SóProvas



Prova CEFET-MG - 2021 - CEFET-MG - Contador


ID
5519557
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Racismo é essencialmente um sistema de dominação e desigualdade social. Na Europa, nas Américas e na Austrália, isso significa que uma maioria (e, às vezes, uma minoria) “branca” domina minorias não europeias. A dominação, por sua vez, define-se como o abuso de poder de um grupo sobre o outro e está representada por dois sistemas inter-relacionados de práticas sociais e cognitivas diárias: de um lado, por várias formas de discriminação, marginalização, exclusão ou problematização; do outro, por várias crenças, atitudes e ideologias preconceituosas e estereotipadas. Essas últimas podem ser consideradas, de muitas maneiras, como “razões” ou “motivos” para explicar e legitimar as primeiras: as pessoas discriminam os outros porque acreditam que esses são, de alguma forma, inferiores, têm menos direitos e assim por diante.
VAN DIJK, Teun A. Discurso das elites e racismo institucional. In: LARA, G. P; LIMBERTI,
R.P. (Org.). Discurso e (des)igualdade social. São Paulo: Contexto, 2015. p. 33.

A respeito do fragmento acima, analise as afirmativas:
I. O emprego das aspas tem a função de ressaltar as ideias centrais do texto.
II. O uso dos parênteses demarca a incorporação de uma visão crítica do autor.
III. A estratégia de conceituação confere ao texto um caráter didático.
IV. O terceiro período do texto apresenta um contra-argumento à ideia defendida anteriormente.
Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  •  A estratégia de conceituação confere ao texto um caráter didático. Correto

    O texto, em momento algum, concorda com tais definições, mas para ficar mais fácil, ou seja, conferir ao texto um caráter didático usou-se dessa estratégia.

  • A questão requer compreensão textual e conhecimento acerca do emprego dos sinais de pontuação.

    I. O emprego das aspas tem a função de ressaltar as ideias centrais do texto. Incorretas. Os vocábulos entre aspas não são as ideias centrais do texto. O autor apenas os enfatiza, mas não quer dizer que eles ressaltam toda a ideia do texto. 

    II. O uso dos parênteses demarca a incorporação de uma visão crítica do autor. Correta. Os parênteses intercalam uma indicação acessória a qual o autor expõe sua visão crítica em relação ao assunto. 

    III. A estratégia de conceituação confere ao texto um caráter didático. Correta. Logo nos três primeiros períodos há uma definição sobre racismo e dominação racial. A conceituação de algo confere ao texto um caráter didático, elucidativo, isto é, informativo. 

    IV. O terceiro período do texto apresenta um contra-argumento à ideia defendida anteriormente. Incorreta. Ao contrário, é a continuação da tese defendida pelo autor de forma didática.

    Dessa forma, as únicas assertivas coerentes com o contexto são a II e a III

    Gabarito da Professora: Letra D.
  •  I. O emprego das aspas tem a função de ressaltar as ideias centrais do texto. Nesse texto não. As aspas aparecem para ressaltar ideias problemáticas.

    II. O uso dos parênteses demarca a incorporação de uma visão crítica do autor. Sim. É um "espaço" aberto pelo autor para incluir observação de sua parte.

    III. A estratégia de conceituação confere ao texto um caráter didático. (essa eu fui por eliminação)

    IV. O terceiro período do texto apresenta um contra-argumento à ideia defendida anteriormente. Estão corretas apenas as afirmativas. O terceiro período está corroborando o segundo.


ID
5519563
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

13 de maio
Eu tenho tanta dó dos meus filhos. Quando eles vêem as coisas de comer eles bradam: Viva a mamãe. A manifestação me agrada. Mas eu já perdi o hábito de sorrir. Dez minutos depois eles querem mais comida. Eu mandei o João pedir um pouquinho de gordura pra Dona Ida. Ela não tinha. Mandei-lhe um bilhete assim: “Dona Ida peço-te se pode me arranjar um pouco de gordura, para eu fazer uma sopa para os meninos. Hoje choveu e eu não pude ir catar papel. Agradeço. Carolina.”
Choveu, esfriou. É o inverno que chega. E no inverno a gente come mais. A minha filha Vera começou pedir comida. E eu não tinha. Era a reprise do espetáculo. Eu estava com dois cruzeiros. Pretendia comprar um pouco de farinha para fazer um virado. Fui pedir um pouco de banha a dona Alice. Ela me deu a banha e arroz. Era 9 horas da noite quando comemos.
E assim no dia 13 de maio de 1958 eu lutava contra a escravatura atual, a fome!
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10. ed. São Paulo: Editora Ática, 2019.

Nesse fragmento, a alusão à data 13 de maio reforça a(o) 

Alternativas
Comentários
  • GAB. B percepção crítica da história.

    13 de maio de 1888 - dia da Abolição da Escravatura

    e...70 depois...

     13 de maio de 1958 eu lutava contra a escravatura atual, a fome

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB ®

    CONSTÂNCIA!!

  • Ótimo exemplo de como uma questão de português pode estar diretamente relacionada aos conhecimentos gerais.


ID
5519566
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em um mundo cada vez mais digital, ainda cultivo o hábito de guardar papéis. Não se trata de qualquer tipo de papel. Guardo cartas, bilhetes e atividades dos estudantes com quem tenho convivido desde a última década como se fossem verdadeiros tesouros.
Aproveitei os dias chuvosos para me alimentar das recordações dos meus alunos e alunas. [...] “O meu maior desejo é virar uma advogada. Desde pequena, quando o meu pai foi preso, eu sonho com isso.
Quando o meu pai saiu, eu fiquei muito feliz, mas ele só ficou dois anos na rua. Então esse é o meu maior sonho, ser advogada para tirar o meu pai da cadeia. Sei que vou ter que estudar muito, mas tenho certeza que vou conseguir.” Quando me deparo com sonhos como o da Larissa, encontro argumentos contundentes para rebater o discurso da meritocracia. Não há justiça quando a maioria precisa enfrentar toda ordem de dificuldades para galgar melhores condições de vida, ao passo que uma minoria detém todas as oportunidades. Além de perverso, uma vez que deposita nas classes pobres a culpa pela precarização de suas vidas, tal discurso tem servido para justificar a negação de direitos e também para criminalizar a pobreza e a miséria.
Trabalho para que essa visão deturpada da realidade não contamine meus alunos. Insurjo cada vez que a falácia da meritocracia aparece nas reuniões pedagógicas e nos cursos de formação de professores que tenho ministrado.
TOLENTINO, Luana. Esse é meu maior sonho, ser advogada para tirar meu pai da cadeia. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/opiniao/esse-e-o-meu-maiorsonho-ser-advogada-para-tirar-o-meupai-da-cadeia/. Acesso em: 16 ago. 2021.

A citação de um trecho da redação escolar de uma aluna objetiva

Alternativas

ID
5519569
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Lidos comparativamente, os textos de Carolina Maria de Jesus e de Luana Tolentino partilham um tom

Alternativas

ID
5519572
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão refere-se ao texto abaixo.

Por que um elétron não pode levar uma multa de trânsito?
Basicamente, os físicos têm duas ferramentas para entender como funciona o universo. Nas grandes escalas, as das estrelas, dos planetas e, em geral, do mundo que percebemos a olho nu, a teoria da relatividade geral funciona perfeitamente. A coisa se complica quando descemos às escalas microscópicas. Para entender o comportamento estranho de partículas como os elétrons é necessária a mecânica quântica, que explica um mundo com o qual não temos relação direta e é muito pouco intuitivo para nós. 
Uma forma de entender a diferença entre os dois mundos é oferecida por Germán Sierra com uma piada. Para que o departamento de trânsito nos multe quando cometemos uma infração ao dirigir, é necessário que ele tenha uma foto na qual se possa ver onde estamos e com que velocidade vamos. Como no nosso caso se aplica a física de Newton, podemos levar a multa, mas isso não acontece com os elétrons. Com eles, regidos pela mecânica quântica, seria preciso escolher entre saber sua velocidade ou sua posição, algo que tornaria impossível passar-lhes uma multa de trânsito. O exemplo mostra as diferentes regras que afetam os dois mundos e explica por que, às vezes, as explicações populares sobre a física quântica, apoiadas em metáforas baseadas no mundo real, podem ser confusas. 
A mais famosa dessas metáforas é o experimento mental proposto por Erwin Schrödinger em 1935. Nele, um gato foi colocado em uma caixa de aço juntamente com uma pequena quantidade de material radioativo. A quantidade era tão pequena que só havia 50% de possibilidades de que durante a hora seguinte um dos átomos se desintegrasse. Se isso ocorresse, seria ativado um mecanismo que encheria a caixa de ácido cianídrico e o gato morreria. De acordo com os princípios da mecânica quântica, durante o período que durasse o experimento, o gato estaria vivo e morto ao mesmo tempo, resultado de um fenômeno conhecido como superposição. No entanto, essa circunstância mudaria quando abríssemos a caixa para acabar com a incerteza. Nesse momento, de volta à realidade da física clássica, o gato estaria ou vivo ou morto. Na verdade, o gato fazia o papel de uma partícula microscópica à qual se aplicam regras diferentes das aplicadas para um animal. Um gato jamais estará vivo e morto ao mesmo tempo.
Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/15/ ciencia/1552647865_813343.html?rel=listapoyo. Acesso em: 30 ago. 2021.

O título do texto é retomado como um exemplo que ilustra a

Alternativas
Comentários
  • gab. B

    "Uma forma de entender a diferença entre os dois mundos é oferecida por Germán Sierra com uma piada. Para que o departamento de trânsito nos multe quando cometemos uma infração ao dirigir, é necessário que ele tenha uma foto na qual se possa ver onde estamos e com que velocidade vamos. Como no nosso caso se aplica a física de Newton, podemos levar a multa, mas isso não acontece com os elétrons. Com eles, regidos pela mecânica quântica, seria preciso escolher entre saber sua velocidade ou sua posição, algo que tornaria impossível passar-lhes uma multa de trânsito." 

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB ®

    CONSTÂNCIA!!


ID
5519575
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão refere-se ao texto abaixo.

Por que um elétron não pode levar uma multa de trânsito?
Basicamente, os físicos têm duas ferramentas para entender como funciona o universo. Nas grandes escalas, as das estrelas, dos planetas e, em geral, do mundo que percebemos a olho nu, a teoria da relatividade geral funciona perfeitamente. A coisa se complica quando descemos às escalas microscópicas. Para entender o comportamento estranho de partículas como os elétrons é necessária a mecânica quântica, que explica um mundo com o qual não temos relação direta e é muito pouco intuitivo para nós. 
Uma forma de entender a diferença entre os dois mundos é oferecida por Germán Sierra com uma piada. Para que o departamento de trânsito nos multe quando cometemos uma infração ao dirigir, é necessário que ele tenha uma foto na qual se possa ver onde estamos e com que velocidade vamos. Como no nosso caso se aplica a física de Newton, podemos levar a multa, mas isso não acontece com os elétrons. Com eles, regidos pela mecânica quântica, seria preciso escolher entre saber sua velocidade ou sua posição, algo que tornaria impossível passar-lhes uma multa de trânsito. O exemplo mostra as diferentes regras que afetam os dois mundos e explica por que, às vezes, as explicações populares sobre a física quântica, apoiadas em metáforas baseadas no mundo real, podem ser confusas. 
A mais famosa dessas metáforas é o experimento mental proposto por Erwin Schrödinger em 1935. Nele, um gato foi colocado em uma caixa de aço juntamente com uma pequena quantidade de material radioativo. A quantidade era tão pequena que só havia 50% de possibilidades de que durante a hora seguinte um dos átomos se desintegrasse. Se isso ocorresse, seria ativado um mecanismo que encheria a caixa de ácido cianídrico e o gato morreria. De acordo com os princípios da mecânica quântica, durante o período que durasse o experimento, o gato estaria vivo e morto ao mesmo tempo, resultado de um fenômeno conhecido como superposição. No entanto, essa circunstância mudaria quando abríssemos a caixa para acabar com a incerteza. Nesse momento, de volta à realidade da física clássica, o gato estaria ou vivo ou morto. Na verdade, o gato fazia o papel de uma partícula microscópica à qual se aplicam regras diferentes das aplicadas para um animal. Um gato jamais estará vivo e morto ao mesmo tempo.
Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/15/ ciencia/1552647865_813343.html?rel=listapoyo. Acesso em: 30 ago. 2021.

Ao afirmar que “um gato jamais estará vivo e morto ao mesmo tempo”, o autor do texto

Alternativas
Comentários
  • esse momento, de volta à realidade da física clássica, o gato estaria ou vivo ou morto. Na verdade, o gato fazia o papel de uma partícula microscópica à qual se aplicam regras diferentes das aplicadas para um animal. Um gato jamais estará vivo e morto ao mesmo tempo.

    Relativiza a interpretação literal do experimento - E


ID
5519578
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão refere-se ao texto abaixo.

A disputa judicial de cobrança de seguro entre um motociclista residente em Palmas que se acidentou no município de Pugmil e sofreu invalidez permanente e uma companhia de seguros paulista gerou a produção de uma petição e uma decisão em forma de poesia em processo que tramita na 4ª Vara Cível de Palmas. 
Após a seguradora ajuizar uma ação conhecida como exceção de competência, defendendo que a ação de cobrança ajuizada pelo motociclista não poderia tramitar na Comarca de Palmas e, sim, na de Paraíso, que abrange Pugmil, o advogado da vítima contestou a seguradora em versos.
O advogado defendeu a opção legal do motociclista em cobrar o seguro em Palmas, cidade onde reside, e pediu ao juiz que rejeitasse a ação da seguradora.
 
"O autor sobre o evento sete vem falar
Que lesado foi ao acidentar
Por isso, procurou onde a demanda ajuizar
Preferiu o domicílio do réu sem vacilar
Sendo competência territorial pôde optar
Seja, onde há sucursal ou onde morar
Isso é jurisprudencial não precisa reafirmar
Ademais, o réu sabe que deve pagar,
Aqui ou em outro lugar [...]”.

Ele explicou à Diretoria do Centro de Comunicação, do Tribunal de Justiça, que a petição em verso se inspirou no lendário habeas corpus de Ronaldo Cunha Lima, poeta e ex-senador, enviado a um juiz em versos. Também revelou que a intenção foi valorizar a língua portuguesa e suas formas literárias, sem deixar de seguir as diretrizes do Código de Processo Civil brasileiro ou ofender a outra parte no processo. 
Para a surpresa do advogado, o juiz Zacarias Leonardo mesclou prosa (adotada na parte do relatório da decisão) e poesia (na parte em que fundamenta sua decisão) para negar a procedência da ação da empresa.

"Em versos e jurisprudências responde o excepto;
Não pode ser acolhida a exceção; acertado pontua;
O juízo competente é do domicílio do autor ou do local do fato;
Esqueceu-se a excipiente não ser escolha sua.

A lei contemplou o domicílio do autor ou o local do acidente;
Assim é mais fácil para a vítima do sinistro, pensou o legislador;
Em sua casa, com sua gente ou onde se feriu o requerente;
Pareceu mais propício buscar lenitivo e reparo à sua dor;
Mas, onde mora o requerente? Perquire o judicante;
Mora em Palmas e se feriu quando no interior se encontrava;
Em seu parágrafo único, o artigo cem (100) soluciona o embate;
O foro do domicílio do autor era escolha que bastava.
A contestação não parece de canastrão;
Pelo contrário, sem respaldo legal e sem assento;
Parece, isto sim, a exceção, uma medida de protelação;
Coisa de instituição financeira querendo ganhar tempo. [...]”.
Disponível em: https://www.tjto.jus.br/index.php/listagem-noticias/3544-curiosidadeadvogadopeticionaem-versos-e-juiz-decide-em-prosa-e-poesia. Acesso em: 07 set. 2021.

O caráter inusitado do evento relatado no texto deve-se à

Alternativas

ID
5519581
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão refere-se ao texto abaixo.

A disputa judicial de cobrança de seguro entre um motociclista residente em Palmas que se acidentou no município de Pugmil e sofreu invalidez permanente e uma companhia de seguros paulista gerou a produção de uma petição e uma decisão em forma de poesia em processo que tramita na 4ª Vara Cível de Palmas. 
Após a seguradora ajuizar uma ação conhecida como exceção de competência, defendendo que a ação de cobrança ajuizada pelo motociclista não poderia tramitar na Comarca de Palmas e, sim, na de Paraíso, que abrange Pugmil, o advogado da vítima contestou a seguradora em versos.
O advogado defendeu a opção legal do motociclista em cobrar o seguro em Palmas, cidade onde reside, e pediu ao juiz que rejeitasse a ação da seguradora.
 
"O autor sobre o evento sete vem falar
Que lesado foi ao acidentar
Por isso, procurou onde a demanda ajuizar
Preferiu o domicílio do réu sem vacilar
Sendo competência territorial pôde optar
Seja, onde há sucursal ou onde morar
Isso é jurisprudencial não precisa reafirmar
Ademais, o réu sabe que deve pagar,
Aqui ou em outro lugar [...]”.

Ele explicou à Diretoria do Centro de Comunicação, do Tribunal de Justiça, que a petição em verso se inspirou no lendário habeas corpus de Ronaldo Cunha Lima, poeta e ex-senador, enviado a um juiz em versos. Também revelou que a intenção foi valorizar a língua portuguesa e suas formas literárias, sem deixar de seguir as diretrizes do Código de Processo Civil brasileiro ou ofender a outra parte no processo. 
Para a surpresa do advogado, o juiz Zacarias Leonardo mesclou prosa (adotada na parte do relatório da decisão) e poesia (na parte em que fundamenta sua decisão) para negar a procedência da ação da empresa.

"Em versos e jurisprudências responde o excepto;
Não pode ser acolhida a exceção; acertado pontua;
O juízo competente é do domicílio do autor ou do local do fato;
Esqueceu-se a excipiente não ser escolha sua.

A lei contemplou o domicílio do autor ou o local do acidente;
Assim é mais fácil para a vítima do sinistro, pensou o legislador;
Em sua casa, com sua gente ou onde se feriu o requerente;
Pareceu mais propício buscar lenitivo e reparo à sua dor;
Mas, onde mora o requerente? Perquire o judicante;
Mora em Palmas e se feriu quando no interior se encontrava;
Em seu parágrafo único, o artigo cem (100) soluciona o embate;
O foro do domicílio do autor era escolha que bastava.
A contestação não parece de canastrão;
Pelo contrário, sem respaldo legal e sem assento;
Parece, isto sim, a exceção, uma medida de protelação;
Coisa de instituição financeira querendo ganhar tempo. [...]”.
Disponível em: https://www.tjto.jus.br/index.php/listagem-noticias/3544-curiosidadeadvogadopeticionaem-versos-e-juiz-decide-em-prosa-e-poesia. Acesso em: 07 set. 2021.

Em sua decisão, o juiz

Alternativas

ID
5519584
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão refere-se ao texto abaixo.

Sou impaciente; agora compreendo que pretendia injetar feminismo em minha mãe contra a vontade dela, sem levar em conta que ela vinha de outra época. Pertenço à geração de transição entre nossas mães e nossas filhas e netas, geração que imaginou e impulsionou a revolução mais importante do século vinte. Seria possível alegar que a Revolução Russa de 1917 foi a mais notável, mas a do feminismo foi mais profunda e duradoura, afetou metade da humanidade, estendeu-se e tocou milhões de pessoas e é a esperança mais sólida de que a civilização em que vivemos possa ser substituída por outra mais evoluída. Isso fascinava minha mãe. Ela tinha sido criada com outro axioma de vovô Agustín: mais vale o ruim que se conhece do que o bom por conhecer.
ALLENDE, Isabel. Mulheres de minha alma. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2021. p. 27. 

Quanto às formas verbais contidas nesse excerto, observa-se que:
I. Os verbos no presente “sou”, “compreendo” e “pertenço” expressam situações de validade permanente.
II. O emprego de “pretendia” e “seria” denota ações passadas.
III. A locução verbal “tinha sido criada” pode ser substituída pela forma composta “estava sendo criada”, sem alterações sintáticas e semânticas.
IV. O ponto de referência que ordena a temporalidade dessa narrativa é o presente nas formas verbais e no advérbio “agora”.
Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Comentários
  • I - Correta, expressa algo que a personagem do texto ainda é, algo que ainda permanece.

    II - Errada, (Pretendia) denota passado realmente, (seria) denota algo que poderia ser realizado ainda.

    III - Errada, (tinha...) é algo que já ocorreu e (estava...) presente, assim entendi.

    IV - Correta, se vc reparar bem, percebe como as formas verbais assim como o advérbio (agora) mostram o tempo do texto.

    "cada semente plantada é uma campina."

  • CUIDADO

    A questão não possui gabarito

    Solicita-se julgamento das assertivas sobre a passagem:

    I. Os verbos no presente “sou”, “compreendo” e “pertenço” expressam situações de validade permanente.

    Correto. As formas verbais destacadas apresentam-se em forma de presente do indicativo, utilizado para denotar ações certas, fixas, permanentes.

    II. O emprego de “pretendia” e “seria” denota ações passadas.

    Correta. As formas verbais encontram-se, respectivamente, em formas de pretérito perfeito e futuro do pretérito do indicativo. A ação de futuro do pretérito, embora carregue valoração futura, detona algo que poderia ter ocorrido, uma ação passada dependente de um termo não realizado.

    É correto afirmar que os dois verbos denotam ações passadas.

    III. A locução verbal “tinha sido criada” pode ser substituída pela forma composta “estava sendo criada”, sem alterações sintáticas e semânticas.

    Incorreta. Deve-se fazer alerta sobre a classificação da banca: os termos "criada", na primeira e na segunda construção, não são verbos que compõem as respectivas locuções, mas adjetivos em função de predicativo do sujeito.

    Superada a afirmação incorreta da banca, a locução "tinha sido", pretérito-mais-que-perfeito composto do indicativo, e "estava sendo", conjugação perifrástica de pretérito imperfeito do indicativo não encontram correlação semântica. A primeira denota ação passada anterior a outra ação também passada; a segunda introduz ação passada não concluída.

    IV. O ponto de referência que ordena a temporalidade dessa narrativa é o presente nas formas verbais e no advérbio “agora”.

    Correta. O ponto de referência que ordena a temporalidade da narrativa é a construção que a situa no tempo, encontrada ao inicio da construção: "agora compreendo que..."

    Gabarito da banca na alternativa C

    Gabarito correto ausente

  • A questão requer conhecimento sobre o emprego dos tempos e modos verbais.

    I. Os verbos no presente “sou", “compreendo" e “pertenço" expressam situações de validade permanente. Correta. O presente do indicativo também representa fatos que perduram; é um processo durativo. 

    II. O emprego de “pretendia" e “seria" denota ações passadas. Incorreta. Somente “pretendia", flexionado no pretérito imperfeito do indicativo, que denota ação passada, mas não totalmente concluída. Já “seria", flexionado no futuro do pretérito do indicativo, exprime um fato futuro incerto ou hipotético, dependente de outro acontecimento, ou um fato futuro em relação a outro passado.  

    III. A locução verbal “tinha sido criada" pode ser substituída pela forma composta “estava sendo criada", sem alterações sintáticas e semânticas. Incorreta. A substituição geraria alteração sintática e semântica porque “tinha sido criada" equivale ao pretérito mais-que-perfeito e “estava sendo criada", o verbo auxiliar “estava" está flexionado no pretérito imperfeito do indicativo. O adequado seria substituir pela locução verbal “fora criada" (pretérito mais-que-perfeito + particípio do verbo principal). 

    IV. O ponto de referência que ordena a temporalidade dessa narrativa é o presente nas formas verbais e no advérbio “agora". Correta. Logo no início do texto, a presença do tempo verbal presente e do advérbio “agora" situam a temporalidade da narrativa. 

    Dessa forma, as únicas assertivas coerentes com o contexto são a I e a IV.


    Gabarito da Professora: Letra C.
     


ID
5519587
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão refere-se ao texto abaixo.

Sou impaciente; agora compreendo que pretendia injetar feminismo em minha mãe contra a vontade dela, sem levar em conta que ela vinha de outra época. Pertenço à geração de transição entre nossas mães e nossas filhas e netas, geração que imaginou e impulsionou a revolução mais importante do século vinte. Seria possível alegar que a Revolução Russa de 1917 foi a mais notável, mas a do feminismo foi mais profunda e duradoura, afetou metade da humanidade, estendeu-se e tocou milhões de pessoas e é a esperança mais sólida de que a civilização em que vivemos possa ser substituída por outra mais evoluída. Isso fascinava minha mãe. Ela tinha sido criada com outro axioma de vovô Agustín: mais vale o ruim que se conhece do que o bom por conhecer.
ALLENDE, Isabel. Mulheres de minha alma. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2021. p. 27. 

A palavra QUE tem como função retomar um elemento textual em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    O vocábulo "QUE", quando exercer o papel de pronome relativo, retomando elemento textual anteposto, poderá ser substituído por "O QUAL, A QUAL, OS QUAIS, AS QUAIS".

    Exemplos de "que" como pronome relativo:

    ➽A professora que (a qual) queríamos contratar recusou a oferta.

    ➽Os meninos que (os quais) foram encontrados na mata estavam perdidos.

    ➽Já acabei de ler o livro que (o qual) você me emprestou.

    ➽Está aqui o dinheiro que (o qual) foi arrecadado na campanha.

  • Gabarito: B

    O QUE em "mais vale o ruim que se conhece" retoma "ruim", termo anterior. Tem função de pronome relativo.

    Nas demais, trata-se de conjunção integrante, que pode introduzir uma oração substantiva com função de sujeito, objeto direto ou objeto indireto. Basta fazer o teste com aquele macete de trocar por ISSO/DISSO. 

    Bons estudos

  • a) “sem levar em conta isso (...)

    b) “mais vale o ruim que se conhece do que o bom por conhecer.” ( não dá para trocar por "isso")

    c) “Seria possível alegar isso (...)

    d) “agora compreendo  isso (...)

    e) “é a esperança mais sólida disso(...)

  • *QUE- PRONOME RELATIVO RETOMA A UM TERMO ANTERIOR.

    *COMO SABER SE O QUE É PRONOME RELATIVO ? TROCAR POR = AQUAL/O QUAL.

    B- “mais vale o ruim que se conhece do que o bom por conhecer.” 

    #PMGO2022.

  • GAB - B o item E é uma que expletivo. vero ser mais que. pode ser reescritos. “a esperança mais sólida é que a civilização em que vivemos possa ser substituída por outra mais evoluída”.
  • confundi o QUE pronome relativo com a CSI.

  • Acertei, questão mamao e um kg de açúcar

    Gabarito: B

    PMPI, vai que cole!

  • GABARITO: B

    Acredito que a letra D seja uma conjunção comparativa:

    (do ) que, tal qual, tão quanto, feito como se, assim como se, assim como, mais que...

  • Na letra E, o “que” é conjunção integrante de uma oração substantiva completiva nominal, complementa “esperança” com o auxílio da preposição “de”.

ID
5519593
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Teams, grupos de pessoas se reúnem para trabalhos, projetos ou interesses comuns por meio de canais onde compartilham arquivos. Os dois tipos de canais utilizados no Microsoft Teams são

Alternativas
Comentários
  • No Microsoft Teams, as equipes são grupos de pessoas reunidos para trabalhos, projetos ou interesses comuns.

    O Teams consiste em dois tipos de canais: padrão (disponível e visível a todos) e privado (conversas focadas e privadas com um público específico). Cada canal é criado em torno de um tópico, como “eventos da equipe”, o nome do departamento ou apenas por diversão. Os canais são onde você realiza reuniões, conversa e trabalha em arquivos em conjunto.

  • Microsoft Teams:

    • Os canais são padrão e privado.
    • O grupo de pessoas podem compartilhar conversas.
    • As pessoas externas podem ser membros de uma equipe na categoria convidado.

  • Recursos da conta gratuita Microsoft Teams

     

    • Limite de participantes: 100 participantes (estendido para 300 durante a pandemia)
    • Reuniões individuais: 1 hora (estendido para 24 horas durante a pandemia)
    • Reuniões de grupo: 1 hora (estendido para 24 horas durante a pandemia)
    • Compartilhamento de tela: Sim
    • Gravação de reuniões: Não


ID
5519596
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em um computador com sistema operacional Windows, os atalhos no Microsoft Word para os comandos “Refazer; Localizar e Substituir; Salvar um documento; Criar um novo documento em branco” estão na sequência correta em

Alternativas
Comentários
  • Que gabarito é esse??? Salvar o documento CTRL + S ??

  • Salvar é CTRL+B, não?

  • Ctrl + S é subilinhado. Gabarito errado.
  • pediu os atalhos do word ,e cobrou os do writer.

  • Comandos do Writer. Que viagem.

  • https://support.microsoft.com/pt-br/topic/atalhos-de-teclado-do-word-95ef89dd-7142-4b50-afb2-f762f663ceb2

    no site, ctrl S está salvar mesmo, mas no word é sublinhar...buguei

  • ME RECUSO A RESPONDER ESSA COISA AI. MAS DEIXO AOS MEUS SEGUIDORES O QUE CADA TECLA DE ATALHO FAZ.

    CTRL + Y:----------------- Refaz a ação desfeita.

    CTRL+L --------------------Localiza texto, formatação e itens especiais.

    CTRL+U-------------------- Substitui texto, uma formatação específica e itens especiais.

    Ctrl + Z ---------------------Para desfazer uma ação, pressione .

    Ctrl+K-----------------------Insere um hiperlink.

    RASGA ESSA PROVA, DERRUBA AS MESAS E CADEIRAS, JOGA A PROVA FORA, E SAIA GRITANDO NO LOCAL DA PROVA. NEM PERCA TEMPO COM ESSA QUESTÃO RSRSRS

  • Atalho para salvar documentos:

    word: CRTL+B

    LibreOffice: CRTL+S = Salvar

  • Que onda é essa meu irmão ?

  • Só se for no notebook da Xuxa do examinador que Ctrl + S salva.

  • Meu deus que questão HORRIVÉL como diz o professo Renato do estratégia ! TUDO ERRADO horrivellllllllll

    Ctrl + R - Ctrl + L - Ctrl + U - Ctrl + B - Ctrl + O

    A sequencia que seria correta .

    Fé em deus !

  • PALHAÇADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  • Sem condições, se vc errou, fique feliz. rsrsrsrsrs

    Essa COCA é FANTA rsrsrs

  • ME RECUSO A RESPONDER ESSA BARBARIDADE.

    MAIS AOS MEUS SEGUIDORES:

    Ctrl + R - Ctrl + L - Ctrl + U - Ctrl + B - Ctrl + O

    VOCÊ MULHER, ESTÁ ESPERANDO O QUE, CHEGUE NO SEU AMIGO E DIGA.. - Pode acreditar, você é o kernel do meu Linux.

    E SEJA FELIZ.

  • Vocês da equipe do Qconcursos deveriam descartar esse tipo de questão é um desserviço ao aluno, confunde tudo, ou então corrijam o gabarito.

  • A questão aborda conhecimentos acerca do uso dos atalhos de teclado e suas funções no Word, mais especificamente quanto aos atalhos utilizados para, respectivamente, recortar, localizar ou substituir, salvar um documento e abrir um documento em branco.

     

    A) Incorreta – Não há função para as combinações CTRL + Y e CTRL + H. Já os atalhos CTRL + S e CTRL + N são utilizados para aplicar ou remover, respectivamente, o sublinhado e a formatação em negrito.

    B) Correta – O atalho CTRL + Z é utilizado para desfazer a última ação realizada; o CTRL + L exibe o painel de navegação para que o usuário procure por palavras presentes no documento; o CTRL + S aplica ou remove o efeito de sublinhado e o CTRL + N insere ou remove o efeito em negrito no texto.

    C) Incorreta – Não há função para a combinação CTRL + H. Já o atalho CTRL + Z tem como função desfazer a última ação realizada, enquanto os atalhos CTRL + S e CTRL + N são utilizados para aplicar ou remover, respectivamente, o sublinhado e a formatação em negrito.

    D) Incorreta – Não há função para a combinação CTRL + Y. Já o atalho CTRL + L exibe o painel de navegação, que é utilizado para procurar por palavras presentes no documento; o CTRL + S aplica ou remove o sublinhado no texto, já o CTRL + K insere um hyperlink no documento.

    E) Incorreta – O atalho CTRL + Z tem como função desfazer a última ação realizado; o CTRL + L exibe o painel de navegação, que é utilizado para procurar por palavras presentes no documento, já o CTRL + K tem como função inserir um hyperlink.

     

    Gabarito do monitor – Há três erros na alternativa B, uma vez que o atalho CTRL + S e o CTRL + N, no Word, são utilizados para aplicar ou remover, respectivamente, o sublinhado e o negrito. Além disso, o atalho CTRL + L exibe o painel de navegação, onde é possível apenas localizar por palavras no documento, para exibir a caixa de diálogo “Localizar e substituir”, que é utilizada para localizar e substituir termos no texto, o atalho correto é o CTRL + U. Dessa forma, a questão deveria ser anulada.

     

    Gabarito da banca – Alternativa A.

  • Na boa; estou cansado; estressado; sofrendo de depressão; tive covide; estou com os olhos secos; estou com ler no punho; pai não acredita em vc; estudar informática é muito árduo e aparece questões dessa estirpe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • O elaborador dessa questão pensava no writer quando elaborava essa questão...ao mesmo tempo que fazia uso de doses cavalares de LSD estragado.

  • Refazer a ação anterior, se possível.Ctrl+Y

    Criar um novo documento. Ctrl+N

    Salvar o documento. Ctrl+S

    https://support.microsoft.com/pt-br/office/atalhos-de-teclado-do-word-95ef89dd-7142-4b50-afb2-f762f663ceb2

  • Lixo!!!! como se fosse facil essa disciplina, ainda mais essa afeeee

  • GENTE, CTRL+ B NÃO SALVA????? SEMPRE SALVEI ASSIM UAI

  • Quem errou, acertou! Parabéns!!!

  • Ctrl + O - cria documento em branco

  • QUANDO A PRÓPRIA BANCA PRECISA ESTUDAR INFORMÁTICA

  • Em todos esses anos, já vi de tudo nesta indústria vital...

  • fui seco na E
  • CAROS COLEGAS, O GABARITO DA QUESTÃO ESTÁ ERRADO!

    O CORRETO SERIA:

    Refazer = Ctrl + Y (desfazer que é Ctrl + Z)

    Localizar = Ctrl + L

    Substituir = Ctrl + U

    Salvar um documento = Ctrl + B

    Criar um novo documento em branco = Ctrl + O

    Bons estudos!


ID
5519599
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre “estilos e formatação de páginas” no editor de texto LibreOffice Writer, afirma-se que:
I. O estilo da primeira página de um documento pode conter cabeçalho diferente das demais páginas.
II. As modificações nos estilos de páginas são aplicadas nos demais documentos do mesmo dispositivo.
III. As páginas com orientações diferentes podem ser definidas em um mesmo documento.
IV. O layout de uma página única pode conter diferentes números de colunas por meio de uma quebra de página.
Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • GAB: letra B

     II. As modificações nos estilos de páginas são aplicadas nos demais documentos do mesmo dispositivo. ERRADO, apenas no documento em questão

     IV. O layout de uma página única pode conter diferentes números de colunas por meio de uma quebra de página. Estão corretas apenas as afirmativas. ERRADO, a opção correta é a quebra de seções.

  • GABARITO - B

    Informação adicional:

    Para inserir uma quebra de seção no Writer

    é - Inserir, Seção, Inserir

    E não há limite para a quantidade de seções.

    ____________________

    Bons Estudos!!


ID
5519602
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Relacione, de acordo com a Cartilha de Segurança para a Internet, os dispositivos listados na primeira coluna às definições correspondentes na segunda coluna.
1. VPN
2. Spyware
3. Spam 
4. HTTPS
5. Rootkit
( ) Conjunto de programas e técnicas que permite a um invasor manter o acesso privilegiado a um computador sem precisar recorrer novamente aos métodos utilizados na invasão.
( ) Protocolo que utiliza certificados digitais para assegurar a identidade de sites visitados em um navegador.
( ) Programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar informações coletadas para terceiros. 
( ) Protocolo importante que deve ser utilizado sempre que o acesso a um site envolver a transmissão de informações sigilosas. 
( ) Termo usado para se referir a e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas.
( ) Rede privada virtual, como a Internet, acessada por meio de um canal seguro na infraestrutura de redes públicas.
A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Spyware: é um malware espião que tem por objetivo coletar informações, sem o consentimento do usuário. Os 3 principais são:

    keylogger que coleta informações sobre o que é teclado, 

    Screenlogger que coleta informações do que é mostrado na tela

    Adware é um software não desejado projetado para exibir anúncios enquanto coleta vários tipos de informações do usuário.

    VPN: Redes VPN permitem a troca segura de dados entre dois pontos por meio do tunelamento por criptografia, que cria um túnel seguro dentro de uma rede pública. (certo)

    SPAM: é um termo comum da internet que faz referencia direta a e-mails indesejados

  • Gab. D. 5, 4, 2, 4, 3, 1

    (Rootkit) Conjunto de programas e técnicas que permite a um invasor manter o acesso privilegiado a um computador sem precisar recorrer novamente aos métodos utilizados na invasão.

    (HTTPS) Protocolo que utiliza certificados digitais para assegurar a identidade de sites visitados em um navegador.

    (Spyware) Programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar informações coletadas para terceiros. 

    (HTTPS) Protocolo importante que deve ser utilizado sempre que o acesso a um site envolver a transmissão de informações sigilosas

    (Spam) Termo usado para se referir a e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas.

    (VPN) Rede privada virtual, como a Internet, acessada por meio de um canal seguro na infraestrutura de redes públicas.

  • A questão aborda conhecimentos acerca da definição e funcionalidade da “VPN”, “Spyware”, “SPAM”, “HTTPS” e “Rootkit”.

     

    Item 1 – A VPN é uma ferramenta de segurança que utiliza a rede pública para transmitir dados de forma criptografada por tunelamento, bem como disfarçar o endereço IP da máquina a fim de dificultar o rastreio por usuários mal-intencionados e aumentar a privacidade.

    Item 2 – O “Spyware” é um malware utilizado para espionar a atividade do usuário, através, por exemplo, das teclas pressionadas e pela visualização da tela do usuário, para conseguir acesso a senhas do usuário, aos hábitos de navegação, a informações confidenciais etc.

    Item 3 – Spam são mensagens enviadas, sem solicitação dos destinatários, em grande massa a diversas pessoas. O conteúdo dessas mensagens, normalmente, tem como objetivo divulgar produtos, aplicar golpes etc.

    Item 4 – O protocolo HTTPS é a junção do protocolo HTTP + SSL, que proporciona uma camada de segurança maior nas atividades do usuário, uma vez que as conexões realizadas são criptografadas e há a identificação do site visitado. Dessa forma, uma página que utiliza o protocolo HTTPS possui uma origem e conexão seguras. Vale destacar que o navegador indica esses sites com conexão segura com um ícone de cadeado fechado.

    Item 5 – O malware “Rootkits” tem como objetivo, enquanto permanece oculto, permitir ao invasor o controle da máquina para a execução de códigos maliciosos ou roubo de dados

     

    Agora basta aplicar os valores na próxima coluna, ficando a seguinte sequência: 5 – 4 – 2 – 4 - 3 – 1.

     

    Gabarito – Alternativa D.

  • GAB-D

    5, 4, 2, 4, 3, 1.

    MEUS OLHOS VÃO DAR UM NÓ!!!

  • GABARITO: D

    VPN significa “Virtual Private Network” (Rede Privada Virtual) e descreve a oportunidade de estabelecer uma conexão de rede protegida ao usar redes públicas. As VPNs criptografam seu tráfego de Internet e disfarçam sua identidade online. Isso torna mais difícil para terceiros rastrear suas atividades online e roubar seus dados. A criptografia ocorre em tempo real.

    Spyware. Embora soa como algo tirado do filme James Bond, trata-se de fato de um termo para um software malicioso que tenta infectar seu computador ou dispositivo móvel e que coleta informações sobre você, sua navegação e seus hábitos de uso da Internet, bem como outros dados.

    Spam é um termo comum da Internet que não só faz referência direta a e-mails indesejados, mas também a comportamentos em redes sociais para propagar noticias falsas e gerar tráfego para correntes. Além disso, eles servem como vetor para ataques tipo phishing ou mesmo golpes cada vez mais elaborados por estelionatários. Por dia, estima-se que mais de 100 bilhões de spams são enviados por e-mail.

    O protocolo de transferência de hipertexto seguro (HTTPS, na sigla em inglês) é um protocolo de comunicação da Internet que protege a integridade e a confidencialidade dos dados entre o computador do usuário e o site. Os usuários esperam segurança e privacidade quando usam um site. Recomendamos que você adote o HTTPS para proteger a conexão dos usuários ao seu site, qualquer que seja o conteúdo dele.

    Um rootkit é um tipo de malware projetado para dar aos hackers acesso e controle sobre um dispositivo. Embora a maioria dos rootkits afete o software e o sistema operacional, alguns também podem infectar o hardware e o firmware do seu computador. Os Rootkits são especializados em ocultar a sua presença, mas enquanto permanecem escondidos, eles estão ativos.

  • Questão montada com a preguiça de 3 concurseiros pós TAF.

    PQP


ID
5519608
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da Lei nº 8.112/90, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra C. O servidor fara jus a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas até o máximo de TRÊS periodos... e não dois, como diz a questão.

  • A) Art. 77 § 1   Para o primeiro período aquisitivo de férias serão exigidos 12 (doze) meses de exercício.

    B) Art. 77 § 3   As férias poderão ser parceladas em até três etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da administração pública.

    C) (Gabarito): Art. 77. Caput: O servidor fará jus a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas, até o máximo de dois períodos, no caso de necessidade do serviço, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica. 

    D) Art. 79.  O servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substâncias radioativas gozará 20 (vinte) dias consecutivos de férias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hipótese a acumulação.

    E) Art. 80.  As férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade.

  • Sobre as férias, a lei 8.112/90 em seu artigo 77 estabelece sobre as férias

    acumulo - até 2 vezes;

    parcelamento - até 3 vezes. Gabarito C.

    #vousernomeado

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.112/90. Vejamos:

    A. CERTO.

    “Art. 77, Lei 8.112/90. O servidor fará jus a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas, até o máximo de dois períodos, no caso de necessidade do serviço, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica.

    § 1º Para o primeiro período aquisitivo de férias serão exigidos 12 (doze) meses de exercício.”

    B. CERTO.

    “Art. 77, Lei 8.112/90. O servidor fará jus a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas, até o máximo de dois períodos, no caso de necessidade do serviço, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica.

    § 3º As férias poderão ser parceladas em até três etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da administração pública.”

    C. ERRADO.

    “Art. 77, Lei 8.112/90. O servidor fará jus a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas, até o máximo de dois períodos, no caso de necessidade do serviço, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica.”

    D. CERTO.

    “Art. 79, Lei 8.112/90. O servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substâncias radioativas gozará 20 (vinte) dias consecutivos de férias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hipótese a acumulação.”

    E. CERTO.

    “Art. 80, Lei 8.112/90. As férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade.”  

    GABARITO: ALTERNATIVA C.

  • Art. 77.  O servidor fará jus a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas, até o máximo de dois períodos, no caso de necessidade do serviço, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica.                                   

  • A questão trata das férias de servidores públicos federais. O tema é regulado nos artigos 77 e seguintes da Lei nº 8.112/1990. Para responder à questão, vale conferir algumas dessas disposições legais:
    Art. 77.  O servidor fará jus a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas, até o máximo de dois períodos, no caso de necessidade do serviço, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica

    § 1o  Para o primeiro período aquisitivo de férias serão exigidos 12 (doze) meses de exercício.

    § 2o  É vedado levar à conta de férias qualquer falta ao serviço.

    § 3o  As férias poderão ser parceladas em até três etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da administração pública.

    Art. 79.  O servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substâncias radioativas gozará 20 (vinte) dias consecutivos de férias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hipótese a acumulação.

    Art. 80.  As férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade.     
    Vejamos as afirmativas da questão:

    A) o servidor terá direito ao primeiro período aquisitivo de férias após cumprimento de 12 (doze) meses de exercício.

    Correta. O servidor só tem direito a férias após 12 meses de período aquisitivo, na forma do artigo 77, §1º, da Lei nº 8.112/1990.

    B) as férias poderão ser parceladas em até três etapas, desde que assim requerido pelo servidor, e no interesse da administração pública. 

    Correta. As férias podem ser parceladas em até três etapas, conforme artigo 77, §3º, da Lei nº 8.112/1990.

    C) o servidor fará jus a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas até o máximo de três períodos, no caso de necessidade do serviço ou no interesse da administração pública.

    Incorreta. As férias podem ser cumuladas, no caso de necessidade do serviço, por no máximo dois períodos, na forma do artigo 77, caput, da Lei nº 8.112/1990. Férias de servidores não podem ser cumuladas apenas por interesse da Administração e nem por três períodos.  

    D) o servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substâncias radioativas gozará 20 (vinte) dias consecutivos de férias, por semestre de atividade profissional, proibida, em qualquer hipótese, a acumulação.

    Correta. A alternativa reproduz o disposto no artigo 79 da Lei nº 8.112/1990.

    E) as férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade.

    Correta. A alternativa reproduz o disposto no artigo 80 da Lei nº 8.112/1990.

    Gabarito do professor: C. 


  • A questão trata das férias de servidores públicos federais. O tema é regulado nos artigos 77 e seguintes da Lei nº 8.112/1990. Para responder à questão, vale conferir algumas dessas disposições legais:

    Art. 77.  O servidor fará jus a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas, até o máximo de dois períodos, no caso de necessidade do serviço, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica

    § 1o  Para o primeiro período aquisitivo de férias serão exigidos 12 (doze) meses de exercício.

    § 2o  É vedado levar à conta de férias qualquer falta ao serviço.

    § 3o  As férias poderão ser parceladas em até três etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da administração pública.

    Art. 79.  O servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substâncias radioativas gozará 20 (vinte) dias consecutivos de férias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hipótese a acumulação.

    Art. 80.  As férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade.     

    Vejamos as afirmativas da questão:

    A) o servidor terá direito ao primeiro período aquisitivo de férias após cumprimento de 12 (doze) meses de exercício.

    Correta. O servidor só tem direito a férias após 12 meses de período aquisitivo, na forma do artigo 77, §1º, da Lei nº 8.112/1990.

    B) as férias poderão ser parceladas em até três etapas, desde que assim requerido pelo servidor, e no interesse da administração pública. 

    Correta. As férias podem ser parceladas em até três etapas, conforme artigo 77, §3º, da Lei nº 8.112/1990.

    C) o servidor fará jus a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas até o máximo de três períodos, no caso de necessidade do serviço ou no interesse da administração pública.

    Incorreta. As férias podem ser cumuladas, no caso de necessidade do serviço, por no máximo dois períodos, na forma do artigo 77, caput, da Lei nº 8.112/1990. Férias de servidores não podem ser cumuladas apenas por interesse da Administração e nem por três períodos.  

    D) o servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substâncias radioativas gozará 20 (vinte) dias consecutivos de férias, por semestre de atividade profissional, proibida, em qualquer hipótese, a acumulação.

    Correta. A alternativa reproduz o disposto no artigo 79 da Lei nº 8.112/1990.

    E) as férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade.

    Correta. A alternativa reproduz o disposto no artigo 80 da Lei nº 8.112/1990.

    Gabarito do professor: C. 

  • Gabarito C.

    Essa questão seria ótima para um cargo de analista de recursos humanos e não para um arquiteto, mas quem disse que os concursos públicos seguem uma lógica kk

  • COMENTÁRIO DA PROFESSORA PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    A questão trata das férias de servidores públicos federais. O tema é regulado nos artigos 77 e seguintes da Lei nº 8.112/1990. Para responder à questão, vale conferir algumas dessas disposições legais:

    Art. 77.  O servidor fará jus a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas, até o máximo de dois períodos, no caso de necessidade do serviço, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica

    § 1o  Para o primeiro período aquisitivo de férias serão exigidos 12 (doze) meses de exercício.

    § 2o  É vedado levar à conta de férias qualquer falta ao serviço.

    § 3o  As férias poderão ser parceladas em até três etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da administração pública.

    Art. 79.  O servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substâncias radioativas gozará 20 (vinte) dias consecutivos de férias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hipótese a acumulação.

    Art. 80. As férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade.   

    Vejamos as afirmativas da questão:

    A) o servidor terá direito ao primeiro período aquisitivo de férias após cumprimento de 12 (doze) meses de exercício.

    Correta. O servidor só tem direito a férias após 12 meses de período aquisitivo, na forma do artigo 77, §1º, da Lei nº 8.112/1990.

    B) as férias poderão ser parceladas em até três etapas, desde que assim requerido pelo servidor, e no interesse da administração pública. 

    Correta. As férias podem ser parceladas em até três etapas, conforme artigo 77, §3º, da Lei nº 8.112/1990.

    C) o servidor fará jus a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas até o máximo de três períodos, no caso de necessidade do serviço ou no interesse da administração pública.

    Incorreta. As férias podem ser cumuladas, no caso de necessidade do serviço, por no máximo dois períodos, na forma do artigo 77, caput, da Lei nº 8.112/1990. Férias de servidores não podem ser cumuladas apenas por interesse da Administração e nem por três períodos. 

    D) o servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substâncias radioativas gozará 20 (vinte) dias consecutivos de férias, por semestre de atividade profissional, proibida, em qualquer hipótese, a acumulação.

    Correta. A alternativa reproduz o disposto no artigo 79 da Lei nº 8.112/1990.

    E) as férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade.

    Correta. A alternativa reproduz o disposto no artigo 80 da Lei nº 8.112/1990.

    Gabarito do professor: C. 

  • Meu resumo sobre as férias:

    • 30 dias que podem ser acumuladas por no máximo 2 períodos.
    • Aquisição do primeiro período é após 12 meses de exercício.
    • Podem ser parceladas em até 3 etapas.
    • Servidor que opera raio X tem 20 dias de férias a cada semestre.

ID
5519611
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.429/92 dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos que praticam atos de improbidade administrativa.
Relacione os atos de improbidade administrativa com as condutas que o caracterizam.  
Atos de improbidade administrativa
1. Importam enriquecimento ilícito.
2. Causam prejuízo ao erário.
3. Atentam contra os princípios da Administração Pública.
Conduta
( ) Ordenar ou permitir a realização de despesas não autorizadas em lei ou regulamento.
( ) Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício.
( ) Utilizar, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades públicas.
( ) Celebrar parcerias da administração pública com entidades privadas sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie.
( ) Receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofício, providência ou declaração a que seja obrigado.
( ) Praticar ato visando a fim proibido em lei ou regulamento, ou diverso daquele previsto, na regra de competência. 
A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Só de saber que retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício fere princípios, já mata a questão.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA

    As condutas: "praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência" e "retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício" foram revogadas pela Lei nº 14.230, de 2021.

  • COMENTÁRIOS DE ACORDO COM AS ALTERAÇÕES NA LIA

    (2) (art. 10, inciso IX - sem alterações) Ordenar ou permitir a realização de despesas não autorizadas em lei ou regulamento.

    (3) (art. 11, inciso II - REVOGADO ) Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício. Alternativa comprometida;

    (1) (art. 9, inciso IV - alteração que compromete a questão) Utilizar, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades públicas.

    (2) (art. 10, inciso XVIII - sem alterações) Celebrar parcerias da administração pública com entidades privadas sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie.

    (1) (art. 9, inciso X - sem alterações ) Receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofício, providência ou declaração a que seja obrigado.

    (3) (art. 11, inciso I - REVOGADO ) Praticar ato visando a fim proibido em lei ou regulamento, ou diverso daquele previsto, na regra de competência. Alternativa comprometida;

    LETRA D = 2, 3, 1, 2, 1, 3. 

  • Se o proveito é para mim -> enriquecimento ilícito

    Se o proveito é para terceiro -> prejuízo ao erário

    Se não há proveito -> atenta contra os princípios

  • Formatação h. orrorosa!


ID
5519614
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 já previa o dever de prestação de serviços públicos adequados e conferia aos usuários o direito à reclamação por sua violação. Somente em 2017 foi publicada a lei que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos. Sobre a Lei nº 13.460/2017, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta C

    A) A nova lei afasta a necessidade de cumprimento do disposto no Código de Defesa do Consumidor.  

    Art 1º, § 2º A aplicação desta Lei não afasta a necessidade de cumprimento do disposto:

    II - na Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, quando caracterizada relação de consumo. (lei 8.078 = Código de Defesa do Consumidor).

    B) O assunto contido na lei não é uma matéria que possui previsão de tratamento legal expressa na Constituição da República.

    CF - Art 37, § 3º - A lei disciplinará as formas de participação do usuário na administração pública direta e indireta, regulando especialmente:        

    I - as reclamações relativas à prestação dos serviços públicos em geral, asseguradas a manutenção de serviços de atendimento ao usuário e a avaliação periódica, externa e interna, da qualidade dos serviços;         

    II - o acesso dos usuários a registros administrativos e a informações sobre atos de governo, observado o disposto no art. 5º, X e XXXIII;    

    III - a disciplina da representação contra o exercício negligente ou abusivo de cargo, emprego ou função na administração pública. 

    (também há previsão no artigo 175 da CF).

    C) Os serviços públicos prestados por particular também podem ser fiscalizados pela nova Lei de Defesa do Usuário do Serviço Público, ainda que sua aplicação, nesses casos, seja subsidiária. 

    Art 1º, § 3º - Aplica-se subsidiariamente o disposto nesta Lei aos serviços públicos prestados por particular.

    A obtenção e utilização dos serviços com liberdade de escolha entre os meios oferecidos, sem discriminação e sem presunção de boa-fé, além de acompanhamento da prestação, é direito básico do usuário.

    Art. 6º São direitos básicos do usuário:

    I - participação no acompanhamento da prestação e na avaliação dos serviços;

    II - obtenção e utilização dos serviços com liberdade de escolha entre os meios oferecidos e sem discriminação; (não há referência a boa-fé).

    Os serviços públicos e o atendimento do usuário serão realizados de forma adequada, observados os princípios da regularidade, continuidade, efetividade, segurança, atualidade, generalidade, transparência e cortesia, condicionados à capacidade de pessoal de cada órgão público.

    Art. 4º Os serviços públicos e o atendimento do usuário serão realizados de forma adequada, observados os princípios da regularidade, continuidade, efetividade, segurança, atualidade, generalidade, transparência e cortesia.

    (os princípios não estão condicionados à capacidade de pessoal de cada órgão).

    @foco.adv.publica

  • Eis os comentários sobre cada opção, tendo em vista as disposições da Lei 13.460/2017:

    a) Errado:

    Cuida-se de assertiva que agride textualmente a norma do art. 1º, §2º, II, a seguir transcrito:

    "Art. 1º (...)
    § 2º A aplicação desta Lei não afasta a necessidade de cumprimento do disposto:

    (...)

    II - na Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, quando caracterizada relação de consumo."

    b) Errado:

    Pelo contrário, a Lei 13.460/2017 foi editada em atendimento, sim, à norma prevista no art. 37, §3º, I, da CRFB, que assim estabelece:

    "Art. 37 (...)

    § 3º A lei disciplinará as formas de participação do usuário na administração pública direta e indireta, regulando especialmente: 

    I - as reclamações relativas à prestação dos serviços públicos em geral, asseguradas a manutenção de serviços de atendimento ao usuário e a avaliação periódica, externa e interna, da qualidade dos serviços;"

    Com efeito, o próprio art. 1º, §1º, da Lei 13.460/2017 confirma isso, como se pode ver de sua leitura:

    "Art. 1º (...)
    § 1º O disposto nesta Lei aplica-se à administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nos termos do inciso I do § 3º do art. 37 da Constituição Federal."

    c) Certo:

    Desta vez, a proposição encontra sustentação no que preceitua o art. 1º, §3º, in verbis:

    "Art. 1º (...)
    § 3º Aplica-se subsidiariamente o disposto nesta Lei aos serviços públicos prestados por particular."

    Logo, sem equívocos a serem aqui apontados.

    d) Errado:

    O trecho "sem presunção de boa-fé" torna equivocada a presente afirmativa, eis que afronta o teor do art. 5º, II, da citada lei, que estabelece as seguintes diretrizes:

    "Art. 5º O usuário de serviço público tem direito à adequada prestação dos serviços, devendo os agentes públicos e prestadores de serviços públicos observar as seguintes diretrizes:

    (...)

    II - presunção de boa-fé do usuário;"

    e) Errado:

    Em rigor, de acordo com o art. 4º da aludida lei, a adequação dos serviços e a observância dos princípios ali elencados não está condicionada à capacidade de pessoal de cada órgão público.

    É ler:

    "Art. 4º Os serviços públicos e o atendimento do usuário serão realizados de forma adequada, observados os princípios da regularidade, continuidade, efetividade, segurança, atualidade, generalidade, transparência e cortesia."


    Gabarito do professor: C


ID
5519617
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sobre a falácia da falsa causalidade, analise as afirmativas abaixo.
I. Falar sobre suicídio provoca mais suicídio.
II. Falar sobre sexo nas escolas incentiva a prática sexual entre os jovens.
III. Basta não falar sobre racismo que o racismo desaparece.
A análise está correta em 

Alternativas
Comentários
  • Qual a diferença entre a A e a C. Seguem a mesma lógica e a C está errada.

  • ISSO É PORTUGUÊS MANO, A BANCA É RUIM MESMO ;-(

  • Também não entendi nada!

  • Estudem por mais que o corpo clame arrego !!!!!!!!!!!!!!


ID
5519620
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

As Fake News consistem em divulgações falsas sobre determinado assunto, geralmente com forte apelo emocional e conflitos de interesse sobre o objeto veiculado. Considerando que esse tipo de notícia frequentemente contém erros de argumentação ou falácias, analise os argumentos a seguir.
I. A NASA descobriu universos paralelos onde o tempo retrocede, então eles existem.
II. Minha tia gargarejou com água morna, sal e vinagre e se preveniu do coronavírus, logo isso é a verdadeira cura para a doença.
III. Esfriou em diversos locais do mundo, logo o aquecimento global não existe.
IV. Ainda não se provou que a Terra é um globo, logo ela é plana.
V. Se Einstein disse que o mal é a ausência de Deus no coração, então Deus existe.
O argumento que recebeu a explicação correta quanto às características da falácia é o

Alternativas
Comentários
  • Alguém me diz que conteúdo é esse?

  • Deve ser novo, essa CEFET "inventou" durante a pandemia!

  • Não tenho ideia de como chegaram nessa resposta.

    Gab: D

  • questão completamente esquizofrênica

  • Acredito que a presente questão deveria estar no filtro de "Raciocínio Analítico", uma vez que ela trata de tipos de falácias e apelos (autoridade, emoção, ignorância, etc).

  • Minha nossa, nossa, nossa.

  • Falácia = sofismo, é um erro de raciocínio que parece convincente.

    Ex: Concurseiros que gostam de resolver questões no Qconcursos, são honestos. Aline não gosta de resolver questões no Qconcursos, logo Aline é desonesta. (*peguei essa frase daqui do site, muito bom!)

    Esse exemplo parece convincente, mas não podemos afirmar com precisão que Aline é desonesta só porque ela não usa o Qconcursos.

    Sobre a questão, Gabarito D;

     IV. Ainda não se provou que a Terra é um globo, logo ela é plana.

    Falácias com apelo à ignorância, consideram uma argumentação verdadeira porque não há provas de que ela é falsa.

    Ex: Você não é capaz de provar que Deus não existe. Portanto, Deus existe.


ID
5519623
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A questão refere-se ao texto abaixo.

“Entre os amantes de futebol, vê-se todo tipo de superstições, aqueles rituais irracionais que se investem de forte conteúdo afetivo em prol do ideal da vitória. Porém, tais rituais têm o poder de destruir relacionamentos. Na reportagem de hoje, conheçam a história do casal mineiro que sofreu com as superstições futebolísticas. Pedro é atleticano roxo e assiste a todos os jogos de seu time, religiosamente. Para promover maior sorte nos resultados do Atlético-MG, o fervoroso torcedor não ia ao estádio acompanhado de simpatizantes de outros clubes. Por essa razão, Júlio, seu esposo, que também adora futebol, era impedido pelo marido de acompanhá-lo nas partidas do Atlético-MG. Júlio, menos fanático, preza pela companhia constante em detrimento do futebol; não importa qual seja o time, sentia-se abandonado pelo marido a cada ida deste ao estádio sem o amado. A relação estava desgastada e à beira de um colapso quando veio a pandemia. Na impossibilidade das torcidas presenciais, Pedro passou a ver todos os jogos de casa, não sendo possível evitar a presença de Júlio. Analisando os jogos do Atlético-MG meses antes e após o início da pandemia, Pedro logo percebeu que a taxa de vitórias do seu time seguiu tendência muito semelhante. Dessa forma, não mais adotou tal comportamento supersticioso e pediu desculpas ao esposo, que prontamente o abraçou e, num profundo respiro de alívio, viu seu casamento prospectar dias mais felizes.” 

Com base no texto, a alternativa que contém a inferência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Gab E


ID
5519626
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A questão refere-se ao texto abaixo.

“Entre os amantes de futebol, vê-se todo tipo de superstições, aqueles rituais irracionais que se investem de forte conteúdo afetivo em prol do ideal da vitória. Porém, tais rituais têm o poder de destruir relacionamentos. Na reportagem de hoje, conheçam a história do casal mineiro que sofreu com as superstições futebolísticas. Pedro é atleticano roxo e assiste a todos os jogos de seu time, religiosamente. Para promover maior sorte nos resultados do Atlético-MG, o fervoroso torcedor não ia ao estádio acompanhado de simpatizantes de outros clubes. Por essa razão, Júlio, seu esposo, que também adora futebol, era impedido pelo marido de acompanhá-lo nas partidas do Atlético-MG. Júlio, menos fanático, preza pela companhia constante em detrimento do futebol; não importa qual seja o time, sentia-se abandonado pelo marido a cada ida deste ao estádio sem o amado. A relação estava desgastada e à beira de um colapso quando veio a pandemia. Na impossibilidade das torcidas presenciais, Pedro passou a ver todos os jogos de casa, não sendo possível evitar a presença de Júlio. Analisando os jogos do Atlético-MG meses antes e após o início da pandemia, Pedro logo percebeu que a taxa de vitórias do seu time seguiu tendência muito semelhante. Dessa forma, não mais adotou tal comportamento supersticioso e pediu desculpas ao esposo, que prontamente o abraçou e, num profundo respiro de alívio, viu seu casamento prospectar dias mais felizes.” 

Com base no texto, a conclusão correta sobre a matéria é:

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO LIXO , RESPOSTA NADA HAVER COM O ENUNCIADO A LOGICA E QUE " As estatísticas devem se sobrepor a qualquer superstição" AO INVES DISSO FOI A RESPOSTA FOI PELO LADO EMOCIONAL LETRA C

     Pedro logo percebeu que a taxa de vitórias do seu time seguiu tendência muito semelhante


ID
5519629
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A questão refere-se ao texto abaixo.

“Entre os amantes de futebol, vê-se todo tipo de superstições, aqueles rituais irracionais que se investem de forte conteúdo afetivo em prol do ideal da vitória. Porém, tais rituais têm o poder de destruir relacionamentos. Na reportagem de hoje, conheçam a história do casal mineiro que sofreu com as superstições futebolísticas. Pedro é atleticano roxo e assiste a todos os jogos de seu time, religiosamente. Para promover maior sorte nos resultados do Atlético-MG, o fervoroso torcedor não ia ao estádio acompanhado de simpatizantes de outros clubes. Por essa razão, Júlio, seu esposo, que também adora futebol, era impedido pelo marido de acompanhá-lo nas partidas do Atlético-MG. Júlio, menos fanático, preza pela companhia constante em detrimento do futebol; não importa qual seja o time, sentia-se abandonado pelo marido a cada ida deste ao estádio sem o amado. A relação estava desgastada e à beira de um colapso quando veio a pandemia. Na impossibilidade das torcidas presenciais, Pedro passou a ver todos os jogos de casa, não sendo possível evitar a presença de Júlio. Analisando os jogos do Atlético-MG meses antes e após o início da pandemia, Pedro logo percebeu que a taxa de vitórias do seu time seguiu tendência muito semelhante. Dessa forma, não mais adotou tal comportamento supersticioso e pediu desculpas ao esposo, que prontamente o abraçou e, num profundo respiro de alívio, viu seu casamento prospectar dias mais felizes.” 

Considere que esse seja um caso muito específico de superstição afetando a harmonia conjugal, e não representativo da grande maioria dos casais.
Partindo dessa premissa, é correto afirmar que o argumento central do texto é

Alternativas

ID
5519632
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere o raciocínio abaixo:
Algumas mulheres brasileiras são nervosas. Maria é brasileira.
Logo, Maria é nervosa.
Sobre essa sentença, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C.

    Ocorre aqui um argumento indutivo: se parte de um fato particular para um fato geral. Nós generalizamos um fato em particular (algumas mulheres brasileiras são raivosas) num fato geral (Maria é brasileira).

  • O método indutivo parte de casos específicos para tentar chegar a uma regra geral. Já o método dedutivo parte da compreensão da regra geral para chegar a conclusão dos casos específicos.

    Logo, a alternativa C é a incorreta, tendo em vista que foi usado um argumento dedutivo e não indutivo.

    Exemplo de dedução:

    Todo metal é dilatado pelo calor. (Premissa maior)

    Ora, a prata é um metal. (Premissa menor)

    Logo, a prata é dilatada pelo calor. (Conclusão)

    Percebe-se que, assim como na questão, parte de um aspecto geral para um específico.

    Exemplo de indução:

    O cobre é condutor de eletricidade, assim como a prata, o ouro, o ferro, o zinco e outros metais, Logo, todo metal é condutor de eletricidade.

    Aqui, como já abordado, parte-se de um caso particular para uma abordagem geral.

    Espero ter contribuído.

    Qualquer erro é só avisar que faço as devidas retificações.

    Força, pessoal!

    Sonhos existem para serem alcançados.

  • Argumento dedutivo: é aquele que, dada a verdade das premissas, é impossível que a conclusão seja falsa.

    Argumento indutivo: é aquele que, dada a verdade das premissas, a verdade da conclusão é apenas provável.

  • QUE BANCA RUIM MACHO!

    ACHO QUE ELA NÃO ENTENDE QUE R.LÓGICO NÃO É PORTUGUÊS...

  • Acertei eliminando as outras que eram mais fácieis, não faço a mínima ideia do que isso significa.

  • No método dedutivo a conclusão não teria que ser verdadeira? Pois não é possível afirmar que Maria seja nervosa, ela pode ser com não pode ser, pois algumas são, nem todas.


ID
5519635
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um concurso público de determinada instituição foi composto por duas etapas de avaliação: uma prova escrita de múltipla escolha e uma entrevista, sendo que essas etapas eram complementares. Na etapa da entrevista de um candidato, um dos avaliadores comentou com os outros membros da banca: “Esse candidato se saiu muito bem na entrevista, mas, infelizmente, ele não demonstrou conhecimentos suficientes na prova de múltipla escolha. Portanto, acredito que não será aprovado.”
Com base no que pode ser entendido como premissa e como conclusão, essa afirmação do avaliador é interpretada, corretamente, em:

Alternativas

ID
5519638
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Há duas formas de razão, segundo o filósofo Max Horkheimer: a razão subjetiva e a razão objetiva. A razão subjetiva representa a capacidade de inferir, deduzir e classificar que proporciona o “funcionamento abstrato do mecanismo de pensamento” (Horkheimer, 1976); e, segundo o autor, é a capacidade de estabelecer uma conclusão apenas quando houver dados para isso. A razão objetiva é explicada por Horkheimer “como a dimensão capaz de definir os fins das ações”, não se tratando apenas da capacidade mental, pois é expressa num mundo objetivo. A razão objetiva não precisa de dados para comprovar sua verdade.
Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/modernidaderazao-instrumental-e-educacao-uma-analise-filosofica-a-partir-das-contribuicoes-deadorno-e-horkheimer.htm/. Acesso em: 25 ago. 2021. 

De acordo com o texto, associe os exemplos da coluna 2 com os respectivos tipos de razão da coluna 1.
Coluna 1
( 1 ) Razão Objetiva
( 2 ) Razão Subjetiva
Coluna 2
( ) Você tem lindos olhos.
( ) As vacinas salvam vidas.
( ) Dirigir embriagado pode causar acidentes.
( ) Aquele funcionário é desonesto.
A associação correta é

Alternativas
Comentários
  • Qual a relação dessa questão com razão e proporção?

  • Minha Nossa Senhora, essa questão está categorizada como sendo matemática, especificamente razão e proporção kkkkkkkkkkkk

  • Max Horkheimer: a razão subjetiva e a razão objetiva.

    A razão subjetiva representa a capacidade de inferir, deduzir e classificar que proporciona o “funcionamento abstrato do mecanismo de pensamento”

    é a capacidade de estabelecer uma conclusão apenas quando houver dados para isso.

    razão objetiva. A razão objetiva é explicada por Horkheimer “como a dimensão capaz de definir os fins das ações”, não se tratando apenas da capacidade mental, pois é expressa num mundo objetivo. A razão objetiva não precisa de dados para comprovar sua verdade.

    1- VOCÊ TEM LINDOS OLHOS ; 1- A razão objetiva não precisa de dados para comprovar sua verdade.

    2- AS VACINAS SALVAM VIDA ; 2 - A razão subjetiva é a capacidade de estabelecer uma conclusão apenas quando houver dados para isso.

    2- DIRIGIR EMBRIAGADO PODE CAUSAR ACIDENTES ; 2 A razão subjetiva é a capacidade de estabelecer uma conclusão apenas quando houver dados para isso.

    2- AQUELE FUNCIONÁRIO É DESONESTO ; 2 A razão subjetiva é a capacidade de estabelecer uma conclusão apenas quando houver dados para isso.

    Questão com uma pequena interpretação de texto. Basicamente a 2(Subjetiva) é algo que precisa ser comprovado como o fato da vacina ou dos acidentes que tem provas de acontece.

    a 1 é sua própria conclusão.


ID
5519641
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O órgão responsável pela padronização de trabalhos com caráter científico e tecnológico é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). De acordo com a ABNT (NBR 6022), o trabalho científico pode ser definido como a “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”. No meio acadêmico, percebe-se o ensino de normas da ABNT como conteúdo da metodologia de ensino, que é o nome dado à ciência que estuda os métodos empregados na elaboração de pesquisas científicas e em sua publicação. Atualmente as regras para a apresentação de trabalhos são regidas pela ABNT, mas precisamos, com urgência, deixar de focar exclusivamente no ensino de normas da ABNT em metodologia científica e passar a ensinar metodologia científica mais pertinente. Estamos preparando pessoas que sabem o tamanho da margem em uma monografia, mas não têm a menor ideia de como se lê um artigo científico.  

Tomando o conteúdo do texto por verdadeiro, são levantadas as seguintes hipóteses:
I. A metodologia científica pressupõe habilidades de leitura de textos científicos.
II. A ABNT dispõe sobre o tamanho das margens em um texto monográfico.
III. Saber ABNT não faz parte dos conhecimentos de metodologia científica.
Encontram correspondência no texto apenas a(s) hipótese(s):

Alternativas

ID
5519644
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A vacina contra a Covid-19 é alvo de críticas tanto de céticos quanto de negacionistas. Céticos, por um lado, analisam estudos para checar se são confiáveis e só então estabelecem opinião, com base na sua avaliação crítica. Negacionistas olham os dados como um meio para justificar uma opinião prévia; usualmente minimizam a importância dos dados que contrariam a sua opinião, destacam os dados que apoiam essa posição ou simplesmente distorcem a evidência para proveito próprio.
Com base no texto, considere as afirmações abaixo:
I. As informações e as evidências são interpretadas de formas diferentes por negacionistas e por céticos, mas ambos divergem dos estudos acerca da eficácia da vacina contra Covid-19.
II. Os negacionistas declaram que são descrentes em relação à vacinação contra Covid-19. Vale ressaltar que o ceticismo e o negacionismo são conceitos totalmente diferentes.
III. Os céticos anseiam que as informações obtidas apontem que uma teoria é válida ou inválida; os negacionistas começam com uma conclusão e procuram apoio científico que a legitime.
As ideias presentes no texto podem ser resumidas, sem prejuízo de sentido, apenas na(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Sério que caiu isso numa prova?

  • EXAMINADOR APROVEITOU PRA FAZER SUA MILITANCIA, OH RAÇA

  • Isso nem é raciocínio lógico, tá mais para interpretação de texto. Sejamos mais criativos examinadores!

  • é logica realmente. militou sim! adorei e achei interessante essa diferenciacao

  • é logica realmente. militou sim! adorei e achei interessante essa diferenciacao

  • Tem que usar a lógica e a interpretação. Muito boa questão.

  • Excelente questão, raciocínio e interpretação.

    Pra cima !!!!!!

    Gabarito: E


ID
5524522
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considere as seguintes afirmações em relação ao disposto na NBC TG Estrutura Conceitual:

I. Ativo é um recurso financeiro passado, controlado pela entidade como resultado de eventos futuros.
II. Passivo é uma obrigação passada da entidade de transferir um recurso financeiro como resultado de eventos futuros.
III. Receitas são aumentos nos ativos, ou reduções nos passivos, que resultam em aumentos no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a contribuições de detentores de direitos sobre o patrimônio.
IV. Despesas são reduções nos ativos, ou aumentos nos passivos, que resultam em reduções no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a distribuições aos detentores de direitos sobre o patrimônio.
V. Receitas e despesas são os elementos das demonstrações contábeis que se referem ao desempenho financeiro da entidade.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Essa questão refere-se à NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL.

    I. Ativo é um recurso financeiro passado, controlado pela entidade como resultado de eventos futuros.

    4.3 Ativo é um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados.

    II. Passivo é uma obrigação passada da entidade de transferir um recurso financeiro como resultado de eventos futuros.

    4.26 Passivo é uma obrigação presente da entidade de transferir um recurso econômico como resultado de eventos passados.

    III. Receitas são aumentos nos ativos, ou reduções nos passivos, que resultam em aumentos no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a contribuições de detentores de direitos sobre o patrimônio.

    4.68 Receitas são aumentos nos ativos, ou reduções nos passivos, que resultam em aumentos no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a contribuições de detentores de direitos sobre o patrimônio.

    IV. Despesas são reduções nos ativos, ou aumentos nos passivos, que resultam em reduções no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a distribuições aos detentores de direitos sobre o patrimônio.

    4.69 Despesas são reduções nos ativos, ou aumentos nos passivos, que resultam em reduções no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a distribuições aos detentores de direitos sobre o patrimônio.

    V. Receitas e despesas são os elementos das demonstrações contábeis que se referem ao desempenho financeiro da entidade.

    4.71 Receitas e despesas são os elementos das demonstrações contábeis que se referem ao desempenho financeiro da entidade.

    Resposta: E


ID
5524525
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Associe as características qualitativas da informação contábil financeira útil à sua correspondente classificação, conforme disposto na NBC TG Estrutura Conceitual.

(1) Característica Qualitativa Fundamental           ( ) Tempestividade
(2) Característica Qualitativa de Melhoria             ( ) Compreensibilidade
                                                                              ( ) Relevância
                                                                              ( ) Comparabilidade
                                                                              ( ) Capacidade de Verificação
                                                                              ( ) Representação Fidedigna

A associação correta é

Alternativas
Comentários
  • Trata-se das características qualitativas da informação contábil segundo CPC 00 (R2).

     "As características qualitativas fundamentais são relevância e representação fidedigna". 

     Relevância: "Informações financeiras relevantes são capazes de fazer diferença nas decisões tomadas pelos usuários. Informações podem ser capazes de fazer diferença em uma decisão ainda que alguns usuários optem por não tirar vantagem delas ou já tenham conhecimento delas a partir de outras fontes. Informações financeiras são capazes de fazer diferença em decisões se tiverem valor preditivo ou valor confirmatório, ou ambos".

     Representação fidedigna: “Relatórios financeiros representam fenômenos econômicos em palavras e números. Para ser representação perfeitamente fidedigna, a representação tem três características. Ela é completa, neutra e isenta de erros. Obviamente, a perfeição nunca ou raramente é atingida". 

     "Comparabilidade, capacidade de verificação, tempestividade e compreensibilidade são características qualitativas que melhoram a utilidade de informações que sejam tanto relevantes como forneçam representação fidedigna do que pretendem representar". 

    ↳ Comparabilidade: “é a característica qualitativa que permite aos usuários identificar e compreender similaridades e diferenças entre itens". 

    ↳ Capacidade de verificação: “ajuda a garantir aos usuários que as informações representem de forma fidedigna os fenômenos econômicos que pretendem representar. Capacidade de verificação significa que diferentes observadores bem informados e independentes podem chegar ao consenso, embora não a acordo necessariamente completo, de que a representação específica é representação fidedigna".

    ↳ Tempestividade: “significa disponibilizar informações aos tomadores de decisões a tempo para que sejam capazes de influenciar suas decisões”. 

    ↳ Compreensibilidade: “é classificar, caracterizar e apresentar informações de modo claro e conciso as torna compreensíveis”. 

    Dados:

    (1) Característica Qualitativa Fundamental

    (2) Característica Qualitativa de Melhoria

     Resolução: A associação correta é:

    (2) Tempestividade

    (2) Compreensibilidade  

    (1) Relevância                                       

    (2) Comparabilidade                                       

    (2) Capacidade de Verificação  

    (1) Representação Fidedigna

    Gabarito: Letra D.

  • Qconcurso precisa urgentemente formatar melhor as questões

  • Não tem nem como resolver.


ID
5524528
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale se as afirmativas referentes às demonstrações contábeis são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil estática e sintética que mostra a situação financeira e patrimonial em uma determinada data. O ativo é constituído pelos bens e direitos de natureza devedora, e o passivo é formado pelas obrigações com terceiros e sócios de natureza credora.
( ) A Demonstração do Resultado do Exercício tem por objetivo evidenciar todas as movimentações ocorridas no Patrimônio Líquido durante o exercício. Faz o link do fluxo de uma conta para outra e indica a origem e o valor de cada variação no Patrimônio Líquido da companhia.
( ) A Demonstração de Resultados Abrangentes visa a apresentar as mutações ocorridas no patrimônio líquido durante o período e outros eventos não derivados de transações com os sócios.
( ) A Demonstração dos Fluxos de Caixa é um relatório contábil econômico-financeiro que evidencia as contas de resultado de forma dinâmica na vertical. Tem como objetivo demonstrar o resultado do exercício e os elementos que o formaram e mensuraram o desempenho da companhia, respeitando o princípio da competência.
( ) A Demonstração do Valor Adicionado é uma demonstração contábil que tem por objetivo evidenciar a riqueza criada pela entidade e sua distribuição em um determinado período, sob a ótica do regime de competência, que tem como principal fonte de informações a demonstração do resultado do exercício.

A sequência correta é

Alternativas

ID
5524534
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Segundo o Código de Ética Profissional do Contador (NBC PG 01), é vedado ao contador, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

    Transferir, parcialmente, a execução dos serviços a seu cargo a outro profissional, mantendo sempre como sua a responsabilidade técnica.


ID
5524537
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Analise as seguintes definições:

I. Entes da Federação: a União, cada Estado, o Distrito Federal e cada Município.
II. Empresa controlada: sociedade cuja maioria do capital social com direito a voto pertença, direta ou indiretamente, a ente da Federação.
III. Empresa estatal dependente: empresa controlada que receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, incluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária.
IV. Receita corrente líquida: somatório, sem deduções, das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes.

Segundo o art. 2º da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, estão corretas apenas as definições

Alternativas

ID
5524540
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As informações fornecidas pelos Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público – RCPGs referem-se a, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Informação fornecida pelos RCPGs

    • Situação patrimonial - Possibilita aos usuários identificarem os recursos da entidade e as demandas sobre esses recursos na data de divulgação do relatório.
    • Desempenho - Orienta as avaliações de questões, como, por exemplo, se a entidade adquiriu recursos com economicidade e os utilizou com eficácia e eficiência para atingir os seus objetivos de prestação de serviços.
    • Fluxos de caixa - Contribui para as avaliações do desempenho e da liquidez e da solvência da entidade. Ela indica como a entidade arrecadou e utilizou os recursos durante o período. A informação sobre os fluxos de caixa também pode subsidiar as avaliações sobre a conformidade da entidade.

    Outras informações

    • Informação orçamentária e cumprimento da legislação ou outra regulamentação relativa à captação e à utilização de recursos;
    • Resultado da prestação de serviços;
    • Informações financeiras e não financeiras prospectivas;
    • Informação explicativa.

    Fonte: NBC TSP Estrutura Conceitual.

  • Questão sobre os Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público – RCPGs.

    Vamos começar revisando a definição desses relatórios contábeis conforme NBC TSP – Estrutura Conceitual:

    “1.4 Os RCPGs são os componentes centrais da transparência da informação contábil dos governos e de outras entidades do setor público, aprimorando-a e favorecendo-a. Os RCPGs são relatórios contábeis elaborados para atender às necessidades dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender a finalidades ou necessidades específicas de determinados grupos de usuários."

    Lembremos que a elaboração e a divulgação de informação contábil não são um fim em si mesmas. O propósito dessas atividades é fornecer informações úteis aos usuários em geral dos RCPGs, sejam eles os cidadãos, os membros do poder Legislativo ou os próprios órgãos de controle.

    Nesse contexto, a NBC TSP elenca expressamente as informações fornecidas pelos RCPGs do item 2.14 ao 2.28. Veja o resumo:

    “Informação fornecida pelos RCPGs 2.14 – 2.28

    Situação patrimonial, desempenho e fluxos de caixa 2.14 – 2.17

    Informação orçamentária e cumprimento da legislação ou outra regulamentação relativa à captação e à utilização de recursos 2.18 – 2.21

    Resultado da prestação de serviços 2.22 – 2.24

    Informações financeiras e não financeiras prospectivas 2.25 – 2.27

    Informação explicativa 2.28"

    Feita toda a revisão, já podemos analisar as alternativas, procurando por informações não referenciadas na norma técnica contábil:

    A) Certa. Conforme NBC TSP:

    Informação explicativa

    2.28 As informações sobre os principais fatores relacionados ao desempenho e aos resultados da prestação de serviços da entidade durante o exercício e sobre as premissas que corroboram as expectativas sobre esses fatores que provavelmente irão influenciar o desempenho futuro da entidade podem ser apresentadas nos RCPGs em notas explicativas às demonstrações contábeis ou em relatórios separados. Tal informação irá auxiliar os usuários a entenderem melhor, e no contexto adequado, as informações financeiras e não financeiras incluídas nos RCPGs e, ainda, aprimorar o papel dos RCPGs, no sentido de fornecer informação útil para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão."

    B) Certa. Conforme NBC TSP:

    Resultado da prestação de serviços

    2.22 O objetivo principal dos governos e da maioria das entidades do setor público é prestar os serviços necessários para a sociedade. Consequentemente, o desempenho dos governos e da maioria das entidades do setor público não está total ou adequadamente refletido em qualquer medida de resultados financeiros. Portanto, os resultados financeiros necessitam ser avaliados no contexto dos resultados da prestação de serviços à sociedade."

    C) Errada. O correto seria situação patrimonial.

    Atenção! Como vimos, a norma técnica não traz situação financeira e variações patrimoniais dentro do rol das informações fornecidas pelos RCPGs. Devemos resolver a questão com base na literalidade da NBC TSP, ok? Entretanto, também precisamos saber que é possível extrair esses tipos de informação, por exemplo, da DFC e da DVP, respectivamente. Muita atenção ao contexto e texto de cada questão de prova.

    D) Certa. Conforme NBC TSP:

    “Situação patrimonial, desempenho e fluxos de caixa

    2.14 A informação sobre a situação patrimonial do governo ou outra entidade do setor público possibilita aos usuários identificarem os recursos da entidade e as demandas sobre esses recursos na data de divulgação do relatório. (...)

    2.15 A informação sobre o desempenho do governo ou de outra entidade do setor público orienta as avaliações de questões, como, por exemplo, se a entidade adquiriu recursos com economicidade e os utilizou com eficácia e eficiência para atingir os seus objetivos de prestação de serviços. A informação sobre os custos da prestação de serviços e os montantes e fontes de recuperação desses custos durante o exercício irá auxiliar os usuários a determinar se os custos operacionais foram recuperados a partir de, por exemplo, tributos, cobranças aos usuários, contribuições e transferências, ou se foram financiados pelo aumento do nível de endividamento da entidade.

    2.16 A informação sobre os fluxos de caixa do governo ou de outra entidade do setor público contribui para as avaliações do desempenho e da liquidez e da solvência da entidade. Ela indica como a entidade arrecadou e utilizou os recursos durante o período, inclusive os empréstimos tomados e pagos, bem como as suas aquisições e vendas, por exemplo, do seu ativo imobilizado. Identifica também os recursos recebidos a partir de, por exemplo, tributos e investimentos ou as transferências de recursos concedidas ou recebidas em transações com outros governos, órgãos governamentais ou organismos internacionais."

    E) Certa. Conforme NBC TSP:

    Informações financeiras e não financeiras prospectivas

    2.25 Dada a longevidade das entidades do setor público e de muitos programas governamentais, os efeitos financeiros de muitas decisões tomadas no exercício somente podem se tornar evidentes vários anos depois. As demonstrações contábeis que apresentam informação sobre a situação patrimonial em um ponto no tempo e sobre o desempenho e os fluxos de caixa durante o exercício precisam ser avaliadas no contexto de longo prazo."


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
5524543
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Conforme dispõe a Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento são denominadas Créditos Adicionais que, por sua vez, são classificados em suplementares, especiais e extraordinários.

Sobre os Créditos Adicionais, relacione os tipos de crédito às suas características.  

1) Extraordinários               ( ) Destinados a despesas para as quais não haja dotação
                                                orçamentária específica.
2) Suplementares               ( ) Destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso
                                                de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.
3) Especiais                        ( ) Autorizados por lei e abertos por decreto executivo,
                                                assim como os créditos suplementares.
                                            ( ) Destinados a reforço de dotação orçamentária, cuja
                                                 abertura depende da existência de recursos disponíveis
                                                 para ocorrer a despesa e será precedida de exposição
                                                 justificativa.
                                            ( ) Abertos por decreto do Poder Executivo, que deles dará
                                                imediato conhecimento ao Poder Legislativo.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "B"

    #DIRETOAOPONTO: A diagramação da questão dificultou um pouco a resolução da questão, mas vamos lá:

    (3) Especiais - Destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;

    (1) Extraordinários - Destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública;

    (3) Especiais - Autorizados por lei e abertos por decreto executivo, assim como os créditos suplementares;

    (2) Suplementares - Destinados a reforço de dotação orçamentária, cuja abertura depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa;

    (1) Extraordinários - Abertos por decreto do Poder Executivo, que deles dará imediato conhecimento ao Poder Legislativo.


ID
5524546
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação ao Balanço Orçamentário, considere as afirmativas a seguir.

I. Pode apresentar desequilíbrio e déficit orçamentário, quando não consolidado, pois algumas Unidades não são agentes arrecadadores e executam despesas orçamentárias para prestação de serviços públicos e realização de investimentos. Esse fato não apresenta irregularidade, devendo ser evidenciado complementarmente em nota explicativa.
II. Demonstra as receitas detalhadas por categoria econômica e origem, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo, que corresponde ao excesso ou à insuficiência de arrecadação.
III. É composto por quadro contendo resultado primário e resultado nominal.
IV. Apresenta, no quadro principal, as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.

De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP - 8a . Edição), estão corretas apenas as afirmações

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C

    O Balanço Orçamentário é composto por:

    a. Quadro Principal;

    b. Quadro da Execução dos Restos a Pagar Não Processados; e

    c. Quadro da Execução dos Restos a Pagar Processados.

    O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas detalhadas por categoria econômica e origem,

    especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo, que corresponde ao excesso ou insuficiência de arrecadação. Demonstrará, também, as despesas por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando a dotação inicial, a dotação

    atualizada para o exercício, as despesas empenhadas, as despesas liquidadas, as despesas pagas e o

    saldo da dotação.

    Fonte: MCASP, 8º edição.

  • Quanto ao Item I:

    MCASP 8ª p. 415

    Os Balanços Orçamentários não consolidados (de órgãos e entidades, por exemplo), poderão apresentar desequilíbrio e déficit orçamentário, pois muitos deles não são agentes arrecadadores e executam despesas orçamentárias para prestação de serviços públicos e realização de investimentos. Esse fato não representa irregularidade, devendo ser evidenciado complementarmente por nota explicativa que demonstre o montante da movimentação financeira (transferências financeiras recebidas e concedidas) relacionado à execução do orçamento do exercício.


ID
5524549
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal de 1988 em seu art. 165, a Lei Orçamentária Anual compreenderá:

I. o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.
II. o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.
III. o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.
IV. o orçamento, as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro corrente.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • LETRA D.

    CF/88 Art. 165. § 5º A lei orçamentária anual compreenderá:

    I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;

    II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;

    III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

    CF/88 Art. 165. § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. 

  • Trata-se de uma questão sobre a disciplina jurídica dada pela Constituição Federal de 1988 às nossas regras orçamentárias.

    Primeiramente, vamos ler o que consta no art. 165, § 2º e 5º, da CF/88:

    “Art. 165. [...]

    § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. 

    [...]

    § 5º. A lei orçamentária anual compreenderá:

    I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;

    II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;

    III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público".

    Vamos analisar as assertivas.

    I. CORRETO. Trata-se da literalidade do art. 165, 5º, I, da CF/88: “A lei orçamentária anual compreenderá: [...] o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público".

    II. CORRETO. Trata-se da literalidade do art. 165, 5º, II, da CF/88: “A lei orçamentária anual compreenderá: [...] o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto".

    III. CORRETO. Trata-se da literalidade do art. 165, 5º, III, da CF/88: “A lei orçamentária anual compreenderá: [...] o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público".

    IV. ERRADO. Segundo o art. 165, 2º da CF/88: A LDO (e não a LOA) compreenderá o orçamento, as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro corrente.

    Logo, estão corretas as assertivas “I, II, III".

    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “D".


ID
5524552
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Decreto nº 93.872, de 23 de dezembro de 1986, dispõe que, excepcionalmente, a critério do ordenador de despesa e sob sua inteira responsabilidade, poderá ser concedido suprimento de fundos a servidor, sempre precedido do empenho na dotação própria às despesas a realizar e que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação.

O servidor NÃO será impedido de receber suprimento de fundos quando

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A para não.assinantes.


ID
5524555
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação às etapas da receita orçamentária, conforme disposto no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Recolhimento: É o ato pelo qual os agentes arrecadadores entregam diariamente o produto da arrecadação ao Tesouro Público.

  • Gabarito: letra D

    Segundo o MCASP, 9º edição:

    3.5. ETAPAS DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA

    As etapas da receita orçamentária podem ser resumidas em: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.

    3.5.1. Previsão

    A previsão implica planejar e estimar a arrecadação das receitas orçamentárias que constarão na proposta orçamentária. Isso deverá ser realizado em conformidade com as normas técnicas e legais correlatas e, em especial, com as disposições constantes na LRF.

    3.5.2. Lançamento

    O art. 53 da Lei nº 4.320/1964, define o lançamento como ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta. Por sua vez, para o art. 142 do CTN, lançamento é o procedimento administrativo que verifica a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determina a matéria tributável, calcula o montante do tributo devido, identifica o sujeito passivo e, sendo o caso, propõe a aplicação da penalidade cabível.

    3.5.3. Arrecadação

    Corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente.

    Vale destacar que, segundo o art. 35 da Lei nº 4.320/1964, pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas, o que representa a adoção do regime de caixa para o ingresso das receitas públicas.

    3.5.4. Recolhimento

    É a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o art. 56 da Lei nº 4.320, de 1964, a seguir transcrito:

    Art. 56. O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.

  • PLAR- Previsão, Lançamento, Arrecadação e Recolhimento.

    As etapas da receita orçamentária seguem a ordem de ocorrência dos fenômenos econômicos.


ID
5524558
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considere os seguintes fatos a serem registrados na contabilidade de determinado ente público referentes à aquisição de material de consumo:

• Empenho da despesa no valor de R$ 1.200,00 em 30/11/2020;
• Liquidação da despesa no valor de R$ 500,00 em 15/12/2020;
• Pagamento de despesa liquidada no valor de R$ 400,00 em 31/12/2020.

Considerando as informações dadas, os valores a serem inscritos em Restos a Pagar não Processados e Restos a Pagar Processados, respectivamente, são

Alternativas
Comentários
  • Formula RPNP= Empenhado - Liquidado

    1200 - 500

    700 Restos a Pagar Não Processado

    Formula RPP= Liquidado - Pago

    500 - 400

    100 Restos a Pagar Processado

    Alternativa E


ID
5524561
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considere os seguintes saldos de um Balanço Financeiro:

Receitas orçamentárias: R$ 3.456.067,23
Despesas orçamentárias: R$ 467.124.905,65
Transferências financeiras recebidas: R$ 346.455.234,71
Transferências financeiras concedidas: R$ 588.324,10
Recebimentos extraorçamentários: R$ 234.635.987,11
Pagamentos extraorçamentários: R$ 60.341.283,88
Saldo em espécie do exercício anterior: R$ 65.828,64

O saldo em espécie que será transferido para o exercício seguinte é

Alternativas
Comentários
  • O Balanço Financeiro possibilita a apuração do resultado financeiro do exercício. Esse cálculo pode ser efetuado de dois modos:

    MODO 1

    Saldo em Espécie para o Exercício Seguinte

    (-) Saldo em Espécie do Exercício Anterior.

    = Resultado Financeiro do Exercício

    MODO 2

    Receitas Orçamentárias

    (+) Transferências Financeiras Recebidas

    (+) Recebimentos Extraorçamentários

    (-) Despesa Orçamentária

    (-) Transferências Financeiras Concedidas

    (-) Pagamentos Extraorçamentários

    = Resultado Financeiro do Exercício 

    O resultado financeiro do exercício não deve ser confundido com o superávit ou déficit financeiro do exercício apurado no Balanço Patrimonial.

    Então resolvendo a questão:

    (+)Receitas orçamentárias: R$ 3.456.067,23

    (-) Despesas orçamentárias: R$ 467.124.905,65

    (+)Transferências financeiras recebidas: R$ 346.455.234,71

    (-)Transferências financeiras concedidas: R$ 588.324,10

    (+) Recebimentos extraorçamentários: R$ 234.635.987,11

    (-)Pagamentos extraorçamentários: R$ 60.341.283,88

    (+)Saldo em espécie do exercício anterior: R$ 65.828,64

    TOTAL= R$ 56.558.604,06

    ALTERNATIVA B

  • GABARITO: Letra B

    Saldo do exercício Anterior + Receitas = Despesas + Saldo para o exercício seguinte

    65.828,64 + 3.456.067,23 + 346.455.234,71 + 234.635.987,11 = 467.124.905,65 + 588.324,10 + 60.341.283,88 + Saldo para o Exercício Seguinte

    Saldo para o Exercício Seguinte = R$ 56.558.604,06

  • O mais díficil da questão é organizar o calculo no papel e não errar pq na pressa vc pode comer ou mudar um numero e se ferrar.


ID
5524564
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando o disposto no Manual de Contabilidade aplicado ao Setor Público e nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público sobre Demonstração do Fluxo de Caixa, associe as operações realizadas aos fluxos de caixa a que pertencem. 

(1) Ingressos operacionais                   
(2) Desembolsos operacionais              
(3) Ingressos de investimento               
(4) Desembolsos de investimento        
(5) Ingressos de financiamento            
(6) Desembolsos de financiamento 

     
( ) Receita patrimonial
( ) Aquisição de ativos não circulantes
( ) Transferências correntes recebidas
( ) Alienação de bens
( ) Empréstimos e financiamentos obtidos
( ) Amortização de empréstimos e financiamentos concedidos
( ) Amortização de empréstimos obtidos
( ) Concessão de empréstimos e financiamentos



A sequência correta encontrada é

Alternativas
Comentários
  • A inteligência não ajuda e o QC também não, ai é para derrubar.

  • 1,4,1,3,5,3,6,4.

  • No QC tá tudo bagunçado

  • Gab. C

    FLUXOS DE CAIXA DAS ATIVIDADES

    OPERACIONAIS

    • Ingressos

    Ingressos Receita Tributária | Receita de Contribuições | Receita Patrimonial (1) | Receita Agropecuária | Receita Industrial Receita de Serviços | Remuneração das Disponibilidades | Outras Receitas Derivadas e Originárias | Transferências recebidas (1)

    INVESTIMENTO

    • Ingressos

    Alienação de bens (3) | Amortização de empréstimos e financiamentos concedidos (3) | Outros ingressos de investimentos Desembolsos | Aquisição de ativo não circulante (3) | Concessão de empréstimos e financiamentos (3) | Outros desembolsos de investimentos

    • Desembolsos

    Aquisição de ativo não circulante (4) | Concessão de empréstimos e financiamentos (4)| Outros desembolsos de investimentos.

    Fonte: Mcasp. 9º Ed; p. 536.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Essa questão dava pra matar só separando Receita de Despesa, sem precisar entrar no mérito das demais classificações.


ID
5524567
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Nos termos que dispõe a Constituição Federal (CF/1988) sobre competência e imunidade tributárias dos entes federados, as operações de compra de bens e serviços realizadas pelos órgãos pertencentes à administração direta da União, suas autarquias e fundações 

Alternativas
Comentários
  • Enunciado meio confuso, mas vamos responder!

    A assertiva peca em deixar dúbio se o Ente Público será contribuinte de direito ou de fato.

    Para assertar a questão tem que levar em conta que o Ente Público é contribuinte de fato e empresa que vende/fornece produto/serviço é contribuinte de direito.

    Diante deste pressuposto, gabarito: letra B.

    Porém se houver identidade entre o contribuinte de direito e o de fato, o STF já decidiu pela imunidade de impostos.


ID
5524570
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com o disposto na Lei Complementar n° 123, de 14 de dezembro de 2006, na retenção de ISSQN na fonte, quando devida, nos pagamentos efetuados a microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional, NÃO se deve aplicar a alíquota efetiva 

Alternativas
Comentários
  • óbvio ululante, visto que as empresas submetidas ao regime especial do Simples Nacional terão tributação diferenciada em parcela única aos impostos designados na referida lei complementar.

ID
5524573
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Instrução Normativa RFB n° 1.234/2012, analise as afirmativas a seguir sobre retenção de tributos nos pagamentos realizados por órgãos da administração pública federal.

I. As retenções na fonte incluem Imposto sobre a renda (IR), contribuição social sobre lucro líquido (CSLL) e imposto sobre produtos industrializados (IPI).
II. A obrigação de efetuar a retenção na fonte se aplica a órgãos da administração pública federal, direta e indireta, e às demais entidades que recebam recursos do Tesouro Nacional.
III. Pessoas jurídicas amparadas por isenção, não incidência ou alíquota zero devem informar essa condição no documento fiscal, sendo dispensada a indicação do enquadramento legal que comprove sua condição.
IV. As retenções na fonte devem ser efetuadas sobre qualquer forma de pagamento, incluindo pagamentos antecipados por conta de fornecimento de bens ou de prestação de serviços para entrega futura.
V. É responsabilidade da pessoa jurídica prestadora de serviço ou fornecedora de bens informar no documento fiscal os valores a serem retidos na fonte pela entidade pagadora.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
5524576
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar n° 116, de 31 de julho de 2003, considera-se o serviço prestado e o imposto devido no local

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    Art. 3  O serviço considera-se prestado, e o imposto, devido, no local do estabelecimento prestador ou, na falta do estabelecimento, no local do domicílio do prestador, exceto nas hipóteses previstas nos incisos I a XXV, quando o imposto será devido no local:             

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp116.htm


ID
5524579
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considere o caso de uma empresa que foi contratada para executar uma reforma, mediante empreitada, nas dependências da empresa contratante, com emprego de materiais e equipamentos.

Nos termos da Instrução Normativa RFB n° 971/2009, a contratante deverá reter 

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    Art. 78. A empresa é responsável:

    [...]

    VI - pela retenção de 11% (onze por cento) sobre o valor bruto da nota fiscal, da fatura ou do recibo de prestação de serviços executados mediante cessão de mão-de-obra ou empreitada, inclusive em regime de trabalho temporário, e pelo recolhimento do valor retido em nome da empresa contratada, conforme disposto nos arts. 112 a 150;

    Art. 121. Os valores de materiais ou de equipamentos, próprios ou de terceiros, exceto os equipamentos manuais, fornecidos pela contratada, discriminados no contrato e na nota fiscal, na fatura ou no recibo de prestação de serviços, não integram a base de cálculo da retenção, desde que comprovados.

    Fonte: http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?idAto=15937