SóProvas


ID
5520805
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS - SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

    Diversos são os sentidos do termo “estado”, e isso porque diversos podem ser os ângulos em que pode ser enfocado.


    No sentido, porém, de sociedade política permanente, a denominação “Estado” surge no século XVI, na obra O Príncipe, de Maquiavel, indicando, no entanto, as comunidades formadas pelas cidades-Estado.


    A evolução da instituição acabou culminando no surgimento do Estado de direito, noção que se baseia na regra de que ao mesmo tempo em que o Estado cria o direito deve se sujeitar a ele. A fórmula do rule of law prosperou de tal forma que, no mundo jurídico ocidental, se tornou um postulado fundamental.


José dos Santos Carvalho Filho. Manual de direito administrativo.

32.ª ed., rev., atual. e ampl. São Paulo: Atlas, 2018 (com adaptações). 

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item quanto a Estado, a governo e à Administração Pública.


A organização e o controle social são de responsabilidade do Estado, que é o detentor legítimo e exclusivo do uso da força.

Alternativas
Comentários
  • O estado portanto será uma comunidade humana que detém, com sucesso, o monopólio do uso legítimo da força física sobre um território dado

  • Controle social é de responsabilidade do Estado?

    pfff...

    Quadrix quadricando...

  • De onde a Quadrix tira essas questões ?? Gente do céu!

  • Exclusivo?

  • O termo “Controle Social” é a competência que tem a sociedade civil de intervir nas políticas públicas, em conjunto com o Estado, para determinar suas necessidades, interesses e monitorar a execução dessas políticas.

  • Definição de Estado de Max Weber.

  • Vivendo e desaprendendo. rs

  • "..o detentor legítimo e exclusivo do uso da força" até vai, apesar de ser uma declaração genérica. Agora, dizer que o controle social é de responsabilidade do Estado é forçar a barra demais; tudo bem, o Estado cria as regras para o controle social, mas isso não significa que é responsabilidade dele.

    Questão insetóide de uma banca inseto.

  • Gabarito: CERTO

    Me pergunto de Max Weber estava no edital como tema para cobrança nesse concurso...

    Para Weber, “Estado é uma comunidade humana que pretende, com êxito, o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território. Especificamente, no momento presente, o direito de usar a força física é atribuído a outras instituições ou pessoas apenas na medida em que o Estado o permite. O Estado é considerado como a única fonte do ‘direito’ de usar a violência”.

    WEBER, Max. Ensaios de Sociologia.

    Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1982, p.98.

    Q1003857 "Sobre o conceito de Estado moderno, de acordo com Max Weber, é correto afirmar que D) somente ao Estado é autorizado o uso legal da força e da coerção física sobre os indivíduos, por meio do monopólio da violência como uma exclusividade legal e um procedimento que não pode ser executado por qualquer outro grupo ou instituição, a não ser de forma ilegal."

  • Da próxima vez que eu vir uma questão com esse nível de "desconhecimento", juro que pulo pra outra pra não perder meu tempo!!!

  • A presente questão trata do tema controle da administração pública.

     

    Para responder ao enunciado apresentado pela Banca, importante conhecermos os ensinamentos da obra de Max Weber, confira-se:

     

    “Estado é uma comunidade humana que pretende, com êxito, o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território. Especificamente, no momento presente, o direito de usar a força física é atribuído a outras instituições ou pessoas apenas na medida em que o Estado o permite. O Estado é considerado como a única fonte do ‘direito’ de usar a violência”.

     

    Pelo exposto, a afirmação mostra-se totalmente correta.

     



    Gabarito da banca e do professor: CERTO

     

    WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1982, p.98.

  • saudade de quando as bancas cobravam maior parte da lei seca
  • É exclusivo do estado o uso da força física sobre um território.