SóProvas


ID
5523217
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

    O Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto) foi criado em 1986, com o objetivo de reforçar as ações nacionais de conscientização sobre os danos sociais, de saúde, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
    A campanha promovida pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer) este ano chama-se Comprometa-se a parar de fumar. O instituto lembra que o tabagismo é um fator de risco importante para a Covid-19, por isso parar de fumar se torna uma medida de proteção à saúde de todos os cidadãos.
    Peças criadas para redes sociais com a frase “Cringe mesmo é fumar” fazem parte da campanha. Os materiais desenvolvidos pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde, destacam a importância de proteger a saúde de crianças, jovens e adolescentes, que são alvo de estratégias de venda para que possam se tornar um mercado repositor de novos consumidores, já que o consumo de tabaco mata mais da metade de seus usuários.
    Vale lembrar que os cigarros eletrônicos, ou pods, não são opções mais saudáveis ao cigarro tradicional. No Brasil, a comercialização desses dispositivos é proibida, já que não foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Muitos países que liberaram sua venda estão revendo as suas posições depois de novas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
(https://doutorjairo.uol.com.br)

Cringe: Para os integrantes da geração Z, é um adjetivo usado para classificar pessoas que fazem coisas fora de moda, ultrapassadas, cafonas mesmo. Eles também costumam classificar atitudes ou objetos. Nesse caso, ela é usada como sinônimo de vergonha alheia.
(https://g1.globo.com)

Os materiais desenvolvidos pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde, destacam a importância de proteger a saúde de crianças, jovens e adolescentes, que são alvo de estratégias de venda para que possam se tornar um mercado repositor de novos consumidores, já que o consumo de tabaco mata mais da metade de seus usuários.

No trecho destacado do 3º parágrafo, há três orações que expressam, correta e respectivamente, sentidos de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

    ''Os materiais desenvolvidos pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde, destacam a importância de proteger a saúde de crianças, jovens e adolescentes, que são alvo de estratégias de venda para que possam se tornar um mercado repositor de novos consumidores, já que o consumo de tabaco mata mais da metade de seus usuários.''

    1º oração: ''que são alvo de estratégias de venda''. Trata-se de uma oração subordinada adjetiva EXPLICATIVA. Como identificar? Substitua o ''que'' por um pronome relativo. ''proteger a saúde de crianças, jovens e adolescentes, OS QUAIS são [...]'' . PRONTO, identificou que é uma oração subordinada adjetiva, agora, basta visualizar: tem vírgula? EXPLICATIVA. Não tem vírgula: restritiva, PORTANTO, como o ''que'' está antecedido de vírgula passa a ideia de explicação. SIM, a simples colocação ou não da vírgula muda totalmente o sentido.

    2º oração: ''para que possam se tornar um mercado repositor de novos consumidores''. ''PARA'' passa a ideia de finalidade. Substitua-o por ''a fim de que'', ''para que'' ou ''com a finalidade de'' para visualizar.

    3º oração: ''já que o consumo de tabaco mata mais da metade de seus usuários.'' ''Já que'' no contexto do texto passa a ideia de CAUSA, repare: em razão do consumo de tabaco matar mais da metade de seus usuários, há como CONSEQUÊNCIA as crianças, jovens e adolescentes se tornarem alvo de estratégias de venda para que possam se tornar mercado repositor de novos consumidores.

  • Assertiva d

    jovens e adolescentes, que são alvo de estratégias de venda para que possam se tornar um mercado repositor de novos consumidores, já que o consumo de tabaco mata mais da metade de seus usuários. No trecho destacado do 3º parágrafo, há três orações que expressam, correta e respectivamente, sentidos de explicação, finalidade e causa.

  • Na realidade, creio que faltou uma vírgula depois de "venda", visto que é uma oração adjetiva explicativa.

  • LETRA D.

  • (..), que são alvo de estratégias de venda para que possam se tornar um mercado repositor de novos consumidores, já que o consumo de tabaco mata mais da metade de seus usuários.

    QUE entre vírgulas = Pronome Relativo com função explicativa (SEM vírgula = função restritiva)

    PARA QUE = função de finalidade (poderia ser substituído por: com o fim de, com a finalidade de...)

    JÁ QUE = função de causa (poderia ser substituído por APESAR QUE, PORQUE, COMO...)

  • Ñ entendi na prova e continuo ñ entendendo!
  • VC MATA A QUESTÃO QUANDO PERCEBE-SE QUE O (QUE) APÓS A VÍRGULA É PR QUE INTRODUZE UMA ORAÇÃO SUBORDINADA, DAÍ VC ELIMINA 90% DAS ALTERNATIVAS.

  • Acompanhando
  • A oração “que são alvo de estratégias de venda” é adjetiva explicativa. Note a presença do pronome relativo QUE e o fato de essa oração estar isolada por vírgulas.

    Já a oração “para que possam se tornar um mercador repositor de novos consumidores” é adverbial final. Note a presença da locução de finalidade “para que”.

    Por fim, a oração “já que o consumo de tabaco mata mais da metade de seus usuários” é adverbial causal. Note a presença da locução de causa “já que”.

  • GABARITO D

    Sobre a dúvida dos colegas sobre a explicação e restrição, vejam:

    A oração “que, dotado (...) pragas virtuais” (l. de 15 a 17) é de natureza restritiva. Gabarito (C)

    • A oração SOMENTE será EXPLICATIVA se a vírgula vier IMEDIATAMENTE antes do pronome relativo (que,quem etc), caso contrário, será RESTRITIVA.
    • No trecho “ele me leva a um restaurante que, apesar de simpático, me pareceu um pouco estranho” (l. 11 e 12), o elemento “que” introduz oração de natureza restritiva, intercalada por estrutura de valor adverbial. CORRETA