Gabarito na alternativa D
Solicita-se escorreito preenchimento das lacunas da passagem:
"Segundo o coordenador de controle de doenças da Secretaria Estadual da Saúde, Marcos Boulos, os macacos mortos no inverno indicam que o vírus ainda está em circulação pelo litoral, não estando restrito ao verão, quando é mais comum. 'Tem que vacinar, não tem história. O verão promete ser de muitos casos, se as pessoas não estiverem protegidas”, afirma.'"
A) indicaram – estando – terá – estivessem.
Incorreta. A ultima passagem denota situação vindoura, ainda não ocorrida, não sendo cabível o uso de forma pretérita.
B) indicam – estão – tem – estão.
Incorreta. O sujeito da segunda lacuna é plural, não sendo cabível forma verbal singular; a ultima lacuna denota situação futura, não sendo possível a utilização de verbo em forma presente.
C) indica – está – tem – estejam.
Incorreta. O sujeito da primeira lacuna é plural, não se podendo empregar forma verbal singular.
D) indicam – estando – tem – estiverem.
Correta. Há concordância e correlação verbal entre os termos que preenchem as lacunas. O verbo "ter", empregado para indicar existência, embora de extrema informalidade, deve sempre permanecer impessoal.
E) indicaram – tem estado – teve – estivessem.
Incorreta. Consoante comentário anterior, o verbo "ter" em sentido existencial é impessoal e deve permanecer em forma de terceira pessoa do singular; a ultima passagem denota situação vindoura, ainda não ocorrida, não sendo cabível o uso de forma pretérita.