SóProvas


ID
5524546
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação ao Balanço Orçamentário, considere as afirmativas a seguir.

I. Pode apresentar desequilíbrio e déficit orçamentário, quando não consolidado, pois algumas Unidades não são agentes arrecadadores e executam despesas orçamentárias para prestação de serviços públicos e realização de investimentos. Esse fato não apresenta irregularidade, devendo ser evidenciado complementarmente em nota explicativa.
II. Demonstra as receitas detalhadas por categoria econômica e origem, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo, que corresponde ao excesso ou à insuficiência de arrecadação.
III. É composto por quadro contendo resultado primário e resultado nominal.
IV. Apresenta, no quadro principal, as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.

De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP - 8a . Edição), estão corretas apenas as afirmações

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C

    O Balanço Orçamentário é composto por:

    a. Quadro Principal;

    b. Quadro da Execução dos Restos a Pagar Não Processados; e

    c. Quadro da Execução dos Restos a Pagar Processados.

    O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas detalhadas por categoria econômica e origem,

    especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo, que corresponde ao excesso ou insuficiência de arrecadação. Demonstrará, também, as despesas por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando a dotação inicial, a dotação

    atualizada para o exercício, as despesas empenhadas, as despesas liquidadas, as despesas pagas e o

    saldo da dotação.

    Fonte: MCASP, 8º edição.

  • Quanto ao Item I:

    MCASP 8ª p. 415

    Os Balanços Orçamentários não consolidados (de órgãos e entidades, por exemplo), poderão apresentar desequilíbrio e déficit orçamentário, pois muitos deles não são agentes arrecadadores e executam despesas orçamentárias para prestação de serviços públicos e realização de investimentos. Esse fato não representa irregularidade, devendo ser evidenciado complementarmente por nota explicativa que demonstre o montante da movimentação financeira (transferências financeiras recebidas e concedidas) relacionado à execução do orçamento do exercício.