SóProvas


ID
5520832
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS - SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

    Muitos são os conceitos encontrados nos autores modernos de direito. Alguns levam em conta apenas as atividades administrativas em si mesmas; outros preferem dar relevo aos fins desejados pelo Estado. Em nosso entender, porém, o direito administrativo, com a evolução que o vem impulsionando contemporaneamente, há de focar-se em dois tipos fundamentais de relações jurídicas: uma, de caráter interno, que existe entre as pessoas administrativas e entre os órgãos que as compõem; outra, de caráter externo, que se forma entre o Estado e a coletividade em geral.


José dos Santos Carvalho Filho. Manual de direito administrativo.

32.ª ed., rev., atual. e ampl. São Paulo: Atlas, 2018 (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue o item. 


O conjunto de atribuições e responsabilidades previsto na estrutura organizacional de uma instituição pública é denominado função pública.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3o Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Parágrafo único.

    http://www.planalto.gov.br › leis

  • Fundamento -Art. 3  da lei 8112 Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    Parágrafo único.  Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

  • NAO É FUNÇÃO PUBLICA, É CARGO PUBLICO

  • Trata-se de questão de caráter estritamente conceitual.

    Em rigor, a definição proposta pela Banca vem a ser pertinente aos cargos públicos, e não às funções públicas, como se pode extrair do teor do art. 3º da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 3o  Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor."

    Por seu turno, a ideia de função pública também está ligada a um conjunto de atribuições. No entanto, a este conjunto não corresponde um cargo ou um emprego. É o que ensina Maria Sylvia Di Pietro:

    "No entanto, ao lado do cargo e do emprego, que têm uma individualidade própria, definida em lei, existem atribuições também exercidas por servidores públicos, mas sem que lhes corresponda um cargo ou emprego. Fala-se, então, em função dando-se lhe um conceito residual: é o conjunto de atribuições às quais não corresponde um cargo ou emprego."

    Com essas considerações, confirma-se o desacerto da presente afirmativa proposta pela banca.


    Gabarito do professor: ERRADO


    Referências Bibliográficas:
    DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 26ª ed. São Paulo: Atlas, 2013, p. 594.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 3o Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

  • O conjunto de atribuições e responsabilidades previsto na estrutura organizacional de uma instituição pública é denominado função pública. Resposta: Errado.

    Cargo público: ocupado por servidor público;

    Emprego público: ocupado por empregado público em entidade privada ou pública da Administração indireta;

    Função Pública: conjunto de atribuições destinadas aos agentes públicos temporários ou de confiança.

  • Art. 3o  Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.