-
GABARITO: D
Boa questão essa! Guarde com carinho no seu caderno rsrs.
➥ Ele quer que a gente olhe para a concordância e colocação dos pronomes átonos (aquela história de próclise [não te amo], ênclise [segure-me quando eu cair] e mesóclise [comprá-lo-ia...], lembra?)
Vamos lá:
"Talvez HOUVESSE estrangeiros interessados em investir (...)" → Aqui o verbo haver possui sentido de existir. Nestes casos, ele não varia e deve ficar no singular.
- Complementando: Numa locução verbal (verbo auxiliar + principal), o verbo haver, tendo sentido de existir, contamina o auxiliar com sua intransitividade.
- Muitas vezes, a gente ouve por aí: "devem haver mais casos espalhados por aí". Veja que o verbo haver possui sentido de existir "devem existir mais casos...". Neste caso, ele contamina o verbo auxiliar com sua intransitividade. O correto é: "deve haver mais casos espalhados por aí...".
"(...) em investir nos projetos que SE DESENVOLVIAM na empresa" → O que se desenvolvia na empresa? Projetos. Projetos eram desenvolvidos. O verbo deve concordar com o termo a que refere.
"(...) DADAS as circunstâncias (...)" → Dado o quê? As circunstâncias. O termo deve concordar com o termo a que se refere, como em: "dado o movimento nos mercados..." ou, ainda, "dada a imaginação da criança...".
"(...) nunca SE PODERIAM desprezar recursos (...)" → O que nunca se poderia desprezar? Recursos. Recursos nunca poderiam ser desprezados. Sujeito no plural, verbo no...? Plural rsrs.
"procuramos parceiros o mais POSSÍVEL confiáveis para trabalhar conosco." → Pessoal, quando, na prova, vocês se depararem com esta construção (o... possível), vocês irão concordar o "possível" com o artigo o, independentemente do que vier no meio. Isso é muito recorrente em prova, por isso, atenção! Veja uns exemplos:
- Paisagens o mais belas possível (o...possível)
- Usava roupas as mais belas possíveis.(as...possíveis)
➥ Como o artigo o está no singular (o mais...), "possível" também permanecerá no singular, concordando com o artigo.
Espero ter ajudado.
Bons estudos! :)
-
Obrigada Lucas
-
HAVER com sentido de EXISTIR (ñ flexiona)
QUE pronome relativo ATRAI PRONOME
As circunstâncias DADAS
NUNCA (palavra negativa) atrai PRONOME
Artigo O - O mais POSSÍVEL
"Não espere o futuro mudar tua vida, porque o futuro é a consequência do presente."
-
ótima explicação.
-
O verbo haver quando puder ser trocado pelo verbo existir vai ficar no singular. Se a frase não fizer sentido com o verbo existir, não vai ser caso especial.
-
Acrescentando:
Como fazer a concordância com " o mais possível " ?
O termo "possível" não deve concordar com o substantivo, mas com o artigo que vem antes:
Vimos mulheres as mais bonitas possíveis.
Vimos mulheres a mais bonitas possível.
-------------------------------------------------------------
OBS:
Tal expressão também pode vir acompanhada pelo termos "o pior, o maior, o mais, o menos:
Ele atendeu o maior número de pacientes possível;
Comi frutas a mais gostosas possível na feira;
Os garotos faziam questões o menos difíceis possível.
Bons estudos!!!
-
Dicas para resolução:
1) Haver no sentido de existir é impessoal, isto é, invariável;
2) O pronome é atraído por palavras invariáveis, ou seja, palavras como: nunca e que atraem o pronome;
-
-
__________ estrangeiros interessados em investir nos projetos que ____________ na empresa. ___________ as circunstâncias, nunca ____________ desprezar recursos e procuramos parceiros o mais ____________ confiáveis para trabalhar conosco.
Alternativas
A) houvessem ... desenvolvia-se ... dado ... poderiam -se ... possível -> Vervo haver no sentido de "existir não varia, e como houvessem deriva do verbo haver ele não varia em pessoa se mantedo no singular
B) houvessem ... se desenvolvia ... dado ... se poderiam ... possíveis -> Mesmo erro da letra - A
C) houvesse ... desenvolviam-se ... dadas ... se poderia ... possível -> O pronome Se deveria estar em posição proclítica, pois o pronome relativo " que " é atrativo
D) houvesse ... se desenvolviam ... dadas ... se poderiam ... possível -> GABARITO
E) houvesse ... se desenvolvia ... dadas ... poderia se ... possíveis -> Mesmo caso da letra C, no entanto quem está atraindo o pronome é o adverbio de negação "nunca"
"Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
² E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
³ E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra." Gênesis 12.1,2,3
-
Depois de estudar colocação pronominal fica mais fácil acertar
Matei pela lacuna 3 e 5
Na primeira tem que ser próclise porque está próximo ao pronome relativo QUE, atrativo e a 5 porque palavra negativa atrai também
GAB D
APMBB