SóProvas


ID
5514145
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Em 16 de setembro de 1620, o Mayflower zarpou da Inglaterra com destino ao Novo Mundo, transportando 102 peregrinos e inaugurando a colonização do país que viria a ser os Estados Unidos. Quatrocentos anos depois, no mesmo dia e no mesmo porto britânico de Plymouth, de onde a antiga embarcação se lançou ao Atlântico, um novo Mayflower, completamente diferente daquele, foi oficialmente batizado. Dessa vez, porém, a missão desbravadora é outra: nos próximos dias, a nau inaugurará uma nova era nas navegações, sem passageiros nem tripulação, viajando de forma completamente autônoma.

    O Mayflower do século XXI é efetivamente guiado pela tecnologia, e não por pessoas — mais especificamente por um software que analisa informações vindas de radares, satélites e outros equipamentos que ajustam seu percurso e velocidade, evitando colisão com outras embarcações. O sistema tem como objetivo principal comprovar a viabilidade de navios sem assistência humana.

     Ao refazer a jornada histórica, o reluzente Mayflower não só provará sua capacidade de navegação autônoma, como também coletará informações da vida marinha, monitorando constantemente a temperatura e os níveis de sal e oxigênio das águas, além de verificar a existência de microplásticos poluentes no mar. Outro dispositivo especial são os microfones, que captarão sons emitidos por baleias encontradas pelo caminho.

    Apesar de toda a tecnologia e cuidados, o grau de aventura do projeto é inequívoco — sujeito, evidentemente, a contratempos, chuvas e trovoadas. Poucos dias depois da primeira partida do porto de Plymouth, em 15 de junho, com 10% do percurso já concluído, um problema no gerador a diesel forçou o retorno da embarcação à Inglaterra para reparo e, até 29 de junho, o barco aguardava sinal verde para zarpar novamente.

    Embora os percalços existam, a empolgação com o Mayflower e com outros barcos do tipo não arrefeceu. Com os últimos avanços, a tecnologia já tornou semiautônomos alguns processos de carga e descarga nos portos mais avançados. Até agora, depois de alguns anos de testes, existem dificuldades técnicas e legais a superar antes de pôr para rodar os aguardados carros autônomos. Imagine o tamanho do problema quando se trata de cargueiros e petroleiros de 10000 toneladas. Para chegar lá, as esperanças estão depositadas no sucesso de embarcações como o moderno Mayflower. Assim como a sua versão histórica, ele pode ficar marcado como o navio pioneiro de uma grande mudança.

(Sabrina Brito. Águas remotas. Veja, 07.07.2021. Adaptado)

Assinale a alternativa que substitui os trechos destacados na passagem a seguir, compondo enunciados de acordo com a norma-padrão de concordância e de emprego dos tempos verbais.


Até agora, depois de alguns anos de testes, existem dificuldades técnicas e legais a superar antes de pôr para rodar os aguardados carros autônomos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa A

    Solicita-se indicação da assertiva que substitua os termos destacados mantendo-se correção e coerência textual:

    "Até agora, depois de alguns anos de testes, existem dificuldades técnicas e legais a superar antes de pôr para rodar os aguardados carros autônomos."

    A) Naquela ocasião … existiam … que era preciso superar … que se pusessem

    "Naquela ocasião, depois de alguns anos de testes, existiam dificuldades técnicas e legais que era preciso superar antes que se pusessem para rodar os aguardados carros autônomos."

    A construção "naquela ocasião", adjunto adverbial deslocado para o início da construção, indica ação passada, tempo pretérito, concordando com o verbo "existiam", forma de pretérito imperfeito do indicativo, ao qual se liga.

    A forma verbal copulativa "era", em construção destituída de sua ordem natural, permanece singular para concordar com seu sujeito oracional "superar as dificuldades técnicas e legais que existiam era preciso".

    A construção "que se pusessem", munida de verbo transitivo direto, é forma de voz passiva sintética e mantem a correlação pretérita encontrada no restante da passagem. O sujeito da forma verbal é a construção "os aguardados carros autônomos.".

    ---

    Todas as demais alternativas possuem flagrantes erros de concordância e correlação verbal.

  • Vunesp, aos poucos, subindo o nível

  • Alguém consegue identificar os erros das outras alterantivas e colocar aqui pra gente?

  • Tempos verbais realmente não é a minha praia

  • Até agora tentando entender a questão kkkk

  • galera ficava falando q a banca era facil, agora ta ai o monstro que vcs criaram kkkkk

  • Questão complicada, sem entendimento.

  • Até agora, depois de alguns anos de testes, existem dificuldades técnicas e legais a superar antes de pôr para rodar os aguardados carros autônomos.

    (A)Naquela ocasião … existiam … que era preciso superar … que se pusessem

    (B)Futuramente … existirão … que precisava ser superada … que se punham

    (B)Futuramente … existirão … que precisarão ser superadas … que se punham

    (C)Desde então … existiriam … que seriam preciso superar … que se poria

    Desde então … existiriam … que seria preciso superar … que se pusessem.

    (D)Talvez … existam … que seriam preciso superar … que se põe

    Talvez … existam … que seja preciso superar … que se punham

    (E)Certamente existissem … que precisava ser superada … que se puseram

    Se é certo o verbo não pode estar no subjuntivo.

  • Questão esquisita!

  • nossa questão difícil essa

  • Demorei horrores pra entender o que ele queria.

  • Questão difícil não é aquela que a gente não sabe a resposta, mas sim a que a gente não sabe nem o que ela tá pedindo. Essa pra mim foi difícil demais.

  • A = Pretérito + Pretérito + Pretérito + Pretérito

    B = Futuro + Futuro + Pretérito + Presente

    C = Passado + Futuro + Futuro + Futuro

    D = Possibilidade + Presente do Subjuntivo + Futuro do Pretérito + Presente do Indicativo

    E = Certeza + Pretérito Imperfeito do Subjuntivo + Pretérito Imperfeito do Indicativo + Pretérito Perfeito

    Fora os erros de Concordância Verbal.

    Eu matei assim da pra acertar pela vertical.

    GAB A.

  • A questão requer conhecimento acerca de concordância verbal, correlação entre os tempos verbais e coerência textual.


    Alternativa (A) correta - Em “naquela ocasião”, o pronome demonstrativo aquela tem função dêitica temporal e refere-se a um tempo remoto no passado; por isso, os tempos verbais estão flexionados no pretérito, mantendo a coerência textual.


    Alternativa (B) incorreta - “Futuramente” - advérbio de tempo referindo-se ao futuro; “existirão” - futuro do presente; “precisava ser superada” e “punham” - pretérito imperfeito do indicativo. Os tempos verbais não estão relacionados, todos deveriam estar no futuro.


    Alternativa (C) incorreta - “Desde então” requer os tempos verbais flexionados no presente do indicativo, o que não ocorre, pois estão conjugados no futuro do pretérito do indicativo.


    Alternativa (D) incorreta - Ao iniciar com advérbio de dúvida “talvez”, todos os tempos verbais deveriam ser flexionados no modo subjuntivo - modo este que indica dúvida, possibilidade, condição, hipótese e desejo -, apenas a forma verbal “existam” está no subjuntivo.


    Alternativa (E) incorreta - Não mantém coerência o advérbio de afirmação “certamente” com a forma verbal “existissem” (pretérito imperfeito do subjuntivo), já que este exprime condição, possibilidade, incerteza.


    Gabarito da professora: alternativa (A).

  • A maioria não entendeu o que a questão pediu.
  • A

    Questão excelente, Vunesp subindo o nível.

  • Essa foi a forma que conseguir acertar a questão.

    Até agora = Adverbio de tempo "Ainda ", que também pode ser substituido por até então, até este momento ( presente)

    Eliminamos ( Talvez " adverbio de dúvida) - Certamente ( adverbio de afirmação ) Futuramente ( adverbio de tempo que está por vir ).

    Restam - Naquela ocasião e desde então.

    Existem = presente.

    Desde então é tempo passado... queremos presente, pois " até agora" representa o presente.

    Dai só resta por eliminação a letra A. As outras alternativas é só tempo e modo verbal.

  • Alguém poderia me explicar o porquê de "era" e não "eram" na alternativa A (a correta).

  • Ótima ! A

  • Pensei que seria " que eram preciso superar "...

    o verbo não está se referindo às dificuldades? Não deveria estar flexionado? Alguém pra esclarecer?

  • Não entendi muito essa questão. Cadê o Lucas para vir explicar pra gente? É até triste vir aqui nos comentários e não ver explicação dele :(