A questão é de sintaxe e quer saber a qual das alternativas abaixo pertence o conceito “É um enunciado ou conjunto de palavras com sentido completo, podendo conter ou não um verbo”. Vejamos:
.
A) predicativo.
Errado.
Predicativo: adjetivo ou expressão com função adjetiva localizada no predicado, que qualifica o sujeito ou o objeto. O predicativo pode expressar uma qualidade (alto, magro, bonito...) ou um estado (cansado, pensativo, triste...) do termo ao qual se refere.
Predicativo do sujeito: quando o adjetivo se refere ao sujeito. Se prende ao sujeito por um verbo de ligação. Ex.: Os alunos são inteligentes. (“inteligentes” é o predicativo do sujeito, pois se refere ao sujeito “os alunos”)
Predicativo do objeto: quando o adjetivo se refere ao objeto. Ex.: Eu comprei livros usados. (“usados” é o predicativo do objeto, pois se refere ao objeto direto “livros”).
.
B) período.
Errado.
Período: é a frase constituída de uma ou mais orações. O período é simples quando constituído de uma só oração. No período simples há um só verbo (ou locução verbal) Ex.: “A ignorância do bem é a causa do mal” (Demócrito). O período é composto quando formado por mais de uma oração. No período composto há mais de um verbo (ou locução verbal). Ex.: O líder Xanana Gusmão disse que a língua portuguesa será adotada oficialmente no Timor Leste.
.
C) oração.
Errado.
Oração: é a frase de estrutura sintática que apresenta, normalmente, sujeito e predicado e, excepcionalmente, só o predicado. Em toda oração há um verbo ou locução verbal. Ex.: A menina (sujeito) banhou-se na cachoeira (predicado). Choveu durante a noite (predicado).
.
D) frase.
Certo. Frase “é um enunciado ou conjunto de palavras com sentido completo, podendo conter ou não um verbo”.
Frase: é todo enunciado capaz de transmitir, a quem nos ouve ou lê, tudo o que pensamos, queremos ou sentimos. A frase é um enunciado de sentido completo, a unidade mínima de comunicação. Pode revestir as mais variadas formas, desde a simples palavra até o período mais complexo. Quanto ao sentido, as frases podem ser interrogativas (são uma pergunta, uma interrogação), imperativas (contêm uma ordem, proibição, exortação ou pedido), exclamativas (traduzem admiração, surpresa, arrependimento etc.), optativas (exprimem um desejo), imprecativas (encerram uma imprecação – praga, maldição). Exemplos de frases: Socorro! Muito obrigada! Que horror! Cada um por si e Deus por todos. Por que agridem a natureza?
.
E) termos integrantes.
Errado.
Termos integrantes da oração: são os que completam a significação transitiva dos verbos e nomes. Integram (inteiram, completam) o sentido da oração, sendo por isso indispensáveis à compreensão do enunciado. São os seguintes: a) complementos verbais: objeto direto e objeto indireto. b) complemento nominal. c) agente da passiva.
.
Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
.
Gabarito: Letra D