SóProvas


ID
5517919
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Modelo de Excelência de Gestão (MEG), desenvolvido pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), serve de parâmetro para as organizações públicas aprimorarem suas práticas de gestão.
Assinale a opção que apresenta apenas fundamentos desse modelo. 

Alternativas
Comentários
  • ✅Letra B.

    08 fundamentos da Gestão da Qualidade:

    -Pensamento sistêmico.

    -Aprendizado organizacional.

    -Liderança transformadora.

    -Compromisso com as partes interessadas.

    -Adaptabilidade.

    -Desenvolvimento sustentável.

    -Orientação por processos.

    -Geração de valor.

    Fonte: PDFs Estratégia Concursos.

    Erros? Só avisar!! TOIL!! ✍✿

  • Excelência nos serviços públicos: O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG)

     

    1) Pensamento sistêmico - compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.

     

    2) Aprendizado organizacional e inovação - busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.

     

    3) Liderança transformadora - atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e suas partes interessadas, no curto e longo prazos - mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização; explorando as potencialidades das culturas presentes; preparando líderes e pessoas; e interagindo com as partes interessadas.

     

    4) Compromisso com as partes interessadas - estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos, em uma perspectiva de curto e longo prazos.

     

    5) Adaptabilidade - flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil, frente a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto.

     

    6) Desenvolvimento sustentável - compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente.

     

    7) Orientação por processos - reconhecimento de que a organização é um conjunto de processos, que precisam ser entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das estruturas: organizacional, de trabalho e de gestão. Os processos devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades, de forma a agregar valor para a organização e as partes interessadas.

     

    8) Geração de valor - alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas as partes interessadas.

  • CLA do PAI GODE

    Compromisso com as partes interessadas

    Liderança transformadora

    Adaptabilidade

    Pensamento sistêmico: visualizar o todo. Compreender as relações entre os componentes dentro da organização, e entre esses com o ambiente externo à organização.

    Aprendizado organizacional e Inovação: buscar novos níveis para organização e a força de trabalho, criando um ambiente favorável à criatividade, experimentação, implementação de novas ideias que possam gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.

    Geração de valor: econômicos, sociais, ambientais, para os processos que compõem a organização, visando atender as necessidades das partes que a compõem

    Orientação por processos: organização é formada por processos, que devem ser compreendidos em sua totalidade, visando a eficiência e da eficácia nas atividades, de forma a agregar valores para organização e as partes interessadas.

    Desenvolvimento sustentável

  • FUNDAMENTOS MEG (7) - Modelo Excelência de Gestão (FNQ)

    1 - Pensamento Sistêmico

    2 - Aprendizado e Inovação

    3 - Liderança Transformadora

    4 - Compromisso c/ partes

    5 - Adaptabilidade

    6 - Desenv. Sustentável

    7 - Orientação por processos

    Gabarito: B

  • GAB B

    SÃO FUNDAMENTOS BÁSICOS DO MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO:

    1. PENSAMENTO SISTÊMICO: É preciso que todos os colaboradores tenham o entendimento de que todas as atividades da organização possuem relação de interdependência, seja internamente, seja entre a organização e o ambiente com o qual interage.
    2. APRENDIZADO ORGANIZACIONAL E INOVAÇÃO: Para ser competitiva no mercado, toda organização, seus colaboradores e redes precisam sempre buscar novos patamares de competência, por meio de um ciclo de aprendizado permanente.
    3. LIDERANÇA TRANSFORMADORA: Corresponde à atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, sempre atenta aos cenários e tendências e seus possíveis impactos para a organização e as partes interessadas, mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da empresa, preparando líderes e pessoas.
    4. COMPROMISSO COM AS PARTES INTERESSADAS: É preciso o entendimento das necessidades e demandas, bem como o estabelecimento de pactos com as partes interessadas, em especial os clientes, suas inter-relações com as estratégias e com os processos, em uma perspectiva de curto e longo prazos.
    5. ADAPTABILIDADE: Toda organização tem de ter flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil. Sem essa agilidade, nossas chances de sermos bem-sucedidos diminuem drasticamente.
    6. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Corresponde ao compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida por meio de um comportamento ético e transparente.
    7. ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS: Neste Fundamento, fica clara a importância dos processos, que devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades, utilizando dados e informações de forma a agregar valor para as organizações e as partes interessadas.
    8. GERAÇÃO DE VALOR: De nada valeria todos os esforços se eles, no final, não estivessem voltados para o alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas primeiramente dos clientes e das demais partes interessadas.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • O (MEG) é uma metodologia de avaliação, autoavaliação e reconhecimento das boas práticas de gestão, sendo adotado pela FNQ (Fundação Nacional da Qualidade).

    Esse modelo é composto por 08 fundamentos de referência, visando assim, a autoavaliação e obter um diagnóstico da gestão.

    Esses fundamentos são: Pensamento sistêmico, Aprendizado organizacional e inovação, Liderança transformadora, Compromisso com as partes interessadas, Adaptabilidade, Desenvolvimento sustentável, Orientação por processos e Geração de valor.

    Em face do exposto, temos que a alternativa correta será a letra B.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Para responder questões sobre os fundamentos do MEG, podemos utilizar nosso mnemônico PLACA DOG (para você nunca mais esquecer):

    P Pensamento sistêmico

    L Liderança transformadora

    A Aprendizado organizacional e inovação

    C Compromisso com as partes interessadas

    A Adaptabilidade

    D Desenvolvimento sustentável

    O Orientação por processos (processos)

    G Geração de valor

    Sabendo disso, vamos analisar as alternativas:

    Alternativa A: Errado. Compromisso financeiro e orientação funcional não são fundamentos do MEG e sim compromisso com as partes interessadas e orientação por processos.

    Alternativa B: Correto. A alternativa contempla corretamente fundamentos do MEG.

    Alternativa C: Errado. Compromisso financeiro não é um fundamento do MEG e sim compromisso com as partes interessadas

    Alternativa D: Errado. Orientação funcional não é um fundamento do MEG e sim a orientação por processos.

    Alternativa E: Errado. Desenvolvimento tecnológico não é um fundamento do MEG e sim o desenvolvimento sustentável.

    Gabarito: B

  • GABARITO: B

    Segundo a FNQ, os fundamentos da excelência traduzem em práticas, processos ou fatores de desempenho encontrados em organizações classe mundial, que buscam constantemente se aperfeiçoar e se adaptar às mudanças globais.

    Para o MEG 21 (p.9-12), os fundamentos de excelência são os seguintes:

    PENSAMENTO SISTÊMICO

    • Compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.

    COMPROMISSO COM AS PARTES INTERESSADAS

    • Estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos, numa perspectiva de curto e longo prazos.

    APRENDIZADO ORGANIZACIONAL E INOVAÇÃO

    • Busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.

    ADAPTABILIDADE

    • Flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil, frente a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto.

    LIDERANÇA TRANSFORMADORA

    • Atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e suas partes interessadas, nos curto e longo prazos; mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização; explorando as potencialidades das culturas presentes; preparando líderes e pessoas; e interagindo com as partes interessadas.

    DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

    • Compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente.

    ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS

    • Reconhecimento de que a organização é um conjunto de processos, que precisam ser entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das estruturas: organizacional, de trabalho e de gestão. Os processos devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades, de forma a agregar valor para a organização e as partes interessadas.

    GERAÇÃO DE VALOR

    • Alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas das partes interessadas.

    Fonte:

    FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (FNQ). NOVO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO® – MEG.

  • A) Pensamento sistêmico, compromisso financeiro e orientação funcional. <- Compromisso com partes interessadas

    B) Pensamento sistêmico, adaptabilidade e liderança transformadora.

    C) Compromisso financeiro, adaptabilidade e liderança transformadora. <- Compromisso com partes interessadas

    D) Orientação funcional, liderança transformadora e geração de valor. <- Orientação por processos

    E) Desenvolvimento tecnológico, geração de valor e liderança transformadora. <- Desenvolvimento sustentável

  • GABARITO: LETRA B

    O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) está alicerçado em oito Fundamentos da Excelência

    1. Pensamento sistêmico: compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.

    2. Aprendizado organizacional e inovação: busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.

    3. Liderança transformadora: atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e suas partes interessadas, no curto e longo prazos - mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização; explorando as potencialidades das culturas presentes; preparando líderes e pessoas; e interagindo com as partes interessadas.

    4. Compromisso com as partes interessadas: estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos, em uma perspectiva de curto e longo prazos. 

    5. Adaptabilidade: flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil, frente a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto.

    6. Desenvolvimento sustentável: compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente.

    7. Orientação por processos: reconhecimento de que a organização é um conjunto de processos, que precisam ser entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das estruturas: organizacional, de trabalho e de gestão. Os processos devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades, de forma a agregar valor para a organização e as partes interessadas.

    8. Geração de valor: alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas as partes interessadas.

    FONTE: http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao/fundamentos

  • GAB: B

    FUNDAMENTOS DO MEG (MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO):

    1) Pensamento sistêmico

    2) Aprendizado organizacional e inovação

    3) Liderança transformadora

    4) Compromisso com as partes interessadas

    5) Adaptabilidade

    6) Desenvolvimento sustentável

    7) Orientação por processos

    8) Geração de valor

    https://fnq.org.br/fundamentos/

  • [GABARITO: LETRA B]

    Quais são os fundamentos da excelência?

    •    Pensamento sistêmico.
    •    Compromisso com as partes interessadas.
    •    Aprendizado Organizacional e Inovação.
    •    Adaptabilidade.
    •    Liderança transformadora.
    •    Desenvolvimento sustentável.
    •    Orientação por processos.
    •    Geração de valor.
  • CAGALIDOP

    Compromisso com as partes

    Adaptabilidade

    Geração de Valor

    Aprendizagem organizacional e inovação

    Liderança transformadora

    Desenvolvimento sustentável

    Orientação por processo

    Pensamento sistêmico

  • Os oito Fundamentos da Excelência, na 21a edição do MEG, são:

    1. Pensamento sistêmico;

    2. Aprendizado organizacional e inovação;

    3. Liderança transformadora;

    4. Compromisso com as partes interessadas;

    5. Adaptabilidade;

    6. Desenvolvimento sustentável;

    7. Orientação por processos;

    8. Geração de valor.