A questão diz o seguinte: A definição da palavra “homem” afasta-se da linguagem denotativa por fazer uso de figuras de linguagem como a(o)
linguagem denotativa: é a linguagem caracterizada pelo uso de palavras com sentido literal (transmissão precisa de fatos, opiniões ou argumentos).
figuras de linguagem: são recursos linguísticos e estilísticos, geralmente utilizados para enriquecer um texto ou um diálogo, trazendo significados que ultrapassam o sentido literal das palavras.
a) Hipérbole: é uma figura de linguagem que engrandece, exagera uma ideia.
ex: Estou morrendo de sede.
- ERRADA - Não há no texto um exagero nos atributos físicos de nenhuma das 7 definições de "homem" como afirma essa alternativa.
b)Metonímia: É uma figura de linguagem em que há a troca de uma palavra por outra de sentido aproximado.
ex: Já li Guimarães Rosa várias vezes (trocaram o autor pela obra, não se pode ler o autor, e sim os livros, mas entendemos o sentido real da frase).
Se alguém pergunta para você: o que é um ser humano do sexo masculino;? Você responderá que é um HOMEM (4º definição de homem no enunciado), perceba que há uma troca de sentido aproximado comparando as características com o "ser".
- CORRETA- todas as 7 definições são sinônimas dos vários sentido de ser "homem", de ser "humano".
c) Pleonasmo: consiste em usar uma expressão redundante para reforçar uma ideia.
ex: “Detalhes tão pequenos de nós dois” (não existe detalhes grandes)
- Errada - Não há pleonasmo no enunciado.
d) Metáfora: é a comparação de dois elementos diferentes, estabelecendo-se uma relação de semelhança entre eles, essa relação costuma ter um sentido figurado.
ex: Aquele rapaz é um pavão de tão exibido. (Quando se compara o rapaz com o pavão, tem-se o objetivo de destacar o quanto ambos exibem seus atributos para chamar atenção para si).
- ERRADA- pois a alternativa diz que metáfora é a atribuição de qualidade ao objeto, mas ela é uma comparação e não atribuição.
e) Paradoxo: É uma figura de linguagem que “funde” conceitos opostos num mesmo enunciado. Desse modo, o paradoxo pode ser descrito como a expressão de uma ideia lógica por meio do emprego de termos opostos entre si.
ex: Essa menina parece que dorme acordada. (de forma denotativa não existe como dormir acordado, mas de forma conotativa significa que a menina está desatenta, pensando alto)
- ERRADA - Não há presença de paradoxo no enunciado da questão.
Fonte: Vários sites de língua portuguesa (toda matéria, todo estudo, mundo educação, Brasil escola, etc )