SóProvas


ID
5516836
Banca
FCC
Órgão
PGE-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

“...se o poder constituinte se destina a criar uma constituição concebida como organização e limitação do poder, não se vê como esta ‘vontade de constituição’ pode deixar de condicionar a vontade do criador. Por outro lado, este criador, este sujeito constituinte, este povo ou nação, é estruturado e obedece a padrões e modelos de condutas espirituais, culturais, éticos e sociais radicados na consciência jurídica geral da comunidade e, nesta medida, considerados como ‘vontade do povo’. Além disto, as experiências humanas vão revelando a indispensabilidade de observância de certos princípios de justiça que, independentemente da sua configuração (como princípios suprapositivos ou como princípios supralegais mas intra-jurídicos) são compreendidos como limites da liberdade e omnipotência do poder constituinte. Acresce que um sistema jurídico interno (nacional, estadual) não pode, hoje, estar out da comunidade internacional. Encontra-se vinculado a princípios de direito internacional (princípio da independência, princípio da autodeterminação, princípio da observância de direitos humanos).”

(CANOTILHO, Joaquim José Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição)

No excerto acima transcrito, o autor discorre sobre a

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Além disto, as experiências humanas vão revelando a indispensabilidade de observância de certos princípios de justiça que, independentemente da sua configuração (como princípios suprapositivos ou como princípios supralegais mas intra-jurídicos) são compreendidos como limites da liberdade e omnipotência do poder constituinte.

  • Para a doutrina clássica o poder constituinte originário é ilimitado. Já para Canotilho, o poder constituinte originário tem condicionantes, como os apresentados no texto por exemplo.
  • Já na segunda linha do enunciado se pode perceber que se está a tratar de limitações a visão clássica do Poder Constituinte Originário, que o tinha por ilimitado. No decorrer da citação, o autor trata de diversos limites materiais a que o PCO se encontra vinculado, a exemplo de "padrões e modelos de condutas espirituais, culturais, éticos e sociais radicados na consciência jurídica geral da comunidade".

  • pura interpretação, somente sabendo o que é o poder constituinte você pega o bizu

  • "não se vê como esta ‘vontade de constituição’ pode deixar de condicionar a vontade do criador."

    Lendo essa parte e ficando nela, dá pra acertar a questão. O problema é que a parte em que diz: "Encontra-se vinculado a princípios de direito internacional ". Leva o candidato (pelo menos eu) em erro. Mas foi bom pra parar de viajar e focar no simples.

  • O entendimento do Texto segue a corrente Jusnaturalista, em que se defende a existência de limites ao Poder constituinte originário. Tais limites encontram fundamento no Direito Natural, na dignidade da pessoa humana e nos tratados internacionais de Direitos humanos.