SóProvas


ID
5514121
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Escritório


    Aluguei um escritório. Minha senhoria é a Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência – o que quer dizer que começo bem, sob a égide de um santo de minha particular devoção. Espero que ele me assista nesta grave emergência.

    Grave, porque assumi compromisso, com contrato registrado e sacramentado, de cumprir fielmente o regulamento do prédio na minha nova condição de inquilino. Não posso, por exemplo, colocar pregos que danifiquem as paredes.

    Mas escritório de quê? Advocacia? A tanto não ousaria, sendo certo que minha qualidade de bacharel nunca me animou sequer a ir buscar o diploma na Faculdade (onde, confio, esteja ainda bem guardado à minha espera, se dele precisar para qualquer eventualidade: a de ser inesperadamente convocado à vida pública, por exemplo, com uma honrosa nomeação, sacrifício a que seria difícil esquivar-me). Pelo que, não ousariam a esta altura da minha vida, iniciar-me na profissão a que o dito diploma presumivelmente me habilita. Além do mais, eu não poderia mesmo colocar o prego para dependurá-lo na parede.

    Fica sendo então escritório, tão-somente. Nem mesmo de literatura: apenas um local onde possa acender diariamente o forno (no sentido figurado, apresso-me a tranquilizar o condomínio) desta padaria literária de cujo produto cotidiano, fresco ou requentado, vou vivendo como São Francisco é servido. Levo para o meu novo covil uma mesa, uma cadeira, a máquina de escrever – e me instalo, à espera de meus costumeiros clientes.

    Estranhos clientes estes, que entram pela janela, pelas paredes, pelo teto, trazidos pelas vozes de antigamente, vindos numa página de jornal, ou num simples ruído familiar: projeção de mim mesmo, ecos de pensamento, fantasmas que se movem apenas na lembrança, figuras feitas de ar e imaginação.

(Fernando Sabino. A mulher do vizinho. Adaptado)

Observe o emprego de dois-pontos na passagem do 4º parágrafo. É correto afirmar que os dois-pontos sinalizam a introdução de informação que 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa E

    Solicita-se função dos dois-pontos encontrados na passagem:

    "Fica sendo então escritório, tão-somente. Nem mesmo de literatura: apenas um local onde possa acender diariamente o forno (no sentido figurado, apresso-me a tranquilizar o condomínio) desta padaria literária de cujo produto cotidiano, fresco ou requentado, vou vivendo como São Francisco é servido."

    Os sinal indica um esclarecimento, uma explicação, servindo a passagem posterior para ampliar o sentido do termo antecedente, complementando a informação anteriormente feita pelo autor.

  • O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.

    Observe o uso dos dois-pontos nos enunciados abaixo:

    1) Olhou para mim e disse: - Queira entrar, por favor! = tal  é utilizada antes da fala de alguém;

    (2) A Revolução Francesa defendia três ideais: liberdade, igualdade e fraternidade. = a razão do uso está no fato de que os dois-pontos iniciam uma enumeração (os três ideais da Revolução Francesa);

    (3) Abriu mão do que mais gostava: estar em sala de aula. =  observa-se o uso para introduzir uma explicação de algo que foi mencionado anteriormente no enunciado.

  • É solicitado qual a função dos dois-pontos encontrados no 4º parágrafo.

    Fica sendo então escritório, tão-somente. Nem mesmo de literatura: apenas um local onde possa acender diariamente o forno (no sentido figurado, apresso-me a tranquilizar o condomínio) desta padaria literária de cujo produto cotidiano, fresco ou requentado, vou vivendo como São Francisco é servido.

    O uso da pontuação aqui se justifica pois busca-se esclarecer o tipo de escritório. Gabarito E).

    #vousernomeado

  • A questão requer conhecimento acerca do emprego dos sinais de pontuação.


    Os dois-pontos são empregados:

    a) antes de uma enumeração;

    b) antes de uma citação;

    c) antes de uma exposição ou explicação;

    d) e no discurso direto é usado antes de uma pergunta ou resposta.


    Alternativa (A) incorreta - Não contesta, isto é, não refuta, não protesta a informação expressa anteriormente.


    Alternativa (B) incorreta - Não explica o conceito de literatura.


    Alternativa (C) incorreta - Não reforça nenhuma opinião.


    Alternativa (D) incorreta - Idem à alternativa (A).


    Alternativa (E) correta - Esclarece apenas a informação anterior.


    Gabarito da professora: alternativa (E).

  • GAB-E

    complementa e esclarece afirmação precedente.

    : Os sinal indica um esclarecimento, uma explicação.

    USO DOS DOIS PONTOS.

    • Introduzir um esclarecimento ou explicação a respeito de algo já mencionado anteriormente:
    • iniciar uma enumeração:
    • anteceder uma citação ou fala de alguém:

    O que tiver que ser, será meu, tá escrito nas estrelas...

    CONTINUE ESTUDANDO!!