 53) e o relatório de gestão fiscal (arts. 54 e 55). A respeito da prestação de contas presidencial, conforme art. 84 Constituição Federal de 1988, e dos relatórios de natureza fiscal previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Errada

    CF 88 - art 84,

    XXIV – prestar, anualmente, ao Congresso Nacional, dentro de sessenta dias após 

    a abertura da sessão legislativa, as contas referentes ao exercício anterior;

    b) errada

    RREO = 30 dias após o encerramento de cada bimestre

    RGF = Ao final de cada quadrimestre

    c) Correta

    d)   Esse demonstrativo é do RGF e não do RREO

    LRF Art. 55. O relatório conterá: 

        I - comparativo com os limites de que trata esta Lei Complementar, dos seguintes 

    montantes:

    c) concessão de garantias; 

    d) operações de crédito, inclusive por antecipação de receita; 

    e) Errada - O RREO abrange todos os poderes e não só o executivo

  • D) II - demonstrativos da execução das:

    a) receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar;

    b) despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício;

    c) despesas, por função e subfunção.


ID
5392540
Banca
FGV
Órgão
TCE-AM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Para fins de elaboração do Demonstrativo da Receita Corrente Líquida (RCL), que compõe o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) dos entes estaduais, os valores das transferências da União relativas às emendas impositivas individuais e de bancada devem ser:

Alternativas
Comentários
  • Manual de Demonstrativos Fiscais, 11ª ed., pg. 213

    ( - ) Transferências obrigatórias da União relativas às emendas individuais (art. 166-A, § 1º, da CF) (IV)

    Registra o valor das transferências obrigatórias da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios em virtude das emendas individuais ao projeto de lei orçamentária, conforme disciplina o parágrafo 1º do art. 166-A da CF. Com base nessa regra, as receitas referentes às transferências da União em virtude das emendas individuais impositivas não deverão compor a base de cálculo da receita corrente líquida, para fins de aplicação dos limites da despesa com pessoal e de endividamento do entes recebedores das transferências

  • CF/1988

    Art. 166. (...)

    § 11. É obrigatória a execução orçamentária e financeira das programações a que se refere o § 9º deste artigo, em montante correspondente a 1,2% (um inteiro e dois décimos por cento) da receita corrente líquida realizada no exercício anterior, conforme os critérios para a execução equitativa da programação definidos na lei complementar prevista no § 9º do art. 165.    

    § 12. A garantia de execução de que trata o § 11 deste artigo aplica-se também às programações incluídas por todas as emendas de iniciativa de bancada de parlamentares de Estado ou do Distrito Federal, no montante de até 1% (um por cento) da receita corrente líquida realizada no exercício anterior.  

    (...)

    § 16. Quando a transferência obrigatória da União para a execução da programação prevista nos §§ 11 e 12 deste artigo for destinada a Estados, ao Distrito Federal e a Municípios, independerá da adimplência do ente federativo destinatário e não integrará a base de cálculo da receita corrente líquida para fins de aplicação dos limites de despesa de pessoal de que trata o caput do art. 169. 

  • Não entendi porque a resposta é A, não seria a C com base no descritivo da Maria Julia Pontes ?

    ...Com base nessa regra, as receitas referentes às transferências da União em virtude das emendas individuais impositivas não deverão compor a base de cálculo da receita corrente líquida, para fins de aplicação dos limites da DESPESA COM PESSOAL e de ENDIVIDAMENTO do entes recebedores das transferência.

    Manual de Demonstrativos Fiscais, 11ª ed., pg. 213

    ( - ) Transferências obrigatórias da União relativas às emendas individuais (art. 166-A, § 1º, da CF) (IV)

  • Yuri, o enunciado da questão solicita "(...) transferências da União relativas às emendas impositivas individuais e de bancada (...)" e não apenas as emendas impositivas individuais, tal como o art. 166-A, § 1º, da CF evidenciado pela Maria Julia.

  • Resumindo o comentário dos colegas:

    • Quando for apenas emenda individual impositiva (situação do art. 166-A), as transferências não se enquadram como RCL do ente recebedor para fins de despesa de pessoal e endividamento (art.166-A,§ 1º)

    • Quando forem emendas (individuais e de bancada), as transferências não computam na RCL apenas para fins de despesa de pessoal (art. 166, § 16)
  • Segundo o Prof. Índio Artiaga - Direção Concursos: LETRA C

    Manual de Demonstrativos Fiscais, 11ª ed., pg. 212:

    Com base nessa regra, as receitas referentes às transferências da União em virtude das emendas individuais impositivas não deverão compor a base de cálculo da receita corrente líquida, para fins de aplicação dos limites da despesa com pessoal e de endividamento dos entes recebedores das transferências.

    Prof. Luís Kayanok - TECConcursos:

    "...entendo que há três gabaritos possíveis (Letras A, B e C).

     

    a)  excluídos do cálculo da RCL para fins de limites da despesa com pessoal;

     

    b)  excluídos do cálculo da RCL para fins de limites de endividamento;

     

    c)  excluídos do cálculo da RCL para fins de limites da despesa com pessoal e de endividamento;"

  • Essa questão versa sobre a Receita Corrente Líquida e suas regras de cálculo.

    Segundo o Manual de Demonstrativos Fiscais, 11ª ed., pág. 213:

    "Registra o valor da RCL dos últimos doze meses, incluído o mês de referência, após a exclusão dos valores de transferências obrigatórias da União relativas às emendas individuais e de bancada, conforme disciplinam o § 1º, art. 166-A da CF e o § 16, art. 166 da CF, respectivamente. A receita corrente líquida ajustada será o parâmetro para a verificação do cumprimento do limite da despesa com pessoal."

    Assim, tem-se que a alternativa correta é a letra A. Destaca-se que as emendas impositivas individuais também não são contabilizadas no cálculo da RCL para fins de limite da despesa com endividamento.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Gabarito A para não.assinantes.

  • É importante considerar a diferença do caráter dessas emendas. As de bancada possuem um caráter mais constante e por isso podem ser consideradas para fins de endividamento. Já as individuais possuem um caráter mais pontual, então são considerados só para aquele exercício e não servem para comprometer o ente com dívidas.
  • É OBRIGATÓRIA a execução* orçamentária e financeira das programações referentes às emendas INDIVIDUAIS, em montante correspondente a 1,2% (metade p/ saúde) da RCL realizada no exercício anterior, conforme os critérios para a execução equitativa da programação definidos na LC prevista no § 9º do art. 165.

    A garantia de execução* aplica-se também às programações incluídas por TODAS as emendas de BANCADA de parlamentares de Estado ou do DF, no montante de até 1% da RCL realizada no exercício anterior.

    Quando a transferência obrigatória da União para a execução da programação* for destinada a Estados, ao DF e a Municípios, independerá da adimplência do ente federativo destinatário e não integrará a base de cálculo da RCL para fins de aplicação dos limites de despesa de pessoal.


ID
5399101
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Será emitido por seus titulares dos Poderes e órgãos ao final de cada quadrimestre, auxiliando-os no cumprimento dos limites estabelecidos na LRF, possibilitando realizar o devido controle na gestão fiscal, fazendo com que a aplicação dos recursos seja feita de forma responsável e observando as determinações legais. O texto faz menção ao:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

    O Relatório de Gestão Fiscal (RGF) é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito.

    FONTE: https://www.tesourotransparente.gov.br/temas/contabilidade-e-custos/relatorio-de-gestao-fiscal-rgf-uniao

    Para não confundir RGF com RREO > RREO o próprio nome ja diz, é sobre o orçamento, RFG é o que dita os limites.

  • Essa questão versa sobre a Lei Complementar n.º 101/2000 também chamada de lei de Responsabilidade Fiscal.

    De fato, em seu art. 54 tem-se que:

    "Seção IV

    Do Relatório de Gestão Fiscal

    Art. 54. Ao final de cada quadrimestre será emitido pelos titulares dos Poderes e órgãos referidos no art. 20 Relatório de Gestão Fiscal, assinado pelo:

    I - Chefe do Poder Executivo;
    II - Presidente e demais membros da Mesa Diretora ou órgão decisório equivalente, conforme regimentos internos dos órgãos do Poder Legislativo;
    III - Presidente de Tribunal e demais membros de Conselho de Administração ou órgão decisório equivalente, conforme regimentos internos dos órgãos do Poder Judiciário;
    IV - Chefe do Ministério Público, da União e dos Estados.

    Parágrafo único. O relatório também será assinado pelas autoridades responsáveis pela administração financeira e pelo controle interno, bem como por outras definidas por ato próprio de cada Poder ou órgão referido no art. 20."

    Assim, temos que está correta a alternativa B.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
5399695
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) constitui o instrumento que harmoniza e padroniza a Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) no âmbito da Federação Brasileira, estabelecendo as bases para a consolidação das contas nacionais. No que se refere-se aos registros orçamentários NÃO são base para elaboração do:

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.

  • Essa questão versa sobre demonstrativos fiscais.

    Os registros orçamentários são utilizados no Balanço Orçamentário (conforme a sua estrutura constante do MCASP, 9ª ed., págs. 496/499), no Balanço Financeiro (conforme a sua estrutura constante do MCASP, 9ª ed., págs. 508/509), no RREO (conforme o arts. 52 e 53 da LRF) e no Demonstrativo da Execução da Despesa Pública (conforme o arts. 52 da LRF).

    Logo, apenas o RGF não tem como base registros orçamentários para sua elaboração. Portanto, a alternativa correta é a letra A.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • GAB. A

    O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) constitui o instrumento que harmoniza e padroniza a Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) no âmbito da Federação Brasileira, estabelecendo as bases para a consolidação das contas nacionais. No que se refere-se aos registros orçamentários NÃO são base para elaboração do:

     

    Vejamos o disposto no MCASP 8ª Edição:

     

     

    A questão solicita a alternativa incorreta, vamos analisá-las.

     

    a)  Relatório de Gestão Fiscal (RGF).

    b)  Balanço financeiro.

    c)  Balanço Orçamentário.

    d)  Relatório de Resumido de Execução Orçamentaria (RREO).

    e)  Demonstrativo da Execução da Despesa Pública.

    Gabarito pela Banca: Letra A.

    Deveria ter sido: ANULADA.

    Prof. Luís Kayanoki - TecConcursos

  • A e E estão incorretas. deveria ser anulada.

ID
5406379
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Porto Belo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No caso dos municípios, é correto afirmar que o Relatório Resumido da Execução Orçamentária abrangerá _______________________________________, e será publicado até ____ dias após o encerramento de cada ______________.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    No caso dos municípios não há Ministério Público