SóProvas


ID
5519248
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Itapecerica da Serra - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir sobre o controle externo da execução orçamentária, previsto na Lei 4.320/1964, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O controle da execução orçamentária, pelo Poder Executivo, terá por objetivo verificar a probidade da administração, a guarda e legal emprego dos dinheiros públicos e o cumprimento da Lei de Orçamento.
( ) Quando no Município houver Tribunal de Contas ou órgão equivalente, a Câmara de Vereadores poderá designar peritos contadores para verificarem as contas do prefeito e sobre elas emitirem parecer.
( ) As contas do Poder Executivo serão submetidas ao Tribunal de Contas ou órgão equivalente, com Parecer prévio do Poder Legislativo.
( ) O Poder Executivo, anualmente, prestará contas ao Poder Legislativo, no prazo estabelecido nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

    F I. controle da execução orçamentáriapelo Poder Legislativo.

    F II. Art. 82 § 2º Quando, no Município não houver Tribunal de Contas ou órgão equivalente, a Câmara de Vereadores poderá designar peritos contadores para verificarem as contas do prefeito e sôbre elas emitirem parecer.

    F III. Art. 82 § 1º As contas do Poder Executivo serão submetidas ao Poder Legislativo, com Parecer prévio do Tribunal de Contas ou órgão equivalente.

    V IV. Art. 82. O Poder Executivoanualmenteprestará contas ao Poder Legislativo, no prazo estabelecido nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o controle externo da execução orçamentária, segundo a lei 4.320/64. Dito isso, julguemos as afirmativas apresentadas.

    (F) O controle da execução orçamentária, pelo Poder Executivo, terá por objetivo verificar a probidade da administração, a guarda e legal emprego dos dinheiros públicos e o cumprimento da Lei de Orçamento.

    • Lei n° 4.320/64, Art. 81. O controle da execução orçamentária, pelo Poder Legislativo, terá por objetivo verificar a probidade da administração, a guarda e legal emprego dos dinheiros públicos e o cumprimento da Lei de Orçamento.

    (F) Quando no Município houver Tribunal de Contas ou órgão equivalente, a Câmara de Vereadores poderá designar peritos contadores para verificarem as contas do prefeito e sobre elas emitirem parecer.

    • Lei n° 4.320/64, artigo 82, §2º  Quando, no Munícipio não houver Tribunal de Contas ou órgão equivalente, a Câmara de Vereadores poderá designar peritos contadores para verificarem as contas do prefeito e sobre elas emitirem parecer.

    (F) As contas do Poder Executivo serão submetidas ao Tribunal de Contas ou órgão equivalente, com Parecer prévio do Poder Legislativo.

    • Lei n° 4.320/64, artigo 82, § 1º As contas do Poder Executivo serão submetidas ao Poder Legislativo, com Parecer prévio do Tribunal de Contas ou órgão equivalente.

    (V) O Poder Executivo, anualmente, prestará contas ao Poder Legislativo, no prazo estabelecido nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios.

    • Conforme o Art. 82 da lei 4.320/1964

    Concluímos, portanto, que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    LEI No 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964.

  • Questão sobre o controle da execução orçamentária.

    O ciclo orçamentário pode ser definido como o intervalo de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público. É composto pelas seguintes atividades básicas:

    (1) elaboração orçamentária.
    (2) votação e aprovação do orçamento.
    (3) execução orçamentária.
    (4) controle e avaliação orçamentária.

    O controle e avaliação do orçamento são realizados de forma contínua, sobretudo pelos órgãos de controle externo e interno. Nesse contexto, existem diversas normas que abordam o controle da execução orçamentária, desde a própria Constituição Federal até normativos infralegais.

    Dica! Apesar de bastante antiga, a Lei n.º 4.320/64 traz relevantes regras sobre Direito Financeiro. É imprescindível conhecer seus dispositivos para ir bem em provas de AFO. Quando essa lei é cobrada em provas, é quase sempre de forma literal (como no caso dessa questão). Por isso, recomendo ler diversas vezes seus dispositivos.

    Feita a pequena revisão, já podemos analisar as afirmativas tendo como base a Lei n.º 4.320/1964:

    (F) Falsa, esse é o controle exercido pelo Poder Legislativo, conforme Lei n.º 4.320/1964:

    “Art. 81. O controle da execução orçamentária, pelo Poder Legislativo, terá por objetivo verificar a probidade da administração, a guarda e legal emprego dos dinheiros públicos e o cumprimento da Lei de Orçamento."

    (F) Falsa, peritos contadores são para municípios sem tribunal de contas ou órgão equivalente, conforme Lei n.º 4.320/1964:

    “Art. 82 § 2º Quando, no Município não houver Tribunal de Contas ou órgão equivalente, a Câmara de Vereadores poderá designar peritos contadores para verificarem as contas do prefeito e sobre elas emitirem parecer."

    (F) Falsa, as contas são submetidas ao Poder Legislativo, com parecer prévio do Tribunal de Contas, conforme Lei n.º 4.320/1964:

    “Art. 82 § 1º As contas do Poder Executivo serão submetidas ao Poder Legislativo, com Parecer prévio do Tribunal de Contas ou órgão equivalente."

    (V) Verdadeira, de acordo com a Lei n.º 4.320/1964:

    “Art. 82. O Poder Executivo, anualmente, prestará contas ao Poder Legislativo, no prazo estabelecido nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios."

    A sequência correta é F - F - F - V.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Questão sobre o controle da execução orçamentária.

    O ciclo orçamentário pode ser definido como o intervalo de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público. É composto pelas seguintes atividades básicas:

    (1) elaboração orçamentária

    (2) votação e aprovação do orçamento

    (3) execução orçamentária

    (4) controle e avaliação orçamentária

    O controle e avaliação do orçamento é realizado de forma contínua, sobretudo pelos órgãos de controle externo e interno. Nesse contexto, existem diversas normas que abordam o controle da execução orçamentária, desde a própria Constituição Federal até normativos infralegais.

    Dica! Apesar de bastante antiga, a Lei nº 4.320/64 traz relevantes regras sobre Direito Financeiro. É imprescindível conhecer seus dispositivos para ir bem em provas de AFO. Quando essa lei é cobrada em provas, é quase sempre de forma literal (como no caso dessa questão). Por isso, recomendo ler diversas vezes seus dispositivos.

    Feita a pequena revisão, já podemos analisar as afirmativas tendo como base a Lei nº 4.320/1964:

    (F) Falso, esse é o controle exercido pelo Poder Legislativo, conforme Lei nº 4.320/1964:

    “Art. 81. O controle da execução orçamentária, pelo Poder Legislativo, terá por objetivo verificar a probidade da administração, a guarda e legal emprego dos dinheiros públicos e o cumprimento da Lei de Orçamento. ”

    (F) Falso, peritos contadores é para municípios sem tribunal de contas ou órgão equivalente, conforme Lei nº 4.320/1964:

    “Art. 82 § 2º Quando, no Munícipio não houver Tribunal de Contas ou órgão equivalente, a Câmara de Vereadores poderá designar peritos contadores para verificarem as contas do prefeito e sobre elas emitirem parecer. ”

    (F) Falso, as contas são submetidas ao Poder Legislativo, com parecer prévio do Tribunal de Contas, conforme Lei nº 4.320/1964:

    “Art. 82 § 1º As contas do Poder Executivo serão submetidas ao Poder Legislativo, com Parecer prévio do Tribunal de Contas ou órgão equivalente. ”

    (V) Verdadeiro, de acordo com a Lei nº 4.320/1964:

    “Art. 82. O Poder Executivo, anualmente, prestará contas ao Poder Legislativo, no prazo estabelecido nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios. ”

    A sequência correta é F F F V.

     

    Gabarito do Professor: Letra C