SóProvas


ID
5522101
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Algumas frases permitem mais de um tipo de concordância. Analisando as frases a seguir e as duas formas entre parênteses, assinale aquela em que somente uma das formas verbais é permitida de acordo com a gramática normativa, ao olhar de Mauro Ferreira.

Alternativas
Comentários
  • a) expressões "um dos que" verbo pode ser plural ou singular. (corretas)

    b) sujeito composto + "ou" indicando EXCLUSÃO o verbo só será no singular (apenas uma correta)

    d) verbo antes do sujeito pode ser sing ou plural (corretas)

  • GABARITO: B

    O examinador quer que você ache um caso de concordância em que o verbo só pode estar no singular. Vamos lá:

    a) Ele foi um dos representantes que (reclamou / reclamaram) dos formulários enviados. → Errado. Quando nós temos esta construção "um dos que...", o verbo pode ficar no singular ou no plural.

     

    b) Antônio Luiz ou Paulo Junior (será / serão) o goleiro titular. → Correto. Aqui só admite uma concordância. É assim: Se os núcleos estiverem ligados pelo ou, você precisa olhar qual é o sentido da frase.

    Se ela indicar...

    1. exclusão, o verbo fica no singular.
    2. Indicou adição? Plural.
    3. Ah, e se indicar um sinônimo? Verbo no singular.
    4. Vi que indicou um antônimo. E agora? Verbo no plural.

    Exemplos respectivos:

    1. Maria ou João será o próximo Presidente da República (exclusão, pois não há como Maria e João, ao mesmo tempo, ocuparem o mesmo cargo, logo verbo no singular);
    2. O Santos ou o Fluminense têm grande chance de conquistar o coração das torcidas no campeonato (adição, pois os dois podem conquistar o coração das torcidas, logo o verbo ter ficará no plural);
    3. O Flamengo ou Mengão sempre morará em meu coração (sinonímia, pois Mengão é sinônimo de Flamengo, por isso o verbo ficará no singular);
    4. O amor ou o ódio não fazem bem à saúde (antônimo, pois amor é o contrário de ódio, logo o verbo ficará no plural).

    ➥ Veja que, pelo sentido da frase da alternativa, Antônio OU Paulo será o goleiro titular. Como os termos indicam exclusão, o verbo fica no singular, beleza?

     

    c) O professor, tu e dois funcionários (ficareis / ficarão) na escola durante o evento. → Errado. Aqui o verbo admite as duas concordâncias.

    É assim: Para haver concordância adequada com pessoas gramaticais diferentes (eu, tu, ele...), segue-se a ordem de prioridade: a 1ª pessoa prevalece sobre a 2ª, que prevalece sobre a 3ª. Exemplos:

    1. Eu e ele (=nós) nos tornaremos pessoas melhores;
    2. Tu e ele (=vós) vos tornareis pessoas melhores.

    ➥ No segundo exemplo, também é aceita a concordância do verbo com a terceira pessoa: "tu e ele (vocês) se tornarão..."

    ➥ Isso é o que acontece na questão, pessoal: Temos um sujeito formado pela (tu) epessoa (o professor, dois funcionários: eles), logo o verbo ficará na 2ª pessoa do plural, pois esta prevalece sobre a 3ª. Mas também se admite, como eu já disse, a concordância na 3ª pessoa do plural (ficarão).

    • Dê uma olhada nesta aula muito boa: youtube.com/watch?v=C_K_2XSK_S0&t=601s (Concordância com pessoas gramaticais diferentes - Professor Fábio Alves).

     

    d) (Abalou / abalaram) os novos empreendedores a queda nas vendas e as dívidas. → Errado. Aqui temos um caso especial de concordância quando o sujeito é composto.

    • Se o verbo vier antes do sujeito, concordará com o mais próximo OU com o todo: É fabricado/são fabricados o boneco e a casinha
    • Se vier depois do sujeito, pode concordar com o todo, deste jeito: O boneco e a casinha são fabricados

    No caso da questão temos o primeiro caso.

     

    Questão chatinha...

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • Gabarito na alternativa B

    Solicita-se indicação da alternativa na qual apenas uma das flexões verbais é aplicável:

    A) Ele foi um dos representantes que (reclamou / reclamaram) dos formulários enviados. 

    Correta. Com a expressão "um dos que" a concordância é facultativa, podendo ser feita com o sujeito singular ou com o determinante plural.

    B) Antônio Luiz ou Paulo Junior (será / serão) o goleiro titular.

    Incorreta. Apenas a concordância singular é possível. Quando em construções com dois sujeitos ligados pela conjunção alternativa "ou", sendo a ação praticável ou alcançável por apenas um sujeito, aplica-se exclusivamente a concordância singular.

    Importante conceituar: o termo "ou" é conjunção alternativa, não assumindo outra classificação dentre as conjunções.

    Com isso posto, deve-se entender que a conjunção alternativa "ou", que sempre indicará alternância, pode fazê-lo de diferentes formas:

    Alternatividade exclusiva: Indica a ocorrência de um ou outro fato, de forma exclusiva. A ocorrência de um impossibilita ou torna dispensável a ocorrência de outro.

    "Flamengo ou Palmeiras será o campeão da libertadores." - Apenas um time pode vencer, apenas uma opção ocorrerá.

    Alternatividade inclusiva: Indica dois fatos, ou dois elementos, alternados, mas que não se excluem, equivalentes.

    "Cartão de crédito ou PIX são aceitos aqui." - Um sujeito pode usar um ou outro elemento, alternativamente, mas não há exclusão ou impossibilidade de um em relação ao outro.

    Alternatividade retificativa: Indica retificação, uma mesma ação que pode ocorrer de duas maneiras distintas.

    "Os jogadores ou jogador que se destacar receberá a bolsa." - Vários podem se destacar, mas há possibilidade de ser apenas um.

    C) O professor, tu e dois funcionários (ficareis / ficarão) na escola durante o evento. 

    Correta. No caso em tela, a multiplicidade de sujeitos permite que se faça preferência por forma de segunda pessoa do plural, presente a forma "tu" entre os sujeitos, ou se adote forma de terceira pessoa do plural.

    D) (Abalou / abalaram) os novos empreendedores a queda nas vendas e as dívidas. 

    Correta. Presente sujeito composto posposto, a concordância pode ocorrer naturalmente com o conjunto, "a queda nas vendas e as dívidas", ou apenas com o sujeito mais próximo "a queda nas vendas".

  • Apenas um dos sujeitos vai realizar a ação, portanto, impossível a variação do verbo no contexto;

    • fui na certa
  • Eu tenho um livro que diz que quando o "sujeito for formado pela expressão um dos... que, o verbo irá para o plural". Exemplo: Ele é um dos jogadores que mais atuaram pela Seleção. Nesse caso não é aceita forma singular. Fiquei com a pulga atrás da orelha e estou até agora tentando entender porque disseram que poderia ser utilizada tanto no plural quanto no singular na alternativa A. Mas não posso reclamar tanto, pois eu mesmo marquei a B, haja vista que o mesmo livro também afirma que quando o sujeito estiver ligado por ou o verbo ficará no singular quando houver ideia de exclusão.