SóProvas


ID
5524501
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Itapecerica da Serra - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre os serviços públicos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Para os n assinantes

    GAB: C

  • os serviços exclusivos de Estado só podem ser prestados pelo ente público, sendo vedada a delegação/concessão

  • Gabarito C

    São os chamados SERVIÇOS INDELEGÁVEIS.

    Estes só podem ser realizados diretamente pelo Estado.

    Ex: Segurança Pública pela PM, CIVIL, Serviços Judiciários, etc...

  • GAB: C

    (para que um serviço público possa ser objeto de concessão, é necessário que a sua prestação não tenha sido reservada exclusivamente ao Poder Público pela Constituição Federal.)

    São os chamados SERVIÇOS INDELEGÁVEIS.

    Só podem ser realizados diretamente pelo Estado.

    Ex: Segurança Pública pela PM, CIVIL, Serviços Judiciários, etc...

    para que um serviço público possa ser objeto de concessão, é necessário que a sua prestação SEJA FEITA DIRETAMENTE PELO ESTADO.

    obs: SIGO DE VOLTA NO INSTA "carolrocha17" S2.. To sempre postando motivação nos storys S2

  • São os chamados SERVIÇOS PÚBLICOS PROPRIAMENTE DITOS, que são indelegáveis.

  • Vejamos cada opção, separadamente:

    a) Errado:

    Bem ao contrário do exposto neste item, existem os serviços públicos classificados como individuais ou uti singuli, que se caracterizam por serem prestados a usuários determinados, o que torna possível, ainda, a medição do quanto cada um fruiu, em ordem a que a cobrança também seja realizada de maneira proporcional à respectiva utilização. É o caso, por exemplo, dos serviços de fornecimento de energia elétrica residencial, de gás canalizado residencial, de telefonia fixa, dentre outros.

    b) Errado:

    Por expressa imposição constitucional, as concessões e permissões de serviços públicos devem ser precedidas de licitação, como se vê do teor do art. 175, caput, da CRFB:

    "Art. 175. Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos."

    c) Certo:

    De fato, se a hipótese for de serviço indelegável, porquanto atribuído exclusivamente ao Poder Público, não será passível de delegação via concessões ou permissões, devendo ser prestado de maneira direta, pelo Estado. Nesse sentido, a doutrina de José dos Santos Carvalho Filho:

    "Serviços indelegáveis, por outro lado, são aqueles que só podem ser prestados pelo Estado diretamente, ou seja, por seus próprios órgãos ou agentes. Exemplifica-se com os serviços de defesa nacional, segurança interna, fiscalização de atividades, serviços assistenciais etc."

    d) Errado:

    Em rigor, os Municípios são dotados de autonomia política, administrativa, financeira orçamentária, de maneira que a presente assertiva, ao condicionar a possibilidade de prestação de serviços públicos, pelos Municípios, a uma prévia autorização da União, agride de morte o princípio da autonomia federativa, que pode ser extraído, fundamentalmente, do art. 18, caput, da CRFB:

    "Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição."

    Adicione-se que a própria Constituição atribui competência a cada ente federativo para a prestação de determinados serviços, o que, no caso dos Municípios, tem apoio no art. 30, V, da CRFB:

    "Art. 30. Compete aos Municípios:

    (...)

    V - organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial;"

    Assim sendo, está errada esta última afirmativa.


    Gabarito do professor: C

    Referências Bibliográficas:

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 26ª ed. São Paulo: Atlas, 2013, p. 327.